Autor Tópico: Travessia na Mantiqueira  (Lida 1482 vezes)

angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Online: 05 de Outubro de 2016, 02:58:01
 Marins - Itaguaré é uma travessia conhecida na Serra da Mantiqueira, entre os municipios de Cruzeiro (SP) e Passa Quatro (MG), que segue pela "cumieira" divisória entre os estados, passando pelos picos dos Marins (2.420m)  e Itaguaré (2.308m). Caminhada que fiz há alguns meses, no sentido inverso,  em que tentei retratar  um pouco da exuberante paisagem do lugar. O objetivo primeiro, como sempre, é a travessia;  a fotografia é registro, mas que procuro caprichar para tentar reproduzir, pelo menos em parte, o visual  e a atividade que praticamos. 
É uma travessia feita normalmente  em 2 ou 3 dias, mas nesse caso o objetivo era completa-la em apenas um dia, apenas com mochila de ataque. Iniciamos pouco antes da 7 da manhã e terminamos por volta das 21,30hs, em ritmo normal, sem stress,  mas praticamente sem paradas, mesmo assim demoramos mais do que o previsto,  conjuntura  bem desfavorável para fotografar. Sem querer justificar,  a correria pode explicar um pouco das limitaçoes técnicas, pois a cada parada rápida para clicar me obrigava a correr para alcançar a participante da frente, que por sorte era um pouco lenta  :D. Obviamente nem pensei em levar tripé,  nao ia poder usar mesmo..
Procurei selecionar as que mais gostei e outras nem tanto, pois o objetivo primeiro é documental e nao estético. Acredito que o conjunto das imagens pode dar uma boa noção do ambiente e dificuldades dessa travessia. Como nao tenho muita disposição para postar pingados, resolvi compartilhar todo o pacote de uma vez..
Criticas serão  bem vindas..

1. Pico do Itaguaré (2.308m)


2.


3.


4.


5.


6. Vista do cume do Itaguaré (2.308m)


7.


8. Cume do Itaguaré


9.


10.


11.


12.Marins ao fundo..


13.


14. Pedra Redonda


15.
[/url]

16. Pedra Redonda de outro angulo


17. Marinzinho ao fundo


18.


20.


21.


21. Cumieira da travessia (cidade de Cruzeiro, creio, no vale do Paraiba à direita)


22.


23. Pico dos Marins (2.420m)


24.


25.


26.


27. P. Marins


28.


29.


30.


31.


32.


33.


34.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2016, 03:35:53 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Outubro de 2016, 03:22:25
** ops, engano!
« Última modificação: 05 de Outubro de 2016, 03:36:58 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #2 Online: 05 de Outubro de 2016, 07:14:47
Legal! Essa travessia está na minha lista... Gostei de saber que dá para fazer leve, em um dia.

O conjunto das fotos, como registro, está bem legal. Em algumas acho que o polarizador (ou o tratamento) manchou parte do céu. A lente era muito angular?
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Resposta #3 Online: 05 de Outubro de 2016, 08:58:11
Essa sequencia mostra claramente a importância do horário certo para fotografar.

Lindas fotos, parabéns!


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #4 Online: 05 de Outubro de 2016, 09:33:00
Lindas fotos angelone, me fez ter vontade de ir conhecer este belo lugar.  :)


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #5 Online: 05 de Outubro de 2016, 09:33:50
Bem legal! mesmo vc pegando um por do sol, da pra perceber que alguns lugares ali mereciam uma exploração mais longa, pelas cenas incríveis que devem render. De toda forma acho muito massa essas nuvens que começam a surgir durante o dia, as mesmas podem criar uma atmosfera única pra se presenciar ( ou fechar tudo.. :( )..hehe.


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #6 Online: 05 de Outubro de 2016, 09:58:49
Lindas fotos Angelone!
E que lugar fantástico!  :clap:


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
Resposta #7 Online: 05 de Outubro de 2016, 10:55:48
Muito legal, eu já fiz essa travessia há muito tempo atrás,
parabéns....... :clap: :clap: :clap:


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #8 Online: 05 de Outubro de 2016, 10:59:21
Muito legal Angelo!

Eu queria muito montar um grupo de fotógrafos aqui de SP para fazer esse tipo de coisa uma vez por mês, mas com finalidade de fazer fotos incríveis!

Pena que as pessoas que conheço são muito sedentárias (incluindo eu) :hysterical:


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #9 Online: 05 de Outubro de 2016, 18:39:05
Lindo lugar, essas fotos do sunset tão demais!
Ainda farei essa travessia..


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #10 Online: 05 de Outubro de 2016, 18:40:29
Muito legal Angelo!

Eu queria muito montar um grupo de fotógrafos aqui de SP para fazer esse tipo de coisa uma vez por mês, mas com finalidade de fazer fotos incríveis!

Pena que as pessoas que conheço são muito sedentárias (incluindo eu) :hysterical:
Pra isso com certeza deve incluir dormir no local, tanto pro sunset qto pro sunrise, e acho que tem poucos que tem essa disponibilidade ou disposição.
Eu toparia!


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 05 de Outubro de 2016, 19:18:42
Legal! Essa travessia está na minha lista... Gostei de saber que dá para fazer leve, em um dia.

O conjunto das fotos, como registro, está bem legal. Em algumas acho que o polarizador (ou o tratamento) manchou parte do céu. A lente era muito angular?

Waldyr, bem observado, realmente só agora notei as manchas no céu, principalmente na 17. Conferindo agora no LR percebi que o problema é no tratamento, mas nao descarto ter intercorrelação entre esse tratamento e o polarizador, que pode estar ligado a luz difusa no vapor da atmosfera e nuvens e o que sobra da luz polarizada interagindo com o preset q usei. Também pode ter a ver com aberraçoes cromáticas da lente, uma "tudo-em-um" 28-300mm equivalente,  mais os presets utilizados. Vou pesquisar imagens com outras lentes para confirmar isso..
Conferindo as imagens confirmei que  a maior parte das DFs foram em grande angular até 35mm, algumas poucas até 75mm  e raras acima disso. Na proxima vou levar uma 12-80mm f2.8 (24-80mm equiv.) mais categorizada,  espero conseguir imagens melhores, isso se os deuses do tempo permitirem rsrs...
No meu esquema tem q ser zoom mesmo, fixa limita bem, pois um passinho para frente ou para trás, pode significar cair em um precipicio heheh..
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #12 Online: 05 de Outubro de 2016, 19:41:43
Que belo lugar, com toda certeza cada dia que se for aí terá resultados diferentes.

Parabéns pelas fotos!


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 05 de Outubro de 2016, 20:16:07
Que belo lugar, com toda certeza cada dia que se for aí terá resultados diferentes.

Parabéns pelas fotos!

Legal que tenha "viajado" também, a ideia era essa mesmo, se as fotos nao ficaram "supimpas" pelo menos serviram para alguma coisa rsrs.. abs


Essa sequencia mostra claramente a importância do horário certo para fotografar.
Lindas fotos, parabéns!
Com certeza existe o melhor horário, mas na montanha a gente tem q clicar o momento,  não dá para esperar o melhor, que pode vir ou não, sendo o mais comum vir o pior hehehe... (tipo fechar tudo, chuva, etc...). Mas as possibilidades de belos clicks são infinitos, variedade é que não falta rss...
abs


Lindas fotos angelone, me fez ter vontade de ir conhecer este belo lugar.  :)
Legal que as imagens tenham transmitido um pouco do lugar.  Na real, sempre fico meio decepcionado com o resultado, pois  não é  comum conseguir retratar a beleza como a natureza nos apresenta, mas vou continuar tentando e tentando, um dia chego perto, mas  despertando o interesse de alguns já fico bem satisfeito 


Bem legal! mesmo vc pegando um por do sol, da pra perceber que alguns lugares ali mereciam uma exploração mais longa, pelas cenas incríveis que devem render. De toda forma acho muito massa essas nuvens que começam a surgir durante o dia, as mesmas podem criar uma atmosfera única pra se presenciar ( ou fechar tudo.. :( )..hehe.
Com certeza Raphael! Pena ter que clicar andando rsrs.. e desperdiçar tanto visual lindo, mas melhor assim do que nada. Por outro lado fica a vontade de voltar para registrar a nossa contemplação  para poder compartilhar essa alegria com outros..


Lindas fotos Angelone!
E que lugar fantástico!  :clap:
O lugar é lindo, sem dúvida.  Já fiz outras vezes, mas sempre fico admirado qdo volto,  nunca é a mesma coisa, luz, tempo, companhias..


Muito legal, eu já fiz essa travessia há muito tempo atrás,
parabéns....... :clap: :clap: :clap:
Eu também, mas voltei e curti muito, apesar da correia.. Qdo tiver oportunidade de voltar, não a perca..


Muito legal Angelo!
Eu queria muito montar um grupo de fotógrafos aqui de SP para fazer esse tipo de coisa uma vez por mês, mas com finalidade de fazer fotos incríveis!
Pena que as pessoas que conheço são muito sedentárias (incluindo eu) :hysterical:
Sedentário hoje, barrigudão amanhã, fique esperto! Kkk...
Até hoje, nunca fiz esse tipo  de atividade exclusivamente para fotografar, mas tá lista.. O pior é que dessa forma,  não vou ter desculpa para justificar a qualidade das fotos rsrs...


Lindo lugar, essas fotos do sunset tão demais!
Ainda farei essa travessia..
Faça sim, vale a pena!  Se não a travessia inteira, pelo menos a subida do Marins ou a do Itaguaré, essa ultima mais curta e com acesso ao cume mais tranquilo, além de ter  um super visual,  mas a travessia pelas cristas, obviamente, é incomparavel..
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..