Autor Tópico: Foco Lente 50mm 1.4  (Lida 10206 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #30 Online: 12 de Outubro de 2016, 12:54:32
Review t3i.
• F5.6 cross-type at center, extra sensitivity at F2.8

https://m.dpreview.com/reviews/canoneos600d/2

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk
É justamente o contrário, a lente precisa ser no mínimo 2.8. Logo 1.8 e 1.4 funcionam.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


J.Quintão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #31 Online: 15 de Outubro de 2016, 08:43:15
Resumindo: Se eu tivesse adquirido a 50mm 1.8, teria economizado dindin e teria o mesmo resultado, certo? E pq todos falam que a 50 1.4 é melhor, se só agora ouvi dizer que a unica que se salva é a 1.2?  :ponder:
Jonathan Quintão | T4i + 18-55mm + 50mm 1.4


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #32 Online: 15 de Outubro de 2016, 09:59:09
Resumindo: Se eu tivesse adquirido a 50mm 1.8, teria economizado dindin e teria o mesmo resultado, certo? E pq todos falam que a 50 1.4 é melhor, se só agora ouvi dizer que a unica que se salva é a 1.2?  :ponder:

-A maioria se encanta com o numero 1.4 e acha que isso vai fazer a lente ser 1000% melhor que a 1.8.
-A 1.4 tem uma construção muito melhor que a antiga 1.8.
- O motor de foco apesar de ser não um USM tradicional, é melhor que o da 1.8.

Depois que lançaram a STM 1.8, o custo benéfico da 1.4, que ja era duvidoso, foi pro espaço.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #33 Online: 18 de Outubro de 2016, 09:03:25
Resumindo: Se eu tivesse adquirido a 50mm 1.8, teria economizado dindin e teria o mesmo resultado, certo? E pq todos falam que a 50 1.4 é melhor, se só agora ouvi dizer que a unica que se salva é a 1.2?  :ponder:

Em relação à antiga 50 1.8 II, ela era infinitamente melhor em relação à construção.  Também tinha mais precisão de foco. A 50 II é plástica, barulhenta, lenta é péssima de foco. A 50 1.4 é usável a partir de 1.8, e boa a partir de 2.8. Minha decepção com 50mm acabou quando usei a 50mm Art da Sigma. Lente mais nítida que já usei... 100% desde 1.4. Não conheço a STM, mas dizem ser boa. Bom mesmo é testar todas e daí tirar a conclusão. Abraço.
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #34 Online: 18 de Outubro de 2016, 09:10:52
Parece que estão confundindo problema de foco com falta de nitidez. Essa lente tem um desempenho ruim em termos de nitidez abaixo de f/2.8. (...)


2x... Por mais que ela seja 1.4, a 50 USM não é boa em 1.4... Chega a ser usável em FF, mas a imagem fica micro borrada. Isso me incomodava também na 28mm USM em 1.8. Troquei pelas art 35 e 50, e nunca mais me incomodei com isso...
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #35 Online: 18 de Outubro de 2016, 09:35:39
Como já disseram, a questão principal que o usuário está reclamando não é foco e sim nitidez.

Já tive 50 1.8 II, STM e 50 1.4. Eu não acho que oticamente a 50 1.4 USM seja superior às outras do ponto de vista nitidez.

Eu não venderia a lente e tentaria fechar um pouco mais o diafragma para 2.0 e usar velocidades maiores (1/200). Ter a mão firme e focar adequadamente também ajudam.
Eu saí da Canon porque estava insatisfeito com esse resultado nas 50 mm.
Daqui há pouco eu posto algumas informações adicionais para ajudar o forista.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #36 Online: 18 de Outubro de 2016, 10:15:53
Em relação à antiga 50 1.8 II, ela era infinitamente melhor em relação à construção.  Também tinha mais precisão de foco. A 50 II é plástica, barulhenta, lenta é péssima de foco. A 50 1.4 é usável a partir de 1.8, e boa a partir de 2.8. Minha decepção com 50mm acabou quando usei a 50mm Art da Sigma. Lente mais nítida que já usei... 100% desde 1.4. Não conheço a STM, mas dizem ser boa. Bom mesmo é testar todas e daí tirar a conclusão. Abraço.

A minha foi quando usei a 50 F1.8 G da Nikon, outro mundo, nítida, rápida e cravada em F1.8


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #37 Online: 18 de Outubro de 2016, 11:13:45
Será que o problema da 50mm II é a lente ou a camera?
Tenho feito experiencia de lentes EOS na sony nex e vejo que ela fica mais nítida e tem melhor foco (embora manual, tem a função MF assistida).
Quem compra a 1.8 parece querer mais velocidade do que nítidez. Voltando a Nex, no ínicio eu não sabia fechar a abertura, então tirava só em 1.8.
Vejam nessa foto, dia nublado, usando o ISO 200 (minimo na NEX) a vel. é de 1/4000 : https://www.flickr.com/photos/131593054@N05/30137234566/in/album-72157671038889694/
Em dia com sol é impossivel fotografar nessa abertura

Agora vejam essa, na garagem, sem sol, lampadas, flash ou edição (minhas fotos são assim, prá ver a real capacidade do equipamento) usando
em f/4, ISO 800, vel. 1/400. : https://www.flickr.com/photos/131593054@N05/30279544645/in/dateposted/

Estou tentado a deixar de usar a 50tinha na canon e usar na nex, que ao meu ver é superior.
Ela montada: https://www.flickr.com/photos/131593054@N05/30279734195/in/dateposted/

Vejam as fotos ampliando e comentem.

« Última modificação: 18 de Outubro de 2016, 11:17:24 por Gilberto Benasse »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #38 Online: 18 de Outubro de 2016, 12:18:25
A minha foi quando usei a 50 F1.8 G da Nikon, outro mundo, nítida, rápida e cravada em F1.8

Pois é, quase fui para Nikon por causa da qualidade e precisão de foco dessas lentes G intermediárias, como a 35, 50 e 85 1.8... Só faltou coragem de vender tudo e comprar tudo de novo.
« Última modificação: 18 de Outubro de 2016, 12:18:45 por sakco »
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 18 de Outubro de 2016, 12:42:10
Pois é, quase fui para Nikon por causa da qualidade e precisão de foco dessas lentes G intermediárias, como a 35, 50 e 85 1.8... Só faltou coragem de vender tudo e comprar tudo de novo.
Somos 2 então, quando me roubaram tudo até pensei em comprar Nikon, mas como sobraram só as lentes Canon fiquei com receio de vender tudo e começar de novo na Nikon.

Eu nunca usei a 50 1.4, já tive a 50 II, até cogitei a 1.4 e acabei trocando pela STM 1.8. Então, acho que nunca terei a 1.4, a STM está bem melhor de foco que a II (pelo menos a minha errava bastante), fiz fotos com ela em f/2 e achei muito boa, não sou de analisar fotos em 100%, senão é só decepção. e prefiro analisar minhas fotos impressas do que na tela do PC. Geralmente elas ficam melhores e mais nítidas no tamanho final.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #40 Online: 18 de Outubro de 2016, 13:58:27
Pois é, quase fui para Nikon por causa da qualidade e precisão de foco dessas lentes G intermediárias, como a 35, 50 e 85 1.8... Só faltou coragem de vender tudo e comprar tudo de novo.
Somos 2 então, quando me roubaram tudo até pensei em comprar Nikon, mas como sobraram só as lentes Canon fiquei com receio de vender tudo e começar de novo na Nikon.

A mim bastou queimar um flash e acontecer de vender uma lente por ocasião na mesma semana.



pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 19 de Outubro de 2016, 09:14:11


A mim bastou queimar um flash e acontecer de vender uma lente por ocasião na mesma semana.
Eu tinha uma FF da Canon (a coroa, que é barata e boa demais :D ) teria que começar com orçamento apertado, esperar vender minhas lentes e ainda começar com APS-C de novo. Se bem que a D300s que vi por R$2 continhos me balançou e não me importaria nem um pouco do sensor menor.  :assobi:
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #42 Online: 19 de Outubro de 2016, 09:51:37
Adriele by Vangelis Matos Medina, no Flickr

Primeiro ensaio que fiz na vida, com uma T3 + 50mm 1.8.
Olhe que eu ainda fazia a besteira de focar e recompor em grandes aberturas. :aua:

O que tiver de ruim nessa foto aí é culpa minha e não da cinquentinha, tanto ela como a 1.4 são melhores que os fotógrafos que as usam.
Pode baixar a original no flickr e olhar em 100%, que não tem qualidade de lente lomo como estão pintando.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #43 Online: 19 de Outubro de 2016, 10:13:00
Adriele by Vangelis Matos Medina, no Flickr

Primeiro ensaio que fiz na vida, com uma T3 + 50mm 1.8.
Olhe que eu ainda fazia a besteira de focar e recompor em grandes aberturas. :aua:

O que tiver de ruim nessa foto aí é culpa minha e não da cinquentinha, tanto ela como a 1.4 são melhores que os fotógrafos que as usam.
Pode baixar a original no flickr e olhar em 100%, que não tem qualidade de lente lomo como estão pintando.

Exato!
Tive ambas por anos e trabalhei em diversas situações com elas, o único ponto que me incomodava era o foco em eventos escuros que se perdia com frequência


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #44 Online: 19 de Outubro de 2016, 12:30:57


Primeiro ensaio que fiz na vida, com uma T3 + 50mm 1.8.
Olhe que eu ainda fazia a besteira de focar e recompor em grandes aberturas. :aua:

O que tiver de ruim nessa foto aí é culpa minha e não da cinquentinha, tanto ela como a 1.4 são melhores que os fotógrafos que as usam.
Pode baixar a original no flickr e olhar em 100%, que não tem qualidade de lente lomo como estão pintando.

O que queres dizer com isso, Vangelis?
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!