Autor Tópico: Hobby x Trabalho  (Lida 1460 vezes)

hilmara

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Feminino
Online: 10 de Dezembro de 2006, 21:58:40
Boa Noite,
Acabei de entrar neste forum, ao contrário da maioria, não sou fotógrafa, sou amadora e terei que "trabalhar" com fotos intra orais com finalidade de trabalho e pesquisa com pacientes portadores de necessidades especiais. Terei que documentar centenas de patologias. Como amadora possuo uma câmera pentax MZ-50 com lente 28-80 e lente 100-300, é uma máquina que sempre fez a foto por mim. Entrei em contato com a pentax e pedi a indicação de uma câmera digital onde eu possa aproveitar as lentes que já possuo e me indicaram a Pentax *ist d, *ist ds e a mais recente K100D. Como surgiu a oportunidade de uma amiga que mora em Miami vir passar férias por aqui, pedi para que ela trazer a K100D. Esta máquina estará comigo dia 22/12.

Perguntas :
Com uma máquina dessas preciso comprar uma lente macro?

Necessitarei de um flash circular?

Comprar um cartão de memória de 2Gb é exagero?


 


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #1 Online: 10 de Dezembro de 2006, 22:27:40
Citar
Boa Noite,
Acabei de entrar neste forum, ao contrário da maioria, não sou fotógrafa, sou amadora e terei que "trabalhar" com fotos intra orais com finalidade de trabalho e pesquisa com pacientes portadores de necessidades especiais. Terei que documentar centenas de patologias. Como amadora possuo uma câmera pentax MZ-50 com lente 28-80 e lente 100-300, é uma máquina que sempre fez a foto por mim. Entrei em contato com a pentax e pedi a indicação de uma câmera digital onde eu possa aproveitar as lentes que já possuo e me indicaram a Pentax *ist d, *ist ds e a mais recente K100D. Como surgiu a oportunidade de uma amiga que mora em Miami vir passar férias por aqui, pedi para que ela trazer a K100D. Esta máquina estará comigo dia 22/12.

Perguntas :
Com uma máquina dessas preciso comprar uma lente macro?

Necessitarei de um flash circular?

Comprar um cartão de memória de 2Gb é exagero?
Posso responder parte das questões

Uma lente macro será necessária sim

e o cartão de 2 gigas não é exagero, a não ser que vc fique apenas utilizando a máquina no trabalho, mas com o equipamento, de repente resolve utilizá-lo pra outras fotos. E é bom já ter o cartão.

A pentax k100D é uma ótima opção
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


dantonvb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
    • http://
Resposta #2 Online: 10 de Dezembro de 2006, 23:03:35
Voce pode inicialmente utilzar uma lente close-up na frente da lente 28-80. Isso reduzirá a distancia de foco mínimo, com um pouco de perda de qualidade. Mas para uma ótica qualidade utilize uma macro verdadeira. A Pentax fabrica a 100/2.8 em versões FA e DFA. A última é otimizada para as digitais. Tem também a FA 100/3.5 inclusive tem uma usada a venda na Angelfoto em SP:

http://www.angelfoto.com.br/usados/pages2006/15set0004.html

Um flash circular também será necessário, ou alternativamente uma boa iluminação se voce poder conviver com ISOs altos, com um pouco de ruido.


Parabéns pela K100D. É uma camara excelente.
 


hilmara

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 11 de Dezembro de 2006, 20:23:28
Citar
Voce pode inicialmente utilzar uma lente close-up na frente da lente 28-80. Isso reduzirá a distancia de foco mínimo, com um pouco de perda de qualidade. Mas para uma ótica qualidade utilize uma macro verdadeira. A Pentax fabrica a 100/2.8 em versões FA e DFA. A última é otimizada para as digitais. Tem também a FA 100/3.5 inclusive tem uma usada a venda na Angelfoto em SP:

http://www.angelfoto.com.br/usados/pages2006/15set0004.html

Um flash circular também será necessário, ou alternativamente uma boa iluminação se voce poder conviver com ISOs altos, com um pouco de ruido.


Parabéns pela K100D. É uma camara excelente.
Obrigada pela dica Danton. Vou comprar esta lente ainda esta semana.
Espero trocar com vocês muitas informações. Tenho a fotografia como um hobby que me atrai muito, apesar de não conhecer os recursos e as funções das minhas máquinas, elas fazem literalmente as fotos porque só utilizo no Automático, coleciono fotos de animais, flores e plantas e paisagens, além disso sempre salvo no CPU as imagens da semana, provavelmente devo ter no arquivo até imagens feitas por vocês do fórum. Um Abraço.


hilmara

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 11 de Dezembro de 2006, 20:35:39
Citar
Citar
Boa Noite,
Acabei de entrar neste forum, ao contrário da maioria, não sou fotógrafa, sou amadora e terei que "trabalhar" com fotos intra orais com finalidade de trabalho e pesquisa com pacientes portadores de necessidades especiais. Terei que documentar centenas de patologias. Como amadora possuo uma câmera pentax MZ-50 com lente 28-80 e lente 100-300, é uma máquina que sempre fez a foto por mim. Entrei em contato com a pentax e pedi a indicação de uma câmera digital onde eu possa aproveitar as lentes que já possuo e me indicaram a Pentax *ist d, *ist ds e a mais recente K100D. Como surgiu a oportunidade de uma amiga que mora em Miami vir passar férias por aqui, pedi para que ela trazer a K100D. Esta máquina estará comigo dia 22/12.

Perguntas :
Com uma máquina dessas preciso comprar uma lente macro?

Necessitarei de um flash circular?

Comprar um cartão de memória de 2Gb é exagero?
Posso responder parte das questões

Uma lente macro será necessária sim

e o cartão de 2 gigas não é exagero, a não ser que vc fique apenas utilizando a máquina no trabalho, mas com o equipamento, de repente resolve utilizá-lo pra outras fotos. E é bom já ter o cartão.

A pentax k100D é uma ótima opção
Obrigada pela dica Alex. Acho que vou pedir muitas dicas pra você. Você é biólogo? Vou pedir aulas de fotos da natureza ok?
Um Abraço.


hilmara

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 11 de Dezembro de 2006, 20:44:10
Citar
Voce pode inicialmente utilzar uma lente close-up na frente da lente 28-80. Isso reduzirá a distancia de foco mínimo, com um pouco de perda de qualidade. Mas para uma ótica qualidade utilize uma macro verdadeira. A Pentax fabrica a 100/2.8 em versões FA e DFA. A última é otimizada para as digitais. Tem também a FA 100/3.5 inclusive tem uma usada a venda na Angelfoto em SP:

http://www.angelfoto.com.br/usados/pages2006/15set0004.html

Um flash circular também será necessário, ou alternativamente uma boa iluminação se voce poder conviver com ISOs altos, com um pouco de ruido.


Parabéns pela K100D. É uma camara excelente.
Oi Danton,
visitei o site que você me indicou, esta lente tem foco automático e posso utilizá-la também na pentax MZ-50?


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #6 Online: 11 de Dezembro de 2006, 20:52:03
Hilmara, eu tenho uma mz-50 e sim essa lente citada serve nela sim.

Quanto a dicas de fotos, basta perguntar que a galera aqui costuma responder e apareça nos passeios fotográficos da sua cidade.

Floripa, BH, Rio e Sampa possuem grupos que vez por outra se reunem pra fotografar e trocar idéias.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron