Autor Tópico: Colorchecker - Vale ou não?  (Lida 2564 vezes)

Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Online: 06 de Outubro de 2016, 11:22:19
Olá pessoal!

Primeiramente, não encontrei um tópico existente com estas informações mais atuais, por isso criei este. Caso a moderação ache que é repetido, pode apagar.

Direto ao assunto: atualmente vale a pena adquirir um Colorchecker (X-Rite) para still amador? (não trabalho com fotografia, mas quero qualidade para divulgar no Flickr ou até no Facebook).

Estou encontrando dificuldades em achar um à venda no país, e quando encontro, vem num preço alto (muitas vezes, maior do que eu pagaria importando por conta própria e já com as taxas da alfândega).

Uso o cartão cinza 18% para uso amador. O Colorchecker vai dar muita diferença? Existe algum produto similar a ele no mercado?

Obrigado!


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 06 de Outubro de 2016, 12:01:37
Já me interessei por esse assunto também. :)

Pelo que pesquisei, a qualidade do ColorChecker é indiscutível. Pra quem usa Lightroom ele tem a praticidade de criar perfis de cor de maneira muito fácil. No Capture One é um pouco mais complicado, mas dá.

Pra mim o cartão cinza já resolve 99,9% dos casos que preciso de uma certa rigorosidade na representação das cores. Normalmente só uso apenas como ponto de partida para um tratamento posterior.

Em todo caso, se você precisa (ou deseja) representar as cores fielmente, será em vão usar apenas o ColorChecker. Você vai precisar também de um calibrador de monitor e de um monitor com (pelo menos) 100% sRGB (recomendável 16 bit, LUT e AdobeRGB). Caso contrário, você vai ter calibrado o perfil de cor mas não vai tem controle sobre o tratamento que está aplicando — dificultando ainda mais seu trabalho na pós. Entendeu?


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Outubro de 2016, 12:05:52
Ah, só mais um detalhe: Flickr e Facebook tem a limitação do perfil de cor sRGB. Então por mais que você tenha feito um tratamento com todo cuidado em todos passos do seu processo fotográfico (da foto a pós), as pessoas vão visualizar a foto diferente (com as cores mais "restritas"). Isso sem entrar no assunto dos dispositivos que a pessoa vai visualizar sua foto. :hysterical:

Resumindo: você pode fazer tudo certo, mas no final há uma grande (grandíssima) chance da pessoa não visualizar a foto com a fidelidade proposta por você.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #3 Online: 06 de Outubro de 2016, 12:25:13
Já me interessei por esse assunto também. :)

Pelo que pesquisei, a qualidade do ColorChecker é indiscutível. Pra quem usa Lightroom ele tem a praticidade de criar perfis de cor de maneira muito fácil. No Capture One é um pouco mais complicado, mas dá.

Pra mim o cartão cinza já resolve 99,9% dos casos que preciso de uma certa rigorosidade na representação das cores. Normalmente só uso apenas como ponto de partida para um tratamento posterior.

Em todo caso, se você precisa (ou deseja) representar as cores fielmente, será em vão usar apenas o ColorChecker. Você vai precisar também de um calibrador de monitor e de um monitor com (pelo menos) 100% sRGB (recomendável 16 bit, LUT e AdobeRGB). Caso contrário, você vai ter calibrado o perfil de cor mas não vai tem controle sobre o tratamento que está aplicando — dificultando ainda mais seu trabalho na pós. Entendeu?

 :ok:
Obrigado pela explicação.

Li alguns relatos de usuários do Colorchecker sobre a fidelidade da saturação das cores (principalmente o azul e o lilás) ao calibrar o software com o Lightroom. Para still, isso é muito importante.

Mas conforme vc explicou no outro post, o Flickr e principalmente o Facebook tem a limitação do perfil sRGB...e é um dos motivos que não me convenceu a gastar com o acessório da X-Rite.

Se eu trabalhasse profissionalmente e com os trabalhos impressos, eu não teria dúvidas em adquirir. Estou achando que vou continuar mesmo com o cartão cinza...rs.
Se achar um CC usado com preço bom, vou arriscar.

Obrigado!


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Outubro de 2016, 12:43:53
:ok:
Obrigado pela explicação.

Li alguns relatos de usuários do Colorchecker sobre a fidelidade da saturação das cores (principalmente o azul e o lilás) ao calibrar o software com o Lightroom. Para still, isso é muito importante.

Mas conforme vc explicou no outro post, o Flickr e principalmente o Facebook tem a limitação do perfil sRGB...e é um dos motivos que não me convenceu a gastar com o acessório da X-Rite.

Se eu trabalhasse profissionalmente e com os trabalhos impressos, eu não teria dúvidas em adquirir. Estou achando que vou continuar mesmo com o cartão cinza...rs.
Se achar um CC usado com preço bom, vou arriscar.

Obrigado!

Pra impresso fica ainda mais complicado: além de tudo isso, você precisaria de um espectrofotometro!

Qual seu monitor? Minha sugestão seria você ficar com o cartão cinza e comprar um calibrador pro seu monitor/computador. :ok:


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #5 Online: 06 de Outubro de 2016, 12:59:47
Pra impresso fica ainda mais complicado: além de tudo isso, você precisaria de um espectrofotometro!

Qual seu monitor? Minha sugestão seria você ficar com o cartão cinza e comprar um calibrador pro seu monitor/computador. :ok:

Uso um Macbook Air (sem tele Retina, para tratamentos básicos) e um desktop com monitor "convencional" (não IPS) da LG.
Porém para 2017 estava planejando adquirir o CC, um fotômetro de mão e um monitor IPS. O monitor e o fotômetro são compras certas, e a dúvida seria só no CC mesmo.

Não quero dar um passo muito grande, já que não trabalharei com isso.
 


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Outubro de 2016, 13:11:56
Uso um Macbook Air (sem tele Retina, para tratamentos básicos) e um desktop com monitor "convencional" (não IPS) da LG.
Porém para 2017 estava planejando adquirir o CC, um fotômetro de mão e um monitor IPS. O monitor e o fotômetro são compras certas, e a dúvida seria só no CC mesmo.

Olha, recomendo você comprar um colorímetro primeiro. Eu tenho um MacBook Pro (não é retina) e já notei uma diferença considerável depois de calibrar ele (mas quando trabalho uso o monitor externo calibrado). Os computadores hoje em dia vem com a cores mais "pro azul" e a gente tem o mal costume de deixar a luminosidade (brightness) sempre no máximo. Ajustando só esses detalhes já melhora/impacta muito o resultado final.

Acho que pro seu perfil, essa seja a melhor opção. Não vejo tanta necessidade de fotômetro hoje em dia, e existem alguns monitores mais acessíveis de ótima qualidade (dá uma procurada aqui no fórum, tem muita informação), principalmente os DELL UltraSharp.
« Última modificação: 06 de Outubro de 2016, 13:12:25 por bruno_sfc »


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #7 Online: 06 de Outubro de 2016, 14:22:08
Olha, recomendo você comprar um colorímetro primeiro. Eu tenho um MacBook Pro (não é retina) e já notei uma diferença considerável depois de calibrar ele (mas quando trabalho uso o monitor externo calibrado). Os computadores hoje em dia vem com a cores mais "pro azul" e a gente tem o mal costume de deixar a luminosidade (brightness) sempre no máximo. Ajustando só esses detalhes já melhora/impacta muito o resultado final.

Acho que pro seu perfil, essa seja a melhor opção. Não vejo tanta necessidade de fotômetro hoje em dia, e existem alguns monitores mais acessíveis de ótima qualidade (dá uma procurada aqui no fórum, tem muita informação), principalmente os DELL UltraSharp.

 :ok:
Grato pela explicação!

Vou pesquisar sobre o colorímetro. Confesso que nem conhecia esta opção... :assobi:
Bom saber disso.

E o monitor que me recomendaram é o mesmo que vc descreveu: o da Dell (Ultra Sharp). Se rolar uma promoção (ou um bom desconto), irei nele.

Obrigado!



bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Outubro de 2016, 14:46:32
E o monitor que me recomendaram é o mesmo que vc descreveu: o da Dell (Ultra Sharp). Se rolar uma promoção (ou um bom desconto), irei nele.

Apenas cuidado, existem vários modelos da linha UltraSharp. Os mais recomendados são os que possuem Wide Gamut. :)


Pablo__ol

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 07 de Outubro de 2016, 18:14:05
Esse tópico caiu como uma luva. Acompanhando.  :clap:  :snack:
60D| 50 1.4 | 24-105 4L | 70-200 4L