Autor Tópico: Fotografia de casamento, mais um nicho condenado?  (Lida 4754 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #30 Online: 30 de Setembro de 2016, 11:47:53
Foto e vídeo têm diferenças importantes. É inviável, por exemplo, você ficar mudando de posição a todo momento enquanto faz uma filmagem. O que é uma das coisas essenciais da fotografia. Outra coisa, filmar pensando em extrair quadros implica em usar velocidades altas, 1/100s, 1/200s, já que você estará trabalhando sempre com luz contínua... Povo do vídeo usa 1/30s (tem explicação técnica, mas eu nunca entendi, rsrs), no vídeo fica bom, mas cada quadro fica com astro de movimento, exceto em cenas estáticas.

Deve ser por causa do motion blur, um frame é "mesclado" no outro e fica natural o movimento.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #31 Online: 30 de Setembro de 2016, 11:49:28
Deve ser por causa do motion blur, um frame é "mesclado" no outro e fica natural o movimento.

Ou com o rolling shutter, sei lá...


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 30 de Setembro de 2016, 12:15:39
Penso exatamente da mesma forma.




Assim Roberto, eu não ganho dinheiro com fotografia ainda! infelizmente.

Entretanto, no meu humilde ponto de vista a fotografia de casamento nunca sera dispensável, apesar que vai existir muita gente fazendo isso e acredito que vai quebrar muito galho(de uma certa forma). Mas no meu ver, o fotografo vende mais que foto, vende o estilo, o olho, os ângulos diferentes e o tratamento! um estilo de retratar um momento especial para cada um.
Eu acho que quem cobra pouco e atende uma classe de um nível social mais simples, vai ter mais mercado para essa nova tecnologia, talvez o custo disso sera mais acessível e mais viável para as pessoas que querem economizar e não valorizam tanto esse momento.
A grosso modo comparo essa nova tecnologia como a situação de um Dj de festa, todo mundo tem acesso as músicas, todo mundo pode alugar um som e todo mundo pode usar um pen drive, mas a personalização do DJ, banda e etc vai dar a festa um toque especial!

"O personalizado" ainda será necessário!

bem, esse é meu humilde ponto de vista.

Grande abraço
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 30 de Setembro de 2016, 12:20:18
E tem mais, como pode não perceber que as fotos estavam sem foco??

Para.

Hoje em dia isso não cabe mais. Quando não se tinha visor na câmera era perfeitamente compreensível, mas hoje??

Eu uso duas alças e quase sempre o seletor da lente esbarra na calça e muda para "manual" (o que acredito tenha ocorrido com ela). Eu perco no máximo uma ou duas cenas. Não passa disso.

Sem falar que a outra câmera quase sempre tem uma imagem da cena que perdi com o foco desligado na outra câmera.





Agora, o que essa cidadã apertadora de botão (não posso chamar de fotógrafa) estava fazendo com apenas uma câmera ? Se fosse comigo iria pensar duas vezes em liberar os frames. É diferente quando o sujeito está preparado e tem um imprevisto e nesse caso ajudaria sem pensar. Um processo ia cair bem para entender o que é ser profissional e ajudaria a tirar do mercado coisas ruins que prejudicam os clientes.
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 30 de Setembro de 2016, 12:30:21
Roberto,


Num passeio que fiz com a minha patroa eu fiz uma foto de um de seus aneis, quando falava para ela sobre fotos de alianças.

Peguei a câmera, que acabei de clicar, e dei na mão dela e mandei fazer a foto. A imagem ficou outra, com relevante diferença.

Desculpe a postura meio rude (desculpe mesmo, só estou tentando ser claro) mas uma câmera parada num tripé JAMAIS vai entregar o que um profissional, com olhar apurado, sensibilidade e experiência entrega fotografando.

Quem fotografa casamento sabe, as vezes uma luz laaaa no fundo da igreja forma uma composição magnifica com um simples reposicionar do fotografo em poucos milímetros para o lado. As vezes a luz se encaixa perfeitamente ao formato do rosto da noiva e passa lindamente pelo véu, fazendo uma imagem que remete a algo angelical, formando um halo.

Eu acredito que os "apertadores de botão" vão sofrer e correm o risco de serem substituídos agora, os que realmente buscam evoluir.... Acho que esses permanecerão.


Abraço



Pessoal, a "lebre" que eu levantei aqui não é questão profissional da fotógrafa. Isso foi um exemplo para ilustrar como ela conseguiu as imagens, e nada mais.

O que eu levantei aqui é a transformação que a fotografia ira passar em um curto período de tempo.

Um frame 8K tem 32mp. Câmeras 8K posicionadas em pontos estratégicos dentro de uma igreja, sem fotógrafos trafegando pra lá e pra cá, e sem deixar escapar nada. drones fazendo imagens aéreas etc, milhares de frames para se escolher as melhores imagens para compor um álbum.

A fotografia não vai acabar, mas vai se transformar, Foto e vídeo serão dois produtos da mesma fonte.
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #35 Online: 30 de Setembro de 2016, 12:49:50
E tem mais, como pode não perceber que as fotos estavam sem foco??

Para.

Hoje em dia isso não cabe mais. Quando não se tinha visor na câmera era perfeitamente compreensível, mas hoje??

Eu uso duas alças e quase sempre o seletor da lente esbarra na calça e muda para "manual" (o que acredito tenha ocorrido com ela). Eu perco no máximo uma ou duas cenas. Não passa disso.

Sem falar que a outra câmera quase sempre tem uma imagem da cena que perdi com o foco desligado na outra câmera.

Eu fiquei pensando nisso.
Mas cada vez menos eu olho no LCD durante um evento.
Inclusive desliguei o tempo de review da foto.
Agora só olho a primeira foto quando acho que a luz mudou.

Mas voltando ao erro mecânico na lente, ela deveria ver pelo viewfinder que a foto estaba desfocada a esse ponto.
Acho difícil ser um defeito que foque certo e só instantes antes de abrir o obturador, o motor de foco se mexa e tire o foco.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #36 Online: 30 de Setembro de 2016, 12:58:09
Pessoal, novamente vamos lá.

Não estou colocando em discussão a capacidade profissional da personagem da história, foi apenas um fato para ilustrar o que eu queria discutir. O que ela fez ou usou é problema dela, e não vem ao caso que quero levantar.

Vamos nos concentrar no futuro da fotografia de casamento?


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 30 de Setembro de 2016, 13:01:20
10 anos atrás, alguns colegas já vendiam filmagem de pequenos eventos com fotos tiradas com a própria filmadora, alguns de vcs vão se lembrar daquelas filmadoras Panasonic que tinha um botãozinho que tirava fotos, inclusive estou vendo aqui que os modelos novos, como a AG AC8 continua tirando fotos só que agora com impressionantes 20.4MP. Na época esses colegas conseguiam clientes e vendiam o serviço, obviamente que a maioria desses clientes eram os que desejavam um prestação de serviço de baixo custo. Na época eu pessoalmente não gostava da qualidade das fotos achava uma merda, mas depois de impressa, dava pra enganar.

A tecnologia avançou e hoje é um pouco diferente, estamos falando neste tópico de extrair imagens das filmadoras de alta resolução, ora se a tecnologia permite, então estou certo que vai vingar. Mas... ainda não significa que vai acabar com o jeito antigo de fotografar, pelo menos nos próximos anos não.

O que eu venho fazendo já a alguns anos, para alguns clientes específicos e quando é possível (nunca em casamentos), é algo diferente mas de certa forma parecido, vou sozinho, pra fazer a cobertura fotográfica e entrego tbm um pequeno vídeo, um vídeo curto que mostra alguns momentos importantes do evento, mas sem a obrigação de ser um vídeo completo. Acabo cobrando um preço maior pelo serviço, mais que uma cobertura fotográfica, e menos do que custariam 2 profissionais (fotografo + cinegrafista). Jamais faço isso em casamentos, são eventos de empresariais, só quando é possível, porque é porrada, muito pegado fazer tudo junto.

No futuro quem sabe, acho que sim, haverá um momento em que os profissionais terão que cada vez mais assobiar e chupar cana, e aquele modelo tradicional de foto e vídeo com 4 profissionais (2 foto+ 2 vídeo) nos eventos mais críticos vai acabar reduzindo, para 3 ou para 2 polivalentes que consigam segurar a onda.
« Última modificação: 30 de Setembro de 2016, 13:02:30 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #38 Online: 30 de Setembro de 2016, 13:07:44
Mesmo com a minha DSLR de entrada já acabei extraindo frames que serviram como fotografia, e sinceramente a olhos comuns era uma fotografia e muito boa.
Mas a questão é que logo qualquer frame vai poder virar uma foto até para olhos treinados, e como disseram nossos colegas já está aí esse futuro.
Só que não vejo isso substituindo a fotografia, a fotografia não substituiu a pintura, entre tantas outras correlações que podemos fazer, a fotografia tem seu jeito especial de ser, como já falaram aqui um simples posicionamento, o tempo de exposição, abertura da lente coisas que o vídeo não permite com tanta facilidade. 
Temos o modo de fotografia continua que em algumas câmeras chega perto de um vídeo, mas porque não usamos constantemente?  Acredito que aquele momento único não pode ser substituído, os detalhes tudo pensado antes, abertura tempo, posição dos flashs, não acho que isso posso substituir a fotografia por completo, como disseram nossos amigos quando se trata de " metralhadores" talvez sim, mas do fotografo que sabe analisar e esperar o momento certo do Click, não.


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #39 Online: 30 de Setembro de 2016, 21:42:04
Acho que sempre serão funções diferentes, fotógrafo e cinegrafista, não acho que nenhuma das duas vai sumir nem ser engolida pela outra.

No máximo o que vejo acontecendo será num futuro próximo alguns fotógrafos passem a fazer pequenos takes em momentos importantes, tipo o beijo, troca de alianças, etc. Mas não é viável analisar milhões de frames ao computador para escolher 100 ou 200 quadros para o álbum.

Foto e vídeo têm diferenças importantes. É inviável, por exemplo, você ficar mudando de posição a todo momento enquanto faz uma filmagem. O que é uma das coisas essenciais da fotografia. Outra coisa, filmar pensando em extrair quadros implica em usar velocidades altas, 1/100s, 1/200s, já que você estará trabalhando sempre com luz contínua... Povo do vídeo usa 1/30s (tem explicação técnica, mas eu nunca entendi, rsrs), no vídeo fica bom, mas cada quadro fica com astro de movimento, exceto em cenas estáticas.

Como já falaram antes, isso 'funcionaria" para casamentos de dia ou com iluminação boa. Nos locais onde você precisa de luz auxiliar, a coisa complica. Ou vai ter que ter um ajudante te perseguindo o tempo todo com um LED, ou vai ter a luz vindo sempre de cima da câmera. Talvez na cerimônia seja possível deixar umas luzes fixas em alguns pontos estratégicos (isso se permitirem, muitos locais não deixam), mas durante a festa não tem como...

Pra terminar, digo que já passei por isso. Em um dos meus casamentos desse ano, nem eu e nem o meu parceiro conseguimos pegar a noiva colocando a aliança no noivo. Daquelas cerimônias onde o local é pequeno e cheio de gente, demorava uns 5 segundos para mudar de posição e aí perdemos. Não tive dúvidas, peguei a filmagem e extraí 2 frames. Tratei bem, aumentei nitidez, contraste, joguei pra PB e mandei no meio das outras, rsrs...

Bem lembrado, Humberto, fora esse lance de usarem a velocidade alta (que eu não sabia) ainda tem esse outro, que é um fator decisivo: na maioria das vezes os posicionamentos de câmera para vídeo serão diferentes dos feitos pra foto. 


 



16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #40 Online: 30 de Setembro de 2016, 22:51:22
Eu quero saber o seguinte: Seu amigo cedeu o video de boas...sem custo para a fotografa? Oque vcs fariam?


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #41 Online: 01 de Outubro de 2016, 12:07:44
Eu quero saber o seguinte: Seu amigo cedeu o video de boas...sem custo para a fotografa? Oque vcs fariam?

Se fosse um amigo, cederia de boa.. senão cobraria! Diferente de quando alguém pede fotos de decoração de festas que fotografei, onde posta as fotos com meu logo e geralmente me marca no álbum, ajudando na divulgação.
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #42 Online: 02 de Outubro de 2016, 11:29:33
Se fosse um amigo, cederia de boa.. senão cobraria! Diferente de quando alguém pede fotos de decoração de festas que fotografei, onde posta as fotos com meu logo e geralmente me marca no álbum, ajudando na divulgação.

Tambem penso assim!


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #43 Online: 05 de Outubro de 2016, 02:39:14
casamentos eu ja nw sei,mas no dia a dia,eh celular e ponto.Finais de semana ou pequenos eventos,tenho notado que os japoneses usam somente os smatphones e filmadoras.Acabou aquela febre das compactas digitais..minha mulher,ao mesmo tempo que filma ela tira fotos tb,as filmadoras atuais permitem isso,qd tudo for 4/8k,a coisa ficara melhor ainda rsrs
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


LUCIANON

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 423
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 05 de Outubro de 2016, 17:23:02
A fotografa em questão tinha que ter um plano B, uma outra para backup. Já pensou se as filmagens não tivessem essas novas definições? Se os vídeos não fossem liberados.

Penso que a relação foto/filmagem ainda vão caminhar juntas, as filmadoras geram fotos em boa qualidade, as DSRLs filmam também em boas qualidade. Nos pequenos eventos que fotografo, sempre faço alguns pequenos vídeos, principalmente quando o cliente não contratou cinegrafista, mas não arrisco em casamento.
@lucianosoares.foto