Autor Tópico: [TUTORIAL] Como fazer fotos panorâmicas por Waldyr Neto  (Lida 24049 vezes)

bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 06 de Outubro de 2016, 11:13:41
Falando nisso, alguém conhece uma técnica que chamam de Bokeh Panorama? Será que dá pra fazer no LR já que o conceito é praticamente o mesmo?

O Brenizer Method? Eu fiz algumas vezes, eu recomendaria fazer no Photomerge (Photoshop). E também fazer com uma lente duma distância focal de pelo menos 50mm — eu já tentei fazer com 35 e foi um desastre para "arrumar" a perspectiva.

Abaixo uma panorama (não exatamente o Brenizer Method) com cerca de 6 fotos com uma 50mm.



Abaixo o Brenizer Method com umas 6 fotos com a 35mm.



Edubastos

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 496
  • Sexo: Masculino
    • Site Eduardo Bastos
Resposta #16 Online: 06 de Outubro de 2016, 12:14:56
Algo que vejo muito pouco ser falado em fotos de paisagens e panorâmicas, o foco.  Como fazem?  Travam ele ou focam em um ponto em cada foto? Distância hiperfocal? 

abs
http://www.eduardobastos.com

Instagram - @eduardodeoliveirabastos


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 06 de Outubro de 2016, 12:21:30
Algo que vejo muito pouco ser falado em fotos de paisagens e panorâmicas, o foco.  Como fazem?  Travam ele ou focam em um ponto em cada foto? Distância hiperfocal? 

Distância hiperfocal (ou próximo, claro), ponto de contraste (claro) e manual. Tudo em panorâmica (acho) tem que ser manual. Só a pós que é automática! :D


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #18 Online: 06 de Outubro de 2016, 12:32:08
O Brenizer Method? Eu fiz algumas vezes, eu recomendaria fazer no Photomerge (Photoshop). E também fazer com uma lente duma distância focal de pelo menos 50mm — eu já tentei fazer com 35 e foi um desastre para "arrumar" a perspectiva.

Abaixo uma panorama (não exatamente o Brenizer Method) com cerca de 6 fotos com uma 50mm.



Abaixo o Brenizer Method com umas 6 fotos com a 35mm.




Fica bem legal!

Bruno, depois de ajustar o foco (no manual como disseram) como faz nos disparos? Despois da primeira segura o dedo e vai movendo a câmera, fazendo disparos contínuos? 
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 06 de Outubro de 2016, 12:46:12
Fica bem legal!

Bruno, depois de ajustar o foco (no manual como disseram) como faz nos disparos? Despois da primeira segura o dedo e vai movendo a câmera, fazendo disparos contínuos?

Valeu! :)

Se for paisagem é no manual mesmo (ou no automático, depois mudando pro manual). Com retratos/pessoas é com AF Lock. Eu sempre usei AF Lock no botão de trás, então não mudou muita coisa pra mim. ;)


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #20 Online: 06 de Outubro de 2016, 13:19:49
Mais uma informação que pode ser útil: no caso de lentes mais abertas, a panorâmica só funciona "bem" se for feita com uma cabeça específica para panoramas (achando o ponto nodal); se for fazer "na mão" o ideal é manter a distância focal de 50mm para cima.

Embora use APS-C, todas as minhas panorâmicas são a partir de fotos com DF 16mm. Assim com o Waldyr comentou, basta faze-las com um bom encaixe, sem ser muito no limite entre um quadro e outro.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 06 de Outubro de 2016, 13:27:07
Acompanhando pra sair brincar no final de semana... :snack: :snack: :clap:
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #22 Online: 07 de Outubro de 2016, 12:04:04
Waldyr,

Como não tenho tanta experiencia com Panoramicas, me da uma força.
Fiz essa com 10 ftos com a Helios 58mm fixa.
Como o foco é manual, alguns frames o foco se perdeu, mas montei assim mesmo só para ver como ficaria.


https://s12.postimg.org/nfsntcvmz/IMG_8009.jpg
Florianópolis - SC

Clica no link para ver grande.
Sei resize para 10k pixels horizontais pra nao ficar tao grande, estava com 18k.

o que posso melhorar?
ainda ficaram alguns erros a ser corrigido, mas fiz rapidamente so para ver se estou no caminho certo.
Cidade eh um pouco chato pq tem q corrigir algumas linhas.

Abs!
« Última modificação: 07 de Outubro de 2016, 12:05:18 por Rodrigo Pereira »


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 07 de Outubro de 2016, 12:35:41
Como o foco é manual, alguns frames o foco se perdeu, mas montei assim mesmo só para ver como ficaria.

Em qual abertura você fez? Tentou calcular a distância hiperfocal? Tem uns aplicativos que fazem isso hoje em dia...

o que posso melhorar?
ainda ficaram alguns erros a ser corrigido, mas fiz rapidamente so para ver se estou no caminho certo.
Cidade eh um pouco chato pq tem q corrigir algumas linhas.

Eu sei que seu comentário não é direcionado a mim, mas o vídeo abaixo pode te ajudar. :ok:

https://www.youtube.com/watch?v=LLapQKqIwy0


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #24 Online: 07 de Outubro de 2016, 13:42:43
Em qual abertura você fez? Tentou calcular a distância hiperfocal? Tem uns aplicativos que fazem isso hoje em dia...

Eu sei que seu comentário não é direcionado a mim, mas o vídeo abaixo pode te ajudar. :ok:


Excelente esse tutorial Bruno!

Então, eu não cheguei a calcular nada.
Só fiz uma foto de teste para foco e fui fazendo os frames na vertical e os juntei depois.
Realmente não sei umss 2 sairam fora do foco.
Mas assim que possível vou fazer novos testes.

Obrigado pela ajuda!


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #25 Online: 07 de Outubro de 2016, 16:39:44
Waldyr,

Como não tenho tanta experiencia com Panoramicas, me da uma força.
Fiz essa com 10 ftos com a Helios 58mm fixa.
Como o foco é manual, alguns frames o foco se perdeu, mas montei assim mesmo só para ver como ficaria.


https://s12.postimg.org/nfsntcvmz/IMG_8009.jpg
Florianópolis - SC

Oi Rodrigo, como já bem dito pelo Bruno, é usar uma abertura pequena, tipo f/11, e focar na distância hiperfocal. Aí todas as fotos vão sair com foco em tudo.

Clica no link para ver grande.
Sei resize para 10k pixels horizontais pra nao ficar tao grande, estava com 18k.

o que posso melhorar?
ainda ficaram alguns erros a ser corrigido, mas fiz rapidamente so para ver se estou no caminho certo.
Cidade eh um pouco chato pq tem q corrigir algumas linhas.

Abs!
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


Alex Pinho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Masculino
  • Repórter Cinematográfico e Fotógrafo
Resposta #26 Online: 08 de Outubro de 2016, 20:54:54
Panorâmica interna da Church College em Oxford- Composição de 3 fotos no Photomerge. Não trabalhei a distorção da lente pois fiz em jpg e não no Camera Raw Filter onde é possível retirar essa distorção como o Rodrigo citou. A foto ficou ruidosa pois estava escura a Igreja e não tratei o grain.
Repórter Cinematográfico e Fotógrafo .


Ricardo Lira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
  • Observador e fotógrafo
Resposta #27 Online: 28 de Dezembro de 2016, 18:01:19
Já fiz panorâmica utilizando o CC, mas foram apenas testes. Gostei do resultado.


sareki

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 06 de Maio de 2017, 20:24:26
Opa, também gostaria de saber! :D

A marca mais bem recomendada pelo que eu pesquisei é RRS, mas não se acha por aqui: http://www.reallyrightstuff.com/More/Panoramas/PanoramaPackagesforSingleandMultiRow

bruno_sfc, conseguiu algo referente a um tripé e a cabeça? Estou na procura, e confuso quanto a qual adquirir!
Aprendendo, começando! Objetivo: fotografias de paisagens.
Nikon D7200 | Sigma 18-35 1.8 Art | Nikkor 50 1.8 D | Nikkor 70-300 s/VR | Tripé Manfrotto Compact Advanced Black.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 08 de Maio de 2017, 09:36:00
bruno_sfc, conseguiu algo referente a um tripé e a cabeça? Estou na procura, e confuso quanto a qual adquirir!

Desisti no momento… Como uso pouco essa técnica, não consegui justificar a aquisição (mas gostaria). O modelo vai depender do conjunto (câmera e lente). No site da RRS em cada produto há uma descrição detalhada para facilitar a compra. :ok: