Autor Tópico: Nikon FM2  (Lida 1726 vezes)

FELIPEDANDREA

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Online: 09 de Dezembro de 2006, 17:43:39

 Comecei a fazer um curso de fotografia e gostaria de saber a opinião de quem entende se a Nikon FM2 é uma boa opção para quem quer aprender a fotografar de verdade. Se alguém tiver uma outra sugestão, seria mais do que bem vinda. Obrigado.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2006, 17:51:39
É uma ótima opção, sem dúvida. Mas uma pentax k1000, por exemplo, também é uma boa opção e custa bem menos.


FELIPEDANDREA

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #2 Online: 10 de Dezembro de 2006, 21:26:01
Olá, obrigado pela resposta. Desculpe o abuso, mas se a pentax é tão mais barata, o que a Nikon teria que a outra não?


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #3 Online: 10 de Dezembro de 2006, 22:19:11
Citar
Olá, obrigado pela resposta. Desculpe o abuso, mas se a pentax é tão mais barata, o que a Nikon teria que a outra não?
Não sei bem quais são as diferenças entre a FM2 e a K1000, ambas são câmeras mecânicas bastante resistentes e confiáveis.  


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #4 Online: 10 de Dezembro de 2006, 22:29:29
A FM2 é uma câmera em tese criada para a guerra, ela funciona mesmo sem bateria, e "dizem" que se cair na água salgada ou passar um tanque em cima continua funcionando, ela é toda vedada internamente, e os componentes possuem proteção a oxidação, creio que é daí a diferença de preço, tanto que a FM1 custa bem menos.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2006, 23:02:29 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


FELIPEDANDREA

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #5 Online: 10 de Dezembro de 2006, 23:00:55
Muito obrigado pela ajuda e, apesar de não nenhuma intenção de fotografar uma guerra tão cedo, vou procurar uma FM2 pois é ela que uso no curso.
Valeu.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #6 Online: 12 de Dezembro de 2006, 14:38:09
Eu não compraria uma FM2 se não precisasse dos recursos dela. É uma câmera, como os gringos dizem, "built like a tank", ou seja, construída para a guerra. Além disso, tem sincronismo de flash em 1/250. Um luxo desnecessário, pois em 90% das situações, 1/60 é mais do que suficiente para fotos com flash (normalmente fotos de eventos).

Se eu estivesse em uma região árida da África, seria uma escolha a ser considerada, mas para aprender a fotografar, uma K1000 está de ótimo tamanho, inclusive existem excelentes objetivas para montagem K.

Outras opções baratas são a Pentax MX, LX e ME (todas com mais recursos do que a K1000). A própria Nikon tem a FM1, entre outros modelos bons e baratos. A Canon possui as AE1, A1, F1, F1n, mas como normalmente possuem mais eletrônica no meio, costumam ter manutenção mais caras.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2006, 14:39:18 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #7 Online: 13 de Dezembro de 2006, 01:28:04
Eu tenho uma K1000 e posso dizer que ela é foda, muito boa para quem tá começando, só usa uma bateria para o fotômetro e flash (q eu não tenho) e nada mais.

Tinha muita vontade de comprar um FM2 depois que comecei a entender um pouquinho mais de fotografia, mas bem pouco mesmo pq ainda não sei quase nada.

A vantagem que eu vejo se não me engano é que a FM2 vai até 1/2000 e a K1000 até 1/1000, e o sistema de foco, o da FM2 é bipartido e facilita muito na gora de focar, o da K1000 não, são só os cristais no centro do foco e nada mais.

Do resto eu não sei se tem algo assim de tanta discrepância, mas vejo as 2 no mesmo patamar, a Nikon um pouco mais acima por esses motivos que te falei.

No entanto a parte do foco é facilidade e se tratando de facilidade a K1000 te treina mais para a focagem, se bem que não é isso que vai comprometar o seu aprendizado.

Se fosse hoje, eu com dinheiro para gastar comprava um FM2. Mas se também essa diferença não é nada demais para vc, e vc não tá com tanto dinheito, pegue a K1000 que vc não vai se arrepender.

Vale ressaltar tb, que futuramente, com certeza vc vai pegar uma DSLR, e a Nikon tem peças ótimas, mas essa nova linhagem da Pentax K110D e K100D, não fica muito atrás não, pelo menos para hobby. Não conheço muito essas máquinas.


A minha grande paixão é uma D50, mas se hj tivesse $$ não sei se pegaria, por que sou mais do hobby, e como já tenho uma k1000 talvez eu ficasse com a pentax mesmo.


Não sei se ajudei ou se confundi, mas é isso ai.

Boa sorte na aquisição, seja lá qual for, será uma belíssima aquisição.