Autor Tópico: Modelo de orçamento e apresentação simples e clara para o cliente  (Lida 3948 vezes)

adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761

Amigos, estou fazendo pesquisa de preços com fotógrafos de minha cidade para oficializar meus pacotes de serviços. Pedi alguns orçamentos de ensaio para ter noção não apenas do valor cobrado no mercado (para que eu cobre mais ou igual), como também da apresentação dos mesmos.

O único consenso que encontrei foi no preço, que é parecido. No restante constatei falta de clareza nas informações, pacotes com infos incompletas, erros de português, atraso de até 4 dias na resposta, alguns retornos apenas respondidos no corpo do email, enfim, se eu fosse mesmo um cliente estaria com várias dúvidas e com certa má impressão (tirando um ou dois fotógrafos)

Pergunto a vocês: isso é intencional? Cheguei a pensar em tipo "ah, é uma estratégia para que o cliente retorne pedindo mais infos e quem sabe eu tenha uma chance de convence-lo"

Me parece também uma ótima oportunidade para fazer o meu pensando em suprir essas lacunas.

Por fim, se alguém puder disponibilizar o seu (mesmo que por MP) eu agradeceria pois ainda tenho algumas duvidas como: vocês enviam em PDF? Precisa mesmo ser muito grande? Preferem colocar fotos de algum trabalho ou apenas as infos mesmo?

Tenho a preocupação de ser direto, claro e simples, dizendo exatamente o que o cliente precisa saber e se ele se interessar voltará. Na verdade se ele pediu orçamento já deve ter dado ao menos uma olhada em algum trabalho seu.Mas também posso estar enganado.

Obrigado a todos que puderem ajudar.



   
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #1 Online: 03 de Outubro de 2016, 12:52:47
Opa Adriano, beleza?

Então, tem sim uma intenção de deixar algumas infos faltando, pra induzir o cliente a um novo contato e até uma reunião com a gente.
Pq pensa o seguinte: imagina se ele pede orçamento pra vários fotógrafos e cada um manda um cardápio com todas as opções e valores. Adivinha o que vai acontecer?

O cliente vai imprimir todos, colocar na mesa, e com uma caneta vai ticando qual item de qual fotógrafo tem melhor custo e vai fechar com o que ele achar um melhor custo x beneficio.
Mas ás vezes, a melhor experiencia que ele poderia ter seria com outro que foi descartado pq provavelmente o preço é um pouquinho mais caro, ou pq o email dele era "menos bonitinho"

Por isso a intenção de tentar encantar o cliente de cara e deixar infos em branco, pq aí vc chama um pouco mais a atenção dele pra vc e vc consegue conversar melhor, mostrar seu lado mais humano e convencer ele de que vc é a melhor opção pra ele.

Vc convencer o cliente na verdade é um grande conjunto de coisas. Vai desde a apresentação do seu site, quanto tempo vc demora pra responder o orçamento, como vc escreve o email. Pra quem tem estúdio, o ambiente, a iluminação, o visual, os móveis, tudo isso é pra trazer confiança pra ele de que o seu trabalho é a melhor opção pra ele.

Te mandei MP caso tenha interesse de ver como eu apresento o meu.
Abraços
« Última modificação: 03 de Outubro de 2016, 12:53:27 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #2 Online: 03 de Outubro de 2016, 14:35:42
Vi e respondi a MP, mas só agora li a resposta aqui. Sensacional, Guizaunzin. Tanto a estratégia quanto sua maneira de apresentação.

É disso que eu falava: sempre considero várias hipóteses pois sempre existe o risco de estar equivocado ou não prestando atenção em outras coisas.

Obrigado pela resposta e parabéns pela maneira de se apresentar. Como falei na MP: se eu fosse um cliente certamente consideraria marcar uma reunião.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 03 de Outubro de 2016, 14:42:28
Por fim, se alguém puder disponibilizar o seu (mesmo que por MP) eu agradeceria pois ainda tenho algumas duvidas como: vocês enviam em PDF? Precisa mesmo ser muito grande? Preferem colocar fotos de algum trabalho ou apenas as infos mesmo?

Enviei MP. Me passa seu email que eu te mando um modelo de orçamento que tenho usado nas minhas propostas de trabalho. :ok:


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #4 Online: 03 de Outubro de 2016, 16:13:09
Pessoal Boa Tarde, achei bem pertinente a questão do nosso colega.

Se alguém puder encaminhar um desses modelos para mim ficaria bem agradecido.

Ponderando como farei essa aproximação com o cliente e fazer ele se interessar e querer te conhecer mais é um ótimo caminho.

Obrigado desde já!
« Última modificação: 03 de Outubro de 2016, 16:13:25 por augustobt »


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #5 Online: 03 de Outubro de 2016, 16:57:13
Enviei MP. Me passa seu email que eu te mando um modelo de orçamento que tenho usado nas minhas propostas de trabalho. :ok:

Valeu Bruno! MP respondida. Olharei assim que chegar em casa! Valeu muito!
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #6 Online: 03 de Outubro de 2016, 17:00:20
Galera, caso ajude alguém achei esse modelo disponibilizado pelo Lucas Cavalheiro. É um modelo legal, só achei que as infos de texto poderiam ser um pouco melhores.Também achei que tem fotos demais, deixando este modelo de orçamento um pouquinho longo (não sei)

Pra quem interessar: http://lucascavalheiro.com/orcamento/
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #7 Online: 03 de Outubro de 2016, 17:11:57
Precisa mesmo ser muito grande? Preferem colocar fotos de algum trabalho ou apenas as infos mesmo?

Então. Não precisa ser grande e pesado. Mas vc tem que conseguir valorizar bem as suas fotos. Não é interessante mandar SÓ FOTO e muito menos SÓ TEXTO. Tem que fazer uma mescla deles, tem que valorizar o seu trabalho e encantar no texto, fazer ele se imaginar naquelas fotos (mostrar o que VC QUER VENDER e não o que vc acha que o cliente QUER COMPRAR, pq senão aí eles vão ditar tudo, desde como vc tem que trabalhar e até quanto tem que cobrar, fora que vc consegue já filtrar o seu público aí também), usar alguns gatilhos mentais pra induzir ele a tomar alguma atitude enquanto vê seu orçamento (tipo botão CLIQUE AQUI) e não responder todas as perguntas dele no orçamento ou no email, pra ele ainda ficar com dúvidas e induzir a manter o contato.

Tem uma pesquisa que fala (não lembro o número exato) que sua propaganda tem que atingir o cliente umas 12 vezes antes dele fechar o negócio. Nisso, ver seu site é 1 vez, ver seu facebook é outra vez, receber seu orçamento é mais uma vez, ele entrar em contato pra tirar dúvidas é MAIS UMA VEZ, marcar uma reunião é MAIS UMA VEZ... Vc vai ganhando a confiança dele assim e por aí vai  :ok:

Galera, caso ajude alguém achei esse modelo disponibilizado pelo Lucas Cavalheiro. É um modelo legal, só achei que as infos de texto poderiam ser um pouco melhores.Também achei que tem fotos demais, deixando este modelo de orçamento um pouquinho longo (não sei)

Pra quem interessar: http://lucascavalheiro.com/orcamento/

Olha, não consigo ver o tamanho desse arquivo, mas no meu 4G tá uma carroça pra baixar esse arquivo dele. Pelo visto deve ser bem pesado (ou minha conexão tá realmente um lixo), mas pensa um cliente baixando uma apresentação pesada e lotada de foto? Desiste antes de chegar na metade do download. No meu caso, eu fiz uma página web pq ela é responsiva, dá pra ver bem no celular e em conexão mais lenta...
« Última modificação: 03 de Outubro de 2016, 17:18:35 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 03 de Outubro de 2016, 17:53:44
Galera, caso ajude alguém achei esse modelo disponibilizado pelo Lucas Cavalheiro. É um modelo legal, só achei que as infos de texto poderiam ser um pouco melhores.Também achei que tem fotos demais, deixando este modelo de orçamento um pouquinho longo (não sei)

Pra quem interessar: http://lucascavalheiro.com/orcamento/

Meu orçamento que estou fazendo está assim, apos um curso que fiz.

Não acho que tem foto demais.
E segue uma receita, se apresenta numa lamina, fala do ensaio em outra, apresenta uma dica, dispara um gatilho de compra em outra, e no final apresenta seus valores.
Assim vc tem mais chance de se valorizar com o cliente do que mostrar simplesmente o preço.
« Última modificação: 03 de Outubro de 2016, 17:54:18 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #9 Online: 03 de Outubro de 2016, 18:37:40
Meu orçamento que estou fazendo está assim, apos um curso que fiz.

Não acho que tem foto demais.
E segue uma receita, se apresenta numa lamina, fala do ensaio em outra, apresenta uma dica, dispara um gatilho de compra em outra, e no final apresenta seus valores.
Assim vc tem mais chance de se valorizar com o cliente do que mostrar simplesmente o preço.

É, vangelismm, eu estava tanto com os modelos que recebi aqui na cabeça (apenas uma página, no máximo em pdf, com tabela de valores e sem foto) que nem me toquei para o lance dele, em páginas (laminas) se apresentar, dar uma dica mostrando conhecimento, etc.

Mas curti esse modelo dele sim. Não sei se disseram isso no curso que você mencionou, mas depois de vê-lo a ideia que tive foi ir trocando as fotos e dicas conforme o segmento fotográfico do orçamento (no caso pra quem faz mais de um seguimento).

Mas pra você ver, eu achava que tinha muitas fotos. Porém pra seguir essa linha tá bom demais.
« Última modificação: 03 de Outubro de 2016, 18:39:01 por adrianojsmoreira »
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #10 Online: 03 de Outubro de 2016, 18:52:25
Então. Não precisa ser grande e pesado. Mas vc tem que conseguir valorizar bem as suas fotos. Não é interessante mandar SÓ FOTO e muito menos SÓ TEXTO. Tem que fazer uma mescla deles, tem que valorizar o seu trabalho e encantar no texto, fazer ele se imaginar naquelas fotos (mostrar o que VC QUER VENDER e não o que vc acha que o cliente QUER COMPRAR, pq senão aí eles vão ditar tudo, desde como vc tem que trabalhar e até quanto tem que cobrar, fora que vc consegue já filtrar o seu público aí também), usar alguns gatilhos mentais pra induzir ele a tomar alguma atitude enquanto vê seu orçamento (tipo botão CLIQUE AQUI) e não responder todas as perguntas dele no orçamento ou no email, pra ele ainda ficar com dúvidas e induzir a manter o contato.

Tem uma pesquisa que fala (não lembro o número exato) que sua propaganda tem que atingir o cliente umas 12 vezes antes dele fechar o negócio. Nisso, ver seu site é 1 vez, ver seu facebook é outra vez, receber seu orçamento é mais uma vez, ele entrar em contato pra tirar dúvidas é MAIS UMA VEZ, marcar uma reunião é MAIS UMA VEZ... Vc vai ganhando a confiança dele assim e por aí vai  :ok:

Olha, não consigo ver o tamanho desse arquivo, mas no meu 4G tá uma carroça pra baixar esse arquivo dele. Pelo visto deve ser bem pesado (ou minha conexão tá realmente um lixo), mas pensa um cliente baixando uma apresentação pesada e lotada de foto? Desiste antes de chegar na metade do download. No meu caso, eu fiz uma página web pq ela é responsiva, dá pra ver bem no celular e em conexão mais lenta...

Que dicas legais, guizaunzin! Valiosíssimas! Realmente se engana quem pensa que não é preciso aplicar pleo menos algo de vendas e marketing corretamente para que o negocio deslanche.

