Autor Tópico: Aos profissionais: reunião antes de assinar contrato  (Lida 6033 vezes)

agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #45 Online: 20 de Setembro de 2016, 12:27:26
Eu nem conto os km, Mike.
Pior é o tempo, 50km numa capital pode ser um inferno, ao passo que 50km numa br é um passeio.
50 ida e 50 volta pra casa, em sampa sao 4/5 horas,dentro do carro
Ja demorei muitasssssssssssss vezes de Osasco ao Tatuape 2hs, 29 km.
A vel media aqui e 10km/h
Cada lugar e de um jeito


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #46 Online: 20 de Setembro de 2016, 12:45:15
o cliente muito raramente vai te pedir pra marcar reunião, só que meu amigo, se ele pede orçamento pra 5 fotografos, 2 falam em apresentar pessoalmente e apresentam BEM, 3 mandam por e-mail, quem você acha que vai pesar mais na balança se todos tiverem orçamentos semelhantes e trabalhos ao agrado do cliente?

Claro, eu sempre tento convencê-los a marcar uma reunião comigo antes de fechar qualquer coisa. Mas tem gente que só marca reunião depois de saber que pode pagar meus serviços. Pode ser que eu esteja perdendo clientes por passar orçamento antes, mas certamente eu também iria perder clientes se só passasse orçamento presencialmente.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #47 Online: 20 de Setembro de 2016, 12:53:06
Ultimamente tem cliente que que chega por indicação de alguém mas que não conheço, entra em contato pelo WhatsApp, e pede urgentemente só duas coisas, o link do site com as fotos e o preço, e querem tudo isso na hora, que eu responda de imediato pelo WhatsApp. É como se fotografia fosse um supermercado ou loja de conveniência no meio da estrada... teve um que até ficou bravo porque eu perguntei a data local horário da cerimônia...
Eu trabalho 90% por indicaçao, ali tudo e mais rapido,
a pessoa ja,ate foi convidado de uma ou varias festas,
ja viu varios albuns e videos.As vezes nem viu face nem site.
E pensam que estamos sentados num banquinho aguardando o whats deles, :hysterical:
Agora ficar "bravinho", por perguntar a data???, :hysterical:, essa e a primeirissima pergunta


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #48 Online: 20 de Setembro de 2016, 12:59:03
Claro, eu sempre tento convencê-los a marcar uma reunião comigo antes de fechar qualquer coisa. Mas tem gente que só marca reunião depois de saber que pode pagar meus serviços. Pode ser que eu esteja perdendo clientes por passar orçamento antes, mas certamente eu também iria perder clientes se só passasse orçamento presencialmente.

É um assunto interessante que envolve muita coisa.
O procon obriga que as vitrines das lojas tenha o preço dos produtos, umas das justificativas  é evitar o constrangimento do consumidor ao se interessar ou experimentar um produto que não pode pagar.
Isso numa loja, que provavelmente está num shopping e o cliente está passeando sem maiores compromissos.
Agora imagine o constrangimento de marcar uma reunião que estão presentes só o consumidor e o prestador de serviço.
É uma coisa para se pensar.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #49 Online: 20 de Setembro de 2016, 15:16:29
É um assunto interessante que envolve muita coisa.
O procon obriga que as vitrines das lojas tenha o preço dos produtos, umas das justificativas  é evitar o constrangimento do consumidor ao se interessar ou experimentar um produto que não pode pagar.
Isso numa loja, que provavelmente está num shopping e o cliente está passeando sem maiores compromissos.
Agora imagine o constrangimento de marcar uma reunião que estão presentes só o consumidor e o prestador de serviço.
É uma coisa para se pensar.

Interessante ver por esse lado
Eu difilcilmente fechei algum contrato, adiantando valores por mail
mas e legal dar noçao geral do panorama,para a pessoa nao perder tempo.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #50 Online: 20 de Setembro de 2016, 17:19:33
Quando a pessoa insiste em passar "uma média" eu passo, entre 3 e 12 mil. Se eu for explicar cada um dos pacotes por telefone iria perder pelo menos 1 hora, por e-mail iria ficar um texto de 500 linhas que o cliente não iria ler mesmo...
@jacobfotografiacriativa


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #51 Online: 20 de Setembro de 2016, 17:45:00
Quando a pessoa insiste em passar "uma média" eu passo, entre 3 e 12 mil. Se eu for explicar cada um dos pacotes por telefone iria perder pelo menos 1 hora, por e-mail iria ficar um texto de 500 linhas que o cliente não iria ler mesmo...

quando eu dou uma media, faço a mesma coisa
entre x e xx,mais detalhes pessoalmente.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 20 de Setembro de 2016, 20:14:30
Quando a pessoa insiste em passar "uma média" eu passo, entre 3 e 12 mil. Se eu for explicar cada um dos pacotes por telefone iria perder pelo menos 1 hora, por e-mail iria ficar um texto de 500 linhas que o cliente não iria ler mesmo...

Aí sim. A pessoa que vai te procurar já vai sabendo: "O André cobra a partir de 3mil. Acho que dá pra conversar".

O duro é que tem fotógrafos que se recusam TOTALMENTE a passar até uma estimativa de preços, aí o cara vai no estudio, achando que vai ser cinco mil, e custa doze...


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #53 Online: 20 de Setembro de 2016, 22:56:52
Um tópico mais voltado aos profissionais, queria saber a opinião do povo aqui, como costumam fazer.

