Autor Tópico: Equipamento para evento noturno  (Lida 3486 vezes)

sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #15 Online: 05 de Outubro de 2016, 08:09:44
Sim, vou levar a 5D com a 28-75mm e a 6D com a 85mm, e mais o flash...  :ok:

Patrícia... Eu fotografo espetáculos sempre no manual... Tens que cuidar a questão de luz, pois se fotometrares num modo automático ou semi (como o Av) e não compensares a exposição, podes estourar as partes iluminadas, então se o fundo estiver escuro, bom sempre compensar um pouco para baixo (de -2/3 a -1e1/3).
Sobre o equipamento, eu, tendo o que tu tens, tentaria ficar a uma média distância (em que a 70mm enquadrasse quase todo o palco em 70mm), e usaria a 85mm na 5D (com o ISO em 1600, se necessário) e a 70-200/4 na 6D com o ISO em 3200, se preciso. Se a condição de luz for boa (conseguires disparos mais rápidos que 1/400, pode reduzir um pouco os ISOs. Abraço e boas fotos.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2016, 08:10:46 por sakco »
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


patriciapadua

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 315
  • Sexo: Feminino
  • "Sem pressa, nem pausa..."
Resposta #16 Online: 05 de Outubro de 2016, 09:56:59
Patrícia... Eu fotografo espetáculos sempre no manual... Tens que cuidar a questão de luz, pois se fotometrares num modo automático ou semi (como o Av) e não compensares a exposição, podes estourar as partes iluminadas, então se o fundo estiver escuro, bom sempre compensar um pouco para baixo (de -2/3 a -1e1/3).
Sobre o equipamento, eu, tendo o que tu tens, tentaria ficar a uma média distância (em que a 70mm enquadrasse quase todo o palco em 70mm), e usaria a 85mm na 5D (com o ISO em 1600, se necessário) e a 70-200/4 na 6D com o ISO em 3200, se preciso. Se a condição de luz for boa (conseguires disparos mais rápidos que 1/400, pode reduzir um pouco os ISOs. Abraço e boas fotos.

Sakco, obrigada pelas preciosas dicas.  Não tinha pensado no lance de me posicionar para enquadrar o palco com a 70mm... Por isso havia pensado em levar a 28-75mm :shock: :shock:   :aua:   :aua:

E uso tudo no manual também...  :ok:

Valeu!!!







guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #17 Online: 05 de Outubro de 2016, 10:07:44
nossaaaaaa o dono do local nw pagou a conta de luz e seu amigo fotografou la??

AHuhau foi bem por aí msm... me parece que a cerimônia foi à luz de velas  :shock:
E usar flash ia quebrar todo o clima do casamento...
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #18 Online: 05 de Outubro de 2016, 12:51:53
Teu equipamento tá sobrando...
Eu deixaria a 6D + 28-75 na mão e a 5D + 85 no backup.. Fazer um espetáculo inteiro com a 85 te limita demais o enquadramento. E ficar trocando de máquina acho um saco.  :shock:
Vai usar ISO 1600 - 3200 no máximo.
Não concordo com o posicionamento sugerido pelo Sakco.
Se o palco não for alto, fica na frente. Senão busca a segunda, terceira fileira. Se ficar atrás, nem que tu tenhas uma 70-200 f 2.8L vai conseguir desviar das cabeças,. braços e celulares que ficarem na tua frente.
Dá pra ficar deslocando também.. Aí dá pra ficar com as duas câmeras - se tiveres alça. Porém, lembra que nesse caso você perde a posição central, que normalmente é o ponto para o qual a iluminação, cenário e os atores/bailarinos estarão colocados.
Eu vario o uso de câmera em M e Tv ( :shock:) - sempre uso medição pontual - isso evita que os holofotes interfiram na medição. :doh:
« Última modificação: 05 de Outubro de 2016, 12:54:08 por nandoespinosa »


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #19 Online: 05 de Outubro de 2016, 13:27:07
Teu equipamento tá sobrando...
Eu deixaria a 6D + 28-75 na mão e a 5D + 85 no backup.. Fazer um espetáculo inteiro com a 85 te limita demais o enquadramento. E ficar trocando de máquina acho um saco.  :shock:
Vai usar ISO 1600 - 3200 no máximo.
Não concordo com o posicionamento sugerido pelo Sakco.
Se o palco não for alto, fica na frente. Senão busca a segunda, terceira fileira. Se ficar atrás, nem que tu tenhas uma 70-200 f 2.8L vai conseguir desviar das cabeças,. braços e celulares que ficarem na tua frente.
(...)

Eu já não gosto de fotografar de perto. Principalmente se o palco for alto. Distorce a cena, e corta os pés. Para ter uma ideia, eu fotografava a maioria dos espetáculos por aqui com a 100-400. Enquadrava os palcos @ 100mm e fazia detalhes e recortes @ 400mm. Luz ambiente, sempre um pouco sub, ISO alto. Mas exigia uma cadeira alta no corredor, onde não atrapalhasse ninguém, nem fosse atrapalhado por ninguém. Mas se for palco baixo, podes ir mais de perto, sim. Abraço.
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


Cosmuz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 05 de Outubro de 2016, 21:24:20
Boa noite Patricia, sou meio leigo ainda na fotografia, eu acho que nesse seu caso, você deveria ir até o local e verificar primeiro e conversar com a organização do evento para saber detalhes, ou até mesmo ir aos ensaios e ver como será a iluminação e tudo mais. Aí Você poderá escolher da melhor forma seus equipamentos ok. Abraço e sucesso.
*Canon EOS 70D / EF-S 18-55mm  f4-5.6 IS STM / EF-S 55-250mm f4-5.6 IS STM / EF 50mm f1.8 II
*Canon SX60HS


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #21 Online: 06 de Outubro de 2016, 04:51:07
Sou amador e, há pouco, fotografei uma apresentação teatral, de um grupo também amador. Vou sugerir passos que dei.

Se possível, vá antes, veja um ensaio, mesmo que em outro palco. Isso para ver como e onde será a ação, capturar, mentalmente, os eventos que se sucederão.
Ainda mais importante, no entanto, é ir ao ensaio geral, no qual provavelmente será testada a iluminação. Faça experiências de distância, enquadramento, etc. E de como se movimentar sem atrapalhar o público.

Conversar com o responsável pela iluminação também pode ser legal.


Gustavopira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #22 Online: 07 de Outubro de 2016, 21:31:50
Sempre tem o ensaio geral antes pra marcação de palco e acertar a iluminação, ai você pode experimentar tudo e tirar todas suas duvidas.


Gustavopira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #23 Online: 09 de Outubro de 2016, 22:28:50
Patrícia... Eu fotografo espetáculos sempre no manual... Tens que cuidar a questão de luz, pois se fotometrares num modo automático ou semi (como o Av) e não compensares a exposição, podes estourar as partes iluminadas, então se o fundo estiver escuro, bom sempre compensar um pouco para baixo (de -2/3 a -1e1/3).
Sobre o equipamento, eu, tendo o que tu tens, tentaria ficar a uma média distância (em que a 70mm enquadrasse quase todo o palco em 70mm), e usaria a 85mm na 5D (com o ISO em 1600, se necessário) e a 70-200/4 na 6D com o ISO em 3200, se preciso. Se a condição de luz for boa (conseguires disparos mais rápidos que 1/400, pode reduzir um pouco os ISOs. Abraço e boas fotos.

Que equipamento você esta usando atualmente em espetáculos?