Autor Tópico: Câmera para viagem de Bike...  (Lida 3292 vezes)

mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Online: 06 de Outubro de 2016, 22:44:35
E aí galera, precisando de uns concelhos!

Estou programando uma viagem de bicicleta para o Chile, saindo aqui de Ituporanga/SC... passando pela Serra Gaúcha, Uruguai, Argentina, até chegar em Santiago... 20 dias de muito pedal e alguns lugares para fotografar!
Nessa pretendo comprar uma câmera para levar junto, a princípio pensei em uma SL1, com uma 24mm pelo tamanho ou a do kit mesmo... aí surgiu algumas dúvidas...
Será que a câmera aguenta o tranco, 3 mil km dentro de uma bolsinha estofada em cima do quadro da bike? A princípio quase todo o caminho vai ser por asfalto... mas mesmo assim pega buraco, muita vibração... pode dar algum problema?
Pensei tbm em uma Mirrorless, mas não conheço nada desse sistema! E por já ter Canon, facilitaria o reaproveitamento de uma SL1, T3, ou uma T3i usada depois do retorno!

E aí... alguma sugestão?
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


brunodoval

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
    • CineStudio
Resposta #1 Online: 06 de Outubro de 2016, 23:53:00
Já pensou na possibilidade de uma GoPro? Acho que para sua proposta, ela seria mais adequada.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #2 Online: 07 de Outubro de 2016, 00:25:04
drone e gopro mesmo

"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 07 de Outubro de 2016, 00:56:30
Gopro deve ser bem util,  caso priorize filmagens, mas se a ideia é clicar vai limitar muito.
A SL1 é interessante, mas com a lente do Kit fica meio trambolho e  com a fixa bem limitada no range, zoom é infinitamente mais prática.
Uma câmera para fotos e vídeo, robusta (corpo de magnésio e selado), compacta, leve e com estabilizador de imagem de 5 eixos no corpo,  mais uma lente versátil tipo uma 24-100mm equivalente, seria a Olympus OMD E-M5 + uma m.zuiko 12-50mm macro (tb selada). Nos Classificados do forum tinha esse kit a venda  por 2.100,00  - muito bom preço, só a lente vale 1.000,00 (obs, já tive essa camera e lente e acho um excelente conjunto para viagem outdoor). O conjunto câmera e lente pesa por volta de 600 gr, eu carregava em uma pochete simples de cintura em trekking de dias, sem qq desconforto. Talvez deva dar para carregar no corpo pedalando, mas nunca tentei...
« Última modificação: 07 de Outubro de 2016, 01:11:32 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #4 Online: 07 de Outubro de 2016, 02:56:11
eu levaria a 6d e a 30mm espetada e nada mais,gastaria a grana com outras coisas...
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #5 Online: 07 de Outubro de 2016, 08:02:39
Obrigado pelas respostas!

GoPro não é minha opção! Não gosto das fotos com ela! Acho de baixa qualidade e tirando a Hero 4 que tem tela, as demais vc nem consegue ver o que está fotografando, só com app no celular que suga a bateria estilo vampiro na jugular! Mas, do mesmo jeito o cara que vai junto tem uma e vai leva-la... para as filmagens vamos usar ela mesmo! Mas fotos queria mais qualidade.

Angelone... obrigado pela dica da Olympus, vou dar uma pesquisada sobre! Mas ainda preferia uma DSLR Canon, por questão de compatibilidade futura com minhas lentes atuais... E iria dar ela de presente para minha filha, no aniversário de 5 anos dela, adora foto e nada melhor que uma câmera pequena para ela poder começar a explorar esse mundo. já vive com minha 6D na mão!

Silvio, tenho principalmente medo de levar a 6D, por assalto, ou mesmo estragar devido a viagem na bike... mas já pensei seriamente em levar com a 24-105 mesmo! Pra mim seria o ideal. Mas se der problema, melhor perder uma SL1 que uma 6D!
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 07 de Outubro de 2016, 08:50:10
Eu levaria uma compacta pro, tipo uma Canon G16 (ou alguma equivalente). Têm boa construção, uma qualidade de imagem aceitável, lente com boa abertura e range, e controles manuais completos.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 07 de Outubro de 2016, 10:10:00
Bastante coisa já foi discutida aqui:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=118356

Eu tenho usado uma bolsa de prender no guidon, parecida com a citada na página 3.


brunodoval

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
    • CineStudio
Resposta #8 Online: 07 de Outubro de 2016, 11:13:18
Acho de baixa qualidade e tirando a Hero 4 que tem tela, as demais vc nem consegue ver o que está fotografando, só com app no celular que suga a bateria estilo vampiro na jugular!

Só a título de curiosidade, salvo a versão 1 se não me engano, todas as demais GoPro's pode ser utilizadas com um LCD como acessório, comprado separadamente. Eu uso na minha e funciona super bem.



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 07 de Outubro de 2016, 12:13:57
Só a título de curiosidade, salvo a versão 1 se não me engano, todas as demais GoPro's pode ser utilizadas com um LCD como acessório, comprado separadamente. Eu uso na minha e funciona super bem.



Tem opções mais baratas. Eu uso a Xiaomi Yi:
http://www.gearbest.com/action-cameras/pp_337732.html

Junto com a tela (só serve pra enquadrar, e no kit vem uma bateria maior e uma caixa estanque):
http://www.gearbest.com/action-cameras-sport-dv-accessories/pp_246014.html

Ainda assim, sobre o caso do nosso amigo que perguntou, a melhor opção que achei realmente é a bolsa do guidon. Primeiro porque pode ser uma bolsa maiorzinha e de fácil acesso. Segundo porque, como fica apoiada sobre os cabos de freio e marcha, ela fica relativamente amortecida das vibrações. Melhor que isso, só uma bolsa dedicada:


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #10 Online: 07 de Outubro de 2016, 13:49:54
Bastante coisa já foi discutida aqui:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=118356

Eu tenho usado uma bolsa de prender no guidon, parecida com a citada na página 3.

Vou dar uma olha melhor esse tópico, não lembrava dele, já tinha ligo quando aberto! Da bolsa, prefiro ela no quadro, atrás da mesa, acho que ficaria mais seguro ali, mas valeu pela dica...

Da câmera Xiaomi, vou dar uma olhada.. no Paraguai está U$90,00, mas tem outros modelos que vem com tela tbm pelo mesmo valor.. Alguém sabe se consigo fazer o carregamento dela com aquelas baterias portáteis de celular?

E outra... vai ter carro de apoio... então na bike mesmo, vai só a câmera e mais alguma coisa de reparo para pneu... não vou levar mais nada! Não preciso de bolsas grandes ou alfajor...  Vou fazer uma pequena estilo essa:



Mas algo próprio para a câmera...

Minha grande dúvida.. como as DSLR não são feitas para esse tipo de viagem, será que corro risco de estragar a câmera? Pensei em até pegar uma T2, T1i ou T3i usada aqui no fórum para isso... tem umas bem em conta! Mas não quero que ela quebre no meio da viagem.
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 07 de Outubro de 2016, 14:10:04
Compra uma T3/T2i/T3i usada, uma Tanron 17-50 2.8 e seja feliz!  :D :D

Quase tão pequena quanto uma SLi, quase tão pequena quanto a lente do kit.

Você pode escolher entre dar para sua filha, ou se mudar de idéia, vender a Tamron pelo mesmo preço que pagou. Nunca vi lente com tanta liquidez, rsrsrs...


brunodoval

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
    • CineStudio
Resposta #12 Online: 07 de Outubro de 2016, 16:19:02
Cara, você está indo pedalar milhares de km, qualquer peso a mais certamente vai influenciar diretamente na sua viagem, cansaço, saúde, etc. Já que a GoPro não te atende, minha sugestão é uma mirrorless. Das que eu usei, uma Sony F3 já te entrega uma RAW de qualidade mesmo com a lente do kit, com um bom alcance dinâmico, deve pesar uns 300 gramas (em torno disso) e você encontra usada num preço bacana também. Com um pouco mais de orçamento, uma NEX 6, 7, A6000, fazem um trabalho top! Tenho certeza que existem outras marcas/modelos interessantes também, mas como não conheço, deixo os amigos que as usam para comentar e sugerir, mas ainda assim mirrorless.

Essa panorâmica aqui foi com a F3 + 18-55 (kit mesmo).

Morro da Igreja by Bruno do Val, no Flickr


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 07 de Outubro de 2016, 16:23:22
My two cents...

Sony RX100 V



brunodoval

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
    • CineStudio
Resposta #14 Online: 07 de Outubro de 2016, 16:27:47
My two cents...

Sony RX100 V

Essa é top! Mas é um investimento ($) bem bom também... rs