Autor Tópico: [TUTORIAL] Como fazer fotos panorâmicas por Waldyr Neto  (Lida 24050 vezes)

Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Online: 05 de Outubro de 2016, 13:12:55




Deixo aqui aos amigos do Mundo Fotográfico e aos amantes da fotografia de paisagem em geral, um pequeno tutorial de como fazer fotos panorâmicas. Esse material faz parte do meu Workshop de Fotografia de Montanha e está atualizado para a versão do Lightroom CC, que faz panorâmicas a partir de arquivos RAW e gera um novo arquivo RAW (.DNG).

Nota: Não vou considerar aqui as panorâmicas automáticas feitas por algumas câmeras ou até smartphones, pois a saída é uma imagem em JPEG, em geral de qualidade inferior.

A forma mais simples de se fazer uma panorâmica é basicamente cropar (cortar) uma unica foto em formato panorâmico. Normalmente usamos este "crop panorâmico" quando o nosso enquadramento, com uma única foto, é suficiente para abranger a cena que queremos mostrar.










Já a foto panorâmica propriamente dita é a montagem de várias fotos, possibilitando um enquadramento bem mais abrangente. Veja no slide abaixo como fazer a captura.










A captura deve ser feita preferencialmente no formato RAW. Para quem conhece a técnica de fotometria ETTR - Exposing to the Right, basta fazer a medição da luz na foto que tem as partes mais claras e depois replicar a regulagem para as demais fotos. Sombras mais fechadas decorrentes dessa captura serão recuperadas no tratamento.

O procedimento seguinte requer o Adobe Lightroom CC (ou versões posteriores que venham a ser liberadas). O motivo é a nova funcionalidade de montagem de panorâmicas, onde é possível montar uma panorâmica a partir dos arquivos RAW e no final se obter uma foto panorâmica também em RAW.

Isso simplificou demais o processo de tratamento. Antes era preciso tratar cada foto individualmente até que um único ajuste pudesse ser aplicado igualmente a todas as fotos. E a panorâmica, normalmente montada no Adobe Photoshop, era um arquivo JPEG.

Mas vamos para o processo novo! Certifique-se de que está no Adobe Lightroom CC e siga os passos do slide abaixo.






Com a panorâmica em RAW na tela, basta fazer o tratamento propriamente dito - tone mapping, ajustes de claridade e cor, nitidez, etc.

O resultado costuma ser bastante impactante.




Por Waldyr Neto.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #1 Online: 05 de Outubro de 2016, 13:23:40
Sabe se o panorama do Lr é melhor que do Ps ou mesma coisa?

Ainda uso o Lr 5.7 e não vi necessidade de passar pro 6 só por causa dos panoramas, principalmente por abrir as fotos direto no Ps quando preciso e fazer tudo lá. Mas se tiver alguma vantagem, pensarei em passar pro Lr 6 :D


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #2 Online: 05 de Outubro de 2016, 14:32:57
Sabe se o panorama do Lr é melhor que do Ps ou mesma coisa?

Ainda uso o Lr 5.7 e não vi necessidade de passar pro 6 só por causa dos panoramas, principalmente por abrir as fotos direto no Ps quando preciso e fazer tudo lá. Mas se tiver alguma vantagem, pensarei em passar pro Lr 6 :D

Ola Lucas, se o PS ainda faz panorâmica em JPEG, o Lightroom tem uma IMENSA vantagem, pois você monta direto à parti dos RAWs e gera um novo RAW.
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #3 Online: 05 de Outubro de 2016, 14:37:13
Ola Lucas, se o PS ainda faz panorâmica em JPEG, o Lightroom tem uma IMENSA vantagem, pois você monta direto à parti dos RAWs e gera um novo RAW.

O PS faz em Raw sim, igualmente ao LR.


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #4 Online: 05 de Outubro de 2016, 15:06:41
O PS faz em Raw sim, igualmente ao LR.

Mas direto no PS ou no Adobe Camera RAW? Em tese o Adobe Camera RAW é mantido equalizado com o Lightroom em funcionalidades. Mas o PS acho que só faz em JPEG.
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #5 Online: 05 de Outubro de 2016, 15:41:06
Mas direto no PS ou no Adobe Camera RAW? Em tese o Adobe Camera RAW é mantido equalizado com o Lightroom em funcionalidades. Mas o PS acho que só faz em JPEG.

No PS tem o Photomerge

por ele é possível combinar os arquivos em raw e exporta-lo em dng posteriormente.
Ou entao, é possivel fazer o tramento dos frames no CR e depois usar o Photomerge e tratar a foto final.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2016, 16:20:33 por Rodrigo Pereira »


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #6 Online: 05 de Outubro de 2016, 16:15:36
No PS tem o Photomerge

por ele é possível combinar os arquivos em raw e exporta-lo em dng posteriormente.
Ou entao, é possivel fazer o tramento dos frames no CR e depois usar o Merge to Photomerge e tratar a foto final.

 :ok:
« Última modificação: 05 de Outubro de 2016, 16:20:52 por Rodrigo Pereira »
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #7 Online: 05 de Outubro de 2016, 17:23:04
Essa ferramenta do Lightroom CC para panas realmente é algo animal!

Por enquanto vou me virando com o cs5  :(


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 05 de Outubro de 2016, 17:36:51
Legal! :)

Mais uma informação que pode ser útil: no caso de lentes mais abertas, a panorâmica só funciona "bem" se for feita com uma cabeça específica para panoramas (achando o ponto nodal); se for fazer "na mão" o ideal é manter a distância focal de 50mm para cima.

Pra quem faz bastante panoramas, o melhor programa que já testei é o Autopano Giga. Como eu faço esporadicamente, uso o Photomerge do Photoshop mesmo.

Abaixo uma com a 35mm, mas sofri um pouco pra juntá-las! :D

http://i.imgur.com/NFE6ZZe.jpg
« Última modificação: 30 de Setembro de 2017, 16:22:00 por mfadmin »


mkrc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 05 de Outubro de 2016, 20:04:15
estou me interessando mais por fotografia panorâmica, alguém saberia indicar uma cabeça de tripe para fotos panorâmicas com bom custo beneficio? com ajuste de ponto nodal.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2016, 20:05:55 por mkrc »


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 05 de Outubro de 2016, 20:15:22
estou me interessando mais por fotografia panorâmica, alguém saberia indicar uma cabeça de tripe para fotos panorâmicas com bom custo beneficio? com ajuste de ponto nodal.

Opa, também gostaria de saber! :D

A marca mais bem recomendada pelo que eu pesquisei é RRS, mas não se acha por aqui: http://www.reallyrightstuff.com/More/Panoramas/PanoramaPackagesforSingleandMultiRow


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #11 Online: 06 de Outubro de 2016, 09:48:49
Eu faço panorâmicas sem problema com 24mm (em full frame). É só manter uma boa sobreposição das fotos. Mas isso funciona bem em cenas amplas, horizonte distante. Se tem elementos muito próximos pode complicar sim.

Já fiz uma de uma fachada de fábrica onde eu ia andando para o lado a cada foto, ao invés de girar a câmera no tripé.
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 06 de Outubro de 2016, 10:17:33
Porque usar verticais para panoramas horizontais? Seria pra manter a proporção próxima de 3:2?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #13 Online: 06 de Outubro de 2016, 10:27:14
Porque usar verticais para panoramas horizontais? Seria pra manter a proporção próxima de 3:2?

Seria para ter mais folga para o corte. No final, quando monta, tem sempre que cropar alguma coisa.
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #14 Online: 06 de Outubro de 2016, 10:56:32
Bacana, vou experiementar. Nunca acertei a fazer uma panorama assim, a info de que é melhor fazer com 50mm pra cime foi muito útil.

Falando nisso, alguém conhece uma técnica que chamam de Bokeh Panorama? Será que dá pra fazer no LR já que o conceito é praticamente o mesmo?

16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro