Autor Tópico: Iniciando na fotografia.  (Lida 1223 vezes)

coexist

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 07 de Outubro de 2016, 10:21:21
Bom dia!

Eu estou iniciando no mercado de trabalho com fotografia e gostaria de tirar algumas dúvidas.
Eu tenho uma Canon T4i, lente 18-135mm e um conhecimento básico sobre edição de imagens. Eu sempre gostei de fotografia, embora eu tenha um certo bloqueio criativo e seja extremamente perfeccionista. As pessoas que eu fotografo, geralmente, gostam das fotos, mas eu não. O meu estilo é bem diferente do que as pessoas procuram, entretanto, quero ganhar dinheiro nesta área.
Eu decidi trabalhar com fotografia para ser autônoma, no momento, eu tenho um emprego fixo. Todavia, eu não tenho nenhuma ideia do quanto cobrar, mesmo tendo pesquisado a respeito e conversado com algumas pessoas da área. Eu moro em uma cidade do interior, no Paraná, numa cidade pequena mesmo, e eu não consegui me informar sobre o valor que os fotógrafos daqui cobram, pois eles não me forneceram as informações. Não são muitos.
Então, as minhas dúvidas seriam as seguintes, eu já li alguns tópicos a respeito, porém, não consegui sanar as minhas dúvidas, até porque cada caso é um caso.

- Qual é o valor mínimo para um ensaio e qual a quantidade mínima de fotos que eu posso oferecer? Levando em consideração o fato de eu morar no interior e não ter um foco específico, mas sim variado (festas infantis, batizados, produtos, ensaio externo, casamentos, entre outros).
- Qual seria um flash intermediário para eu fazer fotos durante à noite?
- Qual lente intermediária seria a ideal para eu ter fotos melhores?

Uma amiga me indicou a lente Canon EF 50mm f/1.8 STM e eu pretendo comprá-la na próxima semana. Seria uma boa opção?
Estou tendo bastante dificuldade em definir valores, porque eu nunca cobrei para fotografar. Tenho consciência de que, por eu estar começando, preciso cobrar um pouco mais barato que o pessoal que já trabalha há mais tempo na área. Todavia, eu vejo o trabalho dos fotógrafos daqui e não vejo muita qualidade, eles têm pouco conhecimento em edição e as fotos não são as melhores. 

Outra dúvida é: estou fotografando amigos/conhecidos para divulgar o meu trabalho em redes sociais (Facebook, Instagram e Flickr), apenas pedi a autorização deles por mensagem ao enviar as fotos e eles autorizaram. Neste caso, eu precisaria de uma autorização por escrito? Sei que, quando começar a cobrar, terei de fazer contrato.

Bem, seria isso. Agradeço a todos que puderem me responder.
« Última modificação: 07 de Outubro de 2016, 10:40:48 por coexist »


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #1 Online: 07 de Outubro de 2016, 10:40:29
bem vindo ao fórum.

Sobre preço é bem relativo. Tem os que fazem de graça pra montar o portfolio. tem os que cobram por foto e tem os que vendem o pacote fechado.
Sobre número de fotos entregues, também varia. Depende do seu perfil. Tem os que entregam 30, 50, 100 e 500 fotos. Vai depender do que você pretende.
Acho que vale é você sentar o dedo e tirar o máximo de fotos. Depois escolhe quantas e quais entrega. Se entrega por pendrive, dvd ou outra mídia .
Sobre lente, procure mais informações sobre a Tamron 17-50 2.8
Sobre flash, informe-se sobre os yongnuo 568EX II
A 50 1.8 é boa, mas lentes fixas é questão de gosto. alguns gostam e outros não.

Sugestão: para receber mais informações, vá postando no tópico pois muitos entram fazem a pergunta e nunca mais voltam pra dar uma satisfação.
 :ok:


coexist

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #2 Online: 07 de Outubro de 2016, 10:48:23
Obrigada por responder! Irei me informar sobre as suas sugestões.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #3 Online: 07 de Outubro de 2016, 10:51:14
Obrigada por responder! Irei me informar sobre as suas sugestões.

da uma olhada nesses tópicos, tem informações bem interessantes

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=119610.0


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 09 de Outubro de 2016, 11:56:16
Algumas reflexões interessantes acerca de quanto cobrar:

http://www.dicasdefotografia.com.br/fotografia-quanto-cobrar/


coexist

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #5 Online: 13 de Outubro de 2016, 08:01:38
Obrigada!