Autor Tópico: Captação de múltiplos audios  (Lida 9171 vezes)

bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Abril de 2016, 23:42:04
Pessoal, boa noite!

Tenho me aventurado um pouco em vídeo, e agora estou tendo um pouco de dificuldade que deve ser comum pra todos que começam a trabalhar com vídeo: o áudio.

Já fiz uma pequena pesquisa (aqui no fórum e pela internet) e vi algumas possibilidades. O pequeno problema é que as opções que encontrei são todas muito caras.

Como em fotografia eu sei que existem as alternativas mais econômicas, gostaria de saber de quem tem experiência quais são as opções que eu tenho em relação aos gravadores, como o Zoom H4n.

Notei que existe também a opção de receptor/transmissor. Pelo que pesquisei, a marca mais em conta é a Azden, que no MercadoLivre não sai por menos de mil reais! :eek:

O perfil principal de vídeos que preciso trabalhar no momento é de entrevista/conversa. Gostaria da possibilidade de gravar também vídeos do tipo debate, onde preciso captar o áudio de pelo menos 4 pessoas.

Será que alguém consegue me dar uma luz em relação a isso?

Desde já agradeço!


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 28 de Abril de 2016, 10:51:25
Minha solução não é nada portátil, mas uso pra música em estúdio, então meu equipamento fica sempre parcialmente montado. Eu uso uma interface de áudio USB, exatamente esta aqui:
http://www.akaipro.com/product/eie

Só que um negócio destes é grande, complicado e precisa de um computador, cabos e microfones externos pra funcionar.

Não lembro se foi você que perguntou, mas a solução com microfone de alta qualidade ligado ao smartphone te atende? Tem umas opções razoavelmente em conta na BH.
http://www.mediacore.com/blog/ultimate-guide-to-smartphone-and-tablet-video
http://www.bhphotovideo.com/bnh/controller/home?O=&sku=1186598&gclid=Cj0KEQjw6Ya5BRDdyOewyo_Z_64BEiQA-fVKeyIof5w92rJb-GOLBB_2S9ARLjaKycN8GLurLvBkMcMaAi588P8HAQ&is=REG&ap=y&c3api=1876%2C52934714882%2C&A=details&Q=
http://www.bhphotovideo.com/c/product/1021109-REG/zoom_ziq5b_ios_lightning_stereo.html/prm/alsVwDtl

Dependendo de onde as pessoas estão (sala fechada ou a céu aberto, etc.) e do ruído de fundo (que inviabiliza microfone omnidirecional), pode ser necessário usar microfones individuais. Aí a solução do PC começa a parecer melhor.



Gabriel Arieira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 394
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 28 de Abril de 2016, 11:44:14
Caramba Felipe, esse da rode ai me impressionou. Se manter a qualidade dos microfones externos para câmeras, vai aos poucos reduzir a demanda de Câmeras para vídeos.
Canon 80D + Sigma Art 18-35 f/1.8


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 28 de Abril de 2016, 11:52:01
Dependendo de onde as pessoas estão (sala fechada ou a céu aberto, etc.) e do ruído de fundo (que inviabiliza microfone omnidirecional), pode ser necessário usar microfones individuais. Aí a solução do PC começa a parecer melhor.

Obrigado pelas dicas! :ok:

Essa da Rode eu tinha visto um parecido, só que de lapela. Daí o esquema é gravar pelo celular e sincronizar pelo computador o áudio na pós, é isso?

Desculpe a ignorância, mas num setup como no vídeo abaixo, provavelmente qual foi a configuração se a gente imaginar o vídeo sendo gravado com uma DSLR necessitando certa mobilidade (não em um ambiente controlado, como um estúdio de TV).

https://youtu.be/BVgdsxzHvYs?t=33s
« Última modificação: 28 de Abril de 2016, 11:54:06 por bfscf »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 28 de Abril de 2016, 13:44:29
Este vídeo foi gravado com microfone de lapela...

Não tem muito jeito: se houver muito ruído de fundo, ou se tem que usar microfone próximo da cabeça das pessoas ou direcionais, possivelmente os dois. Se a DSLR precisa se mover pra lá e pra cá, o melhor é desacoplar o microfone da câmera. Só que aí vai entrar o operador de áudio. Até então, esse cara ficava com aquela haste (não sei o nome daquilo) em cima da cena, e o microfone ligado à câmera. Agora, vai ficar com um pau-de-selfie com celular na ponta...  :ponder:


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 28 de Abril de 2016, 14:25:19
Este vídeo foi gravado com microfone de lapela...

