Autor Tópico: Sino  (Lida 2722 vezes)

augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Online: 04 de Outubro de 2016, 10:58:12
Depois de subir um escada nada confiável, sofrer com a altura e falta de segurança aí está o resultado.

Sino by Augusto Bressan Trevisol, no Flickr

Nikon D3100 - 18.0-55.0 m 3.5-5.6
18.0 mm
ƒ/7.1
HDR
ISO 200

Fico feliz com suas dicas comentários e sugestões!


Pabllo Tacyanno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 330
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 04 de Outubro de 2016, 11:29:09
Eu adorei a foto, composição. .
Só teria mais cuidado com a distorção..
No mais, belo trabalho  :clap:
Nikon D7200, Nikkor 85mm 1.8g + Sigma ART 18-35 1.8.
Flashes, leds e lâmpadas dentro de papelões...


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #2 Online: 04 de Outubro de 2016, 13:05:10
Eu adorei a foto, composição. .
Só teria mais cuidado com a distorção..
No mais, belo trabalho  :clap:

O problema é que para mim me afastar mais e evitar a distorção só tinha um lugar, o chão  :eek:

 :hysterical:

Vou ver se consigo corrigir um pouco.

Obrigado Pabllo


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #3 Online: 04 de Outubro de 2016, 16:40:37
Muito bom!  :clap:
Curti a textura do Sino.  :D


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #4 Online: 04 de Outubro de 2016, 16:48:58
Ficou legal, gostei da composição :ok:


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 04 de Outubro de 2016, 16:53:29
Bela foto, mas acho que ficaria melhor com um enquadramento mais aberto, que permitisse pelo menos visibilizar a imagem da parte superior.


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.143
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 04 de Outubro de 2016, 16:54:14
Bacana a foto. Fico imaginando a dificuldade em fundir esse bicho, transportar e coloca-lo onde está.
Augusto, além da dificuldade com a escada, conta um pouco mais da estória por trás da foto... Tb deve ser bem bacana.


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #7 Online: 04 de Outubro de 2016, 18:04:31
Muito bom!  :clap:
Curti a textura do Sino.  :D

Valeu Rodrigo! Acho que ninguém percebeu que é HDR ainda , apesar de estar ali hauhau

Ficou legal, gostei da composição :ok:
Valeu Leandro!

Bela foto, mas acho que ficaria melhor com um enquadramento mais aberto, que permitisse pelo menos visibilizar a imagem da parte superior.

Essa parte mesmo foi a dificuldade técnica, não tinha como ir para outro lugar para conseguir abranger uma maior parte, e a lente mais aberta que tenho é a 18-55mm, vou postar uma foto pro pessoal entender junto com a história.

« Última modificação: 04 de Outubro de 2016, 18:26:06 por augustobt »


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #8 Online: 04 de Outubro de 2016, 18:23:56
Bacana a foto. Fico imaginando a dificuldade em fundir esse bicho, transportar e coloca-lo onde está.
Augusto, além da dificuldade com a escada, conta um pouco mais da estória por trás da foto... Tb deve ser bem bacana.


Contando!

Em um belo sábado a tarde, sem muito o que fazer, resolvi caminhar um pouco aqui onde morava (a Igreja desse sino fica a 200m da minha casa), resolvi tirar algumas fotos da igreja que é uma parte marcante da comunidade onde eu moro. Depois de fazer algumas fotos dentro resolvi subir o lance de escadas (a Igreja fica aberta e sem ninguém) que leva até os vitrais e a parte onde fica um pequeno órgão, então me veio a ideia de fazer a foto do sino, que sempre nos avisa do horário do almoço e descanso (tocado por um morador local todos os dias, ao meio dia e 18:00 horas).

A partir daí já sofri o primeiro entrave, único jeito de chegar até o sino (no qual eu nunca tinha feito...) era pegar uma escada daquelas normais de madeira com mais de 5m coloca era perto da abertura do teto, a escada era bem pesada aliás, sofri pra conseguir posicionar ela... Depois de uns 15 minutos e quase ter desistido, consegui! Ufa, acabou? não... só começou minha epopeia

Subindo a escada trêmula  (sem ninguém para ficar embaixo e segurar) com muita coragem cheguei até o topo, mas aí tive mais um problema, o alçapão que ligava a outra parte era pesado, e imaginem vocês, uma mochila cheia de equipamentos + um pequeno medo de altura + uma escada de madeira de 50 anos há uma altura de mais de 5 metros (descontando os outros 3 metros que estavam logo ao lado já que eu estava em uma espécie de sacada interior), tive que descer com a mochila, voltar tirar o alçapão, descer de novo pegar a mochila e subir.

