Autor Tópico: Preto e Branco  (Lida 5068 vezes)

lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Online: 19 de Setembro de 2016, 17:33:37
Eu gosto bastante. Dito isso:

Eu não sei se é pq não sou sensível o suficiente pra perceber mais "emoção" em fotos em preto e branco ou sou bastante sensível em captar emoção igualmente em fotos coloridas e em fotos preto e branco. É um ou outro, imagino.

É porque nós sempre escutamos por aí que as cores são "distrações" e que vc "enxerga melhor" as expressões/sentimento quando a imagem não tem cor. Muito se diz que PB não é estética e sim "feeling". Uma maneira de transmitir melhor o que vc quer passar através da fotografia.

Só que eu percebi que não sinto essa dificuldade com fotos coloridas. Consigo perceber fortes emoções e expressividade nelas tbm. É por isso que me pergunto se é por falta de sensibilidade (e achar que sou bastante sensível) ou eu realmente sou o suficiente pra enxergar o que outros tem mais dificuldade por conta das cores.

Acho que estou viajando na maionese. Não sei explicar.

O resumo desse pensamento é que acho PB e Cor igualmente expressivos e poderosos pra transmitir emoção. Não acho que PB tenha vantagem sobre as cores. São formas diferentes, claro. Não estou falando que é a mesma coisa (seria um absurdo).

E qual a opinião do pessoal?
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #1 Online: 19 de Setembro de 2016, 17:59:15
Estou gostando muito de PB, desde 2008/2009 sempre fotografei em cores, mas na minha opinião tanto faz PB ou cor, o que importa mesmo é o momento capturado, ele fala por si só, com cores ou não. Eu vejo o PB como sendo  direto, sincero e forte, o colorido pode ser quente, apaixonante e vivo. Como você disse, são igualmente expressivos, e eu acho apaixonantes a sua maneira.  :ok:


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.832
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #2 Online: 19 de Setembro de 2016, 18:35:09
Eu acho que existe espaço e aplicação para as duas linguagens, P&B e cor, cada uma com suas particularidades. Em princípio, me anima mais usar preto e branco quando as cores não são importantes ou significativas e/ou quando o objetivo é destacar formas, texturas, contraste, etc. A imensa maioria das minhas fotos são em cor, pois acho que as mesmas contribuem para a mensagem final da imagem. As que tenho em P&B foram justamente quando, para mim, as cores mais atrapalhariam que ajudariam.

Talvez, uma foto em preto e branco nos traz certa nostalgia e nos leva a observar melhor a imagem, prestando mais atenção a formas, texturas, contraste, etc. de uma maneira quase instintiva e subconsciente. Neste sentido, entendo a "distração da cor" citada por alguns devido ao fato da cor ser um elemento a mais na imagem e levar a análise por outro lado.

Resumindo, acho que a escolha entre P&B e cor depende tanto do assunto fotografado como do objetivo do fotógrafo.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #3 Online: 19 de Setembro de 2016, 18:44:24
o ponto é esse. Eu não deixo de reparar na forma, luz e sombra mesmo estando colorida.

Não preciso transformar em PB pra perceber mais detalhes. Foi nesse sentido que criei a discussão

o motivo de usarem PB eu sei. Todos estamos carecas de saber
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #4 Online: 19 de Setembro de 2016, 18:46:23
Estou gostando muito de PB, desde 2008/2009 sempre fotografei em cores, mas na minha opinião tanto faz PB ou cor, o que importa mesmo é o momento capturado, ele fala por si só, com cores ou não. Eu vejo o PB como sendo  direto, sincero e forte, o colorido pode ser quente, apaixonante e vivo. Como você disse, são igualmente expressivos, e eu acho apaixonantes a sua maneira.  :ok:

é +- a percepção que tenho. Por isso que questiono essa "aura" que dizem ter nas fotografias em preto e branco. Não que PB não tenha... só que falando dessa maneira parece até que é a colorida que não tem muita graça (o que é irônico)
« Última modificação: 19 de Setembro de 2016, 18:47:11 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 19 de Setembro de 2016, 19:06:24
P&B é bem mais elegante que cores. Fazer um portofólio inteiro em tons monocromáticos tem uma efeito visual bem mais profundo e mais sofisticado. Só ver o trabalho do Sebastião Salgado ou Ansel Adams em P&B; o negócio parece mais belas artes do que fotografia documental. Também parece bem mais atemporal e que vai envelhecer muito melhor.

