Autor Tópico: Canon A630 X A700  (Lida 1599 vezes)

jojorge01

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 11 de Dezembro de 2006, 08:43:15
Olá a todos, estou prestes a comprar uma câmera digital. Já decidi que vai ser uma Canon. O meu uso será totalmente amador, festas, viagens, etc. Hoje não entendo nada de foto, mas gostaria de aprender um pouquinho e ter a possibilidade de na nova câmera digitar poder ter algumas "regulagens manuais". Minha dúvida é quanto ao sensor das câmeras. A A630 tem um sensor de 1/1.8 c/ 8 megas, a A700 te um sensor de 1/2.5 c/ 6 megas e a A610 um sensor de 1/1.8 c/ 5 megas. Em todos os foruns que entrei o pessoal falava que a A610 era melhor porque tinha um sensor maior e isso gerava melhor qualidade de imagens e menor ruído. Pelo que vi no manual (que eu baixei na internet) vi que ambas tem valores de resolução para a foto 10 x 15 que é o 1600 x 1200 pixels e a resolução do A4 2272 x 1704 pixels e tem tb as "definições de compressão" Superfina, Fina e Normal. Sumponha que eu use em 99,99% dos caso para tirar fotos que serão armazenadas no computador ou imprimir em 10 X 15, as vezes, muito as vezes mesmo.... um pouco maior talvez um A4. Pois bem estas diferenças nos sensores das câmeras a um leigo olhar no computador ou ver impresso (10 x 15) irão fazer a direfença se eu sempre usar por exemplo 1600 x 1200  e compressão superfina? Este será o ponto da decisão final!!! Gostaria de saber isso na prática...
Eu ainda não peguei as duas na mão... mas estou mais inclinado para a A630 por ser um modelo mais novo, LCD giratório. A A610 saiu de linha e não achei pra comprar em nenhum lugar.


Agradeço opinião de todos antecipadamente.
Jo
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2006, 08:49:48 por jojorge01 »


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #1 Online: 11 de Dezembro de 2006, 09:27:57
Jojorge,

se vc só quer passar as fotos da câmera para o pc e depois imprimir 10x15, realmente nao vai ter diferenca em que resolucao (2272x1704  ou 1600x1200) estará visualizando a foto.

Agora se vc passar as fotos da câmera para o pc, for editar no photoshop, fazer um crop em determinada área, querer visualizar a foto 100%, aí sim a resolucao fará diferenca.

Eu sugiro sempre tirar a foto na resolucao máxima da câmera e depois no pc fazer o que desejar. Até P&B o melhor é converter depois.

Outra coisa, qdo vc tira uma foto 1600x1200 na verdade a câmera tira a foto na resolucao máxima e um software interno redimensiona a foto.
Esse redimensionamento, apesar de ser mais trabalhoso, é muito mais eficiente fazer no pc.
 
Deutschland

Flickr


jojorge01

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #2 Online: 11 de Dezembro de 2006, 11:15:25
Olá Marcelo, agradeço sua atenção e o seu esclarecimento. Mas o que eu gostaria de ter esclarecido antes da decisão é quanto ao sensor. A diferença de tamanho do sensor que um modelo de câmera tem para outro é tão perceptível assim nestas situações? Ou seja a qualidade da imagem que o sensor da A630 (1/1.8 c/ 8 megas), da A700 (1/2.5 c/ 6 megas) e da A610 (1/1.8 c/ 5 megas) gera na resolução 1600 x 1200 é diferente,  é perceptível?

Agradeço a atenção!!


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #3 Online: 11 de Dezembro de 2006, 12:53:09
Jojorge,

Sinceramente? Nao sei!
Eu diria que no olho nao teria absolutamente nenhuma diferenca. Mesmo que tiver, vai ser realmente mínima. O que vai mais importar é o quanto a pessoa conhece o equipamento e sabe regulá-lo.

O ideal seria pegar as duas câmeras e tirar duas fotos identicas no tripé com as mesmas regulagens e compará-las. Depois ainda visualizar o crop 100% de uma determinada área.
Talvez alguém que já tenha feito esse teste poderá te responder melhor. Fiquei até curioso.
 
Deutschland

Flickr


jojorge01

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #4 Online: 11 de Dezembro de 2006, 13:43:19
Fala Marcelo, valeu pelas explicações... mas infelizmente este tipo de teste fica inviável pra mim.... eu acho que continuo mais inclinado pra A630 mesmo.... a decisão final vai ser na hora com as duas na mão!!!!

De qualquer forma, valeu!!
Jo


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 11 de Dezembro de 2006, 14:52:25
Amigo,

Uma 8Mp com sensor 1/1.8" e uma 6Mp com sensor de 1/2.5"???

Cada pixel do sensor de 1/1.8" tem uma área 40% maior que cada pixel do sensor de 1/2.5", apesar do sensor de 1/2.5" ter menos pixels (6Mp).

Eu estou chutando os valores, mas eu acho que deve ser próximo disto, ou seja, o sensor de 1/1.8" deve ter um desempenho melhor, se considerarmos que são de mesma tecnologia, materiais, e fornecedor.

Porém pode ser que esta diferença seja desprezível por você, pois as imagens sofrem um processamento de eliminação de ruído.

Uma dica.......entra no http://www.imaging-resource.com/ e compare as fotos em ISO alto das duas digitais.

Valeu

   


jojorge01

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #6 Online: 11 de Dezembro de 2006, 15:54:21
Olá lfedersoni, valeu pela dica... é isto que eu não tinha noção... valeu pela explicação... acho que será uma boa escolha pra mim a A630.
Valeu!


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 11 de Dezembro de 2006, 15:57:12
Amigo,

Acabei de fazer uma comparação rápida entre fotos em ISO 400 das duas CAMs e o que lhe digo é que a A630 é bem melhor, a foto tem mais detalhes, melhor cor, etc....porém a foto da A700 é mais fortemente tratada, com isso, vemos menos ruído.

Eu sinceramente prefiro a foto mais ruidosa, mas preservando melhor os detalhes.

Eu iria de A630.

Valeu


jojorge01

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #8 Online: 11 de Dezembro de 2006, 20:37:36
lfedersoni cara, valeu pelas dicas e pela atenção. É oque eu disse e o motivo da minha dúvida... eu não tenho muito experiência então as vezes este tipo de avaliação pra mim é bastante complicada... não tenho muitos parâmetros, por isso as opiniões foram muito importantes!!

Valeu!
Jo


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #9 Online: 12 de Dezembro de 2006, 14:30:18
Geralmente as fotos da série AXXX da Canon são superprocessadas, sem distinção. O modelos top com sensor 1/1.8" são um pouco melhores (inclusive as câmeras possuem mais ajustes), mas ainda assim deixam as fotos um bocado "lavadas" para o meu gosto. Mas levando-se em conta que as concorrentes fazem igual ou pior, são boas câmeras.

Se armazenassem fotos em formato RAW, dariam um salto de categoria.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 13 de Dezembro de 2006, 07:46:38
Aos que tem a mesma dúvida do Jorge.

Segue um review de comparação entre as duas.
http://videozona.ru/photo_tests/Reviews/Ca...10IS_page05.asp

E os resultados.



 


jojorge01

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #11 Online: 13 de Dezembro de 2006, 11:40:09
Poxa lfedersoni legal estes comparativos.... dão uma boa idéia quanto aos recursos. Valeu, value mesmo pela ajuda!

Jo!