Autor Tópico: Estrelas e primeiro plano  (Lida 1257 vezes)

rainagaoka

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Online: 30 de Setembro de 2016, 14:36:30
Meu primeiro post aqui no fórum.

Este registro foi feito na ilha de Superagui no Paraná durante uma roda de contação de histórias.
Minha intenção foi de deixar o máximo possível de foco tanto nas pessoas que estavam iluminadas pela fogueira como as estrelas que estavam impressionantes nesse dia. O que pensei no momento foi de deixar o foco no primeiro plano e fechar em 7.1 para ter uma boa profundidade de foco, como estava usando a lente em 18mm imaginei já ser o bastante, deixei o ISO em 800 que é o máximo que considero bom para minha câmera e assim resultou em 25s de exposição.
Quanto a composição confesso que tive preguiça de levantar e não quis atrapalhar outro fotógrafo que estava registrando o evento.

O white balance foi complicado de acertar e não obtive a nitidez que eu esperava. Alguém faria diferente ou concordam com a forma que pensei?




Canon EOS REBEL SL1
EF-S18-55mm f/3.5-5.6 IS STM
18mm/ƒ/7.1/25s/ISO 800



rainagaoka

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #1 Online: 30 de Setembro de 2016, 14:43:08
Postei no local errado né. :/

Como posso mover ou deletar?


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #2 Online: 30 de Setembro de 2016, 14:53:00
Postei no local errado né. :/

Como posso mover ou deletar?

Está no local certo, a diferença daqui pro corredor polonês é que lá você não poderia comentar, só ver.

Não gostei das pessoas super expostas. Um pouco mais de distância ficaria bem interessante também, a proximidade do primeiro assunto acabou por tirar a atenção do céu, que está muito bom por sinal nessa foto.

Com essa distância focal você poderia ter deixado a lente até com uma abertura maior, podendo diminuir o ISO. Mas todo modo foram boas as escolhas de configuração pra essa situação
« Última modificação: 30 de Setembro de 2016, 14:53:38 por augustobt »


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #3 Online: 30 de Setembro de 2016, 14:54:06
E bem vindo ao fórum  :D


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #4 Online: 30 de Setembro de 2016, 15:00:42
Seja bem vindo!

Acredito que se tivesse feito duas fotos para o seu propósito e junta-las obteria melhor o resultado.

Abs!


Leorreia

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 243
  • Sexo: Masculino
    • Leo Froes
Resposta #5 Online: 30 de Setembro de 2016, 15:01:58
Cara, para melhorar essa foto acho que tem várias possibilidades

1. Pode aumentar o ISO para 1600
2. Diminua o tempo de exposição para borrar menos o pessoal e ter menos arrasto de estrelas (15s)
3. Abra mais o diafragma e tente composições diferentes, talvez um fundo de estrelas desfocadas ficaria mais interessante ainda, caso o primeiro plano estivesse melhor executado.

Eu tentaria essas opções, cada item separado ou tudo junto, tanto faz (tentativas). Mas, como você mesmo comentou que estava com preguiça, acho que mesmo que tivesse imaginado outras possibilidades não teria se levantado. kkkkkkkk

Abraço
~ Know your limits, but never accept them ~


rainagaoka

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #6 Online: 30 de Setembro de 2016, 15:19:05
Que bacana ter respostas tão rápido assim, onde eu estava? Porque nunca entrei nesse fórum, hahaha.

Está no local certo, a diferença daqui pro corredor polonês é que lá você não poderia comentar, só ver.

Não gostei das pessoas super expostas. Um pouco mais de distância ficaria bem interessante também, a proximidade do primeiro assunto acabou por tirar a atenção do céu, que está muito bom por sinal nessa foto.

Com essa distância focal você poderia ter deixado a lente até com uma abertura maior, podendo diminuir o ISO. Mas todo modo foram boas as escolhas de configuração pra essa situação
Eu não esperava conseguir ver esse céu tão próximo à Curitiba e Paranaguá, fiquei impressionado. Tenho outras fotos apenas do céu mas nesse dia estava estudando fazer a composição com algum primeiro plano. Realmente as pessoas ficaram superexpostas mas não notei no momento.
Testarei aberturas maiores para essa distância focal da próxima vez. Posso verificar isso através da distância hiperfocal né.


Seja bem vindo!

Acredito que se tivesse feito duas fotos para o seu propósito e junta-las obteria melhor o resultado.

Abs!
Não pensei nessa possibilidade. Com longa exposição fica mais complicado mesclar, mas caso de certo deve ficar muito bom.

Cara, para melhorar essa foto acho que tem várias possibilidades

1. Pode aumentar o ISO para 1600
2. Diminua o tempo de exposição para borrar menos o pessoal e ter menos arrasto de estrelas (15s)
3. Abra mais o diafragma e tente composições diferentes, talvez um fundo de estrelas desfocadas ficaria mais interessante ainda, caso o primeiro plano estivesse melhor executado.

Eu tentaria essas opções, cada item separado ou tudo junto, tanto faz (tentativas). Mas, como você mesmo comentou que estava com preguiça, acho que mesmo que tivesse imaginado outras possibilidades não teria se levantado. kkkkkkkk

Abraço
Ainda tenho preconceito com ISO alto com essa câmera, hehehe;
Com 15s segundos ficaria muito mais nítida mesmo;
Pois é, sabe aquela preguicinha que deixa a foto mais ou menos quando poderia ficar excelente se desse um passo a mais? Mas eu estava bem entretido com as histórias da roda e não quis perder a vibe. :)






Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #7 Online: 30 de Setembro de 2016, 15:35:15
Ainda tenho preconceito com ISO alto com essa câmera, hehehe;

Veja essa que fiz em f4 20sec e ISO 1000



augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #8 Online: 30 de Setembro de 2016, 15:38:38
Veja essa que fiz em f4 20sec e ISO 1000


Faltou só uma coisa, qual a abertura?


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #9 Online: 30 de Setembro de 2016, 15:50:23
Faltou só uma coisa, qual a abertura?

f4, tá ali...   :assobi::shock: :hysterical:


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #10 Online: 30 de Setembro de 2016, 15:54:36


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #11 Online: 30 de Setembro de 2016, 16:01:51


Edubastos

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 496
  • Sexo: Masculino
    • Site Eduardo Bastos
Resposta #12 Online: 30 de Setembro de 2016, 18:57:03
Alguém faria diferente ou concordam com a forma que pensei?


Foto é foto! e a sua está bem legal. Cada um faria de uma forma, pois cada um vê de forma diferente.

Sobre o problema do foco, podes resolver fazendo duas fotos e juntando depois ou (mais indicado) usar o que se chama de distância hiperfocal. Da um lida sobre o tema e testa no seu equipamento para saber como usa. É uma boa técnica para o efeito que você queria.

abs
http://www.eduardobastos.com

Instagram - @eduardodeoliveirabastos