Autor Tópico: Fracionar o D-76 ou diluir todo o pacote de uma vez?  (Lida 1611 vezes)

Monjardim

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
Online: 10 de Outubro de 2016, 14:38:29
boa tarde,
como vou me aventurar a revelar em casa negativos, eu fui atras de produtos, comprei o D-76 de 415 gramas para 1 US galon que são 3.8 litros , gostaria de saber se posso fracionar a quantidade igual ao do pacote para 1 litro que são 109 gramas? li várias coisas e não existe um consenso, já li que pode como também já li que se fracionar perde o poder químico pois não fica bem fracionado, enfim, alguém já fez isso?

A intençào de fracionar é que não sei quanto tempo dura depois de pronto e 3.8 litros seria para muitos filmes, acredito que venceria o revelador antes de eu revelar todos os negativos.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 10 de Outubro de 2016, 19:15:43
O problema de fracionar é que tem que vedar muito bem contra umidade. Fora isso tem que homogeneizar muito bem antes de fracionar.

Eu diluiria tudo e guardaria em frascos de 1L MUITO bem vedados.


Monjardim

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
Resposta #2 Online: 10 de Outubro de 2016, 20:41:08
vou fazer isso mesmo!!!!


Monjardim

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
Resposta #3 Online: 15 de Outubro de 2016, 12:09:24
Comprei uma bomba de vacuo de vinho com 2 tampas, vou arrumar 2 garrafas de 2 litros e guardar o d-76 fechado a vácuo? Oque acham

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 15 de Outubro de 2016, 17:12:07
Não resolve muito. A pressão diminui mas não é vácuo.
Normalmente completa-se o volume com bolinhas de gude até ter o menor volume de ar possivel.


ps7jn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #5 Online: 07 de Novembro de 2016, 18:28:32
Quimicamente e estatisticamente falando, o metol está na composição do envelope em baixas concentrações (2%), logo, você teria de quartear (um procedimento estatistico e físico para uniformização da mistura) para que a concentração seja o mais próximo possível para todas as amostras fracionadas.

Não sei se daria certo dissolver o D76 em 950ml de água e congelar, de forma que a cada vez que precisar do revelador, seria só aquecer a solução superconcentrada e misturar com 3 partes de água (950ml x 4 = 3,8L). Talvez cristalize o sulfito de sódio (fica um precipitado duro que só a mulesta no fundo do recipiente que pode dissolver se aquecido).

Joaquim


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 07 de Novembro de 2016, 18:41:50
Quimicamente e estatisticamente falando, o metol está na composição do envelope em baixas concentrações (2%), logo, você teria de quartear (um procedimento estatistico e físico para uniformização da mistura) para que a concentração seja o mais próximo possível para todas as amostras fracionadas.

Não sei se daria certo dissolver o D76 em 950ml de água e congelar, de forma que a cada vez que precisar do revelador, seria só aquecer a solução superconcentrada e misturar com 3 partes de água (950ml x 4 = 3,8L). Talvez cristalize o sulfito de sódio (fica um precipitado duro que só a mulesta no fundo do recipiente que pode dissolver se aquecido).

Joaquim


Pode dar besteira, pois o coeficiente de solubilidade diminui com a temperatura. A chance de precipitar é enorme.
Faz do jeito recomendado e fracione em frascos escuros e muito bem vedados.