Autor Tópico: Preto e Branco  (Lida 5071 vezes)

lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #45 Online: 21 de Setembro de 2016, 00:01:46
não é o objetivo, o objetivo era mostrar o ponto de vista, é claro que dá pra melhorar isso, mas o objetivo não é criticar o p&b aplicado, apenas tentar explicar um ponto de vista.
ainda assim você pode argumentar se a foto ficou boa ou não porque viu a foto colorida, que é muito boa por sinal.

acho que vc não precisava fazer aquilo pra mostrar o seu ponto de vista. Vc só reforçou o que eu argumentei. Que você acaba dependo de estímulos visuais mais "didáticos" pra ter compreensão melhor de algo. Se perdem mais facilmente que outras pessoas. É essa a questão que quero tratar. Alguns tem mais sensibilidade que outros. Isso não é insulto como o outro colega aí quer acreditar. Não chamei ninguém de estúpido ou burro por isso.

Algumas pessoas precisam ver a foto em PB para visualizar melhor "o que realmente importa". É uma critica voltada para o observador que não faz um exercício mental (que vc comentou). Por não saber isolar mentalmente o conteúdo acaba achando que PB é mais vantajoso. Porque facilita o cérebro. Exige menos exercício mental pois vc vai direto ao ponto (pela lógica de vcs).

O que eu afirmei desde o começo do tópico é que não preciso que a foto seja em preto e branco pra analisar expressividade das formas, das luzes e das cores. Não é uma distração quando vc sabe observar. Se fosse assim só fariam pinturas em preto e branco  :ponder:

PB pra mim é basicamente uma escolha estética. A expressividade/mensagem/emoção depende mais da capacidade e do olhar do fotógrafo e não de um recurso estético.

Uma foto poderosa e bem feita vai "ter presença" (impacto) independente das cores.

E pra encerrar. Não tenho problema algum com PB e não sou contra o uso (antes que distorçam as minhas palavras). Eu gosto pra cara#$! de PB. Só que não uso falácias pra justificar.
« Última modificação: 21 de Setembro de 2016, 00:03:06 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 21 de Setembro de 2016, 00:05:52
acho que vc não precisava fazer aquilo pra mostrar o seu ponto de vista. Vc só reforçou o que eu argumentei. Que você acaba dependo de estímulos visuais mais "didáticos" pra ter compreensão melhor de algo. Se perdem mais facilmente que outras pessoas. É essa a questão que quero tratar. Alguns tem mais sensibilidade que outros. Isso não é insulto como o outro colega aí quer acreditar. Não chamei ninguém de estúpido ou burro por isso.

Algumas pessoas precisam ver a foto em PB para visualizar melhor "o que realmente importa". É uma critica voltada para o observador que não faz um exercício mental (que vc comentou). Por não saber isolar mentalmente o conteúdo acaba achando que PB é mais vantajoso. Porque facilita o cérebro. Exige menos exercício mental pois vc vai direto ao ponto (pela lógica de vcs).

O que eu afirmei desde o começo do tópico é que não preciso que a foto seja em preto e branco pra analisar expressividade das formas, das luzes e das cores. Não é uma distração quando vc sabe observar. Se fosse assim só fariam pinturas em preto e branco  :ponder:

PB pra mim é basicamente uma escolha estética. A expressividade/mensagem/emoção depende mais da capacidade e do olhar do fotógrafo e não de um recurso estético.

Uma foto poderosa e bem feita vai "ter presença" (impacto) independente das cores.

E pra encerrar. Não tenho problema algum com PB e não sou contra o uso (antes que distorçam as minhas palavras). Eu gosto pra cara#$! de PB. Só que não uso falácias pra justificar.

sim, entendi desde o início que sua tese se baseia em que uma imagem FORTE, não importa se é P&B ou Colorida, ela será entendida por ser uma imagem FORTE.

Eu concordo em partes com isso.

E expliquei acima minhas razões.


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #47 Online: 21 de Setembro de 2016, 08:19:59
Acredito que existam 2 pontos que inflenciam na apreciação de uma imagem, seja ela de que cor for. Um é o que o observador prefere e isso não foi falado. Achar automaticamente que fotos em P&B carregam mais emoção do que a em cores é simplificar a questão e colocá-la sob o ponto de vista de quem já leu que fotos em P&B prendem mais ou direcionam mais o olhar e a emoção. Para o leigo que nunca leu isso, isso não vale. Quem prefere fotos cheias de cores, fortes ou não, vai ter uma tendência a achar que essas transmitem mais emoções. E o mesmo vale para quem, como eu, prefere fotos monocromáticas. Sempre vou achar mais interessante uma foto assim e não é porque tenho preguiça mental, necessite de estímulos mais didáticos ou tenha pouca sensibilidade e sim... porque eu gosto, sou apaixonada por foto P&B. Só isso... então acho que todo o questionamento em cima dessa idéia é só para aqueles que leram e repetem essa "verdade" e não para o observador que gosta de... observar e apreciar.
O outro ponto que influencia muito em minha opinião a capacidade que uma imagem tem de provocar o observador é como uma foto é editada... a edição pode tornar uma foto comum, sensacional ou péssima. Sugiro fortemente que dêem uma observada no portfolio do Lee Jeffries, que tem fotos em cor e em P&B... vão entender o que quis dizer  ;)

https://500px.com/leejeffries


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 21 de Setembro de 2016, 09:09:02
Acredito que existam 2 pontos que inflenciam na apreciação de uma imagem, seja ela de que cor for. Um é o que o observador prefere e isso não foi falado. Achar automaticamente que fotos em P&B carregam mais emoção do que a em cores é simplificar a questão e colocá-la sob o ponto de vista de quem já leu que fotos em P&B prendem mais ou direcionam mais o olhar e a emoção. Para o leigo que nunca leu isso, isso não vale. Quem prefere fotos cheias de cores, fortes ou não, vai ter uma tendência a achar que essas transmitem mais emoções. E o mesmo vale para quem, como eu, prefere fotos monocromáticas. Sempre vou achar mais interessante uma foto assim e não é porque tenho preguiça mental, necessite de estímulos mais didáticos ou tenha pouca sensibilidade e sim... porque eu gosto, sou apaixonada por foto P&B. Só isso... então acho que todo o questionamento em cima dessa idéia é só para aqueles que leram e repetem essa "verdade" e não para o observador que gosta de... observar e apreciar.
O outro ponto que influencia muito em minha opinião a capacidade que uma imagem tem de provocar o observador é como uma foto é editada... a edição pode tornar uma foto comum, sensacional ou péssima. Sugiro fortemente que dêem uma observada no portfolio do Lee Jeffries, que tem fotos em cor e em P&B... vão entender o que quis dizer  ;)

https://500px.com/leejeffries


Legal Pris, tocou num ponti que de fato
passou batido nas discussões. Verei sobre o artista.


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #49 Online: 21 de Setembro de 2016, 09:36:22
Acredito que existam 2 pontos que inflenciam na apreciação de uma imagem, seja ela de que cor for. Um é o que o observador prefere e isso não foi falado. Achar automaticamente que fotos em P&B carregam mais emoção do que a em cores é simplificar a questão e colocá-la sob o ponto de vista de quem já leu que fotos em P&B prendem mais ou direcionam mais o olhar e a emoção. Para o leigo que nunca leu isso, isso não vale. Quem prefere fotos cheias de cores, fortes ou não, vai ter uma tendência a achar que essas transmitem mais emoções. E o mesmo vale para quem, como eu, prefere fotos monocromáticas. Sempre vou achar mais interessante uma foto assim e não é porque tenho preguiça mental, necessite de estímulos mais didáticos ou tenha pouca sensibilidade e sim... porque eu gosto, sou apaixonada por foto P&B. Só isso... então acho que todo o questionamento em cima dessa idéia é só para aqueles que leram e repetem essa "verdade" e não para o observador que gosta de... observar e apreciar.
O outro ponto que influencia muito em minha opinião a capacidade que uma imagem tem de provocar o observador é como uma foto é editada... a edição pode tornar uma foto comum, sensacional ou péssima. Sugiro fortemente que dêem uma observada no portfolio do Lee Jeffries, que tem fotos em cor e em P&B... vão entender o que quis dizer  ;)

https://500px.com/leejeffries


Muito interessante e bem colocado Pris, realmente a edição influência de maneiras drásticas no resultado da foto.
As edições do artista que mostrasse trazem uma dramaticidade sem tamanho as fotos, uma maneira de observamos as pessoas muito diferente do comum, ou em cores ou preto e branco podemos ver igualmente a marca do tempo nelas.


Marcelguitar

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 527
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 21 de Setembro de 2016, 10:47:31
Acredito que existam 2 pontos que inflenciam na apreciação de uma imagem, seja ela de que cor for. Um é o que o observador prefere e isso não foi falado. Achar automaticamente que fotos em P&B carregam mais emoção do que a em cores é simplificar a questão e colocá-la sob o ponto de vista de quem já leu que fotos em P&B prendem mais ou direcionam mais o olhar e a emoção. Para o leigo que nunca leu isso, isso não vale. Quem prefere fotos cheias de cores, fortes ou não, vai ter uma tendência a achar que essas transmitem mais emoções. E o mesmo vale para quem, como eu, prefere fotos monocromáticas. Sempre vou achar mais interessante uma foto assim e não é porque tenho preguiça mental, necessite de estímulos mais didáticos ou tenha pouca sensibilidade e sim... porque eu gosto, sou apaixonada por foto P&B. Só isso... então acho que todo o questionamento em cima dessa idéia é só para aqueles que leram e repetem essa "verdade" e não para o observador que gosta de... observar e apreciar.
O outro ponto que influencia muito em minha opinião a capacidade que uma imagem tem de provocar o observador é como uma foto é editada... a edição pode tornar uma foto comum, sensacional ou péssima. Sugiro fortemente que dêem uma observada no portfolio do Lee Jeffries, que tem fotos em cor e em P&B... vão entender o que quis dizer  ;)

https://500px.com/leejeffries


Você tocou num ponto bem pertinente sobre a importância  do tratamento da foto, um bom tratamento leva o observador ao ponto ou ao "sentimento" ( ou usar esse termo ) que ele ( autor da foto ) quer passar. Conheço demais o Trabalho do Lee Jeffries, ele faz um trabalho espetacular com os moradores de rua, cada retrato dele é impactante, nos faz pensa e refletir.
Conheça um pouco das minhas fotos no meu Instagram pessoal:  https://www.instagram.com/marcelmendescarvalho/

Perfil Profissional Instagram: https://www.instagram.com/marcelmendes_fotografia/

Projeto Imigrantes e Casa do Povo https://500px.com/marcelguitar7


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #51 Online: 21 de Setembro de 2016, 11:49:36
Acredito que existam 2 pontos que inflenciam na apreciação de uma imagem, seja ela de que cor for. Um é o que o observador prefere e isso não foi falado. Achar automaticamente que fotos em P&B carregam mais emoção do que a em cores é simplificar a questão e colocá-la sob o ponto de vista de quem já leu que fotos em P&B prendem mais ou direcionam mais o olhar e a emoção. Para o leigo que nunca leu isso, isso não vale. Quem prefere fotos cheias de cores, fortes ou não, vai ter uma tendência a achar que essas transmitem mais emoções. E o mesmo vale para quem, como eu, prefere fotos monocromáticas. Sempre vou achar mais interessante uma foto assim e não é porque tenho preguiça mental, necessite de estímulos mais didáticos ou tenha pouca sensibilidade e sim... porque eu gosto, sou apaixonada por foto P&B. Só isso... então acho que todo o questionamento em cima dessa idéia é só para aqueles que leram e repetem essa "verdade" e não para o observador que gosta de... observar e apreciar.
O outro ponto que influencia muito em minha opinião a capacidade que uma imagem tem de provocar o observador é como uma foto é editada... a edição pode tornar uma foto comum, sensacional ou péssima. Sugiro fortemente que dêem uma observada no portfolio do Lee Jeffries, que tem fotos em cor e em P&B... vão entender o que quis dizer  ;)

https://500px.com/leejeffries


Só que eu não toquei na questão preferencial de nenhum dos lados. Estou apenas tratando da fotografia em si e não o que o fotógrafo gosta ou o que o observador gostaria de ver. Eu mesmo adoro tirar fotos em PB e também em cores. Gosto de ver fotos coloridas e em pb de outras pessoas tbm.

O exemplo que vc passou ambos os estilos são fortes e bastante expressivos. Quem gosta mais de PB obviamente vai tender para as fotos em PB. Sobre isso não existe margem pra dúvida
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #52 Online: 21 de Setembro de 2016, 13:43:56
Só que eu não toquei na questão preferencial de nenhum dos lados. Estou apenas tratando da fotografia em si e não o que o fotógrafo gosta ou o que o observador gostaria de ver. Eu mesmo adoro tirar fotos em PB e também em cores. Gosto de ver fotos coloridas e em pb de outras pessoas tbm.


Mas não tem como dissociar as coisas. A fotografia por si só, não diz nada. Alguém disse que fotos em P&B são mais expressivas porque para ele assim funcionou. É dependente do observador e, no caso dessa "verdade", de um determinado observador que foi ouvido por outros que acabaram concordando com ele e acabaram postulando isso. Depende de quem olha. Se fosse outro, a verdade poderia ter sido: "fotos coloridas são mais expressivas pois transmitem mais a realidade de nossa vida." E o gosto do fotógrafo não tem nada a ver com a força que uma imagem possa ter para quem a vê.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #53 Online: 21 de Setembro de 2016, 16:20:29
Vou comecar falando do que eu considero mais importante.

Fotos coloridas remetem a ideia da mimesis e efeitos de cores. Em outras palavras, a ideia da representacao do tangivel, real e/ou material.

O preto e branco remete a linguagem da imaginacao, do mundo das ideia, do sonhador.

Eh como comparar desenhos coloridos com desenhos a laps. Remetem a linguagens e ideias diferentes. Lapis notmalmente foca nos tracos e sombra, o resto fica aberto para a imaginacao e experiencia visual do observador absorver. O colorido tende ao evidencialosmo.

Como eu disse em outro topico, na faculdade pegavamos dois jornais diferentes com a mesma noticia e foto na capa, obtida pela mesma agencia de noticias. Sem ler a noticia e so analisando as fotos, eramos capas de ver a tendencia e posicao sobre a noticia de cada jornal, observando como cada um deles altera as cores a seu favor. Lembrando que a foto em cada jornal eh exatamente a mesma.

Da mesma forma que cada cor transmite uma sensacao e mensagem, o branco, o cinza e o preto tambem. Em geral o preto e branco transmite pureza pela predominancia do branco, remete ao passado e algo envelhecido pela predominancia do cinza, e misterio ou tristeza pela predominancia do preto. Falando do mais obvio aqui. As gamas de cores vc pode transmitir muito mais.

Eu fotografo em cores ou preto e branco dependendo da linguagem do trabalho. Mas meus trabalhos em preto e branco vao de acordo com a ideia do rustico, imaginario, simples e puro, principalmente combinado com fotos pinhole. A minha busca pessoal eh contra as imagens influenciada pelo mundo da propaganda, materialista, tangivel e mimesista, mayerialmente idealista, e em busca do mundo da expressao do imaginario e do mundo dad ideias.

A grande maioria das pessoas falam repetindo o que leem por ai e nao o que realmente aprenderam, observaram, sentiram e associaram a alguma linguagem.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #54 Online: 21 de Setembro de 2016, 16:28:23
o ponto é esse. Eu não deixo de reparar na forma, luz e sombra mesmo estando colorida.

Não preciso transformar em PB pra perceber mais detalhes. Foi nesse sentido que criei a discussão

o motivo de usarem PB eu sei. Todos estamos carecas de saber
A questao nao eh deixar de reparar ou nao,  mas sim eliminar elementos para deixar espaco a imaginacao e experiencia visual so observador,  como eu disse, igual um desenho a lapis que so mostra tracos e sombra.

Eh como ver porno onde nao ha nada para ser imaginado e fantasiado, apenas asmirado e evidencializado. E o sensual onde nada eh muito evidente, somente a ideia eh apresentada, para que o resto seja experienciado pela viagem do observador.

Um estimula a imaginacao e sonho, o outro estimula o consumo e obtencao material.

Eu consigo prestar atencao em uma leitura no meio da rua. Las ler no silencio eh outra experiencia.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #55 Online: 21 de Setembro de 2016, 16:30:20
Eu não concordo que cor é algo mais tangível e PB mais fantasia.
Basta pegar a pintura e ver escolas completamente surreais com quadros em cores.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #56 Online: 21 de Setembro de 2016, 16:37:31
Eu acho que existe um certo exagero hoje em dia em relação ao "poder" das fotos PB... Antes de mais nada, eu adoro fotos, PB, se pudesse, entregaria meus casamentos praticamente tudo em PB. Adoro mesmo, e sempre estou buscando formas de melhorar meu tratamento para chegar num PB que me agrade mais e mais...

Mas eu gosto por uma questão estética. Acho bonito o contraste, a mistura de coisas, o jogo de luz e sombra. Concordo com o Marcio, remete a algo mais imaginário, atemporal. No entanto, não acho que o PB trabalhe melhor as emoções, não acho que PB tem maior valor artístico. E também não acho que tenha foto que "nasceu para ser PB". Acho que, como a Pris disse, cada pessoa tem sua preferência estética e achar ou não que uma foto "nasceu para ser PB" ou "nasceu para ser colorida" nada mais é do que opinião pessoal.

Tudo minha opinião pessoal, talvez me falte alguma sensibilidade, vai saber.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #57 Online: 21 de Setembro de 2016, 16:47:58
Eu não concordo que cor é algo mais tangível e PB mais fantasia.
Basta pegar a pintura e ver escolas completamente surreais com quadros em cores.
Eu nao disse que a cor eh mais tangivel e preto e branco mais fantasia.

A fotografia em cor remete ao tangivel e a preto e branco ao imaginario.

Pinturas sempre foram feitas em cores. Diferente da fotografia, na pintura vc distorce e recria ou inventa formas de acordo com a sua imaginacao. Eh outra midia com outra capacidade menos dependente da ausencia de cor para remeter certa ideias.

A fotografia se baseia na imagem reproduzida de algo pela fisica. Menos dependente da criacao imaginaria e mais limitado pela manipulacao da ferramenta.

A fotografia em cor, assim como a pintura a oleo e a perspectiva, surgem em situacoes semelhantes, quando o mundo comeca a ficar mais materialista e querer representar a ideia de posse e aquisicao.

Antes disso,  por mais que houvesse tecnicas para fotos em cores, but rspectiva nas pinturas e tinta a oleo, a mentalidade e ideal do mundo era outra.

Estude as aplicacoes e infliencias das tendencias do mundo no na transicoes de tecnicas e suas linguagens e isso se fara claro.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #58 Online: 21 de Setembro de 2016, 16:53:09
resolvi observar o papo por hora  :snack:

bem legal :)
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com