E então finalmente... chegar a um cubículo escuro, como um poço de elevador, sem luz onde eu tive que subir outra escada pra aí sim chegar até o sino! E aí ficar em um espaço minúsculo, onde tiver que fazer o possível com minha cropada e uma 18-55mm (27mm em uma FF)

Mas tudo valeu a pena, foi uma visão mais que gratificante e rendeu boas fotos lá de cima, foi um momento realmente inesquecível apesar de todos os medos enfrentar quero fazer de novo!

Pra ficar mais esclarecido, segue a foto da igreja, aquela parte lá em cima aberta é onde fica o sino. Tem por volta de 1m², se descontar o espaço que o sino ocupa = quase nada




E realmente Manek, imaginar os homens que levaram esse sino até lá, fica claro que o passei não chega perto do trabalho árduo que eles tivera, e quem sabe somente movido pela fé.
« Última modificação: 04 de Outubro de 2016, 18:33:55 por augustobt »


Edubastos

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 496
  • Sexo: Masculino
    • Site Eduardo Bastos
Resposta #9 Online: 04 de Outubro de 2016, 19:09:03
Ficou bem legal. Uma técnica legal nesses casos é usar o empilhamento de foco ( não serve apenas para macro, tem muita gente usando em paisagem), assim você eliminaria o efeito do desfoque/distorção que aparece ali no 13.


abs
http://www.eduardobastos.com

Instagram - @eduardodeoliveirabastos


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #10 Online: 04 de Outubro de 2016, 19:26:49
Ficou bem legal. Uma técnica legal nesses casos é usar o empilhamento de foco ( não serve apenas para macro, tem muita gente usando em paisagem), assim você eliminaria o efeito do desfoque/distorção que aparece ali no 13.


abs

Valeu pela dica Edu, maior problema é como juntar o empilhamento de foco com o HDR  :ponder:


Edubastos

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 496
  • Sexo: Masculino
    • Site Eduardo Bastos
Resposta #11 Online: 04 de Outubro de 2016, 21:54:20
Processa separado! Primeiro empilha o foco de cada sequencia de foto, depois monta a HDR. :)  Nem precisa usar programas diferentes, o PS faz tudo isso
http://www.eduardobastos.com

Instagram - @eduardodeoliveirabastos


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #12 Online: 04 de Outubro de 2016, 22:24:01
Processa separado! Primeiro empilha o foco de cada sequencia de foto, depois monta a HDR. :)  Nem precisa usar programas diferentes, o PS faz tudo isso

Sim, verdade. Só que vai ter que ser quase igual um macro na quantidade de fotos:

Colocamos que sejam 3 fotos pro Foco, cada uma dessas vou ter que tirar 5 (exposições diferentes pro HDR) temos aí 15 fotos. E nesse caso eu nem tripé tinha. Se manter no exato lugar por 15 fotos  :eek:

Mas com tripé dependo da situação é uma alternativa sim!


Edubastos

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 496
  • Sexo: Masculino
    • Site Eduardo Bastos
Resposta #13 Online: 04 de Outubro de 2016, 22:38:14
hehehe tudo é treino!  Usa os pontos de foco da câmera e as exposições usa o modo AEB.  Rapidinho faz tudo.

Outra coisa, quando monta o HDR, cuidado com as aberrações que isso cria. Olha a junção da janela com a coluna...a junção tem coisas estranhas, o chamado Ghost. As nuvens também ficaram estranhas.

Pega uma imagem só e edita as sombras, tons claros e escuros, que deve ficar bonito. creio que a paisagem no fundo deve ter ficado com um belo desfoque. Ou deixa tudo como está, mas a paisagem deixa de uma foto só e não a junção. Deve ficar mais interessante e elimina os ghost

abs
http://www.eduardobastos.com

Instagram - @eduardodeoliveirabastos


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #14 Online: 04 de Outubro de 2016, 22:53:43
hehehe tudo é treino!  Usa os pontos de foco da câmera e as exposições usa o modo AEB.  Rapidinho faz tudo.

Outra coisa, quando monta o HDR, cuidado com as aberrações que isso cria. Olha a junção da janela com a coluna...a junção tem coisas estranhas, o chamado Ghost. As nuvens também ficaram estranhas.

Pega uma imagem só e edita as sombras, tons claros e escuros, que deve ficar bonito. creio que a paisagem no fundo deve ter ficado com um belo desfoque. Ou deixa tudo como está, mas a paisagem deixa de uma foto só e não a junção. Deve ficar mais interessante e elimina os ghost

abs

D3100 não tem AEB  :no:

Quanto aos ghosts tens razão, pode até passar desapercebido mas está ali, nesse caso a melhor alternativa vai ser colocar uma que não é junção realmente. Tentei sem o HDR, mas os detalhes se perdem devido ao baixo dynamic range.


Valeu Edu

Abs