Autor Tópico: 100% Fuji - Relato de fotógrafa que deixou o sistema FF da Canon para mirrorless  (Lida 61801 vezes)

adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
bem legal esse relato. eu sou amador e usava dlsr enormes. quando descobri as mirrorless um outro mundo se abriu. antes tinha preguiça de sair com aquelas câmeras enormes, hj levo minha olympus pra tudo quanto é lado. mas o mais legal do seu relato é que você não é amadora, ou seja, está muito próximo o tempo em que os profissionais começarão a migrar em massa para as mirrorless. é um grande sinal de que isso vai acontecer são estes últimos lançamentos de FF sem espelho...
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
 Excepcional o tópico. Irei fixá-lo.

Tenho vários comentários pra fazer mas agora estou pelo celular. Depois posto mais.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Fernandojps

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 765
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo fazendo arte!
Achei bem interessante o relato e as diversas ponderações! Para mim que sou amador e que vive numa metrópole onde sair com uma DSLR causa medo, em decorrência de olhos alheios, vejo esse beneficio com câmeras menores e com resultados na qualidade da imagem equivalente ser bastante promissor! Eu adoro as DSLR e hoje com uma D 750 que para mim tem uma ergonomia fantástica, robusta, não sinto qualquer fadiga fotografando com objetivas prime, mas sem dúvida ter uma uma miroless para o dia -dia seria um luxo e uma grande facilidade e claro os valores das objetivas mais em conta são um atrativo para uma mudança, apesar do preço da câmara ser relativamente alto, mas tudo é uma questão de ponto de vista e objetivos. Eu adoraria continuar com a minha DSLR e juntar uma miroless na sacola. Seria uma dupla que se completaria muito bem para as minhas necessidades. Parabéns pela relato!
abs


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Hoje foi bem interessante, fiz um trabalho em um parque onde os seguranças enchem MUITO o saco de fotógrafos.
Como eu estava com a Fuji passavam ao meu lado, olhavam e iam embora! Coisa que não aconteceria com uma DSLR.


lauralopes

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 310
  • Sexo: Feminino
    • Laura Lopes Fotografia
Laura a única palavra para descrever meu sentimento ao ler seu texto: Gratidão! !

Parabéns pelo relato e descrição detalhada... principalmente do uso em condições reais do equipamento. ... Não há gráfico ou teste de laboratório que chegue perto desta experiência. ..

Outra coisa, as fotos que colocou para ilustrar o tópico são simplesmente sensacionais. .. Parabéns mais uma vez....

Este post  deveria ser fixado... simplesmente de grande acréscimo ao fórum ... usuários ou não de Fuji. ...

Novamente... Gratidão! !!

Ronaldo, cheguei a ficar vermelha, hehehe. Obrigada!
Mas tem tanta coisa que deixei de escrever para postar de uma vez. Passei vários dias escrevendo do celular (dá pra ver pelos typos e corretor automático). E resolvi encurtar para postar logo.
Quero ainda escrever sobre o foco, flash e dicas para melhorar a performance da câmera com pequenos ajustes que fiz que diferem da configuração padrão. Mas preciso de mais um mês até escrever tudo.



:clap:
Muito obrigado por compartilhar.
Para mim foi de extrema valia, já que pretendo adquirir mais lentes para compor meu kit e, talvez, pular da X-m1 para a X-t1.
Muito obrigado. :clap:

Guaracy,
Não vais se arrepender. Vai ser um grande upgrade. E tem várias X-T1 com preço atrativo agora com a vinda da X-T2.



Você está de parabéns, tanto pela iniciativa de fazer um tópico tão bem feito, prático e completo acerca de um equipamento tão incrível quanto pelo seu trabalho em si com fotos. Você tem uma sensibilidade incomum, onde as fotos emanam emoções. Eu gostei bastante e imagino que você emocione muitas pessoas. Meus parabéns mesmo! Te aplaudo de pé!

Pistigrilo,
Muito obrigada. Fiquei até sem jeito. Acho que é obrigação nossa compartilhar conhecimento, mas nem todo mundo pensa assim. Obrigada!



Belíssimo relato! Deve ter dado muito trabalho fazê-lo, mas ele certamente ajudará pessoas que estão pensando em pegar uma Fuji a se decidirem.

As fotos também estão maravilhosas.  :clap:

Sunriser,
Muito obrigada. Eu estava de cama e escrevi do celular mesmo. Por isso tem tanto erro, kkkk. Mas enfim, espero poder ajudar. Se alguém tiver mais dúvidas, é só perguntar. Se eu souber, eu ajudo na migração.


lauralopes

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 310
  • Sexo: Feminino
    • Laura Lopes Fotografia

Sinceramente, usei o C1 por 2 meses com as Fujis e não gostei. O Iridient e o RT dão muito mais nitidez, gerenciam melhor o ruído e a recuperação de altas e baixas luzes. Mas é melhor que o LR, que é horrendo com o XTRANS

AFShalders,
Eu não soube usar o Iridient e não testei o RT. Só usei LR e C1 até agora. Entre o LR e o C1, o C1 foi muito melhor. Mas pela questão de fluxo de trabalho, eu acabo não tendo muita escolha. O LR é imbatível para se trabalhar com muitos arquivos.

Hoje eu acabei de voltar de um evento na praça. Das 9h às 13h. Fiz mais ou menos 1000 fotos. E tenho que entregar no mesmo dia. Infelizmente fica inviável usar ou software. Se eu trabalhasse com poucas fotos por trabalho, eu com certeza iria explorar melhores opções.



É uma DF que as pessoas que usam FF não costumam usar muito mesmo, apesar de que eu não usava nem em crop. Ou usam 24mm ou 35mm, demorei pra me acostumar com ela, mas agora não largo por nada rs

É uma pena o Flash não funcionar com o rádio em HSS, limita um pouco em externas. Dizem que deve sair logo logo um que funciona até o TTL, mas até lá ficamos sem opção...

Acho que a DF é questão de personalidade mesmo. E a maioria das pessoas usa cinquentinha por causa do HCB. Eu comecei com 50mm para me descobrir e hoje gosto da 23mm da Fuji, que é equivalente 35mm. Nela eu achei o meu meio termo. Eu gosto de retrato e gosto de paisagem. Essa distância focal entrega as duas coisas para mim!  :D

Sobre o flash, recomendo esperar mesmo. Parece que algo novo e bem legal está a caminho!



bem legal esse relato. eu sou amador e usava dlsr enormes. quando descobri as mirrorless um outro mundo se abriu. antes tinha preguiça de sair com aquelas câmeras enormes, hj levo minha olympus pra tudo quanto é lado. mas o mais legal do seu relato é que você não é amadora, ou seja, está muito próximo o tempo em que os profissionais começarão a migrar em massa para as mirrorless. é um grande sinal de que isso vai acontecer são estes últimos lançamentos de FF sem espelho...

Mirrorless é ótimo por isso mesmo! Eu ando com ela na rua. Ninguém nem liga. Acho que meu celular chama mais a atenção do que a X-T10 com a 27mm.

E sim, cada dia eu vejo mais fotógrafos profissionais migrando. Vários inclusive com trabalho muito além do meu. Só para constar aqui os fotógrafos Fuji que eu conheço ou já conversei: Arlindo Namour Filho, André e Vera Martins, Renato DPaula, Danyel Monteiro, Klayfe Rohden, Daniel Freitas, Ana Cariane, Facundo Santana.



Hoje foi bem interessante, fiz um trabalho em um parque onde os seguranças enchem MUITO o saco de fotógrafos.
Como eu estava com a Fuji passavam ao meu lado, olhavam e iam embora! Coisa que não aconteceria com uma DSLR.

