Autor Tópico: Praktica MTL3 problema no ocular  (Lida 4674 vezes)

LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Online: 04 de Outubro de 2016, 16:42:01
Boa tarde pessoal  :ok:

Apareceu uma oportunidade e comprei uma Praktica MTL3 para iniciar no mundo das câmeras analógicas.  :wub:
Peguei ela hoje e pelo pouco que pude testar está funcionando ok (obturador, temporizador, diafragma, etc)... porém ao olhar a imagem pelo ocular ela não está nítida. Já testei a lente na minha DSLR e ela está ok. Espelho também aparentemente ok.
Coloquei algumas fotos abaixo para ilustrar, e me parece que algum tipo de líquido/sujeira entrou no ocular. Até comecei a tentar desmontá-la porém sem as ferramentas adequadas logo desisti.
Alguém tem ideia do que possa ser?  :ponder:

Aproveitando, preciso comprar pilhas para o fotômetro, ouvi que o pessoal costuma usar as pilhas de aparelhos auditivos, por serem 1.4v, seria isso mesmo?


Uma foto do novo brinquedo  :assobi:


Tentei tirar uma foto com a câmera no ocular da Praktica, para dar uma ideia de como está


Mancha azul que parece de algo que entrou e manchou


Desde já agradeço a ajuda dos colegas de fórum!


robertostrabelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Papógrafo Profissional
Resposta #1 Online: 04 de Outubro de 2016, 17:22:23
Abaixa a cabeça que eu vou chutar: essa máquina ficou com um flash preso nela e a pilha vazou, o líquido penetrou entre a ocular e o prisma. Vamos abrir :ok:

"A liberdade, Sancho, não é um pedaço de pão."


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #2 Online: 04 de Outubro de 2016, 17:30:52
50 bem investidos, né?
Tá aprendendo com o mestre!  :hysterical:

Abaixa a cabeça que eu vou chutar: essa máquina ficou com um flash preso nela e a pilha vazou, o líquido penetrou entre a ocular e o prisma. Vamos abrir :ok:

É possível.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #3 Online: 04 de Outubro de 2016, 17:35:10
Roberto, obrigado por ajudar!
Seu "chute" faz bastante sentido!  :D

Então, tens alguma ideia de como se desmonta ela? Tentei aqui, sem as ferramentas adequadas, e só o que consegui foi remover os 4 pequenos parafusos externos. Para continuar teria que remover as peças que ficam na parte superior, para assim soltar a parte inteira de cima? Ou para ter acesso ao ocular pode ser feito diferente? Tentei removendo o contato hot shoe do flash dela mas não dá acesso ao ocular.



LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #4 Online: 04 de Outubro de 2016, 17:36:29
50 bem investidos, né?
Tá aprendendo com o mestre!  :hysterical:

É possível.

 :hysterical: :hysterical:
Muito bem investidos, sem dúvida rsrs... e isso que sequer gastei um filme e revelei ainda, mas pelo preço nem que seja apenas para enfeite já vale.   :D


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 04 de Outubro de 2016, 17:52:43
porém ao olhar a imagem pelo ocular ela não está nítida. Já testei a lente na minha DSLR e ela está ok.

Olha, algumas SLRs têm o visor "menos nítido" mesmo — pode ser o caso deste modelo. Pelas fotos, o viewfinder parece estar limpo, tirando este detalhe azul que realmente deve ser como o colega do fórum comentou previamente.

Você pagou 50 Reais nela? Não dá nem pra comprar um filme da ILFORD na 7 de Abril! :hysterical:

Parabéns pela aquisição!

Detalhe: muito bonitinha ela, é legal demais o posicionamento do botão de disparo na frente!

Vou acompanhar o tópico por curiosidade. :)
« Última modificação: 04 de Outubro de 2016, 17:52:59 por bruno_sfc »


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #6 Online: 04 de Outubro de 2016, 18:07:28
Olha, algumas SLRs têm o visor "menos nítido" mesmo — pode ser o caso deste modelo. Pelas fotos, o viewfinder parece estar limpo, tirando este detalhe azul que realmente deve ser como o colega do fórum comentou previamente.

Você pagou 50 Reais nela? Não dá nem pra comprar um filme da ILFORD na 7 de Abril! :hysterical:

Parabéns pela aquisição!

Detalhe: muito bonitinha ela, é legal demais o posicionamento do botão de disparo na frente!

Vou acompanhar o tópico por curiosidade. :)


Olá Bruno. Então, pode ser mesmo que ela tenha o visor menos nítido de fábrica, porém essa mancha azul atrapalha bastante. Na foto dá para perceber que tem uma "faixa" onde não tem a mancha azul, e olhando por esta faixa a imagem já é muito melhor!

Obrigado, paguei 50 reais sim, foi um belo achado! Veio completa, inclusive com a Nota fiscal de compra (de 1981) e recibo de pagamento.  :D

Aproveitando, estou pensando em ir para o centro amanhã para comprar um rolo de filme e talvez aproveitar para alguém dar uma olhada geral nela, tens alguma indicação de lugar? O pessoal comenta da 7 de abril, é um local onde têm várias lojas de fotografia?

