Autor Tópico: 100% Fuji - Relato de fotógrafa que deixou o sistema FF da Canon para mirrorless  (Lida 62297 vezes)

lauralopes

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 310
  • Sexo: Feminino
    • Laura Lopes Fotografia
Acho que se pegar o cara que criou essa câmera talvez ele não tenha tanta coisa pra falar...
Muito bom..
Muito interessante o interesse em passar a experiência
Adorei ler tudo
 :clap:

Hahahaha, pior que é bem provável. O cara é um bom criador, mas a cabeça dele já está lá na criação de 2017 ou 2018.


Parabéns pelo relato Laura, com certeza um dos mais completos que já vi aqui no Brasil. :clap: :clap:

Tenho uma dúvida, como é o desempenho do AF-C com a criançada correndo nas festas infantis?

Douglas, uma dúvida muito importante. Eu não posso afirmar que o foco é instantâneo e incrivelmente rápido porque não é. Tem um delay entre o que você está vendo no EVF até a hora em que você aperta o botão e a foto é efetivamente registrada.

No início eu sofri muito por causa disso. Mas como não tenho a X-T2, onde esses problemas já foram solucionados, aprendi uns truques para driblar o atraso.

Primeiro: escolha a sua câmera mais rápida e a sua lente que tem o autofoco mais rápido. Não vá fotografar crianças com a X-T10 + 56mm. É pedir para dar errado. Eu dou preferência para a X-T1 com a 35mmF2. Não uso diafragma muito aberto para ter um pouco mais de áreas em foco. Uso CH (continuos high), que é o modo de disparo mais rápido que tem na câmera e é rápido mesmo. A diferença para a X-T10 é que como o buffer dela é menor, ela vai fazer menos fotos na sequência. E a lente 35mmF2 tem um autofoco bem rápido. Como essa dupla eu deixei de perder tanta foto. Outra possibilidade é usar o flash para congelar o movimento e novamente não usar diafragmas muito abertos.

Eu uso o modo C ajustado na frente da câmera e o AF mode: Zone, que nem tem na foto de pontos de foco que tem no início desse tópico, mas prefiro usar ele quadrado com 9 pontos de foco dentro dessa área.


Fujifilm X-T10 Focus Points by Laura Lopes, on Flickr

Também deixo ligado o reconhecimento de face. Se isso estiver atrapalhando caso tenham muitos rostos na cena, recomendo desligar.

Você vai perder fotos? Sim, vai. Mas com a prática é possível contornar a situação e conseguir boas fotos.

Se você tiver um assistente é ainda melhor. Na hora da balada elas tem dificuldades para focar e um assistente com LED resolve o problema.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Quando nos conhecemos pessoalmente lá no Wedding Brasil 2016 eu nem imaginava que faria esse review, hehehe! Eu ainda estava em processo de migração, bem feliz, mas ainda cheia de dúvidas sobre o equipamento e a capacidade dele. Hoje eu domino bem a minha ferramenta de trabalho.
É verdade, lembro que você nem tinha anunciado todas suas lentes Canon ainda, rsrs. Mas fico feliz que se adaptou por completo e que o equipamento casou bem com seu estilo de fotografia!  :ok:

WB2017, estarás lá?

Com certeza!  ;)
« Última modificação: 12 de Outubro de 2016, 17:54:23 por Humberto Yoji »


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Augusto, eu acho que as opções sempre vão existir e você não precisa ceder a pressão nenhuma. A melhor câmera é a sua. Eu migrei por diversos motivos, especialmente peso e discrição. Pode ser que daqui um tempo a escolha passe a ser estética mesmo por causa do avanço da tecnologia, deixando o resultado de todas tão parecido que passe a ser insignificante ser DSLR ou mirrorless ou sei lá o que for ser inventado ainda.

Tem um vídeo bem legal do Zack Arias que já fala sobre a diferença hoje ser "negligible", ou seja, insignificante. O que vai fazer mesmo a diferença é o "moron behind the camera". Quem não viu, vê lá: https://www.youtube.com/watch?v=PHYidejT3KY

Sim, tens razão.

Obrigado pela recomendação e continue com seu ótimo trabalho!


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Primeiro: escolha a sua câmera mais rápida e a sua lente que tem o autofoco mais rápido. Não vá fotografar crianças com a X-T10 + 56mm. É pedir para dar errado. Eu dou preferência para a X-T1 com a 35mmF2. Não uso diafragma muito aberto para ter um pouco mais de áreas em foco. Uso CH (continuos high), que é o modo de disparo mais rápido que tem na câmera e é rápido mesmo. A diferença para a X-T10 é que como o buffer dela é menor, ela vai fazer menos fotos na sequência. E a lente 35mmF2 tem um autofoco bem rápido. Como essa dupla eu deixei de perder tanta foto. Outra possibilidade é usar o flash para congelar o movimento e novamente não usar diafragmas muito abertos.

Eu uso o modo C ajustado na frente da câmera e o AF mode: Zone, que nem tem na foto de pontos de foco que tem no início desse tópico, mas prefiro usar ele quadrado com 9 pontos de foco dentro dessa área.

Também deixo ligado o reconhecimento de face. Se isso estiver atrapalhando caso tenham muitos rostos na cena, recomendo desligar.

Você vai perder fotos? Sim, vai. Mas com a prática é possível contornar a situação e conseguir boas fotos.

Se você tiver um assistente é ainda melhor. Na hora da balada elas tem dificuldades para focar e um assistente com LED resolve o problema.

Muitos boas dicas! Anotado aqui. Sobre as lentes, a 27mm f/2.8 é a mais rápida de todas as Fuji que já usei. Deve ser porque é pequena, então o elemento móvel deve ser leve. Não sei se vc já usou esta, mas recomendo!


lauralopes

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 310
  • Sexo: Feminino
    • Laura Lopes Fotografia
Muitos boas dicas! Anotado aqui. Sobre as lentes, a 27mm f/2.8 é a mais rápida de todas as Fuji que já usei. Deve ser porque é pequena, então o elemento móvel deve ser leve. Não sei se vc já usou esta, mas recomendo!

Sim, uso ela para street. Tem várias fotos com ela no review, mas 35F2 é muito mais rápida do que a 27!


Sent from my iPhone using Tapatalk


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
vou pegar uma 27mm 2.8 pra street também.


lauralopes

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 310
  • Sexo: Feminino
    • Laura Lopes Fotografia
vou pegar uma 27mm 2.8 pra street também.

O mais legal dela é fazer as fotos e as pessoas nem perceberem que tu estás com a câmera!


Sent from my iPhone using Tapatalk


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
O mais legal dela é fazer as fotos e as pessoas nem perceberem que tu estás com a câmera!


Sent from my iPhone using Tapatalk

é por isso que quero mesmo Laura, a 23mm f/2 é grande.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Que bom ver o pessoal se animando com o sistema Fuji de novo! Ele teve um hype e depois esfriou...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Monjardim

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
O mais legal dela é fazer as fotos e as pessoas nem perceberem que tu estás com a câmera!


Sent from my iPhone using Tapatalk
eu faço como o Zac Arias disse, simulo que to vendo algo na camera e tiro foto sem a pessoa ver, principalmente usando o shutter eletrônico ..
essa aqui por exemplo
DSCF9913 by Fábio Monjardim, no Flickr


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
eu faço como o Zac Arias disse, simulo que to vendo algo na camera e tiro foto sem a pessoa ver, principalmente usando o shutter eletrônico ..
essa aqui por exemplo
E sendo uma X100 ou X-Pro ainda fica mais fácil... Aparentemente ninguém leva uma "Rangefinder" à sério.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


lauralopes

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 310
  • Sexo: Feminino
    • Laura Lopes Fotografia
é por isso que quero mesmo Laura, a 23mm f/2 é grande.

E a 35 é leve, pequena, rápida e selada, mas para mim tem a DF errada para street. HCB gostava da cinquentinha, mas a minha DF preferida é um pouco mais aberta do que isso.


Sent from my iPhone using Tapatalk


lauralopes

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 310
  • Sexo: Feminino
    • Laura Lopes Fotografia
Que bom ver o pessoal se animando com o sistema Fuji de novo! Ele teve um hype e depois esfriou...

Acho que agora com as novas câmeras, muito mais rápidas e com modificações solicitadas por usuários antigos, o hype deve voltar. E é provável que esfrie novamente daqui um tempo. Vivemos de ciclos.


Sent from my iPhone using Tapatalk


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Uma com a Fujizinha...


Follow by Carlos C. Sosa, on Flickr


lauralopes

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 310
  • Sexo: Feminino
    • Laura Lopes Fotografia
Uma com a Fujizinha...


Follow by Carlos C. Sosa, on Flickr

Com estas tuas paisagens lindas aí, tu já fizeste stich panorâmico? Aquele lace de fazer várias fotos e juntar tudo no Photoshop depois?


Sent from my iPhone using Tapatalk