Autor Tópico: Fotografia de casamento, mais um nicho condenado?  (Lida 4709 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Online: 29 de Setembro de 2016, 13:56:58
Pessoal, em quanto tempo mais vocês apostam que a fotografia de casamento ainda sobrevive como a fotografia tradicional de hoje?

Vou contar um fato que ocorreu com um cinegrafista amigo meu.
Ele trabalhou em um desses finais de semana junto com uma fotógrafa que estava sozinha e com apenas uma câmera, e ele estava filmado com duas 5D MKII, a lente da fotógrafa deu problema na cerimônia e ela não percebeu, e a maioria das fotos ficaram absolutamente sem foco, algumas vezes a lente fazia foco, e outras vezes não, e as fotos mais importantes ela perdeu. Ela pediu então para meu amigo se ele poderia ceder a filmagem para ela tirar as imagens, e assim ela o fez, tirou mais de 200 frames da filmagem, cenas como o beijo, a troca de aliança e tudo mais, tratou as imagens, misturou com as imagens da câmera dela que salvaram e resolveu tudo. Inclusive já entregou o álbum, e segundo o meu amigo, ninguém (cliente) questionou absolutamente nada.

Esse fato ocorreu com imagens de 5D MK II, imagina com uma filmagem de 4K que já está chegando com força, muito em breve teremos até crop fazendo 4K, 8k, 16k, e a fotografia como conhecemos hoje vai perder o “por que”.

Eu estou apostando que muito em breve não venderemos mais foto é vídeo, venderemos a imagem que será composta de um álbum e o filme. E como essa imagem será capturada (foto, vídeo, drone, etc.) não importa para o cliente.

O que os amigos acham?


leandrodias

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 891
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 29 de Setembro de 2016, 14:16:18
Assim Roberto, eu não ganho dinheiro com fotografia ainda! infelizmente.

Entretanto, no meu humilde ponto de vista a fotografia de casamento nunca sera dispensável, apesar que vai existir muita gente fazendo isso e acredito que vai quebrar muito galho(de uma certa forma). Mas no meu ver, o fotografo vende mais que foto, vende o estilo, o olho, os ângulos diferentes e o tratamento! um estilo de retratar um momento especial para cada um.
Eu acho que quem cobra pouco e atende uma classe de um nível social mais simples, vai ter mais mercado para essa nova tecnologia, talvez o custo disso sera mais acessível e mais viável para as pessoas que querem economizar e não valorizam tanto esse momento.
A grosso modo comparo essa nova tecnologia como a situação de um Dj de festa, todo mundo tem acesso as músicas, todo mundo pode alugar um som e todo mundo pode usar um pen drive, mas a personalização do DJ, banda e etc vai dar a festa um toque especial!

"O personalizado" ainda será necessário!

bem, esse é meu humilde ponto de vista.

Grande abraço
Nikon D7100 | AF-S DX VR Nikkor 18-140mm F/3.5-5.6G ED | AF Nikkor 50mm 1.8 D | AF-S VR Nikkor 70-300mm  F/4.5-5.6g IF-ED | FLASH VIVITAR



Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #2 Online: 29 de Setembro de 2016, 14:17:11
Minha humilde opinião: tem gosto para tudo. Para mim a filmagem começa a ser viável de pegar frames para álbum em 8k. Em 4k já é possível, mas não fica tão bom. Agora em 1080 ela deve ter jogado para PB, aplicado flltro, etc. Aí engana quem não tem tanto conhecimento e dependendo do tipo de álbum é ainda mais difícil de ver ( se for fotolivro básico, por exemplo ).
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 29 de Setembro de 2016, 14:24:45
Minha humilde opinião: tem gosto para tudo. Para mim a filmagem começa a ser viável de pegar frames para álbum em 8k. Em 4k já é possível, mas não fica tão bom. Agora em 1080 ela deve ter jogado para PB, aplicado flltro, etc. Aí engana quem não tem tanto conhecimento e dependendo do tipo de álbum é ainda mais difícil de ver ( se for fotolivro básico, por exemplo ).

vc ta pensando como fotografo, cliente se "engana" até com menos.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #4 Online: 29 de Setembro de 2016, 14:58:59
vc ta pensando como fotografo, cliente se "engana" até com menos.
Pois é... sei que tem cliente que se engana com pouco. Ou que realmente não sabe o que compra. Se bem que esse tipo de cliente eu quero distância: não liga para qualidade porque realmente não sabe distinguir e quer somente o menor preço. E normalmente é o cliente que dá problema para pagar, reclama de coisas sem sentido para ter um "desconto", etc.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #5 Online: 29 de Setembro de 2016, 15:01:56
Agora, o que essa cidadã apertadora de botão (não posso chamar de fotógrafa) estava fazendo com apenas uma câmera ? Se fosse comigo iria pensar duas vezes em liberar os frames. É diferente quando o sujeito está preparado e tem um imprevisto e nesse caso ajudaria sem pensar. Um processo ia cair bem para entender o que é ser profissional e ajudaria a tirar do mercado coisas ruins que prejudicam os clientes.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #6 Online: 29 de Setembro de 2016, 15:08:32
Agora, o que essa cidadã apertadora de botão (não posso chamar de fotógrafa) estava fazendo com apenas uma câmera ? Se fosse comigo iria pensar duas vezes em liberar os frames. É diferente quando o sujeito está preparado e tem um imprevisto e nesse caso ajudaria sem pensar. Um processo ia cair bem para entender o que é ser profissional e ajudaria a tirar do mercado coisas ruins que prejudicam os clientes.

Concordo que fazer casamento com apenas 1 câmera é irresponsabilidade, porém parece que o problema foi na lente e que ela não percebeu durante o evento.  :ponder:


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #7 Online: 29 de Setembro de 2016, 15:09:59
Já fazem isso há anos e a fotografia continua aí  ;)
O mercado se renova a cada momento, ainda assim não creio que a fotografia "tradicional" morra tão cedo.  :ok:


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #8 Online: 29 de Setembro de 2016, 15:20:31
Concordo que fazer casamento com apenas 1 câmera é irresponsabilidade, porém parece que o problema foi na lente e que ela não percebeu durante o evento.  :ponder:
Não percebeu ou não consegue perceber sem estar sentada no monitor ? rsrsrs.
Por isso existe zoom no lcd. Acostumar a dar zoom para conferir de vez em quando e perceber pelo viewfinder se está tudo ok é importante. Até o barulho que a lente faz e o tempo que demora para focar pode ajudar a mostrar que alguma coisa está errada.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #9 Online: 29 de Setembro de 2016, 15:24:53
Minha humilde opinião: tem gosto para tudo. Para mim a filmagem começa a ser viável de pegar frames para álbum em 8k. Em 4k já é possível, mas não fica tão bom. Agora em 1080 ela deve ter jogado para PB, aplicado flltro, etc. Aí engana quem não tem tanto conhecimento e dependendo do tipo de álbum é ainda mais difícil de ver ( se for fotolivro básico, por exemplo ).

Desde que apareceu o VHS em eventos la em 1980, ia ser o final catastrofico da fotografia.
Desde que apareceu o C-41 em revelaçao colorida (nem sei que ano foi isso), ia ser a morte da fotografia PB.
Desde a popularizaçao da fotografia digital, em 2002,tudo o anterior ia desaparecer!!!!!!.
E por enquanto estamos todos bem vivos, realizando as adequaçoes, atualizaçoes pertinentes.
Desde meu humilde inicio "com filme" no seculo pasado, ate hoje, aprendi , aprendo e irei a aprender Zilhoes de coisas inimaginaveis.
receita:trabalho e estudo permanente 24hs por dia, comprometimento absoluto com o oficio.
E bola pra frente!!!!!!!!!!
De forma experimental, tudo e valido, mas comercialmente aqui no terceiro mundo,
grandes mudanças custam fortunas. :ok: :ok:


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #10 Online: 29 de Setembro de 2016, 15:24:53
Não percebeu ou não consegue perceber sem estar sentada no monitor ? rsrsrs.
Por isso existe zoom no lcd. Acostumar a dar zoom para conferir de vez em quando e perceber pelo viewfinder se está tudo ok é importante. Até o barulho que a lente faz e o tempo que demora para focar pode ajudar a mostrar que alguma coisa está errada.

Verdade, se a lente não estivesse, de fato, fazendo foco, é fácil perceber, até mesmo pela ocular.

Voltando ao tópico, extraindo o frame do vídeo até quanto consegue imprimir sem sacrificar a qualidade?  :ponder:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #11 Online: 29 de Setembro de 2016, 15:32:53
Pessoal, em quanto tempo mais vocês apostam que a fotografia de casamento ainda sobrevive como a fotografia tradicional de hoje?

Vou contar um fato que ocorreu com um cinegrafista amigo meu.
Ele trabalhou em um desses finais de semana junto com uma fotógrafa que estava sozinha e com apenas uma câmera, e ele estava filmado com duas 5D MKII, a lente da fotógrafa deu problema na cerimônia e ela não percebeu, e a maioria das fotos ficaram absolutamente sem foco, algumas vezes a lente fazia foco, e outras vezes não, e as fotos mais importantes ela perdeu. Ela pediu então para meu amigo se ele poderia ceder a filmagem para ela tirar as imagens, e assim ela o fez, tirou mais de 200 frames da filmagem, cenas como o beijo, a troca de aliança e tudo mais, tratou as imagens, misturou com as imagens da câmera dela que salvaram e resolveu tudo. Inclusive já entregou o álbum, e segundo o meu amigo, ninguém (cliente) questionou absolutamente nada.

Esse fato ocorreu com imagens de 5D MK II, imagina com uma filmagem de 4K que já está chegando com força, muito em breve teremos até crop fazendo 4K, 8k, 16k, e a fotografia como conhecemos hoje vai perder o “por que”.

Eu estou apostando que muito em breve não venderemos mais foto é vídeo, venderemos a imagem que será composta de um álbum e o filme. E como essa imagem será capturada (foto, vídeo, drone, etc.) não importa para o cliente.

O que os amigos acham?

Caro Roberto,
acidentes acontecem, ninguem esta livre de um problema, mas e aonde separamos o PRO , do iniciante/amador/aventureiro.
depois de um problema so resta rebolar e resolver , se o cliente nao tem conhecimento
e mais facil "enganar ele", com efeitos especiais e blablabla, ja vi muitos casos desses.
Nao precisa ser nada catastrofico, ja vi cinegrafista ficar , sem fita, sem bateria, no momento X, pronto!!!,
nao precisa mais nada, fotografo sem filme, acabou a pilha do "FRESH"!!!, milhares de historinhas simpaticas!!! :hysterical:


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #12 Online: 29 de Setembro de 2016, 15:42:23
Voltando ao tópico, extraindo o frame do vídeo até quanto consegue imprimir sem sacrificar a qualidade?  :ponder:

Um frame de 4K tem 8mp, pouco menos do que uma 40D, já um frame de 8k tem 33mp, mais do que a maioria das DSLR atuais.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #13 Online: 29 de Setembro de 2016, 15:58:32
Pessoal, a "lebre" que eu levantei aqui não é questão profissional da fotógrafa. Isso foi um exemplo para ilustrar como ela conseguiu as imagens, e nada mais.

O que eu levantei aqui é a transformação que a fotografia ira passar em um curto período de tempo.

Um frame 8K tem 32mp. Câmeras 8K posicionadas em pontos estratégicos dentro de uma igreja, sem fotógrafos trafegando pra lá e pra cá, e sem deixar escapar nada. drones fazendo imagens aéreas etc, milhares de frames para se escolher as melhores imagens para compor um álbum.

A fotografia não vai acabar, mas vai se transformar, Foto e vídeo serão dois produtos da mesma fonte.
« Última modificação: 29 de Setembro de 2016, 15:59:32 por Roberto Dellano »


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #14 Online: 29 de Setembro de 2016, 16:05:16
O Futuro é esse. Eu quer trabalho com fotografia de casamento estou me preparando para virar "filmaker". A coisa vai continuar como está. Quem trabalha sério com video vai continuar fazendo video e não vai comer o mercado dos fotógrafos. O que vai acontecer é fotógrafo pegando trabalho de videomaker, porque vai estar se adaptando ao novo momento. Ao invés de entregar só fotos, vai ter video também.

E isso já está acontecendo, nos próximos 2-3 anos já deve estar estabilizado esse modelo.