Obrigado  :ok:


robertostrabelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Papógrafo Profissional
Resposta #7 Online: 04 de Outubro de 2016, 18:08:22
Roberto, obrigado por ajudar!
Seu "chute" faz bastante sentido!  :D

Então, tens alguma ideia de como se desmonta ela? Tentei aqui, sem as ferramentas adequadas, e só o que consegui foi remover os 4 pequenos parafusos externos. Para continuar teria que remover as peças que ficam na parte superior, para assim soltar a parte inteira de cima? Ou para ter acesso ao ocular pode ser feito diferente? Tentei removendo o contato hot shoe do flash dela mas não dá acesso ao ocular.

http://www.kyphoto.com/classics/prakticanotes.html

"A liberdade, Sancho, não é um pedaço de pão."


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 04 de Outubro de 2016, 19:46:10
Obrigado, paguei 50 reais sim, foi um belo achado! Veio completa, inclusive com a Nota fiscal de compra (de 1981) e recibo de pagamento.  :D

Em último caso você guarda como coleção, ela está linda mesmo! :)

Aproveitando, estou pensando em ir para o centro amanhã para comprar um rolo de filme e talvez aproveitar para alguém dar uma olhada geral nela, tens alguma indicação de lugar? O pessoal comenta da 7 de abril, é um local onde têm várias lojas de fotografia?

A Dona Ieda era a melhor indicação, mas infelizmente ela faleceu há pouco tempo. :(

Você pode tentar passar lá na Bueno, e aproveita e fala que o rapaz da OM-2 que indicou. Dá uma chorada também, hahaha! E na hora leve dinheiro pra pagar, geralmente dão desconto de 10%.

Infelizmente por menor que seja o problema, você irá pagar muito mais só pela mão de obra do que pagou pela máquina, disto tenho certeza. Uma opção é deixar pra fazer um orçamento sem compromisso, se o valor estiver de acordo com que pretende pagar você manda fazer o serviço.

Barato mesmo você vai achar só os ColorPlus da vida, provavelmente no Color Foto Ferrara será o lugar mais em conta. Qualquer um importado lá estão vendendo por cerca de 60/70 Reais.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #10 Online: 04 de Outubro de 2016, 19:51:47
Em último caso você guarda como coleção, ela está linda mesmo! :)

A Dona Ieda era a melhor indicação, mas infelizmente ela faleceu há pouco tempo. :(

Você pode tentar passar lá na Bueno, e aproveita e fala que o rapaz da OM-2 que indicou. Dá uma chorada também, hahaha! E na hora leve dinheiro pra pagar, geralmente dão desconto de 10%.

Infelizmente por menor que seja o problema, você irá pagar muito mais só pela mão de obra do que pagou pela máquina, disto tenho certeza. Uma opção é deixar pra fazer um orçamento sem compromisso, se o valor estiver de acordo com que pretende pagar você manda fazer o serviço.

Barato mesmo você vai achar só os ColorPlus da vida, provavelmente no Color Foto Ferrara será o lugar mais em conta. Qualquer um importado lá estão vendendo por cerca de 60/70 Reais.

Obrigado pelas dicas, Bruno!
Amanhã vou tentar dar uma passada lá e ver o que pode ser feito, mas já estou me preparando que o orçamento deve ficar além do que valeria a pena investir, mas vamos ver.

Acho que vou comprar um colorplus mesmo, ao menos de início, até eu ter certeza de não estar "queimando" o filme, literalmente, e depois importo uns rolos de filme PB pelo ebay, que é a minha intenção de uso para essa câmera.  :ok:
« Última modificação: 04 de Outubro de 2016, 19:52:07 por LeandroR »


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 04 de Outubro de 2016, 20:06:37
Obrigado pelas dicas, Bruno!
Amanhã vou tentar dar uma passada lá e ver o que pode ser feito, mas já estou me preparando que o orçamento deve ficar além do que valeria a pena investir, mas vamos ver.

Acho que vou comprar um colorplus mesmo, ao menos de início, até eu ter certeza de não estar "queimando" o filme, literalmente, e depois importo uns rolos de filme PB pelo ebay, que é a minha intenção de uso para essa câmera.  :ok:

Opa, faltou a contato da Bueno: http://www.guiamais.com.br/sao-paulo-sp/produtos-e-producoes-artisticas/artigos-e-equipamentos-para-fotografia/14611480-1/bueno-tecnica-cine-foto


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia


Monjardim

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
Resposta #13 Online: 04 de Outubro de 2016, 21:27:06
Na consigo paguei 32 reais no acros 100 BW..
Preço excelente

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk



bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 04 de Outubro de 2016, 21:29:30
Na consigo paguei 32 reais no acros 100 BW..
Preço excelente

Realmente! Mais barato que eBay!

Quando foi isso? Está dentro da validade?

Obrigado pela dica!