Autor Tópico: Foto estourada, mesmo com fotometro em 0, porque?  (Lida 7617 vezes)

nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #30 Online: 24 de Agosto de 2018, 14:46:16
Segundo o Manual da D750:

   
Matriz: medição matricial da cor 3D III (objetivas tipo G, E e D); medição matricial da cor III (outras objetivas com CPU).
Central ponderada: ponderação de aproximadamente 75% atribuída ao círculo de 8 mm no centro do enquadramento. O diâmetro do círculo pode ser alterado para 6, 10 ou 13 mm ou a ponderação pode ser baseada na média do enquadramento completo.
Localizada: mede o círculo com o diâmetro de cerca de 3,5 mm (cerca de 2,5% do enquadramento) centrado no ponto de focagem selecionado.
Ponderada às luzes: disponível com objetivas do tipo G, E e D.

Então a Localizada (pontual) faz a fotometria pelo ponto selecionado...
Faz tempo que li isso. Acho que era referente à 70D ou à 80D. Não sei se a 5d MK III é assim também.
Mas na Canon o nome é medição pontual. Não "localizada". Isso acho que já pode indicar uma diferença.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk



penna_i

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • I am a passenger
Resposta #31 Online: 24 de Agosto de 2018, 15:01:07
Segundo o Manual da D750:

   
Matriz: medição matricial da cor 3D III (objetivas tipo G, E e D); medição matricial da cor III (outras objetivas com CPU).
Central ponderada: ponderação de aproximadamente 75% atribuída ao círculo de 8 mm no centro do enquadramento. O diâmetro do círculo pode ser alterado para 6, 10 ou 13 mm ou a ponderação pode ser baseada na média do enquadramento completo.
Localizada: mede o círculo com o diâmetro de cerca de 3,5 mm (cerca de 2,5% do enquadramento) centrado no ponto de focagem selecionado.
Ponderada às luzes: disponível com objetivas do tipo G, E e D.

Então a Localizada (pontual) faz a fotometria pelo ponto selecionado...


Uma coisa interessante que fiz, para melhorar essa questão de fotometrias muito diferentes quando se compara fotometria ponderada central e modo matriz VERSUS pontual (ponto de foco), é deixar algum botão FN de acesso fácil/rápido destinado a foco pontual, então se estiver fazendo fotometria matriz (padrão que uso), mas achar que o objeto focado/alvo ficará escuro demais ou claro demais, é só tocar o botão FN que ele me mostra a fotometria do ponto focado enquanto pressiono o botao...assim consigo dar uma equilibrada se for necessário
Nikon FM
Fujifilm XT 30
Instagram: Cardiologista_ivan.penna


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 24 de Agosto de 2018, 15:35:41
Faz tempo que li isso. Acho que era referente à 70D ou à 80D. Não sei se a 5d MK III é assim também.
Mas na Canon o nome é medição pontual. Não "localizada". Isso acho que já pode indicar uma diferença.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk

faz sentido... mesmo que a localizada ali... representa no LCD por um ponto kkkkk
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 24 de Agosto de 2018, 15:36:35

Uma coisa interessante que fiz, para melhorar essa questão de fotometrias muito diferentes quando se compara fotometria ponderada central e modo matriz VERSUS pontual (ponto de foco), é deixar algum botão FN de acesso fácil/rápido destinado a foco pontual, então se estiver fazendo fotometria matriz (padrão que uso), mas achar que o objeto focado/alvo ficará escuro demais ou claro demais, é só tocar o botão FN que ele me mostra a fotometria do ponto focado enquanto pressiono o botao...assim consigo dar uma equilibrada se for necessário

interessante também, no caso da Nikon já tem o botão de fotometria, aí é só apertar ele e girar o dial... pra mim já tá tranquilo.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #34 Online: 24 de Agosto de 2018, 16:27:54
Faz tempo que li isso. Acho que era referente à 70D ou à 80D. Não sei se a 5d MK III é assim também.
Mas na Canon o nome é medição pontual. Não "localizada". Isso acho que já pode indicar uma diferença.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk

1Dx só.

Pode olhar os tópicos dos lançamento da 5d mIV e as reclamações da ausencia.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 24 de Agosto de 2018, 16:42:39
1Dx só.

Pode olhar os tópicos dos lançamento da 5d mIV e as reclamações da ausencia.

que coisa... sabia disso não...

 :shock:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.