Autor Tópico: Todas as suas fotos são um cliche  (Lida 6655 vezes)

Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Online: 20 de Setembro de 2016, 19:56:54
https://www.youtube.com/watch?v=8ftDjebw8aA



Não existe mais nenhuma foto nova para ser feita. Venda todo seu equipamento agora e vire programador.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Setembro de 2016, 20:26:15
show

os programadores vão acabar em pouco tempo também.
« Última modificação: 20 de Setembro de 2016, 20:26:40 por cfcsosa »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #2 Online: 21 de Setembro de 2016, 18:44:42
Essa questao de se querer criar algo novo eh bobagem marketeira.

O prazer da experiencia de se fazer algo criativo esta na experiencia nao repetitiva e imaginativa, na curiosidade dos resultadoa e possibilidades, no trabalho que faz a pessoa descaregar seus sentimentos, anceios e as vezes traumas, prazeres e mensagens. E no prazer de experienciar a capacidade da livre imaginacao, pensamento, movimento fisico e demais capacidades.

O resto eh mera conaequencia.

Como eu disse em outro topico, nao nao eh a historia contada ou o visual apresentado, mas sim como a historia eh contada e como eh o visual apresentado.

Shakespeare nao ficou famoso por criar historias, ele pegava historias que ja circulavam por ai e criou uma narrativa nova a elas. Ele ficou famoso pela narrativa que deu as historias que nao foram criados por ele.

Picasso, basicamente usou as formas de ponturas e desenhos tribais africanos e sociedades entigas em seus inumeros revoluxionarios movimentos. A importancia dos movimentos nao foi por criar algo completamente novo, mas usar algo antigo para o contexto e narrativa atual.

Karl Marx que criou um dos estudos mais ricos (deixando a questao da ideologia politica pessoal dr lado ja que eu nao sou comunista), tudo o que fez foi pegar inumeras ideias, filosofias e estudos que circulavam por ai e juntar em uma grande analise e estudo socio economico.

Como ja dito muitas vezes,  nada se cria, tudo se transforma.
« Última modificação: 21 de Setembro de 2016, 18:45:30 por C R O I X »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #3 Online: 21 de Setembro de 2016, 18:57:13
Esqueci de dizer.
Sim, queremos nos sentir a parte e achar nossa individualidade pelo o que fazemos, pelo o que expressamos e pelo o que experienciamos.

Mas a maioria das pessoas estao mais atentas em achar alguem igual a elas ao qual possam se espelhar e se inspirar, enquanto distraidas de si mesmas.

No final, tais pessoas estao mais na busca de reconhecimento e tentar impressionar umas as outras, como forma de auto valorizacao.

Dependem do alheio, do outro, como parametro de medida para achar seu valor, ao invez de se conectar e enxergar a si mesmo.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #4 Online: 21 de Setembro de 2016, 19:00:30
Uma conhecida minha parou de pintar. Quando eu peeguntei o motivo ela disse que era pq todo mundo na cidade estava pintando tambem, e ela se sentia apenas mais uma.

Eu disse a ela que ao invez de parar de pintar ela deveria parar de observar o que os outros estavam fazendo como forma de parametro pessoal. E focar na propria pintura e expressao sem a distracao externa.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 21 de Setembro de 2016, 20:41:02
legal hein Faustino?


Pabllo Tacyanno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 330
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 21 de Setembro de 2016, 20:59:47
Respirei fundo..
Nikon D7200, Nikkor 85mm 1.8g + Sigma ART 18-35 1.8.
Flashes, leds e lâmpadas dentro de papelões...


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #7 Online: 21 de Setembro de 2016, 21:01:11
Uma conhecida minha parou de pintar. Quando eu peeguntei o motivo ela disse que era pq todo mundo na cidade estava pintando tambem, e ela se sentia apenas mais uma.

Eu disse a ela que ao invez de parar de pintar ela deveria parar de observar o que os outros estavam fazendo como forma de parametro pessoal. E focar na propria pintura e expressao sem a distracao externa.

Aqui se resume tudo.

O cara que processou a ford por copiar sua ideia do parabrisa sofreu muito, pois eles diziam que todos materiais já existiam e ele só tinha juntado as peças, mas no seu ultimo julgamento ele leu uma frase de um escritor famoso e disse; Todas as palavras aqui já existiam, ele apenas juntou e deu uma nova forma a eles.  Onde eu quero chegar é que existem infinitas possibilidades, e sempre vamos transformar algo como o Croix citou


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #8 Online: 21 de Setembro de 2016, 21:39:42
Acho que cada foto é única, pq é uma extensão de cada um, e cada um é único em si.
A graça acho que não é criar algo novo, e sim criar o seu próprio jeito de registrar aquele momento.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 21 de Setembro de 2016, 21:55:21
Acho que voces estao saindo pela tangente do assunto principal.

A questao central eh que a maioria de nos nao sao Sheakspeares, inventores de parabrisa ou Picassos. A maioria de nos nao esta fazendo nada original. A maioria esta fazendo uma derivacao do que um monte de gente ja fez antes.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 21 de Setembro de 2016, 21:57:45
Acho que cada foto é única, pq é uma extensão de cada um, e cada um é único em si.
A graça acho que não é criar algo novo, e sim criar o seu próprio jeito de registrar aquele momento.

A que nivel voce diz que cada foto eh unica? Porque obviamente cada foto eh unica por ter sido tirada em um local ou momento diferente da outra.

Mas ate onde 300 milhoes de fotos de flores ou do por do sol sao "unicas"?

Acho que isso eh papo paz e amor feito pra agradar todo mundo e nao partir o coracao de milhares de fotografos que estao fazendo fotos cliches.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 21 de Setembro de 2016, 22:13:07
Sempre falo isso quando alguém vem com esse papo de clichê na fotografia.
Com a quantidade de gente que já viveu e vive fotografando, o advento da fotografia digital, a chance de existir uma foto inédita é minima.
Principalmente na fotografia social.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #12 Online: 21 de Setembro de 2016, 22:32:21
Acho que voces estao saindo pela tangente do assunto principal.

A questao central eh que a maioria de nos nao sao Sheakspeares, inventores de parabrisa ou Picassos. A maioria de nos nao esta fazendo nada original. A maioria esta fazendo uma derivacao do que um monte de gente ja fez antes.

Confesso que me enquadro nessa, meus clientes geralmente querem ensaios nos mesmos lugares que a maioria faz, nos mesmos pontos que milhares já tiraram, na mesma posição, isso me incomodava muito, sempre sugeria lugares diferentes, até que minha esposa me alertou que para aquela cliente, aquela foto era única, então desencanei... agora com relação a fotos autorais, buscamos outros olhares, outros ângulos e é exatamente o que outros já fizeram ou farão... é de se pensar.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 21 de Setembro de 2016, 22:39:37
Eu tinha fotografia autoral em mente quando criei o topico, e nao fotografia comercial.

De forma controversa, fotografia comercial eh o lugar onde imitacao tem mais valor pratico do que originalidade.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #14 Online: 22 de Setembro de 2016, 02:56:38
Acho que voces estao saindo pela tangente do assunto principal.

A questao central eh que a maioria de nos nao sao Sheakspeares, inventores de parabrisa ou Picassos. A maioria de nos nao esta fazendo nada original. A maioria esta fazendo uma derivacao do que um monte de gente ja fez antes.
Eu falei que a questao nao eh fazer algo onovador. O inivador eh consequencia. A ideia de ser inovador e unico vem da cultura de uma sociedade marketeira, que vende imagem e aparencia antes de tudo, e nao focado no si.

A maioria nao eh Picasso pq a maioria quer mostrar diferencial aos outros e a si mesmo usando os outros como oarametro e medida,  e nao atento a propria expressao.

Nao vou repetir tudo.
« Última modificação: 22 de Setembro de 2016, 02:59:03 por C R O I X »