Autor Tópico: Estilo de fotografia na dupla 35 e 85 mm  (Lida 4025 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Online: 30 de Setembro de 2016, 01:02:34
Galera, já experimentei zooms, gosto da praticidade mas realmente minha praia são as primes. Já experimentei várias DFs como 24, 35 (3x), 40 mm, 50 mm (acho que mais de 5 ou 6 lentes), 85 mm e 100 mm. Claro que todas são boas e tem seus propósitos.

Se fosse para ter uma única lente ficaria nos 50 mm pois consigo fazer retratos mais legais e é o que eu mais gosto de fotografar mas como decidi ter pelo menos duas primes, cheguei na combinação do 35 + 85. Parece que essa dupla dá uma mágica diferente.

Mais alguém para compartilhar, concordar ou discordar dessa opinião? Agora estou com duas lentes 1.8 mas sonho na 35, pelo menos, ir pro 1.4.

O que gosto do 35 mm é a vinheta que dá toda aberta e pouca distorção com uma certa inclusão do sujeito na composição.
Já na 85 é o começo da compressão de planos, fundo isolado do sujeito e, seja na Canon, Nikon, Sony, Fuji ou M4/3 parece que essas lentes brilham na performance que entregam.

Tenho visto bastante fotógrafos de casamento e ensaios usarem muito essa dupla.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Setembro de 2016, 01:22:21
Acho que eh uma questao pessoal do estilo fotografico de cada um, e do tipo de foto a ser feita. No final voce menciona fotografos de casamento, entao imagino que a combinacao 35+85 funcione pra eles, mas nao necessariamente para outros fotografos de estilos diferentes.

Voce mencionou ja ter usado a 40mm, e diz preferir a 35mm. Qual a diferenca pra voce? Elas me parecem muito similares.

E voce diz ter hoje uma 35mm f/1.8, mas que pretende eventualmente comprar a f/1.4. Qual o motivo da sua preferencia por f/1.4 em relacao a f/1.8?


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 30 de Setembro de 2016, 01:30:04
Acho que eh uma questao pessoal do estilo fotografico de cada um, e do tipo de foto a ser feita. No final voce menciona fotografos de casamento, entao imagino que a combinacao 35+85 funcione pra eles, mas nao necessariamente para outros fotografos de estilos diferentes.

Voce mencionou ja ter usado a 40mm, e diz preferir a 35mm. Qual a diferenca pra voce? Elas me parecem muito similares.

E voce diz ter hoje uma 35mm f/1.8, mas que pretende eventualmente comprar a f/1.4. Qual o motivo da sua preferencia por f/1.4 em relacao a f/1.8?
O ponto principal era a 40 ser 2.8. Eu acho que prime tem de ser pelo menos 2.0. Óbvio que a 40 portátil e que agora na Nikon nem tem uma equivalente.

Sobre mudar de 1.8 para 1.4 está mais no estilo que tenho me consolidado do que simplesmente ter mais luz ou desfoque. Tenho exercitado em cropar menos, principalmente, quando uso aberturas máximas pra aproveitar a vinheta natural da lente (coisa que até 1 ano atrás eu corrigia 100% na pós).

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


xande_mike

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
    • Alexandre Assis Fotografia
Resposta #3 Online: 30 de Setembro de 2016, 04:40:22
Curto muito as duas lentes mas para casamentos não usaria. Para ensaios indoor e externos elas funcionam melhor.
Canon 6D, EF 70-200 2.8 L, EF 50mm 1.4, EF 85mm 1.8 "Todo retrato é um auto retrato."
www.instagram.com/xandeassis_
www.500px.com/xandeassis
www.xandeassis.com.br
https://www.flickr.com/photos/xande_mike/


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 30 de Setembro de 2016, 04:43:06
O ponto principal era a 40 ser 2.8. Eu acho que prime tem de ser pelo menos 2.0. Óbvio que a 40 portátil e que agora na Nikon nem tem uma equivalente.

Sobre mudar de 1.8 para 1.4 está mais no estilo que tenho me consolidado do que simplesmente ter mais luz ou desfoque. Tenho exercitado em cropar menos, principalmente, quando uso aberturas máximas pra aproveitar a vinheta natural da lente (coisa que até 1 ano atrás eu corrigia 100% na pós).

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk

Achei que a questão de preferência era somente a respeito do angulo de visão proporcionado por determinada distância focal, e não inerente a características individuais de cada objetiva (abertura, tamanho, peso, qualidade, preço, etc).

Essa é uma decisão pessoal sua, mas não sei se as razões que você apresentou para preferir lentes f/1.4 no lugar de f/1.8 são muito sensatas... e nem sempre a vinheta está relacionada com uma lente de abertura maior; a minha 40mm f/2.8 tem mais vinheta que a 28/1.8 e a 50/1.8.

Enfim, pro meu uso pessoal uma dupla 28+35 seria mais que suficiente, mas não sou fotógrafo de casamento, ou eventos, ou estúdio, e nem sou profissional.


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #5 Online: 30 de Setembro de 2016, 23:07:20
Thales,

Eu adoro!
95% do tempo uso essa dupla!
Tenho  24x70mm + 50mm + 70x200mm....e elas quase não saem mais de casa  ;)

Oque tenho feito com essa dupla vc pode ver aqui https://www.flickr.com/photos/varal_sp/albums

Abs
M Rezende



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 01 de Outubro de 2016, 00:08:13
Tbm prefiro as primes, normalmente monto alguns kits, entre as 4 abaixo, levo duas ou três dependendo da situação, por ex:

Quando quero sair bem leve, despreocupado com a qualidade de imagem e com o valor dos equipamentos dentro da bolsa: EF 28mm f/2.8 (bem antiga) + 50mm f/1.8 STM. Ah, sim, alguma alma vai me perguntar, mas não tem uma lente mais longa aqui??? Fod@-se, é zoom "passinho" mesmo... Mas, e as fotos que eu não conseguir fazer do jeito melhor que poderia ser??? Dane-se, nem me preocupo com isso. Quando quero um pouco mais qualidade de imagem porem ainda com menos peso e volume gosto da 35mm f/2.0 IS e a 100mm f/2.8 L IS Macro (sou apaixonado por elas). Então pronto, são essas 4 fixas as lentes que mais gosto.

Eu consegui diminuir bastante os meus equipamentos, já tive e já vendi todas as outras 35mm, 50mm e 85mm seja da serie L ou não (digo as outras series tbm, sempre Canon), ja tive tbm 300mm, 400mm, e para o que faço, não valem o custo beneficio.

Tenho tbm várias outras zooms que uso em trabalhos e casos específicos. Por exemplo, a 24-105 L mantenho só pra vídeo, 16-35L, 24-70L, 70-200L uso em alguns trabalhos, porque são versáteis, mas não suporto mais ter que ficar carregando lentes pesadas.

Tem mais uma questão que acho importante frisar, que é o raciocínio estético fotográfico, o raciocínio que envolve imaginação 2D, composição, compressão de planos, cores, resolução da lente, etc... Quanto menos lentes, mais o fotografo consegue enxergar aquilo que quer, fica mais fácil de entender, de se acostumar, de criar uma marca estética com as lentes pré escolhidas, que mais gosta.
« Última modificação: 01 de Outubro de 2016, 00:23:03 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 01 de Outubro de 2016, 11:12:45
Estou vivendo uma crise com esse combo depois que mudei para FF.
Eu usava 20mm + 50mm em apsc e amava a combinação, inclusive para casamentos.

Aí fui para a 5d, me apaixonei pela 85mm no lugar da 50mm. Mas a 35mm não encaixou, pelo menos não na cerimônia.
Quando tento uma foto de corpo todo acho que não é aberta o suficiente, quando tento plano americano ou meio corpo, acho que não é fechada o suficiente.

As vezes fico tentado a colocar a 50mm no lugar da 35mm nas cerimônias.

Comprei uma tamron 28-75 para ser backup, vou testar ela em 28mm no próximo casamento pra ver me combino 28+85.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #8 Online: 01 de Outubro de 2016, 14:30:45
Se fosse para ter uma única lente ficaria nos 50 mm pois consigo fazer retratos mais legais e é o que eu mais gosto de fotografar

Thales... Vais ter duas lentes e nenhuma sendo dua preferida? Nem a 1.8 STM que é tão em conta?
Eu uso bastante a 30 + 85 em eventos... funciona bem, mas vira e mexe tiro uma e coloco a 50mm no lugar! Minhas fotos particulares já tinha uma margem maior com a 50mm... hj com a 85 uso bastante ela, mas ainda 70% das fotos são com a 50 mesmo!

vou testar ela em 28mm no próximo casamento pra ver me combino 28+85.

Uso a 30mm 1.4 Art, dá uma pequena vinheta na fotos em FF mas a lente é um espetáculo e fica na mesma faixa de preço da 28mm!
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 01 de Outubro de 2016, 20:54:51
Thales... Vais ter duas lentes e nenhuma sendo dua preferida? Nem a 1.8 STM que é tão em conta?
Eu uso bastante a 30 + 85 em eventos... funciona bem, mas vira e mexe tiro uma e coloco a 50mm no lugar! Minhas fotos particulares já tinha uma margem maior com a 50mm... hj com a 85 uso bastante ela, mas ainda 70% das fotos são com a 50 mesmo!

Uso a 30mm 1.4 Art, dá uma pequena vinheta na fotos em FF mas a lente é um espetáculo e fica na mesma faixa de preço da 28mm!
Eu disse que se fosse para ficar com somente uma e seria a 50. Com certeza seria a 50 1.4 Art ou a 50 1.2 L se fosse para Canon.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Pabllo Tacyanno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 330
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 02 de Outubro de 2016, 06:10:02
Thales a Nikkor 28-105 não te surpreendeu como imaginava?
Ou ela ainda não chegou?
Nikon D7200, Nikkor 85mm 1.8g + Sigma ART 18-35 1.8.
Flashes, leds e lâmpadas dentro de papelões...


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #11 Online: 02 de Outubro de 2016, 07:08:50
Thales a Nikkor 28-105 não te surpreendeu como imaginava?
Ou ela ainda não chegou?
Pego ela amanhã. Mas não será minha lente principal é nem pretensões disso.

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #12 Online: 02 de Outubro de 2016, 18:16:54
Acho que 28 e 85 eh uma combinação que da mais possibilidades.
D600 - E-M10


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #13 Online: 02 de Outubro de 2016, 21:08:09
eu to na combinação 28mm e 35mm. Se for pra ter apenas 2

"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #14 Online: 03 de Outubro de 2016, 18:44:10
eu to na combinação 28mm e 35mm. Se for pra ter apenas 2
Por quê? Não são muito próximas?!

Acho que 28 combina com 50 e 100 ou 105 mm.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales