Autor Tópico: Preto e Branco  (Lida 5170 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 20 de Setembro de 2016, 15:39:40
em minha opinião vc matou a foto... as razões eu dei  :)


Porque você viu ela colorida, mas faça um exercício de abstração... Qual lhe parece mais objetiva?


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #31 Online: 20 de Setembro de 2016, 15:41:15
Também é claro pra mim como PB quando bem executado consegue deixar apenas a emoção no ar. Não é que o PB tenha vantagens sobre as cores, elas também se encaixam em algumas situações muito melhor do que a fotografia preto e branco por retratar o real.
Agora dizer que é falta de sensibilidade por parte de quem está vendo

O correto mesmo é dizer "mais facilmente percebido para aqueles que possuem falta de atenção/percepção".
tenho que discordar.

Ao meu ver, é o mesmo que dizer a o desfoque de fundo só serve para que não tem sensibilidade não conseguir perceber o momento que se quer retratar. Acho que podemos tranquilamente fazer uma analogia entre desfoque e preto e branco, onde o preto e branco seria a lente com capacidade de proporcionar uma menor profundidade de campo, deixando a tona aquilo que apenas interessa ao fotografo, no caso as emoções do momento ( isso tudo quando bem executada)


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #32 Online: 20 de Setembro de 2016, 15:41:20

Porque você viu ela colorida, mas faça um exercício de abstração... Qual lhe parece mais objetiva?

Vc não entendeu. É justamente por eu ter esse exercício mental de abstração eu não preciso alterar fisicamente uma imagem pra poder enxergar ela pelo que ela é.

Vc necessita FISICAMENTE alterar uma foto pra compreender uma fotografia. O assunto aqui é justamente não precisar de recursos tangíveis pra compreender as mensagens.

« Última modificação: 20 de Setembro de 2016, 15:41:37 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #33 Online: 20 de Setembro de 2016, 15:43:05
Também é claro pra mim como PB quando bem executado consegue deixar apenas a emoção no ar. Não é que o PB tenha vantagens sobre as cores, elas também se encaixam em algumas situações muito melhor do que a fotografia preto e branco por retratar o real.
Agora dizer que é falta de sensibilidade por parte de quem está vendo  tenho que discordar.

Ao meu ver, é o mesmo que dizer a o desfoque de fundo só serve para que não tem sensibilidade não conseguir perceber o momento que se quer retratar. Acho que podemos tranquilamente fazer uma analogia entre desfoque e preto e branco, onde o preto e branco seria a lente com capacidade de proporcionar uma menor profundidade de campo, deixando a tona aquilo que apenas interessa ao fotografo, no caso as emoções do momento ( isso tudo quando bem executada)

essa analogia com desfoque é bem grosseira na realidade. Não faz sentido com cor e PB.
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 20 de Setembro de 2016, 15:43:44
Vc não entendeu. É justamente por eu ter esse exercício mental de abstração eu não preciso alterar fisicamente uma imagem pra poder enxergar ela pelo que ela é.

Vc necessita FISICAMENTE alterar uma foto pra compreender uma fotografia. O assunto aqui é justamente não precisar de recursos tangíveis pra compreender as mensagens.

não, tanto é que elogiei sua foto naquele momento postado na galeria, é uma das que mais gosto inclusive, me passou a mensagem claramente.

mas não estamos falando de mim ou de você certo? é mais abrangente, é sobre a percepção das pessoas, o augustobt resumiu bem.


guinicholas

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 326
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 20 de Setembro de 2016, 15:43:52
Nesse caso tenho que concordar com o Lee, as cores ajudam e muito nesta foto. Até pela contextualização do local.
A única coisa que me incomoda é o braço na frente do rosto :D
Para conhecer meu trabalho acesse:
https://www.flickr.com/photos/guinicholas/
https://500px.com/guinicholas

Nikon D5300 / 11-16mm 2.8 / 17-55mm 2.8 / 35mm 1.8 / 70-200mm 2.8 / SB700 / e quase uma centena de livros :D


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #36 Online: 20 de Setembro de 2016, 15:46:06
essa analogia com desfoque é bem grosseira na realidade. Não faz sentido com cor e PB.

Achei grosseiro você falar que é falta de sensibilidade alguns.
mas cfcsosa concordou, vamos continuar nessa onda.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #37 Online: 20 de Setembro de 2016, 15:48:43
Mas esse exemplo não faz sentido nenhum. O problema ali não foi a cor mas sim a palavra. Sendo colorido ou não aquilo não muda. São outros quinhentos. A distração está na imagem em si e não pelas cores.

Aquela foto só prova que não precisa ser em PB pra ter uma mensagem forte e clara. Essa discussão sim faz parte do contexto desse tópico.

vc acha mesmo que a distração é a cor? Que aquele comentário não existiria se não fosse pela cor?



Eu acho que muda o jeito de "digerir" a foto, mas n muda o resultado.
Na colorida eu vasculho os anúncios primeiros e depois vou para as mulheres.
Na PB eu faço o oposto.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #38 Online: 20 de Setembro de 2016, 15:50:59
não, tanto é que elogiei sua foto naquele momento postado na galeria, é uma das que mais gosto inclusive, me passou a mensagem claramente.

mas não estamos falando de mim ou de você certo? é mais abrangente, é sobre a percepção das pessoas, o augustobt resumiu bem.

Ué  :ponder: Nunca foi sobre eu ou você. É que não sei se vc pegou bem a idéia. Eu sempre tenho uns problemas de transmitir o que penso. Ainda melhoro esse problema de comunicação

"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #39 Online: 20 de Setembro de 2016, 15:55:06
Achei grosseiro você falar que é falta de sensibilidade alguns.
mas cfcsosa concordou, vamos continuar nessa onda.

Cara.  :doh: Pelo amor de deus...

Eu posso ser grosseiro com as palavras mas não fiz analogias esdrúxulas  :ponder:

Eu acho que muda o jeito de "digerir" a foto, mas n muda o resultado.
Na colorida eu vasculho os anúncios primeiros e depois vou para as mulheres.
Na PB eu faço o oposto.

em ambos os casos eu olho primeiro o entorno. Em ambos os casos elas estão mais "apagadas". No primeiro lance vc não compreende o objeto principal da imagem. O que desorienta bastante nesta imagem são os elementos caóticos espalhados por toda a imagem. Não pelas cores ao meu ver (nessa imagem em específico)

Pra resumir. Uma foto boa (e forte) vai ser assim sendo colorida ou não colorida. Uns não vão ter dificuldade e outros vão ter dificuldade dependendo de como ela for apresentada. Agora uma foto ruim ou fraca vai ser fraca independente das cores.
« Última modificação: 20 de Setembro de 2016, 16:00:10 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 20 de Setembro de 2016, 16:38:49
Eu acho que muda o jeito de "digerir" a foto, mas n muda o resultado.
Na colorida eu vasculho os anúncios primeiros e depois vou para as mulheres.
Na PB eu faço o oposto.


exato, isso na minha opinião simplifica, direciona, essa é minha tese.


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #41 Online: 20 de Setembro de 2016, 17:01:08
Cara.  :doh: Pelo amor de deus...

Eu posso ser grosseiro com as palavras mas não fiz analogias esdrúxulas  :ponder:


Esdruxula pelo teu ponto de vista obtuso e egocêntrico de ver as coisas, desde o começo do post você não mudou a opinião sobre tema, tende a criticar os outros com veemência embasado nas suas certezas absolutas. 


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 20 de Setembro de 2016, 18:11:25
agora consegui ver, mas se me permite...



Você fez a foto ficar pior. Pra que estourar as altas luzes dessa forma?


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 20 de Setembro de 2016, 18:12:50
Você fez a foto ficar pior. Pra que estourar as altas luzes dessa forma?

não é o objetivo, o objetivo era mostrar o ponto de vista, é claro que dá pra melhorar isso, mas o objetivo não é criticar o p&b aplicado, apenas tentar explicar um ponto de vista.
ainda assim você pode argumentar se a foto ficou boa ou não porque viu a foto colorida, que é muito boa por sinal.
« Última modificação: 20 de Setembro de 2016, 18:13:46 por cfcsosa »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 20 de Setembro de 2016, 18:35:29
Cara, essa mensagem que você escreveu não fez o menor sentido.