Não tem muito jeito: se houver muito ruído de fundo, ou se tem que usar microfone próximo da cabeça das pessoas ou direcionais, possivelmente os dois. Se a DSLR precisa se mover pra lá e pra cá, o melhor é desacoplar o microfone da câmera. Só que aí vai entrar o operador de áudio. Até então, esse cara ficava com aquela haste (não sei o nome daquilo) em cima da cena, e o microfone ligado à câmera. Agora, vai ficar com um pau-de-selfie com celular na ponta...  :ponder:

Pois é, mas eu sou tão iniciante que não sei nem como eles fizeram esse setup. Eu imagino que tenham ligado cada microfone desses num transmissor, e daí tenha gravado o áudio através de um receptor num gravador (Zoom H4n?). Depois na pós usaram algum programa [tipo Plural Eyes?] pra sincronizar ao vídeo. Será?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 28 de Abril de 2016, 15:53:25
Existem transmissores-receptores, que você pode ligar em qualquer das opções abaixo. A vantagem é só eliminar cabos.

Quando vc liga os microfones à câmera, têm como vantagem agilizar a edição, pois o áudio já sai sincronizado. Caso precise de vários microfones, vc pode usar um mixer, onde vc conecta todos os microfones (ou receptores) e pode ajustar o volume de cada um. O problema neste caso é que o som de todos os microfones fica misturado; se um dos microfones ficar mais alto ou mais baixo, sua edição será mais trabalhosa, porque vc terá que aumentar o ganho toda vez que alguém falar naquele microfone. Dá pra fazer, mas é chato.

Você pode ligar cada microfone a um gravador separado (seja celular ou gravador dedicado), depois passar cada faixa pro PC e mixar o áudio (eliminar ruídos de fundo, equalizar vozes, etc. Pode até usar software gratuito. Recomendo o Audacity), e finalmente inserir o áudio no vídeo.

Você pode usar aquela interface de PC que eu mostrei, que vai gravar todas as faixas de áudio de uma vez no computador, facilitando a mixagem. Depois, vc passa o áudio mixado pro programa de edição de vídeo.

Finalmente, se coloca o áudio no vídeo. Eu usava o KDEnlive, que é um editor não-linear pra Linux, mas tenho certeza que existem opções muito melhores. Estou começando a usar o DaVinci Resolve, mas ainda não cheguei a ver se ele é bom nisso.

Que fique bem claro que também não entendo muito da captação de áudio pra vídeo. Só conheço um pouco de gravação musical e já fiz umas poucas vezes edição básica de vídeo.
« Última modificação: 28 de Abril de 2016, 16:08:49 por felipemendes »


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 08 de Agosto de 2016, 12:58:08
Pessoal, apenas uma atualização sobre o assunto do tópico: eu acabei adquirindo o Tascam DR-05. Dependendo do desenrolar dos meus trabalhos, também comprarei um lavalier wireless e um boom, mas por enquanto o gravador com um lapela comum parece o suficiente para as minhas necessidades.

Ainda não pude fazer nenhum teste com ele pois ainda não o recebi, mas li e assisti muitas resenhas (a maioria comparando com o seu concorrente mais direto: Zoom H1). Dois fatores foram determinantes na minha escolha: ter uma qualidade melhor de acabamento [pois vou usá-lo principalmente em externas] e o preço mais acessível — apesar de ter pago o mesmo preço do Zoom H1.

Existem transmissores-receptores, que você pode ligar em qualquer das opções abaixo. A vantagem é só eliminar cabos.

Quando vc liga os microfones à câmera, têm como vantagem agilizar a edição, pois o áudio já sai sincronizado. Caso precise de vários microfones, vc pode usar um mixer, onde vc conecta todos os microfones (ou receptores) e pode ajustar o volume de cada um. O problema neste caso é que o som de todos os microfones fica misturado; se um dos microfones ficar mais alto ou mais baixo, sua edição será mais trabalhosa, porque vc terá que aumentar o ganho toda vez que alguém falar naquele microfone. Dá pra fazer, mas é chato.

Você pode ligar cada microfone a um gravador separado (seja celular ou gravador dedicado), depois passar cada faixa pro PC e mixar o áudio (eliminar ruídos de fundo, equalizar vozes, etc. Pode até usar software gratuito. Recomendo o Audacity), e finalmente inserir o áudio no vídeo.

Descobri (e também ainda não usei) o Plural Eyes que havia citado realmente é a melhor opção, ele parece otimizar consideravelmente qualquer workflow envolvendo sincronia de audio com vídeo. Segue abaixo uma resenha abaixo (é tanta babação que chega a ser divertido).

https://www.youtube.com/watch?v=VgQaTltMSnU
« Última modificação: 08 de Agosto de 2016, 13:00:16 por bruno_sfc »


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Outubro de 2016, 18:24:20
Mais uma atualização! Estou muito satisfeito com o Tascam, mas hoje vi este vídeo sobre um dispositivo (hack) que melhor consideravelmente o audio captado diretamente da câmera: https://www.youtube.com/watch?v=U5nOkyiu3qQ

 :clap:


Alex Pinho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Masculino
  • Repórter Cinematográfico e Fotógrafo
Resposta #9 Online: 09 de Outubro de 2016, 10:21:49
Não cheguei a ler atentamente os outros posts então me desculpe se for repetitivo em algum ponto. Primeiramente para vc gravar mais de uma pessoa (áudio) em câmeras DSLR obrigatoriamente vc vai ter que fazer isso com um Mixer de áudio pois essas cãmeras possuem somente uma entrada de áudio. Câmeras DSLR são câmeras fotográficas que gravam vídeo, não são câmeras de video que normalmente tem duas entradas de áudio , sendo que vc usa a primeira para o áudio do mic do entrevistado e segundo para o "Som Ambiente", então não possuem um sistema muito bom para isso e poucos recursos para tal tarefa. Profissionais que usam esse tipo de equipamento para Documentários e etc. usam sempre o chamado "Som Direto" como era feio antigamente em película, ou seja, o som é gravado em outro dispositivo e depois mixado na edição. Existe uma infinidade de programas que fazem isso e cabe uma pesquisa na internet para escolher o que melhor se adapta ao seu caso. Microfones de lapela ou "Direcional" que é usado com uma vara "Boom" tendo uma pessoa operando esse dispositivo por cima do entrevistado um pouco acima da linha de teto da imagem. Acho bem bom esse tipo de modo pois vc pode fazer isso com 2 Mic. em vez d 4 lapelas que torna um custo maior . O problema desse tipo de operação é que vc vai precisar de uma pessoa para cada Boom. Espero ter ajudado. Não vou dar opinião sobre equipamentos pois estou meio por fora dos últimos lançamentos mas sempre trabalhei com a linha Seenheiser. Espero ter ajudado.
Repórter Cinematográfico e Fotógrafo .


michelrms

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #10 Online: 14 de Outubro de 2016, 00:54:45
Vou tentar acrescentar alguns tostões à conversa.

Quanto mais pessoas falando, mais complexidade você vai ter no teu projeto. E sincronizar áudio com vídeo realmente parece uma tarefa cabeluda, mas na real, acaba sendo uma ação muito mais mecânica do que difícil, tecnicamente falando. E programas como o Plural Eyes ajudam bastante na hora de fazer isso.

Comecei trabalhando com vídeo, fazendo som direto, e sou um ferrenho defensora de áudio captado fora da câmera. Por todas as vantagens que isso te trás na pós produção. Mas se tu já tens um Tascam (se eu não me engano o DR-05 tem até algumas vantagens em relação ao H4N) isso meio que já fica resolvido.

O grande segredo do áudio (assim como tudo relacionado a audiovisual) é montar e teste todo o set com carinho. Verificar se os volumes estão equilibrados, ajustar tudo e testar. Inclusive numa hora de desespero, improvisa um microfone de lapela com um fone de ouvido ligado num celular que tenha app de gravação de áudio. Funciona que é uma beleza.

Ah, tome cuidado com microfones de lapela de marcas xing-ling. O Boya sem fio tem qualidade de som e, mas tem um pequeno delay. Essas marcas genéricas tem essas desvantagens. E sempre que possível use a conexão XLR/CANON do gravador. Ela serve para filtrar interferência eletromagnética. O que é uma benção!
« Última modificação: 14 de Outubro de 2016, 00:57:55 por michelrms »