Dito isso, fotografia em cores me parece mais real e menos pretensioso, em especial na era digital. A não ser que você tenha uma Leica Monochrom, somente fotos coloridas são "verdadeiras", P&B é afetação. E não acho que foto em cores transmite menos emoção que P&B... eu acho que é uma simples questão estética do mnocromático ser mais elegante e minimalista.
« Última modificação: 19 de Setembro de 2016, 19:07:59 por Bucephalus »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Setembro de 2016, 19:26:23
Muito difícil conseguir passar o que você sente no P&B, ele precisa gerar emoção, sei lá... às vezes as pessoas tentam e não conseguem... Eu tenho tentado... E não tenho conseguido ainda...


street1 by Carlos C. Sosa, on Flickr


Voltando pra Casa.
« Última modificação: 19 de Setembro de 2016, 19:28:54 por cfcsosa »


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #7 Online: 19 de Setembro de 2016, 20:15:44
P&B é bem mais elegante que cores. Fazer um portofólio inteiro em tons monocromáticos tem uma efeito visual bem mais profundo e mais sofisticado. Só ver o trabalho do Sebastião Salgado ou Ansel Adams em P&B; o negócio parece mais belas artes do que fotografia documental. Também parece bem mais atemporal e que vai envelhecer muito melhor.

Dito isso, fotografia em cores me parece mais real e menos pretensioso, em especial na era digital. A não ser que você tenha uma Leica Monochrom, somente fotos coloridas são "verdadeiras", P&B é afetação. E não acho que foto em cores transmite menos emoção que P&B... eu acho que é uma simples questão estética do mnocromático ser mais elegante e minimalista.

realmente não deixa de ser "chique" mesmo. Não vejo nada de errado em usar PB. Eu adoro

Acho que o fato das pessoas super valorizarem o PB ao comparar com cor é meio injusta. As vantagens que citam no PB eu enxergo em cor tbm na mesma proporção. (apelo emocional, expressão, forma, luz, sombra, etc).

Mas é o que falei. Ou eu to nivelando por baixo por falta de sensibilidade ou tenho o suficiente pra enxergar bem as duas formas.  :assobi:
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #8 Online: 19 de Setembro de 2016, 20:16:33
Muito difícil conseguir passar o que você sente no P&B, ele precisa gerar emoção, sei lá... às vezes as pessoas tentam e não conseguem... Eu tenho tentado... E não tenho conseguido ainda...


street1 by Carlos C. Sosa, on Flickr


Voltando pra Casa.

o que dizem é que em PB é mais fácil transmitir emoção que em cores. É o que dizem

não sou muito fã dessa teoria
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 19 de Setembro de 2016, 20:17:57
o que dizem é que em PB é mais fácil transmitir emoção que em cores. É o que dizem

não sou muito fã dessa teoria

Sim, é o que dizem, o problema é que poucos dominam a técnica de tal forma que de fato consigam.

Uma pessoa que aqui o fórum domina a técnica claramente é a Pris.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 19 de Setembro de 2016, 20:22:20
Eu não gosto do PB como muleta, usado para "salvar" uma foto.

E não acho que existam fotos que fiquem pior ou melhor em PB.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 19 de Setembro de 2016, 20:27:39
Eu não gosto do PB como muleta, usado para "salvar" uma foto.

E não acho que existam fotos que fiquem pior ou melhor em PB.

Eu acho que tem foto que nasce para ser em P&B, mas concordo que usar como muleta é triste.

Mas eu já usei.... kkkkkkkkkk

Geralmente não dá certo só mesmo jeito.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #12 Online: 19 de Setembro de 2016, 20:45:00
falaram bem aí

A foto é mais ou menos e aí "culpam" a cor sem graça.. depois acham que vai deixar a foto legal fazendo uma PB  :doh: Com experiência vc percebe rápido qual foto foi salva e qual foto é um bom PB  :ok:
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #13 Online: 19 de Setembro de 2016, 23:29:37
Uma frase de um livro que estou lendo no momento: O filme preto e branco fornece não só qualidade estética artesanal [...]
As fotos preto e branco geralmente tem um quê atemporal e podem transmitir sentimento. Em termos de composição, a ausência de cor permite que você se concentre na forma, textura e padrão.... John Hedgecoe


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #14 Online: 19 de Setembro de 2016, 23:36:29
Mais uma: Como ele retrata o mundo diferente do que realmente ele é, da aos motivos uma qualidade artística muito difícil de se captar em cor (imagem em preto e branco de uma folha para exemplificar)