Autor Tópico: Qual rengefinder devo comprar?  (Lida 3181 vezes)

LaraTizatto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 30 de Setembro de 2016, 19:17:36
Olá. Eu fiquei simplesmente apaixonada pelas renderfinders, mas estou em dúvida em qual comprar. Eu estou namorando a Yashica electro 35, mas não tenho certeza se tem alguma outra melhor que sirva pra mim. Não posso gastar muito. Acho que até uns 500 reais. Por favor, alguém que entenda sobre pode me salvar ?  :clap:


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Setembro de 2016, 20:44:54
Mas são tantos modelos que realmente é bem difícil escolher.

Por ex pra ficar no filme 35mm eu gosto da Canonet QL... mas ai tem aquelas que usam filme 120 e por ai vai, e vai longe...

O ideal seria pegar e testar, mas ja te adianto, acho difícil acertar na primeira. Se vc realmente gosta vai encontrar outras no futuro que vc vai querer ter/experimentar. Ale de que é complicado achar câmeras dessa idade em bom estado.

Conhecimento importa mais que equipamento.


Tiago C.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
Resposta #2 Online: 03 de Outubro de 2016, 15:57:18
Com 500 reais, você consegue comprar até duas, se der sorte  :)
Já tive e aconselho a Canonet QL (a minha foi a QL19).


gusss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 227
    • flickr
Resposta #3 Online: 03 de Outubro de 2016, 17:23:01
Não entendo de rangefinders  :( mas uma, talvez pouco conhecida, que gosto é a Konica III.
A lente é Hexanon 48mm 1:2 ou 50mm 1:1.8. Muito elogiada.
Fujifilm X-E + 18-55, 10-24
Takumar 50mm 1:1.4, Macro 50mm 1:4 "Tessar", 85mm 1:1.9 "Sonnar", 135mm 1:2.5, 200mm 1:4; Zuiko 50mm 1:1.4 "1.1 Million", 50mm 1:1.8 "miJ", 200mm 1:4; Canon FD 50mm 1:1.2 L, 55mm 1:1.2, 50mm 1:1.4; Yashinon Tomioka Macro 60mm 1:2.8; Hexanon 50mm 1:1.7; Nikkor 28mm 1:2, 85mm 1:1.8 D, *ED 180mm 1:2.8, *ED 300mm 1:4.5; XR Rikenon 50mm 1:1.4


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 03 de Outubro de 2016, 18:04:13
Sou suspeito para falar, mas eu indico a Yashica Electro 35, se conseguir achar uma funcionando 100%. Tem uma objetiva incrivelmente boa e a fotometria é precisa o suficiente para usar filme positivo sem medo.

As Canonet são boas mas a parte eletro-eletronica delas deixa a desejar, é dificil encontrar uma em estado decente.

Outra opção excelente é a Minolta Hi Matic 7



lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 04 de Outubro de 2016, 00:05:10
Com 500 reais vc pode tentar fazer como eu: comprar uma Yashica Electro GX 35 no eBay em estado de nova... paguei US$ 160 e mais uns 50 reais de imposto (foi taxada).

Tenha em mente que na maioria dos casos, essas cameras eletrônicas antigas, se derem defeito, provavelmente vão virar enfeite na sua estante.


Monjardim

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
Resposta #6 Online: 04 de Outubro de 2016, 20:22:04
Acabei de comprar uma canonet ql 17 giii por 50 dólares no ebay

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk



Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #7 Online: 06 de Outubro de 2016, 11:02:20
Recomendaria a Yashica Electro 35 e também a Konica Auto S ou S2. A Konica II também acho demais, linda, porém nunca a usei.
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.709
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Outubro de 2016, 20:48:02
Endossando a indicação da Electro 35, mas lembrando a dependência dela na sua bateria e eletrônica de mais de 40 anos, para o uso do obturador.

Morro de medo de encontrar a minha morta quando a pego para usar.

Fiz 'seguro' para esta situação comprando uma Olympus 35SP, que funciona totalmente, mesmo sem baterias, é menor e mais leve, e tem como 'motor' uma G. Zuiko 42mm f1.7
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 06 de Outubro de 2016, 21:29:42
Tem uma outra que gosto muito mas é bem rara por aqui, a Olympus 35 RC. Diminuta. Se eu achar uma boa compro na hora.

O lance da bateria da Electro 35 é fácil de resolver. Cortei um pedaço de rolha com o diametro do compartimento da bateria e uns 15mm de espessura e passei um fio de cobre grosso de uns 3mm de diametro pelo meio da rolha. Isso é o suficiente para uma pilha 4LR44 caber no compartimento. Só tem que por um papelao ou coisa similar em volta da pilha para ela não ficar bamba. Uma coisa que funciona bem é um pedaço de mangueira de PVC dessas usadas em filtros de água e aquários.

Notaram que a autora do tópico sumiu ?  :D
« Última modificação: 06 de Outubro de 2016, 21:30:17 por AFShalders »


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 06 de Outubro de 2016, 22:05:41
Eu notei...

Eu achei pilha pra minha camera no centro de SP, ao lado da Chromur/Consigo.

E já vi vendendo no eBay também. Além do nome "normal" (PX640), tem um outro nome, LR alguma coisa... talvez ajude a achar por ai.

Essa do centro de SP eu achei cara!! Mas enfim, funciona.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.709
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 06 de Outubro de 2016, 23:08:53

<..>
O lance da bateria da Electro 35 é fácil de resolver. Cortei um pedaço de rolha com o diametro do compartimento da bateria e uns 15mm de espessura e passei um fio de cobre grosso de uns 3mm de diametro pelo meio da rolha. Isso é o suficiente para uma pilha 4LR44 caber no compartimento. Só tem que por um papelao ou coisa similar em volta da pilha para ela não ficar bamba. Uma coisa que funciona bem é um pedaço de mangueira de PVC dessas usadas em filtros de água e aquários.
<...>

Esta dica da mangueira de plástico é a mais fácil e a que eu uso. Acrescentei uma destas molas usadas em lanternas para ajustar a altura dos contatos com as pilhas e ficou 101%.

Minha paranoia contudo é com a falência do circuito eletrônico ou da célula (CdS, eu presumo) do fotometro e dai ter que usá-la com uma velocidade única.

Grande abraço AF.
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.709
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 06 de Outubro de 2016, 23:16:01
<...>
Se eu achar uma boa compro na hora.
<...>

Minha esperança é ver o anúncio antes.

 :assobi:
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 06 de Outubro de 2016, 23:16:41
Cara, a eletronica da Electro é muito parruda. Nunca vi nenhuma com nada queimado, o máximo que vi foi com um monte de maus contatos ou por fiação oxidada. E se queimar, tem muita câmera de sucata para tirar peças por aí. Essa é uma câmera eletrônica que não me preocupa.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.709
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 06 de Outubro de 2016, 23:47:24
Cara, a eletronica da Electro é muito parruda. Nunca vi nenhuma com nada queimado, o máximo que vi foi com um monte de maus contatos ou por fiação oxidada. E se queimar, tem muita câmera de sucata para tirar peças por aí. Essa é uma câmera eletrônica que não me preocupa.

Opa, durmo mais leve hoje. Realmente vi muitos sites com instruções de desmonte e reparo dela, o que é um bom sinal.

Uma dúvida (desculpas, preguiça de ir ao Google) estas células CdS também perdem o rendimento (em proporções menores, claro) ao longo do tempo como as de selênio?

Abraço
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna