Autor Tópico: Foco Lente 50mm 1.4  (Lida 10218 vezes)

Fabiosantos25

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #15 Online: 11 de Outubro de 2016, 15:45:34
O alvo é pequeno demais e não tem contraste suficiente, acredito que nem dê para avaliar se tem back ou front focus nessa situação. Escolhe um alvo mais adequado e refaz o teste de foco usando alguma das metodologias descritas na net (focus chart, interferência de padrão moire no lcd, etc)
5D IV e alguns vidros


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #16 Online: 11 de Outubro de 2016, 16:05:48
Não tem como fazer esse tipo de teste com uma superfície na diagonal, o ponto de foco é uma área quadrada ou retangular, irá focar em uma superfície que não está no mesmo plano um pouco mais pra frente ou para trás dependendo do contraste. Só se faz esse tipo de teste com superfícies em um plano paralelo aí sensor!

Então teste como esse não funcionam, pq o papel fica na diagonal.



Só com os assim:

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Germano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
Resposta #17 Online: 11 de Outubro de 2016, 16:30:32
Tem alguém na coisa errada com essa lente. Esse desfoque tá meio cabuloso.

Vlw


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #18 Online: 11 de Outubro de 2016, 17:11:46
Então teste como esse não funcionam, pq o papel fica na diagonal.

Vangelismm, esse calibração com a carta nunca funcionou comigo. Eu calibro minhas lentes retratando minha filha, e nunca bate com a carta.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #19 Online: 11 de Outubro de 2016, 17:26:22
A impressão que tenho é que esta camisa não está em uma mesa plana, pois o foco está totalmente desalinhado, a esquerda o foco está bem em cima e na direita bem embaixo.
Precisa melhorar os critérios dos seus amigo.

Se essa camisa estiver alinhada sobre uma mesa no mesmo plano que a câmera, pode mandar a lente pra assistência.






Germano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
Resposta #20 Online: 11 de Outubro de 2016, 18:09:04
Tá parecendo q mexeram na camisa na hora de bater a foto, tipo borrado.

Vlw


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #21 Online: 11 de Outubro de 2016, 19:06:23
Outro detalhe que não mencionaram, se não me engano a T4i não se dá bem com aberturas maiores que f2.8, isso explicaria a falta de nitidez das suas imagens.
Digo isso porque tenho o mesmo problema com a T3i e a 50tinha... As imagens não são muito nítidas quando uso abertura em 1.8.

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


J.Quintão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #22 Online: 11 de Outubro de 2016, 19:24:26
Este Gif respondeu minha pergunta, juntamente com o comentário do lcmartinez.

No Gif, as aberturas 1.2 e 1.4, ficaram exatamente como minha imagem em 1.4 e 2.0 na minha Canon T4i. A aparência de Blur em toda a imagem.

Sim é uma superfície plana, porém há irregularidades devido ao forro + a camisa. Tanto que na imagem de 2.8 dá pra notar alguns pontos de nitidez já aparecendo, porém também acho q o foco está um pouco atrás. Mas a única maneira de eu corrigir isso na lente, seria mandando para uma calibração. O que eu não farei por hora.

Outro detalhe que não mencionaram, se não me engano a T4i não se dá bem com aberturas maiores que f2.8, isso explicaria a falta de nitidez das suas imagens.
Digo isso porque tenho o mesmo problema com a T3i e a 50tinha... As imagens não são muito nítidas quando uso abertura em 1.8.

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk




Jonathan Quintão | T4i + 18-55mm + 50mm 1.4


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #23 Online: 11 de Outubro de 2016, 19:31:21
Tente novamente com abertura menores, foi a dica que me deram aqui. 50tinha começa a ficar nítida na t3i em f4 ... Na 1.4 não sei te dizer qual é, mas vale o teste

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #24 Online: 11 de Outubro de 2016, 21:57:46
...50tinha começa a ficar nítida na t3i em f4 ...

É por isso que eu digo. Qual a vantagem de ter uma fixa clara e usar em F4 pra cima?

Linha 50 da Canon (tirando a 1.2) são lentes sem sentido, muito melhor ter uma Tamron 15-50 F2.8


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #25 Online: 11 de Outubro de 2016, 22:01:52
Exagero dizer que as 50mm não são usáveis antes de f4.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #26 Online: 12 de Outubro de 2016, 00:18:52
Vangelismm, o segundo chart que vc postou não se foca na régua e sim no quadrado ao lado que fica no mesmo plano do sensor. O primeiro não conheço, mas com ctz não funciona bem.
E realmente, nunca vi esses charts funcionarem direito, servem apenas para mostrarem que precisa ser calibrado.



Quanto a poder usar a 50mm toda aberta, depende da aplicação. Mas pra quem vive olhando uma foto em 100% nem perco meu tempo com explicações :doh:


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #27 Online: 12 de Outubro de 2016, 02:26:19
Calma...não disse que as 50mm f.1.4/1.8 são ruins...o que pega neste caso é a falta de precisão no foco da câmera, no caso as T3i/4i, que não se dão bem com aberturas maiores que 2.8.
Pegue uma 6D ou 5D... Ai a coisa muda.

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 12 de Outubro de 2016, 03:25:11
Parece que estão confundindo problema de foco com falta de nitidez. Essa lente tem um desempenho ruim em termos de nitidez abaixo de f/2.8. Não tem nada a ver com foco.


Calma...não disse que as 50mm f.1.4/1.8 são ruins...o que pega neste caso é a falta de precisão no foco da câmera, no caso as T3i/4i, que não se dão bem com aberturas maiores que 2.8.

De onde você tirou essa informação? Nunca ouvi isso antes.


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #29 Online: 12 de Outubro de 2016, 10:56:22
Parece que estão confundindo problema de foco com falta de nitidez. Essa lente tem um desempenho ruim em termos de nitidez abaixo de f/2.8. Não tem nada a ver com foco.


De onde você tirou essa informação? Nunca ouvi isso antes.
Review t3i.
• F5.6 cross-type at center, extra sensitivity at F2.8

https://m.dpreview.com/reviews/canoneos600d/2

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/