Autor Tópico: Review pessoal Canon EF 300mm f/2.8L IS USM  (Lida 2549 vezes)

sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Online: 22 de Outubro de 2016, 15:17:56
Boa noite, amigos.

Passou pelas minhas mãos curiosas uma lente Canon da categoria "super-tele", uma 300mm 2.8L IS, juntamente com um Extender 2X. Resolvi fazer esse pequeno review para passar minhas impressões sobre a lente. Espero que seja útil para quem pensa em investir em algo do tipo.

Primeiramente, friso que a minha experiência mais top com teles havia sido com a lente 100-400 L (série I), que por sua vez é similar em nitidez à 400mm f/5.6 L, com a vantagem de ter IS, mas com a abertura máxima limitada a f/5.6.

A primeira impressão é, digamos, impressiva. A 100-400, que já é grandinha, parece um brinquedo do lado dela, ainda mais se colocarmos os para-sóis. O elemento frontal e toda a estrutura próxima a ele surpreendem em tamanho. Parece pouca diferença um bocal de 8 para 12cm, mas a área cresce consideravelmente (na verdade, mais do que dobra). Outra coisa é o peso: embora seja bem menor que outras super-tele de DF maior (metade do da 400mm 2.8L IS, que é da mesma época que ela), é de quase o dobro da 100-400 (e mais que o dobro da 300 f/4). Mas quem quer qualidade acaba tendo que se sujeitar a isso.

Aliás, qualidade é o segundo item impressivo, e o melhor deles. Um IS bem eficiente equipa essa lente, de 2 a 3 f-stops (consegui fazer fotos decentes com 1/100 na mão, para ter uma ideia). Um autofoco rápido e preciso (consegui focar uma ave em pouso de relance). Rápido mesmo. AC quase nula. E a nitidez, essa é a questão principal: a lente é uma navalha! Excelente em 2.8 (eu tinha lido algo como "mais nítida em 2.8 que a 300 f/4 em 4.0", mas não pensei que fosse tanto. Em F/4, então, é uma lâmina de laser. Os pixel-peepers devem adorá-la.

Bom, quanto ao uso com extenders, pude testá-lo com o 2X e com o 1.4X que consegui por aqui, ambos série II. Com o 1.4X, a deterioração de imagem é mínima, e é possível usar em f/4, com melhora de nitidez significativa em f/4.5. Com o 2X, a qualidade é mais afetada, mas em 6.3 já é muito boa e em 7.1 a 8.0 é ótima. O autofoco perde um pouco de velocidade, mas é igualmente preciso. E o mais legal é que funciona em qualquer câmera da Canon. O IS é ainda bem eficaz. Com os 2 extenders conjugados (na série II isso era possível) tem uma degradação considerável da imagem em 840mm f/8, mas em f/11 as imagens são bem usáveis... Veja bem: 840mm...

Bom, deixo algumas poucas imagens para tentar ilustrar o que falei aqui. Fiz com uma 5D Mark II, dia nublado, ISO 800 (mas nem precisava tanto), tratei no LR com a sharpness padrão (A,R,D,M 40;1.2;25;70), redutor de ruído em 25 (tanto de luminância quanto de crominância).

Foto 1 (300mm f/2.8)


Foto 2 (300mm f/4)


Foto 3 (600mm f/7.1)


Foto 4 (600mm f/7.1)


Foto 5 (Pouso @300mm f/4)


Quem quiser ver em alta, estão no Flickr!
https://www.flickr.com/photos/silviokronbauer/29858292134/in/dateposted-public/

É isso. A lente parece ótima para animais (em especial aves, principalmente com algum extensor) e esportes, pois é rápida de foco, clara e muito nítida, permitindo recortes severos sem muita degradação. Mas é possível fazer muita coisa, mesmo como retratos (a uma quadra de distância), porque o desfoque do fundo é incomparável. Perdoem se me limitei ao book do quero-quero, mas tive pouco tempo para fazer algo decente. Abraços.
« Última modificação: 22 de Outubro de 2016, 15:22:48 por sakco »
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 22 de Outubro de 2016, 16:58:06
Bacana pela iniciativa. Tenho visto que as pessoas tem se sentido mais à vontade pra fazer essas coisas aqui no fórum. E é bom.

Como avalia a questão de AC?

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #2 Online: 22 de Outubro de 2016, 21:13:16
Bacana pela iniciativa. Tenho visto que as pessoas tem se sentido mais à vontade pra fazer essas coisas aqui no fórum. E é bom.

Como avalia a questão de AC?

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk

Thales, eu diria inexistente ao olho... Não tem aquele fringing roxo (nas regiões de alto contraste), e eu não consigo ver AC verde/vermelha... Às vezes cismo em ver um pouco de verde, mas é só impressão mesmo. Essas lentes têm elementos menos curvados (li isso em algum lugar, certa vez), o que deve explicar a inexistência de aberrações... O que achei que ela tem é um microdesfoque, como a 28mm 1.8, mas bem mais sutil (menos de 1 pixel), só notado quando se usa o 2X, e só na maior abertura.
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #3 Online: 22 de Outubro de 2016, 21:41:05
Sobre o IS, mesmo com o 2X é muito funcional. Fiz essa foto em 1/250 @600mm, sem borrões (menos da metade da velocidade "recomendada" para esta DF). Quem quiser ver em alta, só entrar no Flickr! Abraços.

Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 23 de Outubro de 2016, 00:32:03
Seu review já foi indexado aqui. Pra quem ainda não conhece, sugiro ler. Ótima referência.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=108649.0

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #5 Online: 26 de Outubro de 2016, 15:08:51
Sobre o IS, mesmo com o 2X é muito funcional. Fiz essa foto em 1/250 @600mm, sem borrões (menos da metade da velocidade "recomendada" para esta DF). Quem quiser ver em alta, só entrar no Flickr! Abraços.


muito boa essa foto  :clap:
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #6 Online: 30 de Outubro de 2016, 19:55:08
Interessante o review! Essa lente é a queridinha dos fotógrafos de aves por causa de sua versatilidade em conjunto com o teleconversores. Dá pra usar ela na forma original na mata fechada que é mais escura e as aves pousam mais perto, aproveitando a abertura de f/2.8, e com o TC2x ela fica perfeita para usar em campo aberto como uma 600mm.

Interessante também o fato de a aberração cromática dela ser quase nula. Na minha 300mm f/4 notei mais do que eu esperava numa lente desse porte.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px