Então, eu não sei dizer se esse é um material dele enviado por email. É importante essa questão de direcionar coisas pra mobile. Mais da metade dos clientes têm o primeiro contato com o portfolio através do smartphone.

Pro fim, voltando a primeira parte da tua resposta: a criatividade no texto do site, orçamento, redes sociais, é sem dúvida um fator pra se ter muito zelo. Queria até elogiar o do teu site, que olhei hoje e curti muito. Certeiro. Passa a ideia de algo jovem, leve. Muito bacana.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 04 de Outubro de 2016, 09:12:18
É, vangelismm, eu estava tanto com os modelos que recebi aqui na cabeça (apenas uma página, no máximo em pdf, com tabela de valores e sem foto) que nem me toquei para o lance dele, em páginas (laminas) se apresentar, dar uma dica mostrando conhecimento, etc.

Mas curti esse modelo dele sim. Não sei se disseram isso no curso que você mencionou, mas depois de vê-lo a ideia que tive foi ir trocando as fotos e dicas conforme o segmento fotográfico do orçamento (no caso pra quem faz mais de um seguimento).

Mas pra você ver, eu achava que tinha muitas fotos. Porém pra seguir essa linha tá bom demais.

Sim, as dicas precisam ser sobre o segmento.

Sobre a quantidade de fotos, só tem uma por lamina, acho que fica com um visual limpo.
Se exportar o pdf para web fica bem pequeno.
Bem diferente de orçamentos de 30 megas que já recebi, esses sim tinham muitas fotos rsrsrsrs
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #12 Online: 04 de Outubro de 2016, 09:23:11
Sim, as dicas precisam ser sobre o segmento.

Sobre a quantidade de fotos, só tem uma por lamina, acho que fica com um visual limpo.
Se exportar o pdf para web fica bem pequeno.
Bem diferente de orçamentos de 30 megas que já recebi, esses sim tinham muitas fotos rsrsrsrs

Então, mas quando eu usava em PDF e exportava pra web, a qualidade das minhas fotos ficava um LIXO. Pra ficar uma qualidade decente a apresentação ia lá pra casa dos 7mb, era muita coisa...
Esse foi um dos motivos que eu escolhi fazer do jeito que faço hoje, pq descobri que tinha gente desistindo de ver meu orçamento (ou esperando pra ver em casa de noite) por causa da conexão ser lenta e não conseguir baixar o arquivo =(
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 04 de Outubro de 2016, 10:22:45
Então, mas quando eu usava em PDF e exportava pra web, a qualidade das minhas fotos ficava um LIXO. Pra ficar uma qualidade decente a apresentação ia lá pra casa dos 7mb, era muita coisa...
Esse foi um dos motivos que eu escolhi fazer do jeito que faço hoje, pq descobri que tinha gente desistindo de ver meu orçamento (ou esperando pra ver em casa de noite) por causa da conexão ser lenta e não conseguir baixar o arquivo =(

Talvez vc esteja pensando muito como fotografo.

Aposto que 99% dos seus clientes não vem a diferença na qualidade, principalmente quem acessa de dispositivos moveis.
Que são a maioria dos acessos ao meu site, e imagino que de todo mundo hoje.
Em tempo, exporto no ID como pdf interativo, 72 dpi.
O pdf tem 600kb, com 8 laminas e 6 fotos.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #14 Online: 04 de Outubro de 2016, 11:24:12

O tamanho desse (do Lucas) é relativamente pequeno. Tem 2.525 kb mas conseguiu manter uma qualidade aceitável. Agora o guizaun disse que teve dificuldade em acessa-lo pelo cel. Nesse caso, será que isso depende do servidor?

Analisando esses dois métodos de apresentação de orçamento, também me pergunto: não seria válido disponibilizar os dois?   
Claro que deixando a página escondida do site nos mesmos moldes que tiver o pdf, vice versa.


16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro