Autor Tópico: Qual a função do asterisco na câmera ?  (Lida 6064 vezes)

robertostrabelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Papógrafo Profissional
Resposta #15 Online: 20 de Outubro de 2016, 15:13:08
Ler o manual sempre ajuda. Mas é um saco e o fórum pode servir pra tirar dúvidas bestas.
Quem se importa, quem se incomoda com as dúvidas bestas, que não responda. SIMPLES ASSIM!
O Roberto não pediu ajuda de nenhum membro especificamente, ninguém tem obrigação de responder nada...
Se acha a pergunta muito simples pro seu intelecto avançado, cale-se.
Acho de péssimo tom e até falta de educação ficar esculachando um membro por que ele perguntou algo que se julgue bobo ou simples demais. Fora que afasta as pessoas daqui.

Roberto, achei o manual da tua câmera no Sr. Google.
Talvez tenha lá: http://www.cameramanuals.org/canon_pdf/canon_eos_rebel_2000_300.pdf
Mas, nas digitais, serve pra várias coisas (depende da config que fizer) - medição de exp., bloq de exp, AF, entre outros.

PS.: Fiquei curioso e já pesquisei no manual.. PG 51 - Serve pra medição de exp.

Eu já tinha encontrado o manual há tempo. Nem era eu o cara da dúvida! hahah :hysterical:

Esse fio virou uma discussão sobre perguntas básicas porque eu lembrei a galera que nem sempre a gente sabe como é a situação do perguntador.

Acho que a primeira resposta explicou o botão mas a titulo de curiosidade eis o conteúdo da página 51 do manual dessa canon eos 300 analógica que tem esse botão:

PARTIAL METERING USING AE LOCK

In high contrast situations as a person spotlighted against a dark background, the exposure may turn out too bright or too dark in certain areas of the photograph. To obtain a more accurate exposure in such cases, use AE lock to lock the subject's exposure level.


1 - Aim the center of the viewfinder over the area where you want to lock the exposure. Then press the shutter button halfway to focus.

2 - Press the <*> button.
- The <*> indicator lights in the viewfinder and the exposure level locks (AE lock). The indicator ramains displayed 4 sec. after you let go of the <*> button.
- Each time you press the <*> button, AE lock takes effect for the current exposure level.
- AE lock is canceled 4 sec. after you let go of the <*> button or if you turn the Command Dial.
- If the Command Dial is set to <M> (see page 48), the exposure level index will show the difference between the exposure level you have set manually and the subject's brightness based on partial metering.
_ If AE lock is to be executed again, keep pressing the <*> button and press the shutter button.

3 - Compose the shot and take the picture.


Depois de fazer esses milhões de cálculos e ajustamentos, quando você clica, o passarinho já voou. Moral da história: use o modo automático :assobi:

"A liberdade, Sancho, não é um pedaço de pão."


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 20 de Outubro de 2016, 15:32:29
Depois de fazer esses milhões de cálculos e ajustamentos, quando você clica, o passarinho já voou. Moral da história: use o modo automático :assobi:

Na verdade parece um trabalhão, mas o processo todo leva meio segundo, é basicamente um "focar e recompor", só que em vez de foco, o que você faz é a fotometria.
« Última modificação: 20 de Outubro de 2016, 15:35:54 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


robertostrabelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Papógrafo Profissional
Resposta #17 Online: 20 de Outubro de 2016, 15:51:23
Na verdade parece um trabalhão, mas o processo todo leva meio segundo, é basicamente um "focar e recompor", só que em vez de foco, o que você faz é a fotometria.

Eu sei, tava brincando. Saber quando usar é que complica. Pra você ver como no meu caso sou bastante iniciante, nem sei como fazer isso na T5.

E é um recurso bastante complexo também:

http://www.learn.usa.canon.com/resources/articles/2011/autoexposure_ae_lock_article.shtml

http://www.learn.usa.canon.com/resources/blogs/2013/20131203_winston_aelock_blog.shtml

"A liberdade, Sancho, não é um pedaço de pão."


Rafa Ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 20 de Outubro de 2016, 17:36:20
Pessoal criei o tópico para facilitar agradeço a todos os comentários produtivos e esclarecedores e outros completamente desagradáveis.
Só uma observação as vezes esse tipo de duvida pode ser de mais participantes mas nem todos tem coragem de perguntar.
Mas uma vez agradeço até aqueles que não demonstraram um pouco de educação comentou apenas para obter um pouco de status!!!

Grato.


Rafa Ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 20 de Outubro de 2016, 17:40:04
Parabéns, Amigos !
Melhor procurar respostas fora do fórum, mesmo. Aqui não é lugar pra aprender não !

Vá ler o manual seu preguiçoso !!!!!
Aproveita pra ler a bíblia e o Aurélio também !


PS. Entrando no time da intolerância.
Obrigado !!!


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 20 de Outubro de 2016, 17:45:54
 :no:
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 20 de Outubro de 2016, 17:55:38