Hoje tive uma reunião com um casal para assinarmos contrato do casamento deles. Antes disso, tivemos uma reunião "sem compromisso" para que eu pudesse mostrar fotos, álbuns, para nos conhecermos e tudo o mais. Como sempre costumo fazer, me reúno com vários casais antes de fechar contrato. Já fiz até mesmo reuniões com pais e mães antes de assinar contrato para festa infantil. Alguns nem chegam a fechar comigo depois, mas sempre acho bacana essa reunião prévia.

Mas o que me deixou encafifado é que o casal disse que isso foi um diferencial para assinarem comigo. A maioria dos outros fotógrafos que eles estavam vendo não quis fazer uma reunião prévia. Achei isso muito estranho, daí resolvi vir aqui no fórum perguntar pro povo que também trabalha, principalmente com casamentos. Vocês costumam fazer essa reunião prévia, sem compromisso? Ou só encontram o casal quando já fecharam? Nesse caso, como fazem para mostrar fotos e álbuns?

A ideia é ver a opinião dos profissionais, mas claro, se tiver alguém aqui que já se casou ou está para casar, seria bacana também saber se esse tipo de coisa realmente faz diferença antes de fechar, se vocês preferem conhecer o profissional antes de assinar contrato.

Abraços  :ok:

Casei em uma cidade com poucas pessoas conhecidas, então procurei fotógrafos pela internet. Pedi valores por e-mail ou telefone para os que eu achei melhorzinhos, para entender qual a faixa de preços do mercado. Marquei reunião com aqueles que tinham trabalhos e preços condizentes com as minhas posses. Três tinham preços e produtos similares. Fechei com a mais bacana.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #54 Online: 21 de Setembro de 2016, 00:40:05
Eu trabalho 90% por indicaçao, ali tudo e mais rapido,
a pessoa ja,ate foi convidado de uma ou varias festas,
ja viu varios albuns e videos.As vezes nem viu face nem site.
E pensam que estamos sentados num banquinho aguardando o whats deles, :hysterical:
Agora ficar "bravinho", por perguntar a data???, :hysterical:, essa e a primeirissima pergunta

Acontece muito comigo !



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 21 de Setembro de 2016, 01:21:17
Aqui no Brasil não é comum, mas eu já vi sites de fotógrafos americanos, que tem o valor de alguns serviços já estipulado em uma pagina do próprio site. Ou seja o cliente ja encontra algumas informações no próprio site. De alguma forma penso que até é bom, porque se o cliente se interessar ele ja vai sabendo mais ou menos o quanto custa.

Qual o problema do fotografo ter um cardápio com alguns preços pré estipulados a disposição de quem quer que seja??? Não vejo problema nenhum, obviamente que precisa ficar claro o que é que esta contido em cada item.

No meu caso, por exemplo, em casamentos, eu não publico os preços em site, mas sempre apresento preços separados, como montagem do álbum, impressão, acompanhamento da noiva e noivo antes da festa, acompanhamento de familiares, ensaio antes e/ou depois da festa, etc... além é lógico da festa e recepção. E dou liberdade ao casal para montar o pacote.

Mas a reunião de fechamento é super importante, imprescindível, ainda mais porque normalmente casamentos são sempre clientes novos.

Vejam alguns exemplos, se procurar no google vai encontrar toneladas de fotógrafos fazendo o mesmo, me parece que la´fora publicar preços no site é alguma coisa comum.

http://www.robgreer.com/pricing/los-angeles-wedding-photography-prices

http://www.ten2tenphotography.com/toronto-wedding-photography-prices-2014-2015/

http://www.mistymiotto.com/travel-fees#!/page/373538/gold-package-8hr

https://www.bellapictures.com/photography-packages.aspx (digita código postal Califórnia Sacramento por ex 94207)


Em Londres tbm:
http://www.douglasfry.com/wedding-photography-prices-packages-london.php

http://www.phildweddingphotography.co.uk/2014/01/wedding-photography-prices-in-the-uk/
« Última modificação: 21 de Setembro de 2016, 01:50:46 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #56 Online: 21 de Setembro de 2016, 02:40:59
Acontece muito comigo !

Existe um invento muito moderno, chamado AGENDA
Dentista usa, Mecanico usa, Medico usa, Advogado usa,
exitem varios na frente do seu tempo , que ja estao usando,
e alguns atrevidos fotografos tambem,  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
« Última modificação: 21 de Setembro de 2016, 02:42:02 por agalons »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #57 Online: 21 de Setembro de 2016, 08:30:41
@Lindsay

Já até criei um topico sobre isso, ai que descobrir que preço na fotografia é um tabu.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #58 Online: 21 de Setembro de 2016, 09:00:26
Aqui no Brasil não é comum, mas eu já vi sites de fotógrafos americanos, que tem o valor de alguns serviços já estipulado em uma pagina do próprio site

Ia falar isso e esqueci... Realmente, lá fora muita gente já coloca os preços no site mesmo. No wedding brasil desse ano, alguns fotógrafos estrangeiros disseram que fazem isso.

Diferentes mercados, claro, mas é bom saber que existem diferentes opiniões a respeito do assunto.
« Última modificação: 21 de Setembro de 2016, 09:00:57 por Humberto Yoji »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #59 Online: 21 de Setembro de 2016, 13:28:04
Ia falar isso e esqueci... Realmente, lá fora muita gente já coloca os preços no site mesmo. No wedding brasil desse ano, alguns fotógrafos estrangeiros disseram que fazem isso.

Diferentes mercados, claro, mas é bom saber que existem diferentes opiniões a respeito do assunto.

Tenho colegas em NYC e Miami, la e totalmente normal , publicar preços no site,
e um filtro certo, quando a pessoa faz contato tudo e mais concreto.
Na America do sul , tudo e mais escondido, cada lugar tem sua caracteristica.