Autor Tópico: Estilo de fotografia na dupla 35 e 85 mm  (Lida 4095 vezes)

Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #15 Online: 03 de Outubro de 2016, 19:18:27
Como falaram, depende muito do tipo de fotografia que você vai fazer. No meu caso preciso ter uma grande angular para fotografia de arquitetura, uma 24mm por exemplo e uma normal ou meia tele para fotografia de produtos, então com uma 24+50mm ou 24+85mm já daria para fazer 60% do meu trabalho. Recentemente adquiri a 35mm e não consegui testar tanto, mas me parece um ótimo range até para arquitetura.

Agora, pra fotografia de rua, pra mim, acredito que 28+85mm seria mais proveitoso.
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #16 Online: 06 de Outubro de 2016, 15:06:00
Há três anos migrei para essa dupla (35mm e 85mm). Me encontrei nestas DFs e atualmente faço 90% dos trabalhos com elas.
Já para o uso pessoal raramente levo uma DSLR. Quando levo, vai comigo apenas a 35mm ou apenas uma 12mm quando quero algo bem diferente (não retratos).


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #17 Online: 06 de Outubro de 2016, 22:00:29
Há três anos migrei para essa dupla (35mm e 85mm). Me encontrei nestas DFs e atualmente faço 90% dos trabalhos com elas.
Já para o uso pessoal raramente levo uma DSLR. Quando levo, vai comigo apenas a 35mm ou apenas uma 12mm quando quero algo bem diferente (não retratos).
Pra uso pessoal usa o que?

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #18 Online: 06 de Outubro de 2016, 22:25:24
Por quê? Não são muito próximas?!

Acho que 28 combina com 50 e 100 ou 105 mm.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Mas estou falando por mim e não por outros. Pode não fazer sentido pra você, Thales.

Eu gosto de usar as duas. Para mesmos propósitos. Depende da vontade do dia. Tem uma diferença ainda apesar do que falei. Ligeira comparada aos que vcs estão escolhendo.

Uso pra street, arquitetura, paisagem e retrato (basicamente o que faço +-)

Não vejo utilidade em ter uma 50 ou teles hoje em dia.
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 06 de Outubro de 2016, 22:36:52
Em distancias pequenas em relacao a pessoa sendo fotografada uma 28mm e uma 35mm se comportam de formas BEEEMMM diferentes. Se voce estiver a 10 metros de distancia de uma pessoa as diferencas entre as duas nao existem em termos praticos, mas se voce estiver entre 1 e 2 metros a historia eh outra.

No meu uso pessoal (rua) a 35mm (ou 40mm, que eh a lente que eu tenho) eh quase que uma lente de retrato, pois eu sinto que so consigo enquadrar a pessoa e nao muito alem dela nas distancias em que eu normalmente trabalho, entre 1 e 2 metros. Ja a 28mm pra mim eh capaz de pegar a pessoa por completo e o contexto em volta dela. Voce enche o frame de informacoes e enriquece muito mais a composicao.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #20 Online: 06 de Outubro de 2016, 23:21:17
Em distancias pequenas em relacao a pessoa sendo fotografada uma 28mm e uma 35mm se comportam de formas BEEEMMM diferentes. Se voce estiver a 10 metros de distancia de uma pessoa as diferencas entre as duas nao existem em termos praticos, mas se voce estiver entre 1 e 2 metros a historia eh outra.

No meu uso pessoal (rua) a 35mm (ou 40mm, que eh a lente que eu tenho) eh quase que uma lente de retrato, pois eu sinto que so consigo enquadrar a pessoa e nao muito alem dela nas distancias em que eu normalmente trabalho, entre 1 e 2 metros. Ja a 28mm pra mim eh capaz de pegar a pessoa por completo e o contexto em volta dela. Voce enche o frame de informacoes e enriquece muito mais a composicao.

é por isso que as 50 em diante não me atraem muito

e mesmo pra ficar perto eu gosto de usar a wide angle na hora de "fechar". Aí eu me limito usando a 35mm pra não ficar "too much". Até pra mim existe um limite pra distorção. Só não é tão rigoroso como os demais colegas q usam no mínimo uma 70mm pra fazer retrato.
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #21 Online: 07 de Outubro de 2016, 11:09:00
Interessante o tópico. Vou tentar responder os 3 pontos que me chamaram mais a atenção.

Com relação ao foco inicial, também sempre ouvi da dupla 35+85. Confesso que comecei na fotografia com bem mais atenção ao fator "equipamentístico" da coisa do que artisticamente e sempre fiquei imaginando sets e sets de lentes.

Na 85mm me encontrei, realmente. A 85/1.8 da Canon é de uma qualidade e de uma relação custo/benefício que não consigo nem imaginar me desfazendo dela. Já até disse em outros tópicos que parece que, antes de olhar em qualquer viewfiender, parece que espero ver o ângulo de uma 85mm em full-frame. Já nos 35mm, nunca tive uma prime. Tenho bastante interesse em testar e ver se gosto. Hoje tenho a 17-40L que é "apenas" f/4, mas percebo que quando a uso, fico mais entre os 24 e 28mm. Ainda assim, percebo que as fotos que mais gosto de fotógrafos de ensaios a céu aberto são com 35mm, daí minha curiosidade em tentar usar.

O que me leva ao segundo ponto, mencionado pelo lee sobre 28 e 35mm... também percebo uma boa diferença, mesmo não sendo um fotógrafo de rua nem de arquitetura, tampouco retratista com wide-angle. Mas consigo perceber nas fotos isso.

E por fim, sem querer parecer chato, mas ainda me parece que você tem um grande lado a assumir de "gearhead", Thales. Como disse no começo, também tenho e não acho errado o interesse por equipamentos. Isso acontece em qualquer hobby. Mas sua justificativa para querer migrar suas lentes 1.8 pelas 1.4 passam a impressão de querer tapar o sol com a peneira.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 07 de Outubro de 2016, 12:50:03
Falando especificamente do meu caso. Eu fotografo casamentos e ha aproximadamente 1 ano so vai comigo a dupla 35mm / 85mm.

Hoje tem lente no armário que eu dizia que não abriria mão de forma alguma, que era maravilhosa, que era afiada, que isso que aquilo (ex 70-200 2.8).

Incrível como mudamos  :ponder: :ponder: :ponder:

Eu hoje tenho curiosidade para saber como a 20mm vai se encaixar nesse esquema, se vai ficar "no banco" esperando uma situação em que o ângulo da 35mm não resolva ou se vai passar para o time titular.

Já estou, inclusive, considerando vender as minhas demais lentes. Dinheirão parado sem o menor uso (depois que me encontrei nesta dupla).

Para finalizar, a minha linguagem mesmo é a 85mm, mas em casamento não tem como, sem uma lente com ângulo maior não dá.

Semana passada fui a um parque com a familia e levei as duas. Pensa que eu usei a 35?!?!? É ruim, heim. Fui de 85 do inicio ao fim.  :wub: :wub: :wub:
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #23 Online: 07 de Outubro de 2016, 23:25:12


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #24 Online: 21 de Outubro de 2016, 11:04:31
Fotografo casamentos faz quase 10 anos e já faz uns 5 que o meu kit essencial é 35mm + 85mm em full frame.

Se precisasse escolher uma só, com certeza seria a 35mm. É a lente que uso em 75% das fotos.

Carrego numa bolsa no meu cinto uma nikkor 20mm 1.8 que me salva a vida quando quero uma foto bem wide..

Já usei Canon, tive 35mm 2 e 35mm 1.4L, 85mm 1.8 e 85mm 1.2L II.

Hoje o meu kit é todo nikon: 35mm 1.8G FX, 85mm 1.4 AF-D, 20mm 1.8G FX....tenho também uma 35mm F2 AF-D de backup. É excelente também!

Já tive a Sigma 35mm 1.4 ART e o foco não me agradou, nem pra nikon, nem pra Canon. Tenho ainda uma Sigma 85mm 1.4 que é fantástica, mas totalmente redundante com a nikkor igual...então estou vendendo para adquirir uma 24mm 1.8, assim minha esposa usará a dupla: 24mm + 50mm, enquanto eu, 35+85 (sempre carregando 20 pra salvar a vida quando preciso).

Não penso na 35mm 1.4 nikon por causa do preço....a 1.8 me atende perfeitamente!

no meu blog tem bastante trabalho atual!

http://www.vinibrandini.com.br/posts/

abs



mbruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #25 Online: 21 de Outubro de 2016, 13:47:15
Considerando que estou com APS-C, estou no mesmo caminho de combinação 35+85:

Sigma 18-35 e 50 1.8 e concordo que é uma ótima combinação - ainda pretendo pegar uma 50 1.4 para os ambientes mais escuros q trabalho.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #26 Online: 21 de Outubro de 2016, 13:59:32
Fotografo casamentos faz quase 10 anos e já faz uns 5 que o meu kit essencial é 35mm + 85mm em full frame.

Se precisasse escolher uma só, com certeza seria a 35mm. É a lente que uso em 75% das fotos.

Carrego numa bolsa no meu cinto uma nikkor 20mm 1.8 que me salva a vida quando quero uma foto bem wide..

Já usei Canon, tive 35mm 2 e 35mm 1.4L, 85mm 1.8 e 85mm 1.2L II.

Hoje o meu kit é todo nikon: 35mm 1.8G FX, 85mm 1.4 AF-D, 20mm 1.8G FX....tenho também uma 35mm F2 AF-D de backup. É excelente também!

Já tive a Sigma 35mm 1.4 ART e o foco não me agradou, nem pra nikon, nem pra Canon. Tenho ainda uma Sigma 85mm 1.4 que é fantástica, mas totalmente redundante com a nikkor igual...então estou vendendo para adquirir uma 24mm 1.8, assim minha esposa usará a dupla: 24mm + 50mm, enquanto eu, 35+85 (sempre carregando 20 pra salvar a vida quando preciso).

Não penso na 35mm 1.4 nikon por causa do preço....a 1.8 me atende perfeitamente!

no meu blog tem bastante trabalho atual!

http://www.vinibrandini.com.br/posts/

abs

qual das 35mm vc mais gostou? (canon)
« Última modificação: 21 de Outubro de 2016, 14:00:58 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.755
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #27 Online: 21 de Outubro de 2016, 15:04:55
Considerando que estou com APS-C, estou no mesmo caminho de combinação 35+85:

Sigma 18-35 e 50 1.8 e concordo que é uma ótima combinação - ainda pretendo pegar uma 50 1.4 para os ambientes mais escuros q trabalho.

tem que ver qual Df vc mais usa entre 18-35mm, aposto que vc vai se surpreender.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


mbruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #28 Online: 21 de Outubro de 2016, 16:35:32
tem que ver qual Df vc mais usa entre 18-35mm, aposto que vc vai se surpreender.

Vou olhar nas infos aqui. mas sem fazer estatistica das fotos, posso falar que é algo entre 20 e 24mm - sempre dou um pouco de zoom para dar uma enquadrada melhor do que 18mm. E se quero fechar bem ja pego a 50mm (75mm) para ser feliz.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #29 Online: 21 de Outubro de 2016, 17:36:29
Estou em fase de migração para Fuji e vou ter justamente esse kit equivalente. Acho que é o que mais me agradou até hoje.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales