Autor Tópico: lens hood  (Lida 2214 vezes)

anapaula77

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
    • http://
Online: 11 de Abril de 2005, 14:10:45
É normal aparecer o pára sol no cantinho das fotos ?


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #1 Online: 11 de Abril de 2005, 14:26:47
Ana, depende. O hood não deve ser usado com flash p ex, pq certamente vc vai perceber que foi usado, ele é ideal para fotos outdoor em dias de sol ou em estúdio com boa iluminação.

Se o caso que vc menciona não foi de uso flash+hood, pode não ser culpa dele, e sim das lentes q produzem vignetting, aquelas sombras nos cantos da imagem, geralmente ocorre em lentes de qualidade inferior.

Normalmente o hood original da câmera ou de determinada lente (evite usar paralelos) não produz qualquer problema, pelo contrário, ajuda muito.
Nikon/Panasonic Gear


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #2 Online: 11 de Abril de 2005, 16:21:40
Gustavo:

Há duas razões para vinheta. Uma é a vinheta ótica, causada pelo escurecimento na borda em determinado(s) comprimentos focais. Outra é a vinheta mecânica, causada por uma obstrução qualquer, que pode ser um pára-sol inadequado. A vinheta mecânica parece ser o presente caso, e nada tem a ver com a qualidade ótica.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #3 Online: 11 de Abril de 2005, 16:33:32
Sim, Ivan, é isso aí.
Mas na verdade eu n entendi a qual ela se refere, já que o hood original dificilmente causa obstrução, a não ser no uso com flash, que é inadeqüado, p ex.
Nikon/Panasonic Gear


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #4 Online: 12 de Abril de 2005, 18:12:29
Gustavo, tu usa filtro UV pra proteger a lente da FZ15? A minha logo no primeiro dia encostei o dedo sem querer, a lente é imensa e o primeiro elemento fica muito pra fora, acaba sujando muito facilmente :( Pra usar o filtro, rosqueia na parte anterior do lens hood ou direto na lente? Não tou com a câmera por perto agora pra ver, mas queria saber se vale a pena deixar o filtro lá (achei na casa dos 80 contos, 72 mm certo? caro heim?). Li também uns relatos de gente que deixa aquela parte anterior do lens hood permanentemente encaixada, mas aí imagino que deva obstruir demais o flash :/
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #5 Online: 12 de Abril de 2005, 23:09:53
Olha, Georges, p ser sincero eu sou mt cuidadoso, a lente está sempre com o caps e isso tem bastado. Houve fase (já com a FZ10) que eu deixava essa parte anterior (sem a tulipa) encaixada, mas a noite acho que não é uma boa, ao menos se pretender usar o flash rapidamente, pq faria sombra, e você pode perder uma foto.

Normalmente, hj, o que faço é deixar a câmera sem o hood, e às vezes sem a rosca, pq dai se precisar do hood, encaixo logo (e não acho feio sem a rosca de metal). Mas n tem regra, às vezes guardo ela com o hood.

Sobre o filtro, eu dei sorte numa promoção da B&H um tempo atrás e peguei um polarizador circular da Tiffen, onde vinha como brinde um UV e o estojo protetor, tudo por U$40. Uso muito pouco, mas tomando por base que vc mora na Ilha, é justamente qd eu uso, quando vou para aí (ou outras praias), quer dizer, para proteger da maresia, pq de resto não há mt razão para usar um UV.

Eu n sei bem como é a maresia para quem mora no continente ou na parte central, mas como eu sempre ficava pela praia Mole, o UV se tornava necessário, antes um flare a ter maresia impregnada na lente.

Sobre o Encaixe, é no final do hood, não encaixa direto na lente não. Você usa filtros 72mm, encaixam diretamente no hood dispensando qualquer adaptador.

Eu vi no Orkut que você recebeu ela nos últimos dias, tá curtindo?! Uma dica que deixo já é que essa câmera dificilmente arranha, esses tempos a unha de uma garota encostou no corpo marcando, bastou um pano macio seco (ou úmido bem de leve), passou tá novo, ela tem um tipo de textura mt legal, na minha opinião melhor que da FZ10/20 que é um material rugoso.

Eu acho que você fez um put* negócio, não é por ter uma, mas eu vi fotos e fotos, ela produz bem menos ruído que a FZ20, o flash é potente, n imaginava que era tanto, é melhor que o da D70 e a compensação é baseada na potência e não via ajustes da câmera, com um bom cartão é absurdamente rápida, o foco se você pegar as particularidades tbm é muito bom - mas principalmente, ela preserva muito os detalhes das texturas nas imagens. Essa câmera poderia custar U$200 mais q ainda seria preço. Ah se ela tivesse raw, hot-shoe e uns dois mp's extras com um sensor mais porrada. Qualquer dúvida, me adiciona no emessene e a gente troca uma idéia, abraço.

---

PS: Cara, eu n sei se você curte esportes como surf, mas com essa lente 420mm estabilizada e morando em Floripa, pqp, dá p passar o dia fazendo foto da Mola até o Canto das Pedras, se tiver amigos p fazer a trilha sem risco de roubo, Lagoinha do Leste então..
« Última modificação: 12 de Abril de 2005, 23:27:44 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #6 Online: 13 de Abril de 2005, 01:21:21
Valeu pelas dicas Gustavo, vou sair à caça de um UV 72 mm inicialmente, pois na praia a maresia gruda mesmo na lente, fica uma droga... Eu moro bem no centro da ilha (Trindade), não tem praia aqui, mas fim de semana é lógico que acabo indo pras praias, lagoa, etc... Acho que o jeito é ter o hood por perto com o filtro (já tenho uma bolsa pra ela), e colocar/tirar na hora conforme a necessidade. Ainda não pude fazer muitas fotos com a câmera, só fiz alguns testes aqui no condomínio mesmo... Fiquei impressionado com a velocidade do auto-focus, sabia que era rápida, mas não esperava tanto! Tou usando 3 pontos de AF. O acabamento da câmera realmente é demais, é super robusta. Fotos de esportes na água eram impossíveis com a A60 que tive, agora é que vou começar a brincar com isso :) Abraço!
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


anapaula77

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
    • http://
Resposta #7 Online: 20 de Abril de 2005, 16:11:30
Eu não usei o flash com o hood, e também não sei se minhas lentes são ruins, minha camera é uma minolta z2, mas não consegui comprar o hood certo, acho, pelo menos quando estava concluindo minha compra na b&h procurei em hoods da marca minolta e só tinha para outros modelos da minolta, então deixei de lado.

Ao finalizar a compra eles colocam aquelas sugestões para adicionar e tinha esse hood; eu que não entendo nada, pensei: se eles recomendam para usar com essa camera deve dar certo; então comprei, paguei acho que 9,90 dólares (o que deve ser barato) mas agora não sei se ele é porcaria, já joguei a caixa fora e nem sei a marca, provavelmente é diabo, ele é preto, de metal e só está escrito 52mm.

Então, será que a culpa foi dele? Bom, já tirei várias fotos com ele, e de muitas, mas muitas mesmo, só quatro apareceram esse problema. Eu poderia mandar uma delas para cá, mas não entendi como, não tem como anexar uma foto nessa mensagem?


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #8 Online: 21 de Abril de 2005, 15:17:13
O hood atrapalha sim fotos com flash, infelizmente :(
Não quer dizer que atrapalhará em todas, depende muito da distância do assunto, mas afeta sim... O jeito é deixar pra usar o hood só em externas, naqueles dias de sol em que provavelmente o flash será desnecessário. Aí estará evitando reflexos do sol, protegendo melhor a lente e não terás problemas com flash. Nas internas, é melhor tirar o hood... Mas sobre teu problema Ana, se não é o flash que tá fazendo sombra, então pelo visto é o próprio hood, tudo indica que ele é "genérico" e não adequado a tua câmera :/ Ao menos não pagou tão caro né? O duro agora é achar um hood da Minolta...
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil