Autor Tópico: HDR - Mande a sua!  (Lida 1091 vezes)

rodrigofaria

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
Online: 16 de Dezembro de 2006, 12:26:42
Bom pessoal,

Vi esse tópico em discussões anteriores mas ninguem se aprofundou mais na técnica e teve pouca participação de exemplos.

Tomei a liberdade de sugerir um grupo de discussão que só envia fotos com essa técnica: Grupo de Discussão e Exemplos


Com certeza alguns de vocês já conhecem mas com certeza é uma técnica mais difundida lá fora e poucos fazem uso dela: HDR ou High Dynamic Range Images.

HDR consiste em montar uma imagem com multiplas exposições (BRACKETING) e Photo Merging (unir essas diferentes esposições em 1 foto HDR), criando imagens  realísticas, com grandes contrastes e highlights.

A ideia é transformar uma foto comum (Low Dynamic Range) em HDR (Arquivos de 32 bit!). Você vai precisar de um programa chamado PHOTOMATIX para poder juntas essas fotos de diferentes exposições e fazer o Tone Mapping para conseguir vizualizá-la em seu computador. Existe um Plugin para o Photoshop mas dá pau para quem tem o Sistema Operacional em Portgues ou Photoshop em portugues (pode escrever).

Para quem se interessar em aprender mais sobre essa técnica fantástica, que pode ser usada para criar imagens realísticas ou bem fantasiosas, leiam esse artigo FANTÁSTICO no site PopPhoto:

HDR TUTORIAL - EM INGLÊS

Estou mandando uma foto que criei em HDR. Tenho uma limitação de BRACKETING na minha maquina, mas enfim, o que vale é a participção. Mandem as suas!

No Terraço com 1 amigo



Vista do Terraço




Abraços!



 


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #1 Online: 16 de Dezembro de 2006, 12:29:02
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



rodrigofaria

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
Resposta #2 Online: 16 de Dezembro de 2006, 12:33:27
Valeu Murilo..nossa não tinha visto esse tópico..Bom, vale pelo registro e pelos links que eu enviei. O tutorial da PopPhoto.com é muito bom, vale a pena dar uma olhada.

Abraços.


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #3 Online: 16 de Dezembro de 2006, 14:12:35
Eu sempre imaginei: não seria perfeitamente possível controlar individualmente o tempo de exposição de cada pixel do CCD, de forma a ter sensores com range praticamente infinito?
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60