Autor Tópico: Lente 85mm f/1.8usm  (Lida 2420 vezes)

nathaliacouto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 22 de Setembro de 2016, 12:12:28
Olá!
Tenho uma câmera EOS Rebel T2i e queria comprar novas lentes. Olhando pelo site, gostei bastante da 85mm f/1.8, tem tudo que eu quero. Mas li em alguns sites que em câmeras que não sejam fullframe essa lente tende a se tornar uma 135mm ou um pouco maior do que a 85. Como ainda não entendo tanto de câmeras e lentes, gostaria da ajuda de vocês para descobrir se posso comprar essa lente para usá-la com minha Rebel T2i.
Obrigada!
« Última modificação: 22 de Setembro de 2016, 12:13:11 por nathaliacouto »


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #1 Online: 22 de Setembro de 2016, 12:22:43
Nathalia, muita gente recomenda, para o uso em crop, a 50mm (que vai dar uma visão de 80mm no crop) ou até mesmo a 35mm (que vai dar uma visão de 55 no crop). Vai muito do estilo de fotografar.

Tem os que usem FF e gostem de fazer ensaios só com a 135mm, que eu particularmente acho meio fechada. Ela tem o fator limitante "espaço", pois para enquadramentos de corpo inteiro precisas de mais de 5m do sujeito. Mas em contrapartida ela oferece um bokeh legal e um DOF que permite o fundo ficar desfocado sem tirar nada do sujeito do plano de foco.

Eu recomendo fortemente que testes as DF's antes. A minha preferida para ensaios é a 85mm, então se pensas em ter uma FF em breve, até vale a pena investir numa. Se pensas em ficar com a crop, recomendo no máximo uma 50mm como única lente. Abraços.
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


Luiz_Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Setembro de 2016, 14:33:38
Oi Nathalia

Eu tenho a 85mm em uma cropada (60D) e gosto muito do resultado. O único porém é que você precisa de um bom espaço. Bom espaço mesmo.  :ponder:

Domingo pretendo sair com ela tirar umas fotos e, se você quiser, coloco aqui a distância para caber o corpo todo no frame.

Ano passado comprei a 50 STM e, na minha opinião, acredito que vai valer mais a pena do que a 85mm. A nova 50mm está com cores e nitidez muito mais próximas da 85mm (tanto que tenho algumas fotos que tirei com cada lente e levei para uma reunião de um clube fotográfico e praticamente ninguém soube dizer qual era qual).


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Setembro de 2016, 14:34:21
O colega já resumiu bem. A 85mm na T2i vai te limitar muito a retratos e se afastando um pouco a meio corpo. Eu recomendaria uma 50mm 1.8 STM, perfeita para retratos de meio corpo e se afastar um pouquinho dá pra compor melhor que a 85mm.
Eu tinha a antiga 50mm, troquei semana passada pela 50 STM e ela é um ótimo investimento fez um par perfeito com minha 5D, mas no FF.
Qual seu propósito de uso da lente, quais já tem? Por que dependendo do uso tem a 24mm 2.8 STM, a 40mm 2.8 STM, como primeira e única lente podem ser cotadas também.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 22 de Setembro de 2016, 15:38:26
A melhor forma de testar se o ângulo equivalente que os colegas estão falando vai lhe agradar é pegar alguma lente sua (ou emprestada), tipo uma 18-135 ou 55-250 (que são bem populares, e talvez você consiga uma), colocar o zoom na distância focal de 85mm e ver o que acha do ângulo! Se gostar, aí a 85mm f/1.8 dará show, pois entrega mais qualidade de abre um leque de possibilidades para brincar com o DOF mais curto. Eu tenho uma e uso hoje na minha 5D que é full-frame, mas comprei quando ainda tinha uma T4i e já adorava o resultado. Mas, realmente, precisa se afastar bastante do assunto para conseguir enquadrar.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Pablo__ol

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 22 de Setembro de 2016, 21:01:23
Ei Luiz_henrique, rola de você postar as fotos mesmo ?

Tô namorando essa lente há temposss, ia me da de presente de natal, fiquei tão animado com o DOF, que nem considerei o espaço ate o assunto  :aua: :aua: :aua: e agora fiquei na dúvida, pois tenho uma 60D.
60D| 50 1.4 | 24-105 4L | 70-200 4L


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 22 de Setembro de 2016, 21:08:20
Ei Luiz_henrique, rola de você postar as fotos mesmo ?

Tô namorando essa lente há temposss, ia me da de presente de natal, fiquei tão animado com o DOF, que nem considerei o espaço ate o assunto  :aua: :aua: :aua: e agora fiquei na dúvida, pois tenho uma 60D.

Com a 70-200 e a 24-105 que vc tem da pra saber.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Pablo__ol

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 23 de Setembro de 2016, 00:17:03
Com a 70-200 e a 24-105 que vc tem da pra saber.

Vdd rs.  :assobi: :assobi:
60D| 50 1.4 | 24-105 4L | 70-200 4L


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #8 Online: 23 de Setembro de 2016, 09:42:51
Tem os que usem FF e gostem de fazer ensaios só com a 135mm, que eu particularmente acho meio fechada. Ela tem o fator limitante "espaço", pois para enquadramentos de corpo inteiro precisas de mais de 5m do sujeito. Mas em contrapartida ela oferece um bokeh legal e um DOF que permite o fundo ficar desfocado sem tirar nada do sujeito do plano de foco.

Atualmente 70% dos meus ensaios tem sido com a 135mm 2.0, 15% com a 85 e 15% com uma 35 (com câmera FF). Para o meu estilo de ensaios esse tipo de lente é ótimo.

Mas... o interessante seria você testar antes de comprar, pois para o seu estilo pode ser bem fechado e te limitar, sei lá.
« Última modificação: 23 de Setembro de 2016, 09:43:48 por jefersonperrot »
Canon


Germano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
Resposta #9 Online: 23 de Setembro de 2016, 11:26:02
Eu comprei essa lente qdo tinha apenas a do kit. Recebi a lente em casa, já era tarde da noite. Espetei na câmera, olhei pelo viewfinder e pensei: meu Deus, q merda queu fiz!
Final de semana seguinte, saí pra fotografar com ela e foi só alegria. Fiquei todo bobo vendo as fotos q tinha tirado com essa lente.
É claro q não dá pra viver só com ela mas essa lente sempre vai na minha bolsa de transporte. Minha 70-200 f4 ficou de lado. A 85mm já vai lá na frente em cropadas e é muito mais fácil de carregar.

Vlw


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 23 de Setembro de 2016, 12:13:28
Eu comprei essa lente qdo tinha apenas a do kit. Recebi a lente em casa, já era tarde da noite. Espetei na câmera, olhei pelo viewfinder e pensei: meu Deus, q merda queu fiz!


Tive a mesma reação :hysterical:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Luiz_Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 23 de Setembro de 2016, 12:16:44
Eu comprei essa lente qdo tinha apenas a do kit. Recebi a lente em casa, já era tarde da noite. Espetei na câmera, olhei pelo viewfinder e pensei: meu Deus, q merda queu fiz!

Tive a mesma reação :hysterical:

Eu também!  :hysterical:  :hysterical:  :hysterical:



Leo P

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #12 Online: 23 de Setembro de 2016, 16:29:34
Eu comprei essa lente qdo tinha apenas a do kit. Recebi a lente em casa, já era tarde da noite. Espetei na câmera, olhei pelo viewfinder e pensei: meu Deus, q merda queu fiz!
...

Comigo foi o contrário. Comprei ela pra usar na full frame e achei que nunca iria usar na APS-C pelo ângulo fechado, mas comprei em uma viagem e só estava com uma Rebel SL1 para testar. Com a certeza de que não ficaria legal, "espetei" a lente na câmera, testei e me apaixonei pela "135mm"! kkkkk
« Última modificação: 23 de Setembro de 2016, 16:29:50 por Leo P »


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #13 Online: 23 de Setembro de 2016, 19:24:54
135mm, principalmente a 135mm f/2.0 L, é viciante!