Hahahaha, no evento de hoje tinha um fotógrafo amigo de uma das parceiras com uma daqueles lentes que chegam a ter aquele pezinho para apoio de tão grande! Ele deve ter pensando que eu era uma amadora fazendo o evento com a minha X-T1 + 35mmF2. Essa 35mmF2 foi incrível na hora de fotografar a aula de dança ao ar livre!



Achei bem interessante o relato e as diversas ponderações! Para mim que sou amador e que vive numa metrópole onde sair com uma DSLR causa medo, em decorrência de olhos alheios, vejo esse beneficio com câmeras menores e com resultados na qualidade da imagem equivalente ser bastante promissor! Eu adoro as DSLR e hoje com uma D 750 que para mim tem uma ergonomia fantástica, robusta, não sinto qualquer fadiga fotografando com objetivas prime, mas sem dúvida ter uma uma miroless para o dia -dia seria um luxo e uma grande facilidade e claro os valores das objetivas mais em conta são um atrativo para uma mudança, apesar do preço da câmara ser relativamente alto, mas tudo é uma questão de ponto de vista e objetivos. Eu adoraria continuar com a minha DSLR e juntar uma miroless na sacola. Seria uma dupla que se completaria muito bem para as minhas necessidades. Parabéns pela relato!
abs

Acho que é isso mesmo, você tem que ter a câmera que se adapta melhor ao lugar onde você vai. Para mim uma DSLR hoje está fora de cogitação por causa do peso. Mas uma dupla DSLR + mirrorless pode ser a sua melhor escolha! Com certeza!



Excepcional o tópico. Irei fixá-lo.

Tenho vários comentários pra fazer mas agora estou pelo celular. Depois posto mais.

Thales,
Pena que tem tanto typo nesse relato, fiz do celular, hehehe. Mas enfim, hoje meu lema é "Done is better than perfect!".

Poste comentários e dúvidas, por favor!


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Espetáculo!
O que mais importa é ter a ferramenta adequada na mão e saber o que fazer com ela! Parabéns pelo relato!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
É um sistema que tenho interesse justamente pelas lentes fixas que são feitas sob medida, na equivalência com 35mm. Coisa que não existe na linha apsc das dslr.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Laura, muito joia, tenho acompanhado suas fotos, sempre muito boas! Já tínhamos conversado pessoalmente sobre sua migração pra Fuji, mas seu relato foi muito mais que completo!  :ok: :clap:


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Bacana o Review Laura ;)

Só uma dúvida que eu não vi (desculpe se passei batido), mas como é a performance do sistema Fuji em relação a ISO alto? Como é o resultado comparado com a 6D, que até onde sei tem uma ótima performance em ISOs altos?

Abraços
« Última modificação: 09 de Outubro de 2016, 21:08:59 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Laura, meus parabéns! Esse tópico será sempre de grande ajuda para iniciantes do sitema Fuji, os que namoram ou mesmo quem deseja compara-lo com as Dslrs da Canon.

Só tinha as lentes pesadas da canon, recentemente comprei uma cinquentinha 1.8. Foi aí que percebi o quanto as dslrs são pesadas e também o quanto isso pode nos deixar preguiçosos ou influenciar negativamente em vários outros aspectos (como a discrição em público lembrada por você).

Tenho uma Mark iii e estudo seriamente comprar uma "sem espelho" para segundo corpo, que com o tempo pode se tornar o principal.

Obrigado por compartilhar sua experiência!


 
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Bacana o review Laura.
Acho que em breve a tecnologia estara na mesma.
Algumas lentes dslr ja se adaptam perfeitamente.
Ate agora as situacoes nao me exigiram tanto, mas e bom conhecer um pouco.


 










Peters

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Laura, meus parabéns!!! Ótimo review, eu como amador estou cogitando sair da minha D7100 para migrar para Fuji já tenho uma X10 que quebra um galho quando não quero andar com a nikon.

Novamente parabéns pela dedicação em fazer este tópico.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Muito bom Laurinha ! Eu já havia migrado parcialmente pra Mirrorless e sempre tive APS-C, sem dúvida alguma a Fuji mantém um set consistente e sabe o que quer.


lauralopes

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 310
  • Sexo: Feminino
    • Laura Lopes Fotografia
Espetáculo!
O que mais importa é ter a ferramenta adequada na mão e saber o que fazer com ela! Parabéns pelo relato!

Obrigada Pope! Junto com a troca de equipamento investi muito em workshops e cursos. O resultado é um misto de estudar o equipamento e estudar arte e fotografia.


É um sistema que tenho interesse justamente pelas lentes fixas que são feitas sob medida, na equivalência com 35mm. Coisa que não existe na linha apsc das dslr.

É verdade, viu? E esse set de lente é completo e muito bom. As lentes da Fuji é que são a grande jogada, não são absurdamente caras, mas entregam uma qualidade muito boa, difícil de encontrar nesse custo x benefício.



Laura, muito joia, tenho acompanhado suas fotos, sempre muito boas! Já tínhamos conversado pessoalmente sobre sua migração pra Fuji, mas seu relato foi muito mais que completo!  :ok: :clap:

Quando nos conhecemos pessoalmente lá no Wedding Brasil 2016 eu nem imaginava que faria esse review, hehehe! Eu ainda estava em processo de migração, bem feliz, mas ainda cheia de dúvidas sobre o equipamento e a capacidade dele. Hoje eu domino bem a minha ferramenta de trabalho.

WB2017, estarás lá?



Fico feliz de ver um tópico aqui no forum que evolui os conceitos sobre a fotografia APS-C :clap:

Agora com difusão das Fuji muito mudou mas, no passado quando eu dizia que "qualidade vem da qualidade" do sensor+ lente, e não do tamanho do sensor e, explicava, que eu tinha saído do FullFrame.. Eu fui muito caçoado aqui no forum e,  surgiam até formulas matematicas "provando" como era impossivel fisicamente que um APS-C tivesse sequer qualidade para ser usado profissionalmente.
Fico feliz de ver que, hoje, temos toda uma industria e uma internet muito mais evoluída e preparada para entender sobre fotografia.
"Menos números mais fotos !" - Foi meu slogan uma época !

Parabéns pelas fotos que provam que "a qualidade vem da qualidade" do sensor + lente  ! :worship:

Ernesto, fiquei triste e feliz com o seu relato. É difícil ser pioneiro quando todo mundo só enxerga um caminho. Obrigada por ter sido um desses pioneiros e acreditar na capacidade do fotógrafo antes do equipamento. Eu hoje já não olho tanto para os gráficos como olhei no passado quando escolhi a minha full frame da Canon lá atrás. Hoje eu busco qualidade de vida. E gastei mais dinheiro estudando arte e fotografia do que na troca do equipamento, pois basicamente a troca da Canon + as lentes pelas Fuji + lentes saiu elas por elas. Eu mantive todo o sistema de iluminação.

Adorei "a qualidade vem da qualidade"!




Laura, meus parabéns! Esse tópico será sempre de grande ajuda para iniciantes do sitema Fuji, os que namoram ou mesmo quem deseja compara-lo com as Dslrs da Canon.

Só tinha as lentes pesadas da canon, recentemente comprei uma cinquentinha 1.8. Foi aí que percebi o quanto as dslrs são pesadas e também o quanto isso pode nos deixar preguiçosos ou influenciar negativamente em vários outros aspectos (como a discrição em público lembrada por você).

Tenho uma Mark iii e estudo seriamente comprar uma "sem espelho" para segundo corpo, que com o tempo pode se tornar o principal.

Obrigado por compartilhar sua experiência!

Adriano, experimenta uma X100S ou X100T. Pode ser uma excelente companheira. Se não, recomendo a X-T10 mesmo pelo custo x benefício.