Autor Tópico: Recuperação de Sombra do Fuji Xtrans II  (Lida 3065 vezes)

Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Online: 18 de Setembro de 2016, 19:49:10
Tenho testado a Fuji em diversas situações tentando cada vez mais leva-la ao limite. Estou compartilhando uma edição simples de um casamento que trabalhei ontem.

Visando preservar as altas luzes e já sabendo da capacidade do sensor, subexpus as fotos para não precisar fazer um HDR. Este é o resultado com antes e depois :ok:

Sem Título by Lucas Dias, no Flickr

PS: Só instigando o GAS dos colegas para comprarem FUJI também  :hysterical:


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 26 de Setembro de 2016, 16:22:01
Putz! Legal Lucas!!! Mas e o nível de ruído? Não consigo entrar na foto no flickr para ampliar...
Tá editando com qual editor?


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #2 Online: 26 de Setembro de 2016, 16:53:15
O XTRANS é ISOLESS, quer dizer que o ruído é mínimo com essas puxadas de sombra

É muito bom, e ultimamente tenho subexposto muitas fotos para não perder detalhe em highlights sabendo que a informação de sombra está toda lá

Eu uso o Lr mesmo, dizem que não é muito bom para esse sensor, mas mesmo assim está me atendendo muito bem!

Essa está um pouco maior, foi tirada em ISO 3200 e com mais de 1 stop de recuperação de sombra:
DSCF5912 by Lucas Dias, no Flickr
Tem um pouco de ruido, mas achei muito satisfatório em todos os outros aspectos, principalmente fidelidade de cor e contraste!

Se vc olhar minhas fotos do Flickr, as com por do sol, foram feitas dessa maneira também (subexpondo para não perder altas luzes). A maioria recuperei apenas um pouco, pois era o look que eu queria, mas senti que HDR está se tornando uma técnica desnecessária rsrs


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #3 Online: 30 de Setembro de 2016, 14:13:31
Realmente fantástico o poder de recuperação  :eek:

Na minha Nikon seria o contrário, bateria 1 stop acima que seria mais fácil recuperar as altas luzes, mas nem sempre é possível principalmente situações de luzes baixas... Só que  minha é só uma D3100, não sei se uma FF ou as mais novas de entrada ficam muito longe dos sensores da Fuji.


gusss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 227
    • flickr
Resposta #4 Online: 02 de Outubro de 2016, 22:32:55
Muito bom, Lucas!

Tu tens habilitado a opção de DR Auto? É uma das características/funções da Fujifilm que eu mais aprecio!
Não sei se funciona apenas em JPEG (eu fotografo apenas JPEG).
Fujifilm X-E + 18-55, 10-24
Takumar 50mm 1:1.4, Macro 50mm 1:4 "Tessar", 85mm 1:1.9 "Sonnar", 135mm 1:2.5, 200mm 1:4; Zuiko 50mm 1:1.4 "1.1 Million", 50mm 1:1.8 "miJ", 200mm 1:4; Canon FD 50mm 1:1.2 L, 55mm 1:1.2, 50mm 1:1.4; Yashinon Tomioka Macro 60mm 1:2.8; Hexanon 50mm 1:1.7; Nikkor 28mm 1:2, 85mm 1:1.8 D, *ED 180mm 1:2.8, *ED 300mm 1:4.5; XR Rikenon 50mm 1:1.4


ricardofleck

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 168
  • Sexo: Masculino
  • Viver é aprender.
    • Flickr Ricardo Fleck
Resposta #5 Online: 03 de Outubro de 2016, 08:32:24
  Nossa Lucas. Estava olhando seu Flickr. Muito show as fotos desta câmera mesmo. Este casamento que lugar lindo e aconchegante.  :clap: :clap: :clap: :clap:
Nikon D3100
AF-S 18-55 VR
SB-400


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #6 Online: 20 de Outubro de 2016, 21:14:58
a recupeerção é muito boa mesmo. Ja fiz isso com foto que quase descartei e consegui otimos resultados pelo camera raw e nik collection (esse é bom pra fazer isso em lugares específicos sem mudar a foto inteira).

Ainda não tive oportunidade de usar ela na rua de noite. Pretendo ver como ela recupera nesse lado tbm

xtrans 2 é o mesmo da x100T.
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #7 Online: 21 de Outubro de 2016, 09:56:54
Eu não uso o DR auto, deixo fixo em 100. Os outros modos tendem a gerar mais ruído

Até hj não consegui perder informação nas sombras de forma significativa utilizando esse método de subexpor. Tenho usado isso cada vez mais pra conseguir as fotos da maneira que queria sem precisar fazer um hdr

Eu só uso o Lr, mesmo tendo o irident e o nik instalados. Já possuo presets que fiz ao meu gosto, fica difícil usar outro programa e ter um trabalho grande de criar um preset novamente...
Por enquanto os métodos que uso para puxar as sombras tem sido bem satisfatórios. Não uso somente os sliders de sombra e preto, mas também trabalho em cima das curvas para conseguir um look agradável sem perder contraste
Outro ponto que reclamam é a nitidez, tenho usado um método que vi comentarem aqui no fórum de colocar o radius no mínimo e os detalhes no máximo e isso tem me agradado bastante!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.709
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 21 de Outubro de 2016, 12:58:21
Outro ponto que reclamam é a nitidez, tenho usado um método que vi comentarem aqui no fórum de colocar o radius no mínimo e os detalhes no máximo e isso tem me agradado bastante!
Deconvolution sharpening.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs