Autor Tópico: Abertura F91  (Lida 2763 vezes)

MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Online: 09 de Dezembro de 2006, 11:00:24
F1.0, F1.1, F1.2, F1.4, F1.6, F1.8, F2.0, F2.2, F2.5, F2.8, F3.2, F3.5, F4.0, F4.5, F5.0, F5.6, F6.3, F7.1, F8.0, F9.0, F10, F11, F13, F14, F16, F18, F20, F22, F25, F29, F32, F36, F40, F45, F51, F57, F64, F72, F81, F91

Na 400D

veja o link http://64.233.179.104/translate_c?hl=pt-BR...6lr%3D%26sa%3DG


Pra que tdo isso? Qual a diferença? É tdo isso mesmo?
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2006, 11:11:34
Isto não existe, a abertura depende da lente e não da câmera e não tem lente que tenha esta abertura.
Este valor deve ser teórico.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #2 Online: 09 de Dezembro de 2006, 11:46:25
Citar
Isto não existe, a abertura depende da lente e não da câmera e não tem lente que tenha esta abertura.
Este valor deve ser teórico.
Existe sim. Em lentes eletronicamente controladas a variação é contínua, sem click-stops, e aí a abertura pode assumir qualquer valor. Há que se distinguir entre os stops convencionais e a abertura efetiva.

O mesmo se dá com lentes antigas sem click-stops (aliás, por isso mesmo as adoro).


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 09 de Dezembro de 2006, 11:54:36
Me mostra uma.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 09 de Dezembro de 2006, 12:09:11
Citar
Me mostra uma.
Paulo, eu hoje em dia não tenho mais nenhuma lente contínua. Antes eu tinha a Jupiter-12, diafragma contínuo, e a Jupiter-9 idem (não havia click-stops). Minha Jupiter-9 atual é de montagem m42 e tem click-stops, mas a antiga para RF não tinha. Tinha as posições marcadas no anel como mera referência para o fotôgrafo, mas voc~e parava nelas se quisesse. E aliás, era bem raro.

As lentes mecãnicas com sistema Preset (tenho várias) também têm diafragma contínuo, embora tenham também click-stops. Nessas há um primeiro anel com o click-stop e um segundo anel variável continuamente. Normalmente esse segundo anel serve para abrir e fecha a lente até o diafragma escolhido no anel de click-stop sem olhar, mas um monte de gente simplesmente deixa o anel de click-stop em f22 ou f16 e fecha a lente continualmente. Desse tipo eu tenho várias, a Jupiter-9, a Industar 61 que está para chegar, a Mir 1v, etc. Aliás, é o melhor sistema de lentes mecânicas que existe. Eu estou com problema de diafragma na minha CZJ 50mm Tessar e vou levar para o técnico fazer dela diafragma contínuo, que me dá muito mais controle.


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 09 de Dezembro de 2006, 12:11:15
Não é contínua nem aberturas em 1/3 de stop é com f91 como fala no título do post e a pergunta original.

É só demontar a lente e tirar a bolinha que faz o clik que vira contínua. Já fiz isto com uma lente Pentacon. É uma bilha muito pequena
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2006, 12:12:42 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #6 Online: 09 de Dezembro de 2006, 12:13:45
Citar
Não é contínua nem aberturas em 1/3 de stop é com f91 como fala no título do post e a pergunta original.

É só demontar a lente e tirar a bolinha que faz o clik que vira contínua. Já fiz isto com uma lente Pentacon. É uma bilha muito pequena
Não seria f/9.1?

Porque em uma reflex, mais de f22 é quase impossível.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2006, 12:14:59 por Ivan de Almeida »


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 09 de Dezembro de 2006, 12:15:13
Não, tá lá no DPreview.
O que parece é que ele está citando os valores possíveis da abertura em 1/3 stop.
Aí viraria uma pinhole muito cara.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #8 Online: 09 de Dezembro de 2006, 12:16:28
Citar
Não, tá lá no DPreview.
O que parece é que ele está citando os valores possíveis da abertura em 1/3 stop.
Aí viraria uma pinhole muito cara.
hehehe
discussão boa, mas é só uma dúvida e curiosidade.

abraços
Mateus
 
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #9 Online: 09 de Dezembro de 2006, 13:21:50
Oi Mateus!

O que acontece aí é que o computador da câmera está programado pra reconhecer todos esses valores de abertura. E é bom ter uns a mais do que o normal em vez de ficar faltando alguns, certo? :)

Vai ser muito difícil você pegar uma lente que vá até f/91, da mesma maneira que vai ser bem difícil você ter uma lente f/1.0 (porém menos difícil, existe uma Canon 50mm f/1.0). Mas o computador da câmera aceitaria esses valores. Esses equipamentos são todos programados pra ter uma folga, então isso é perfeitamente aceitável.

Apesar de que, se a gente pensar em teles longas, aquelas além de 600mm, eu acho que elas conseguem aberturas como f/64, por exemplo. Então acho até possível que a 1200mm da Canon consiga fechar em f/91, por que não? Porque em f/64 eu tenho quase certeza que ela fecha.

Abraços!

 -- thiago

EDITADO: Errei! A 1200 só fecha até f/32. Mas pode ser uma Sigma 105mm macro com um TC 2x. A lente fecha em f/45, com o TC 2x deve ir pra f/91.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2006, 13:32:51 por Thiago Sigrist »
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 09 de Dezembro de 2006, 13:27:52
Porque em F91 a difração seria absurda para sensores em formato APS. Não existe para lente 35mm.

Médio formato pode até ser mas acho difícil.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2006, 13:28:42 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #11 Online: 09 de Dezembro de 2006, 13:44:39
Citar
Porque em F91 a difração seria absurda para sensores em formato APS. Não existe para lente 35mm.

Médio formato pode até ser mas acho difícil.
De fato a difração estragaria completamente a imagem.

Mas é possível atingir o valor com alguma combinação bizarra. Só não sei porque alguém faria isso, claro! :laughing:

Já as lentes pra médio formato tipicamente fecham em f/32, 45 ou 64. Mas a menor abertura que eu já vi foi em umas lentes da Schneider pra grande formato, a série Fine Art XXL, que fecham em f/128. Mas são pra grande formato mesmo, 20x24".

Abraços!

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #12 Online: 09 de Dezembro de 2006, 14:32:10
Citar
Oi Mateus!

O que acontece aí é que o computador da câmera está programado pra reconhecer todos esses valores de abertura. E é bom ter uns a mais do que o normal em vez de ficar faltando alguns, certo? :)

Vai ser muito difícil você pegar uma lente que vá até f/91, da mesma maneira que vai ser bem difícil você ter uma lente f/1.0 (porém menos difícil, existe uma Canon 50mm f/1.0). Mas o computador da câmera aceitaria esses valores. Esses equipamentos são todos programados pra ter uma folga, então isso é perfeitamente aceitável.

Apesar de que, se a gente pensar em teles longas, aquelas além de 600mm, eu acho que elas conseguem aberturas como f/64, por exemplo. Então acho até possível que a 1200mm da Canon consiga fechar em f/91, por que não? Porque em f/64 eu tenho quase certeza que ela fecha.

Abraços!

 -- thiago

EDITADO: Errei! A 1200 só fecha até f/32. Mas pode ser uma Sigma 105mm macro com um TC 2x. A lente fecha em f/45, com o TC 2x deve ir pra f/91.
Valeu Thiago.
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #13 Online: 10 de Dezembro de 2006, 16:33:15
Outro dia acompanhei um trabalho com um fotógrafo em Belo Horizonte que usava um back digital de 22 ou 19 megapixels da Sinar, lente Sinar também. A lente tinha abertura contínua, sem pontos pré-estabelecidos. Mas acho que chegavam só até 32 ou 64.

até,  


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #14 Online: 11 de Dezembro de 2006, 09:14:28
Citar
Citar
Não é contínua nem aberturas em 1/3 de stop é com f91 como fala no título do post e a pergunta original.

É só demontar a lente e tirar a bolinha que faz o clik que vira contínua. Já fiz isto com uma lente Pentacon. É uma bilha muito pequena
Não seria f/9.1?

Porque em uma reflex, mais de f22 é quase impossível.
Ivan, eu tenho uma Sigma 105mm f/2.8 MACRO EX DG e ela fecha até f/45.

Abraços
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching