Autor Tópico: Problema em Lente de rosca  (Lida 1503 vezes)

ps7jn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Online: 19 de Setembro de 2016, 22:07:32
Boa noite,

tenho uma lente Pentacon de uma praktica que uso. no elemento traseiro ha uma mancha em forma de flor que eu pensava ser fungo mas ao desmontar a lente me deparei com essa "flor" fazendo parte da cola que une dois elementos da lente, pra ser mais exato um "barril" que fica por traz da ultima lente de tras.

uma pesquisa rápida no google vi que se trata de um problema no bálsamo do canadá, uma cola a base de resina de planta que une as duas lentes do elemento.

a pergunta do milhão: isso tem conserto?

abraços, Joaquim


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 19 de Setembro de 2016, 22:15:11
Boa noite,

tenho uma lente Pentacon de uma praktica que uso. no elemento traseiro ha uma mancha em forma de flor que eu pensava ser fungo mas ao desmontar a lente me deparei com essa "flor" fazendo parte da cola que une dois elementos da lente, pra ser mais exato um "barril" que fica por traz da ultima lente de tras.

uma pesquisa rápida no google vi que se trata de um problema no bálsamo do canadá, uma cola a base de resina de planta que une as duas lentes do elemento.

a pergunta do milhão: isso tem conserto?

abraços, Joaquim


Ter, tem. Mas é um trabalho muito delicado e tem pouquissimas pessoas com paciencia para isso.
O bálsamo tem que ser derretido por aquecimento muito lento lento , os elementos deparados e então resfriados muito lentamente senão tem altissima chance de racharem ou estourarem. Depois de separados, devem ser limpos com xileno, acetato de etila ou amila , ou solvente similar. Depois tem que colar, o que não é trivial, seja com o bálsamo natura ou com o sintético, pois além de um alinhamento perfeito, é necessário um longo periodo para a cura da resina, que pode chegar a 30 dias.

Só a mão de obra disso vai custar umas dez vezes o valor da lente.
« Última modificação: 19 de Setembro de 2016, 22:15:48 por AFShalders »


ps7jn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #2 Online: 19 de Setembro de 2016, 22:29:31
estava achando que somente aquecendo daria para reuniformizar a cola sem precisar separar os elementos. o balsamo do canadá é um velho conhecido meu que era usado para colar as laminas de rocha ao vidro para analisar minerais no microscopio, o troço é bem pegajoso.

por enquanto vou deixar assim então. não está fazendo muita diferença nas fotos, embora ele fique bem no meio do elemento.


gusss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 227
    • flickr
Resposta #3 Online: 20 de Setembro de 2016, 14:35:29
pra ser mais exato um "barril" que fica por traz da ultima lente de tras.

uma pesquisa rápida no google vi que se trata de um problema no bálsamo do canadá, uma cola a base de resina de planta que une as duas lentes do elemento.
O último elemento é separado, tens certeza que o prob é nele?

Essa lente é interessante, é 6/4 em x de 6/5. Se o prob afeta a QI, eu procuraria uma lente igual ou
similar, ex.: Takumar S-M-C 55mm 1:1.8 ou Fujinon EBC 55mm 1:1.8.
Fujifilm X-E + 18-55, 10-24
Takumar 50mm 1:1.4, Macro 50mm 1:4 "Tessar", 85mm 1:1.9 "Sonnar", 135mm 1:2.5, 200mm 1:4; Zuiko 50mm 1:1.4 "1.1 Million", 50mm 1:1.8 "miJ", 200mm 1:4; Canon FD 50mm 1:1.2 L, 55mm 1:1.2, 50mm 1:1.4; Yashinon Tomioka Macro 60mm 1:2.8; Hexanon 50mm 1:1.7; Nikkor 28mm 1:2, 85mm 1:1.8 D, *ED 180mm 1:2.8, *ED 300mm 1:4.5; XR Rikenon 50mm 1:1.4


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 21 de Setembro de 2016, 00:06:47
estava achando que somente aquecendo daria para reuniformizar a cola sem precisar separar os elementos. o balsamo do canadá é um velho conhecido meu que era usado para colar as laminas de rocha ao vidro para analisar minerais no microscopio, o troço é bem pegajoso.

por enquanto vou deixar assim então. não está fazendo muita diferença nas fotos, embora ele fique bem no meio do elemento.

Não dá para reaquecer. Tem que fazer o processo que expliquei, fiz isso algumas dezenas de vezes hehe...


ps7jn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #5 Online: 21 de Setembro de 2016, 13:47:34
é uma lente boa, pois mesmo com os defeitos as fotos saem boas.

se tomar como base a foto do wikipedia:

https://flic.kr/p/dr3LqJ

da esquerda para a direita, temos os elementos 1 - 2/3 - 4/5 - 6

o elemento 4/5, alem de ter essa figura em forma de flor, ele aparenta ser "furta cor", outro sintoma do problema na cola.

uma foto do problema para ilustrar melhor:

https://flic.kr/p/MszEtB

abraços, joaquim