Autor Tópico: Problema no foco da câmera  (Lida 5064 vezes)

raquelmelo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Feminino
Online: 01 de Outubro de 2016, 22:11:28
Oi, amigos! Hoje fiz meu primeiro ensaio pro meu portfólio e enfrentei um grande impasse: a lente, no modo Manual; P; TV e Av, não focava no objeto, mas sim no fundo. Eu já mudei as configurações da câmera (Canon T5i) para One Shot e ela continuou focando no fundo, não nas pessoas. O resultado disso foram várias fotos desfocadas, e a minha revolta com a lente e com o corpo da câmera! Enfim, vocês sabem o que pode ser isso? Amanhã tenho outro ensaio para fazer e essa lente, 50mm, está me dando esses problemas em todos os modos senão no automático.
Valeu!
''Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos.'' (Ansel Adams)


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Outubro de 2016, 22:51:27
Desculpa a pergunta, mas vc tem certeza que está selecionando o ponto de foco correto na câmera?

Vc foca no olho e acerta a orelha, ou é bem pior, tipo foca na pessoa e acerta o carro passando atrás?

Se for a primeira é problema de back/front focus. Se for a segunda volto à primeira questão.

Outra coisa, qual lente exatamente você está usando? Algumas possuem um controle externo de distância mínima de foco. Ou seja, ela não foca nada que esteja a menos de 1 metro por exemplo. A minha 70-200 tem esse botão na lateral.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Daniel

Instagram: @danacqua


raquelmelo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 01 de Outubro de 2016, 23:15:36
Oi, d_acqua, obrigada pelo retorno! :) Estou acertando o foco no objeto sim, mas ele foca na paisagem atrás e acaba deixando as pessoas sem foco. Minha lente é uma Canon 50mm 1.8 STM. No automático ela foca direitinho no objeto, mas quando vou para os modos mais manuais, ela acaba sempre focando na paisagem de trás e não onde eu quero que ela foque.
''Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos.'' (Ansel Adams)


xande_mike

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
    • Alexandre Assis Fotografia
Resposta #3 Online: 01 de Outubro de 2016, 23:42:29
Pode ser um monte de coisas.
Back ou front focus. (Se a sua camera permitir faça o micro-ajuste)
Pode ser algum problema com seus pontos de foco, já tentou alterá-los?
Dependendo da abertura utilizada a técnica de focar e recompor desfoca a foto mesmo...
Explique como vc está utilizando o modo manual. A lente tb está no manual?
Canon 6D, EF 70-200 2.8 L, EF 50mm 1.4, EF 85mm 1.8 "Todo retrato é um auto retrato."
www.instagram.com/xandeassis_
www.500px.com/xandeassis
www.xandeassis.com.br
https://www.flickr.com/photos/xande_mike/


raquelmelo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 02 de Outubro de 2016, 00:28:59
Pode ser um monte de coisas.
Back ou front focus. (Se a sua camera permitir faça o micro-ajuste)
Pode ser algum problema com seus pontos de foco, já tentou alterá-los?
Dependendo da abertura utilizada a técnica de focar e recompor desfoca a foto mesmo...
Explique como vc está utilizando o modo manual. A lente tb está no manual?
Xande mike, vc literalmente salvou a minha vida! :shock: Eu tenho um ensaio amanhã às 9h e estava em pânico por causa desse problema. Fui atrás de como mudar os pontos de focagem e acabei resolvendo o que precisava. Não tenho palavras para descrever o quanto estou grata por essa ajuda :clap:
« Última modificação: 02 de Outubro de 2016, 00:29:40 por raquelmelo »
''Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos.'' (Ansel Adams)


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #5 Online: 02 de Outubro de 2016, 14:58:32
Prezada raquelmelo:

Você poderia explicar o que mudou nos pontos de focagem para resolver o problema? Isso pode ajudar outras pessoas que tenham o mesmo problema que você. :-)

Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 02 de Outubro de 2016, 15:42:38
Pelo descrito tanto na pergunta quanto na resposta, ela muito provavelmente estava com algum ponto periférico selecionado, mas utilizando a "mira" central do viewfinder durante as fotos.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 02 de Outubro de 2016, 17:54:13
Pelo descrito tanto na pergunta quanto na resposta, ela muito provavelmente estava com algum ponto periférico selecionado, mas utilizando a "mira" central do viewfinder durante as fotos.

E no modo automático, a camera mudava o ponto de foco para automático também e pegava o objeto mais perto.

Não me parece está pronta para fazer "ensaios".
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #8 Online: 04 de Outubro de 2016, 14:28:55
Olá DMZamora e vangelismm.
Obrigado pela resposta...
Nos casos que vocês citaram uma rápida consulta ao manual resolveria...
Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 04 de Outubro de 2016, 14:49:35
Olá DMZamora e vangelismm.
Obrigado pela resposta...
Nos casos que vocês citaram uma rápida consulta ao manual resolveria...
Luis

Como quase sempre...  :assobi:
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


xande_mike

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
    • Alexandre Assis Fotografia
Resposta #10 Online: 05 de Outubro de 2016, 00:49:23
Xande mike, vc literalmente salvou a minha vida! :shock: Eu tenho um ensaio amanhã às 9h e estava em pânico por causa desse problema. Fui atrás de como mudar os pontos de focagem e acabei resolvendo o que precisava. Não tenho palavras para descrever o quanto estou grata por essa ajuda :clap:

Que bom q deu certo!  :ok:
Canon 6D, EF 70-200 2.8 L, EF 50mm 1.4, EF 85mm 1.8 "Todo retrato é um auto retrato."
www.instagram.com/xandeassis_
www.500px.com/xandeassis
www.xandeassis.com.br
https://www.flickr.com/photos/xande_mike/