Autor Tópico: Adaptador pra filtros de telescópio?  (Lida 3798 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.479
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Online: 22 de Setembro de 2016, 23:32:48
Pessoal,

Comprei um filtro UHC (narrow-band) pra colocar nas minhas lentes pra fazer umas fotos legais do céu. Mas acontece que este filtro é 2", pois é pra ser usado em telescópios, e não achei nenhum anel adaptador de milímetros pra polegadas. Claro que sempre tem como adaptar com fita, mas não é o que eu queria.

Alguém aí sabe uma maneira elegante de adaptar anéis em polegadas pra lentes em milímetros?

Obrigado!


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 23 de Setembro de 2016, 10:00:06
Dá uma olhada na BH, na Adorama e principalmente na Amazon que como é "market share" concentra muitos revendedores de produtos chineses.

Enviado de meu GT-P5110 usando Tapatalk

Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


jtitton

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 23 de Setembro de 2016, 10:09:10
Pessoal,

Comprei um filtro UHC (narrow-band) pra colocar nas minhas lentes pra fazer umas fotos legais do céu. Mas acontece que este filtro é 2", pois é pra ser usado em telescópios, e não achei nenhum anel adaptador de milímetros pra polegadas. Claro que sempre tem como adaptar com fita, mas não é o que eu queria.

Alguém aí sabe uma maneira elegante de adaptar anéis em polegadas pra lentes em milímetros?

Obrigado!

Colega

Você tem exatamente o que eu queria comprar, esse filtro. Desisti de comprar pois não sabia como fazer para encaixar na lente. Procurei adaptadores e também não encontrei algo útil. Qual filtro você comprou (marca, modelo, etc...)?
No pior dos casos, uma gambirra no capricho resolve tudo e ainda fica o sentimento de "rááá, yé yé... sou f..a"
No modo gambirra, com fita, você achou que valeu a pena o investimento?
Canon 6D
Astrofotografia, paisagens, coisas legais e o que der vontade.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.479
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 23 de Setembro de 2016, 14:20:43
Colega

Você tem exatamente o que eu queria comprar, esse filtro. Desisti de comprar pois não sabia como fazer para encaixar na lente. Procurei adaptadores e também não encontrei algo útil. Qual filtro você comprou (marca, modelo, etc...)?
No pior dos casos, uma gambirra no capricho resolve tudo e ainda fica o sentimento de "rááá, yé yé... sou f..a"
No modo gambirra, com fita, você achou que valeu a pena o investimento?

Eu comprei esse aqui:
https://www.amazon.com/gp/product/B00OXKFQ2K/

Ainda não chegou, então não sei se valeu a pena. Levando em conta que existem destes filtros desde 40 até 300 dólares, não tenho muitas esperanças que seja excepcional.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.479
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 25 de Setembro de 2016, 20:04:45
Eu não fui muito esperto. Um filtro 2" tem diâmetro 50.8mm, ou seja, nem chega a cobrir o diâmetro de um filtro "pequeno" 52mm. A maioria das minhas lentes pra astrofotografia tem filtro 58mm ou maior. Logo o filtro 2" teria utilidade bem limitada. Desmontando o filtro do vidro, eu consigo colocar dentro de um adaptador Fuji X x M42 (ficaria entre a câmera e a lente), mas continua limitado.

Medindo a baioneta e sensor, vi que consigo colocar diretamente sobre o sensor um filtro 1.25", e vai caber certinho. Com isso, vou poder fotografar com qualquer lente. Só vai ser chato colocar e tirar o filtro da câmera. A ideia é mais ou menos essa:
https://www.optcorp.com/astronomik-eos-clip-uhc.html

Quando chegar, mostro como ficou.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.479
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 05 de Outubro de 2016, 11:26:07
Pra dar o retorno, chegou o filtro 1.25". A adaptação direto em cima do sensor da câmera, apesar de possível, vai trazer desafios que eu não esperava, e cuja solução provavelmente vai passar por uma impressora 3d.

Indo pelo caminho mais fácil, o filtro serviu na minha lente Super Takumar 200mm f/4, sem nenhum esforço. Na lente do meio, o anel está instalado diretamente sobre o encaixe M42. Na esquerda, com o adaptador Fuji X pra M42, e na direita, só o filtro:


Serviu também na Rokinon 12mm, porém este filtro não é pra ser usado em lentes wide, causando um color cast bem forte nas bordas. Serve também na Rokinon 85mm com um anel adaptador. Minha Nikon 180mm f/2.8 chega neste sábado, tenho quase certeza que precisarei de um adaptador também. No final das contas, pode ser mais fácil construir suportes para meus adaptadores de lente, pra ter uma solução única pra todos os casos.

A imagem não está 100%, imagino que porque o filtro está com micro-sujeiras que influenciam muito mais por trás que pela frente da lente. Além disso, qualquer desalinhamento do filtro com a lente causa deterioração da imagem.

Segue o esforço, os resultados são promissores.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2016, 11:29:29 por felipemendes »


jtitton

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 27 de Outubro de 2016, 09:59:15
Rapaz...
E aqueles filtros clip-on para canon da Astronomik? Eu tenho uma vontade danada de tentar um desses.
Uma que os filtros normais são para as objetivas de telescópio, bem pequenas, então só no modo gambiarra para ficar +-. Li num site que o filtro tem q estar exatamente colocado para que seja possível focalizar todo frame. Não sou tão bom assim na gambiarra.
Esses filtros são instalados dentro da camera, porém... vem da Alemanha e custam caro.

http://www.astronomik.com/en/clip-filter-fur-canon-vollformat.html
Canon 6D
Astrofotografia, paisagens, coisas legais e o que der vontade.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.479
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 27 de Outubro de 2016, 12:15:55
Rapaz...
E aqueles filtros clip-on para canon da Astronomik? Eu tenho uma vontade danada de tentar um desses.
Uma que os filtros normais são para as objetivas de telescópio, bem pequenas, então só no modo gambiarra para ficar +-. Li num site que o filtro tem q estar exatamente colocado para que seja possível focalizar todo frame. Não sou tão bom assim na gambiarra.
Esses filtros são instalados dentro da camera, porém... vem da Alemanha e custam caro.

http://www.astronomik.com/en/clip-filter-fur-canon-vollformat.html

No meu caso, se usar lentes longas Full Frame (estou usando a 200mm f/4 Super Takumar e mais recentemente a Nikon 180mm f/2.8) consigo uma exposição uniforme em todo o quadro com este filtrinho, lembrando que a imagem "encolhe", inverte e é projetada no sensor. Então um filtro bem menor que a abertura traseira da lente seria suficiente. O grande problema é que, como a imagem que passa pelo filtro é menor, qualquer defeitinho no filtro causa um estrago grande na imagem.

Não estou conseguindo acertar o foco no infinito de jeito nenhum. Se fosse prático, eu faria uma exposição sem o filtro pra detalhes, com a câmera focada corretamente no infinito, e uma com o filtro pra melhorar as cores. Mas futucar a câmera no escuro, no Skytracker é um desespero.

Consigo facilmente adaptar na 12mm Rokinon, mas aí as bordas ficam manchadas. Mas isso é pela natureza do filtro, não pelo método de montagem.

Eu sempre achei que filtros planos atrás da lente não fossem dar problema de foco, mas aparentemente eu estava errado. Ainda não entendi como acertar, mas continuo tentando.
« Última modificação: 27 de Outubro de 2016, 12:19:41 por felipemendes »


jtitton

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 27 de Outubro de 2016, 12:48:18
Filtro plano atrás da lente...
Como vc fez isso? É no sensor ou mais acima?
Canon 6D
Astrofotografia, paisagens, coisas legais e o que der vontade.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.479
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 27 de Outubro de 2016, 15:07:57
Filtro plano atrás da lente...
Como vc fez isso? É no sensor ou mais acima?

Tá na foto acima. Ele encaixa perfeitamente na Super Takumar 200mm. Como uso Fuji, o filtro fica todo dentro do adaptador M42 x Fuji. Estou vendo como fazer também um suporte que pode ser colocado direto em cima do sensor junto com o filtro. Ou vou imprimir em 3d ou fazer em corte de acrílico a laser.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.479
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 01 de Junho de 2020, 23:18:06
Tá na foto acima. Ele encaixa perfeitamente na Super Takumar 200mm. Como uso Fuji, o filtro fica todo dentro do adaptador M42 x Fuji. Estou vendo como fazer também um suporte que pode ser colocado direto em cima do sensor junto com o filtro. Ou vou imprimir em 3d ou fazer em corte de acrílico a laser.

...quase quatro anos depois, finalmente imprimi a moldura pra colocar o filtro na frente da câmera:


Pra quem quiser reproduzir, publiquei no Thingiverse. Só funciona com lentes e adaptadores manuais. Lentes com contatos não vão encaixar, e existe o risco de danificar a lente.