Autor Tópico: Giles Clement e a câmera de 160 anos  (Lida 2579 vezes)

augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #15 Online: 22 de Setembro de 2016, 13:11:33
Augusto é muito legal entrar neste mundo historio pra conhecer o desenrolar desses processos desde Niepice no Século 19, passando pelo o momento da popularização com a Kodak Brownie que tinha o Slogam "Você aperta o botão, nós fazemos o resto" ja na era da fotografia popularizada barata industrializada, e passando ainda pelas as primeiras fotos coloridas em chapas de vidro por um processo desenvolvido pelos irmãos Lumiere utilizando com fécula de batata (qualquer semelhança com o que vc conhece hoje como RGB não é mera coincidência). e que ainda tem muuuito mais coisas maravilhosas no meio do caminho.

E falando dos primeiros grandes projetos fotograficos, recomendo uma serie de documentários feita pela BBC que se chama "O Mundo Maravilhoso de Albert Kahn" que percorreu o mundo pra registrar culturas e povos em momentos antes do processo de industrialização que depois viria a modificar o modo de vida em diversas nações, e que de quebra vai passando pela primeira guerra mundial etc e tal... Tudo isso ainda hoje esta guardado e conservado em um museu, e tem gente que vai a Paris mas não conhece ou nem sabe da oportunidade que se tem de ver tudo isso ao vivo no Museu Albert Kahn.

Dei uma pequena arranhada na história da fotografia até hoje, lendo a série A Câmera, O Negativo e a Foto, de Ansel Adams, alguns do Araquém de Alcantra, algumas revistas e documentários, mas ha muito ainda, tudo que você falou eu apenas sei o básico, mas como é mágico se aprofundar nesses assuntos.
Agora Albert Kahn é a primeira vez que vejo, e saber que se eu fosse para Paris perderia também, não fosse este post. Obrigado pelas indicações Lindsay.

Realmente o passado da fotografia tem maravilhas que estão guardadas e esquecidas, desde de a câmera que aqui postei até a história dos grandes fotógrafos de outrora


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 22 de Setembro de 2016, 15:28:10
(...) mas ha muito ainda, tudo que você falou eu apenas sei o básico, mas como é mágico se aprofundar nesses assuntos.

Procure pelos livros do Boris Kossoy, tenho certeza que irá adorar! :ok:

Editado: E há também o já conhecido curso do MoMA: https://www.coursera.org/learn/photography
« Última modificação: 22 de Setembro de 2016, 15:28:56 por bruno_sfc »


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #17 Online: 22 de Setembro de 2016, 15:36:08
Procure pelos livros do Boris Kossoy, tenho certeza que irá adorar! :ok:

Editado: E há também o já conhecido curso do MoMA: https://www.coursera.org/learn/photography

Opa Bruno, obrigado pela indicação, curso da MoMA já está salvo aqui.

Agora me diz uma coisa, sabes onde encontrar cursos sobre fotografia de grande formato, tintytipe, ferrotipia. Encontrei materiais online, mas vejo que o maior problema vai ser encontrar algo aprofundado sobre a parte química já que aqui no brasil o acesso não é facilitado.  :ponder:


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 22 de Setembro de 2016, 15:46:12
Agora me diz uma coisa, sabes onde encontrar cursos sobre fotografia de grande formato, tintytipe, ferrotipia. Encontrei materiais online, mas vejo que o maior problema vai ser encontrar algo aprofundado sobre a parte química já que aqui no brasil o acesso não é facilitado.  :ponder:

Pior que não faço ideia, é um universo que ainda não me aventurei em experimentar. Vi no tópico a citacão do trabalho do Roger Sassaki que me chamou muito a atenção, e o Marcel já tinha falado pra mim do Vanderlei Guedes. :)


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #19 Online: 22 de Setembro de 2016, 15:52:27
Pior que não faço ideia, é um universo que ainda não me aventurei em experimentar. Vi no tópico a citacão do trabalho do Roger Sassaki que me chamou muito a atenção, e o Marcel já tinha falado pra mim do Vanderlei Guedes. :)

Sim os trabalhos citados aqui são bem interessantes, adicionei o Roger espero que ele possa me dar uma luz. Meu maior problema é morar muito longe dos grandes polos, teria que achar coisas online e ir por conta própria mesmo se resolver me aventurar mesmo nesse mundo.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 22 de Setembro de 2016, 15:59:20
Sim os trabalhos citados aqui são bem interessantes, adicionei o Roger espero que ele possa me dar uma luz. Meu maior problema é morar muito longe dos grandes polos, teria que achar coisas online e ir por conta própria mesmo se resolver me aventurar mesmo nesse mundo.

Às vezes você consegue ir começando uma pesquisa/estudo por conta própria — se souber inglês ainda fica mais fácil o acesso a informação. Mas como a técnica é muito específica, talvez seja interessante se planejar para participar de algum workshop como este do Roger citado no tópico. A partir daí você vai se adaptando e aprendendo (evoluindo) conforme dá. E acho bom levar em consideração que é uma curva de aprendizado muito longa: você vai precisar de muita paciência, determinação, e algum investimento. :D


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #21 Online: 22 de Setembro de 2016, 16:03:55
Às vezes você consegue ir começando uma pesquisa/estudo por conta própria — se souber inglês ainda fica mais fácil o acesso a informação. Mas como a técnica é muito específica, talvez seja interessante se planejar para participar de algum workshop como este do Roger citado no tópico. A partir daí você vai se adaptando e aprendendo (evoluindo) conforme dá. E acho bom levar em consideração que é uma curva de aprendizado muito longa: você vai precisar de muita paciência, determinação, e algum investimento. :D

Sim, já vio bastante conteúdo em inglês e ali que vou ter que me focar.

Como tudo na vida não adianta querer ir as pressas, é um mundo que espero entrar, mas nada de afobamentos haha Mas sempre bom ir pesquisando e ficar por dentro do assunto. Quem sabe tenha  oportunidade de ir até são paulo e conhecer os fotógrafos que realizam esse trabalho por aí.


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
Resposta #22 Online: 23 de Setembro de 2016, 16:48:24
eu gosto do projeto do Ian Ruhter de colódio,



augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #23 Online: 30 de Setembro de 2016, 17:49:44
eu gosto do projeto do Ian Ruhter de colódio,



Desculpe a demora na resposta!

Show esse projeto, pena que aqui no Brasil fique difícil conseguir esses produtos químicos, mas quem sabe quando eu tiver a oportunidade de participar de um dos workshops que o pessoal recomendou acabe descobrindo como obter, manusear e fazer esse tipo de fotografia.