Autor Tópico: W/B correto para Scaneamento de negativo usando DSLR  (Lida 1717 vezes)

Monjardim

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
Online: 29 de Setembro de 2016, 08:51:07
Bom dia,
scaneei meu primeiro rolo, um kodak colorplus 200 utilizando o método de caixa de sapato + camera digital.

Gostaria de saber qual seria o W/B a ser utilizado no momento da foto, pois na hora da inversão da foto no LR, é praticamente impossível conseguir um ajuste bom de cores.

alguns exemplos










A lente que estou usando não é MACRO, mas é uma Tamron 17-50 que foca em 27cm..


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #1 Online: 29 de Setembro de 2016, 08:55:09
Nunca fiz esse procedimento, então corro o risco de estar falando bobagem, mas você tentou acertar o wb da câmera para a fonte de luz que você está usando? Ela é a referência de branco que a câmera precisa usar (eu acho).
D600 - E-M10


Monjardim

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
Resposta #2 Online: 29 de Setembro de 2016, 11:00:18
Nunca fiz esse procedimento, então corro o risco de estar falando bobagem, mas você tentou acertar o wb da câmera para a fonte de luz que você está usando? Ela é a referência de branco que a câmera precisa usar (eu acho).
Então Kokimoto, li em alguns sites dizendo que seria interessante um WB mais quente, tipo wb incandescente devido a cor do filme.
Vou tentar fazer mais alguns testes.

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk



pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 29 de Setembro de 2016, 11:57:05
Para melhor qualidade da digitalização, fotografe em RAW, edite em ProPhoto RGB e só converta para sRGB no final do processo. Eu uso uma fonte de luz de tungstênio 3050K (por causa do IRC alto) com 2 filtros ROSCO CTB 3202. Esse filtro transforma uma fonte de luz 3200K em 5500K. Usando 2 filtros conjugados, transforma a minha fonte de luz 3050K em 13500K (azulada), ideal para fotografar o negativo. Quanto ao WB, o faça na zona não exposta do filme, aquela quando a imagem for positivada aparecerá como preta. Feito isso, a imagem nas altas luzes, depois de inverter as cores do negativo, ficará meio azulada e é só corrigir com as curvas do programa de edição.


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 29 de Setembro de 2016, 12:15:33
Alguns exemplos de fotos de negativos que eu digitalizei usando a câmera digital (Nikon D7000)







jpdias

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #5 Online: 29 de Setembro de 2016, 12:24:10
Belas imagens!!!
mas na terceira, as nuvens estão com uma textura estranha (diferente), faz parte da fotografia ou foi causado pelo scan?


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 29 de Setembro de 2016, 12:48:45
Belas imagens!!!
mas na terceira, as nuvens estão com uma textura estranha (diferente), faz parte da fotografia ou foi causado pelo scan?

As nuvens estavam assim mesmo, "estranhas", por isso fotografei. rsrs


Monjardim

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
Resposta #7 Online: 29 de Setembro de 2016, 13:47:13
bom, com a ajuda dos colegas aqui, eu resolvi algumas coisas.
a primeira ainda vou testar, é setar o WB direto na camera, a noite faço isso.

a segunda foi o seguinte, fiz como o Paulo disse e usei o canto do filme não revelado como referência para o W/B automático do LR ainda com o filme em negativo, depois que inverti canal por canal, melhorou muito as cores, pelo menos eu acho, parece bem com o real.







robertostrabelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Papógrafo Profissional
Resposta #8 Online: 29 de Setembro de 2016, 15:26:08
Poxa, bastante boas as fotos! :clap:

Queria saber que tipo de lentes vocês estão usando.

"A liberdade, Sancho, não é um pedaço de pão."


Monjardim

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
Resposta #9 Online: 29 de Setembro de 2016, 16:36:51
Eu estou usando uma tamron 17-50 2.8

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk



Monjardim

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
Resposta #10 Online: 30 de Setembro de 2016, 06:07:52
Aproveitando o tópico, a minha tamron não é macro, no manual diz que o foco é feito a 27cm. Acaba que tenho que fazer um crop grande na foto pois o negativo mesmo deve ficar em uns 60% do frame, daí acaba perdendo qualidade.
A dúvida é, será que vale a pena comprar tubo extensor pra usar em uma takumar 50mm já que a Sony a77 tem focus peaking  o foco manual não seria o problema.

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk



pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 30 de Setembro de 2016, 13:14:32
Aproveitando o tópico, a minha tamron não é macro, no manual diz que o foco é feito a 27cm. Acaba que tenho que fazer um crop grande na foto pois o negativo mesmo deve ficar em uns 60% do frame, daí acaba perdendo qualidade.
A dúvida é, será que vale a pena comprar tubo extensor pra usar em uma takumar 50mm já que a Sony a77 tem focus peaking  o foco manual não seria o problema.

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk

Não tenho lente macro. Uso um tubo extensor numa lente Nikon 35-80mm e consigo um fator de ampliação maior que 1:1.