Autor Tópico: Fotografia com fundo muito claro.  (Lida 2688 vezes)

João Pinheiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 28 de Setembro de 2016, 14:32:44
Caros amigos deste fórum, sou novo por aqui.
Me chamo João, gosto de fotografia, mas sou bem leigo no assunto.
Tenho uma nikon L840, gosto muito dela. Para o meu uso, está adequada.  Venho aqui humildemente perguntar como fazer fotos de boa qualidade em um lugar que não ajuda muito. Vou explicar:
Tem uma exposição que acontece no jd. Botânico de bonsai. Só que as plantas ficam expostas em um lugar de baixa claridade, sem lâmpada e aberto... Não tem paredes, apenas telhado e colunas o que faz entrar uma claridade absurda de fora para dentro.
Já pensei em fotografar a favor da luz, porém a "frente" da planta fica para quem está dentro do lugar. Foto com o flash da máquina reparei que não fica legal... muito claro, artificial a cor...
Vocês poderiam me dar alguma dica?
Um abraço. :)
« Última modificação: 28 de Setembro de 2016, 14:40:35 por João Pinheiro »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 28 de Setembro de 2016, 14:44:09
Você já acertou metade do caminho, que é usar o flash. Agora é saber como usá-lo. Você precisa de modificadores: caso sua foto fique azulada, você pode precisar de um gel amarelado pra casar com a cor do fundo. Provavelmente vai precisar de um difusor. Aqui entra o problema, pois dificilmente você vai encontrar um bom difusor pra colocar no flash da câmera. Você pode tentar colocar um refletor acima dos bonsais, entre sua câmera e o bonsai, de forma que a luz do flash que vai pra cima seja refletida e incida no bonsai.

O ideal seria pelo menos um flash externo com softbox ou sombrinha.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #2 Online: 28 de Setembro de 2016, 14:48:29
Provavelmente é um toldo branco né!? Rebata o Flash no teto!

Provavelmente o popup não será suficiente rebatido, então terá que ser um externo


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #3 Online: 28 de Setembro de 2016, 15:49:40
Boas dicas do pessoal. Se puder, poste uma foto que você fez da planta e não gostou do resultado. Fica mais fácil de avaliar o que pode ser feito.  :ok:


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 28 de Setembro de 2016, 17:11:37
Usar modificador e rebater acho que não é possível pelo tipo de câmera. Ela só tem o pop-up e não tem sapata para flash externo, correto?

Não entendi quando você diz no começo que o local é pouco iluminado, mas depois diz que entra uma luz absurda...kkk

A sugestão do amigo de colocar uma foto aqui realmente é boa. Tá difícil de entender o cenário, pelo menos pra mim...

Sua câmera tem bastante zoom né? Se tiver controles manuais, talvez colocar ela num tripé, aproximar bastante com o zoom e aí usar os controles manuais pra tentar driblar essa falta/excesso de luz.

Espero ter contribuído.
Daniel

Instagram: @danacqua


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 28 de Setembro de 2016, 19:14:42
Usar modificador e rebater acho que não é possível pelo tipo de câmera. Ela só tem o pop-up e não tem sapata para flash externo, correto?

Não entendi quando você diz no começo que o local é pouco iluminado, mas depois diz que entra uma luz absurda...kkk

A sugestão do amigo de colocar uma foto aqui realmente é boa. Tá difícil de entender o cenário, pelo menos pra mim...

Sua câmera tem bastante zoom né? Se tiver controles manuais, talvez colocar ela num tripé, aproximar bastante com o zoom e aí usar os controles manuais pra tentar driblar essa falta/excesso de luz.

Espero ter contribuído.

Agora que vi. Realmente não tem sapata pra flash. E acho que também não tem controle manual. Ficou difícil.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #6 Online: 28 de Setembro de 2016, 20:03:10
Tripe ajuda muito, desde que a maquina tenha ajustes manuais.


João Pinheiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #7 Online: 29 de Setembro de 2016, 10:56:22
 :clap:
Primeiramente gostaria de agradecer todo o apoio que tive de cada um que pode doar um pouquinho do seu tempo para me ajudar.
Eu vi que ficou um pouco confuso mesmo o ambiente. Vou postar o link de um dos eventos que eu fui, mas ainda não tinha esta máquina.
Contudo, o lugar, a disposição e organização estão praticamente inalterados.

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=24604&sid=4cb853254c404d56ebd4f3ad0d180ccb

Sou o João Pinheiro lá e postei as fotos no dia 12/04/2015.
Só uma observação: as plantas de fora do lugar são as que estão a venda. As expostas ficam lá dentro. Atenção a planta chamada de "buxinho" e "shimpaku" que são claramente o que eu tentei exprimir aqui por palavras.

Um abraço a todos.
« Última modificação: 29 de Setembro de 2016, 11:24:55 por João Pinheiro »


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #8 Online: 29 de Setembro de 2016, 11:51:51
Opa, com essas fotos ficou mais fácil

Pelo que vi possui bastante espaço atrás das mesas, leve uma cartolina grande e coloque atrás das plantas, tudo resolvido! :ok:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #9 Online: 29 de Setembro de 2016, 12:39:00
Opa, com essas fotos ficou mais fácil

Pelo que vi possui bastante espaço atrás das mesas, leve uma cartolina grande e coloque atrás das plantas, tudo resolvido! :ok:

pode fazer um fundo branco com TNT, e o mais barato que existe,
em lojas de embalagens geralmente ha de varias cores, a largura do rolo e 1,20/1,50
compra 3 metros por centavos. Nao comprar isto em lojas de fotografia (e suicidio, :hysterical: :hysterical:)
fundo duplo ja da um branco razoavel, ja usei muito para still , em estudio portatil.
« Última modificação: 29 de Setembro de 2016, 12:41:30 por agalons »


João Pinheiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #10 Online: 29 de Setembro de 2016, 15:43:29
 :worship:
Sensacionais!
Obrigado meus caros! Ótima idéia, além de ser acessível.
Só tenho a agradecer.
Dúvida resolvida!

Quem se interessar pela exposição, dias 07, 08 e 09 de outubro terá outra, a de primavera. Lugar muito legal para conhecer mais sobre bonsai e também se aprofundar um pouco no assunto. Além do jd. Botânico ser incrível pela paisagem.
Dúvida sanada. Só tenho a agradecer e deixar o meu abraço a todos. Até uma próxima! :ok: