Autor Tópico: Ajuda - Como fotografar em festas com fumaça na balada  (Lida 7779 vezes)

edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Online: 05 de Outubro de 2016, 20:46:22
Olá pessoal, estou com uma dúvida aqui, temos festa de 15 anos e o DJ já avisou que vai rolar muita fumaça...isso acaba com qualquer foto e vídeo.

Teria alguma técnica que os colegas usem, durante e mesmo na pós, para driblar este problema?
Uso de LED, lanternas etc para evilar o flash ajuda?

Abraços!
« Última modificação: 05 de Outubro de 2016, 21:26:49 por DMZamora »


Alex Pinho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Masculino
  • Repórter Cinematográfico e Fotógrafo
Resposta #1 Online: 05 de Outubro de 2016, 22:17:08
Para fotografar ou fazer video, que é mais fácil, nessa situação o ideal é você ter alguma luz de contra para recortar, pode ser da festa mesmo pois quando tem fumaça eles iluminam bem pra dar efeito, e mais o speed flash que acho melhor do que vc usar um led ligado o tempo inteiro, vai tomar vaia. Acredito que não vai ter tanta fumaça a ponto de atrapalhar o trabalho. Muito cuidado com o foco pois a fumaça pode confundir você, trabalhe com uma velocidade boa para frizar bem os movie lights. O bom é você chegar um pouco mais cedo e dar umas fotometradas no local , pode ajudar na hora da correria. Não sei se ajudei pois depende muito da hora da situação , é dificil planejar algo antes do acontecimento.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2016, 22:19:05 por Alex Pinho »
Repórter Cinematográfico e Fotógrafo .


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #2 Online: 05 de Outubro de 2016, 22:36:35
Para fotografar ou fazer video, que é mais fácil, nessa situação o ideal é você ter alguma luz de contra para recortar, pode ser da festa mesmo pois quando tem fumaça eles iluminam bem pra dar efeito...

 ...é dificil planejar algo antes do acontecimento.

Mais ou menos por aí! Se o cara usa fumaça, ele tem um sistema de iluminação legal tbm, senão não faria sentido ter fumaça! Eu uso sempre a luz ambiente do contra, rola umas fotos legais... tido 20, 25% delas... hauihauiahua
E realmente é difícil planejar qualquer coisa em relação a isso! Mas uma coisa bacana seria conversar com o cara e pedir uma colaboração dele... pedir pelo menos de começo pouca fumaça... como ele está sendo contratado para fazer a animação da festa, vc está para registrá-la! Acredito que funcione bem! Faço sempre assim e nunca nenhum falou, "ah, se dane vc.. vai ter fumaça o tempo todo!" hiauahuia
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Outubro de 2016, 08:26:24
Citar
nessa situação o ideal é você ter alguma luz de contra para recortar

Como seria isso?
Pensei em algo como radio flash atrás das pessoas e disparar para fazer o recorte, será que entendi certo? rs


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #4 Online: 06 de Outubro de 2016, 08:46:01
A técnica que eu uso nessa situação é avisar os noivos com antecedência (na reunião) que a fumaça excessiva do DJ atrapalha nas imagens. Feito isso, fotografo normalmente.

 :ok:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #5 Online: 06 de Outubro de 2016, 16:15:49
Como seria isso?
Pensei em algo como radio flash atrás das pessoas e disparar para fazer o recorte, será que entendi certo? rs

Usar flash com radio e muito bom 45º/ 90º, contra luz, ou luz ambiente.
Se o DJ e Pro de verdade a fumaça e controlada (Isto quase nao existe, em festa comuns) :hysterical:
Cuidado de nao focar muito nos lasers que pode acabar com o sensor,
se der azar de fazer o clic na frente da linha de luz.( nunca me aconteceu, mas ja vi cadaveres por ai) :hysterical:
Tambem pode se negociar com o "tal do profissional da luz/fumaça",
para deixar alguma musica do teu interesse "livre" sem acabar com tudo.


ornammaia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
    • Ornam Maia Fotografia
Resposta #6 Online: 06 de Outubro de 2016, 16:37:49
Eu particularmente gosto do efeito da fumaça nas fotos! Porém se tiver d+ não tem jeito, nesse caso eu pesso para o dj diminuir um pouco para fazer algumas fotos!
Conheça meus trabalhos:
http://ornammaia.46graus.com/
Fotografia Sensual (Boudoir)
http://2mboudoir.46graus.com/
Ornam Maia - Maringá PR - Fotografo


mbruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #7 Online: 06 de Outubro de 2016, 16:54:10
Quanto menor a intensidade do flash para iluminar o assunto melhor. Pois a fumaça fica menos iluminada e fica mais discreta na foto.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #8 Online: 06 de Outubro de 2016, 18:49:06
Quanto menor a intensidade do flash para iluminar o assunto melhor. Pois a fumaça fica menos iluminada e fica mais discreta na foto.

verdade, abaixar a potencia ate o limite pretendido , ajuda muito tambem,
agora se esta tudo detonado branco, ai ,claro e quase impossivel fazer nada decente.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 07 de Outubro de 2016, 13:55:00
Fotografar com fumaça é chato sim... Se usar o flash pra frente ou para cima, fica aquele "brancão", tipo quando acende farol alto na neblina da estrada.

A sugestão dos amigos é boa, usar flash fora da câmera, que eu costumo fazer sempre. :)

Usar as luzes do próprio DJ para iluminar a foto é legal:


Usar a luz lateralmente, ajuda a diminuir o efeito sim:


 


Como seria isso?
Pensei em algo como radio flash atrás das pessoas e disparar para fazer o recorte, será que entendi certo? rs


Usar contra luz cria efeitos muito bacanas na iluminação da sua foto:

 






A técnica que eu uso nessa situação é avisar os noivos com antecedência (na reunião) que a fumaça excessiva do DJ atrapalha nas imagens. Feito isso, fotografo normalmente.
 :ok:

Exatamente isso. Eu já tive problema uma vez, pedi ao tocador de musica (aquele traste não era dj nunca na vida) que diminuísse a fumaça, coisa de três ou quatro músicas, ele mandou eu "cuidar do meu trabalho"
Fui lá, e falei pro pai da debutante. "Olha, não quero ser chato, mas esse monte de fumaça tá destruindo as fotos, e o dj não quer diminuir, mandou eu cuidar do meu trabalho. Vc pode ir lá falar com ele?"
Pronto!  :D






agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #10 Online: 07 de Outubro de 2016, 14:11:56
Fotografar com fumaça é chato sim... Se usar o flash pra frente ou para cima, fica aquele "brancão", tipo quando acende farol alto na neblina da estrada.

A sugestão dos amigos é boa, usar flash fora da câmera, que eu costumo fazer sempre. :)

Usar as luzes do próprio DJ para iluminar a foto é legal:


Usar a luz lateralmente, ajuda a diminuir o efeito sim:


 


Usar contra luz cria efeitos muito bacanas na iluminação da sua foto:

 






Exatamente isso. Eu já tive problema uma vez, pedi ao tocador de musica (aquele traste não era dj nunca na vida) que diminuísse a fumaça, coisa de três ou quatro músicas, ele mandou eu "cuidar do meu trabalho"
Fui lá, e falei pro pai da debutante. "Olha, não quero ser chato, mas esse monte de fumaça tá destruindo as fotos, e o dj não quer diminuir, mandou eu cuidar do meu trabalho. Vc pode ir lá falar com ele?"
Pronto!  :D

No caso extremo que o "fabricante de fumaça" e inimigo, eu ja tenho avisado e feito o meu tranquilamente,(depois o djota tira a fumaça no potochou,  :hysterical: :hysterical:),Pena que o coitado do cliente e o unico que perde!!!!
mas isto nao e novo, no antigo seculo passado tambem ocorria,as vezes


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 07 de Outubro de 2016, 14:31:12
No caso extremo que o "fabricante de fumaça" e inimigo, eu ja tenho avisado e feito o meu tranquilamente,(depois o djota tira a fumaça no potochou,  :hysterical: :hysterical:),Pena que o coitado do cliente e o unico que perde!!!!

O duro é isso, amigo! O cara que nos contrata, que viu nosso trabalho e pagou por ele, é o maior prejudicado...

É complicado.

mas isto nao e novo, no antigo seculo passado tambem ocorria,as vezes

Somos remanescentes entre os poucos dinossauros do fórum, meu amigo!!

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:





GutoOliveira

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
Resposta #12 Online: 07 de Outubro de 2016, 15:07:23
Veja também a posição em que a máquina se encontra no salão, observe quem está mais perto dela é mais longe, hora que o jato de fumaça começa, vc consegue fotos com as pessoas na frente da fumaça, com um fundo bem denso dela comparado com o que já está espalhado, dá uma sensação de " nossa, que foto boa, mesmo contida essa fumaça" kkkkk


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #13 Online: 07 de Outubro de 2016, 15:34:21
O duro é isso, amigo! O cara que nos contrata, que viu nosso trabalho e pagou por ele, é o maior prejudicado...

É complicado.

Somos remanescentes entre os poucos dinossauros do fórum, meu amigo!!

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Eu so penso no cliente que confiou em nos,entao faço mais do que tudo para ter um trabalho no minino nota 10!!.

Lembrei de casos prehistoricos de trabalhar em um estudio onde un djota bola da vez indicava ao dono, e a vezes por boilices entre eles, o dj, mandava boicotar as fotos do seu indicado, ali nos simples peoes do estudio, frilas fixos, faziamos nosso trabalho cegos,dava unas encrencas do caramba!, nao era digital, nada havia para inventar!!!( fim da novela da tarde!!!! :hysterical: :hysterical:).
« Última modificação: 07 de Outubro de 2016, 15:35:48 por agalons »


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 11 de Outubro de 2016, 21:47:56
Obrigado a todos! a festa é amanhã...posso colocar algumas fotos aqui depois do resultado!  :D :ok:
« Última modificação: 11 de Outubro de 2016, 21:48:25 por edugandolfe »