Autor Tópico: Oportunidade (GOLPE)  (Lida 6026 vezes)

Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #30 Online: 21 de Setembro de 2016, 09:19:57
Cara, não manda o colega voltar pra realidade não, que fica feio.
A jurisprudência é pacífica. O ML é responsável solidário sim, independente de cobrar pelo anúncio ou de receber pelo mercado pago. Se ele cobra ou não pelo serviço, isso é irrelevante para o direito de consumo. Até chiclete amostra grátis pode ensejar reparação civil com natureza consumerista. É entrar e ganhar.
O ML é responsável, inclusive, se eu for retirar em mãos.
Só três exemplos, pois tem milhares em todos os tribunais do país:

 RECURSO INOMINADO. RESPONSABILIDADE CIVIL. CONSUMIDOR. REPARAÇÃO DE DANOS. COMPRA E VENDA PELA INTERNET. PRODUTO BUSCADO ATRAVÉS DO SITE "MERCADO LIVRE". VALOR PAGO, COM A RESPECTIVA CONFIRMAÇÃO DA COMPRA. PRODUTO NÃO ENTREGUE. AUSÊNCIA DE REEMBOLSO DO VALOR, A DESPEITO DAS INÚMERAS TENTATIVAS EXTRAJUDICIAIS DE SOLUÇÃO DO PROBLEMA. PRETENSÃO RESISTIDA. DANOS MORAIS CONFIGURADOS NO CASO CONCRETO. RECURSO PROVIDO. (Recurso Cível Nº 71004445722, Terceira Turma Recursal Cível, Turmas Recursais, Relator: Fabio Vieira Heerdt, Julgado em 12/12/2013)

APELAÇÃO CÍVEL. RESPONSABILIDADE CIVIL. APLICABILIDADE DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR . INTERNET. SITE DE COMPRA EVENDA VIRTUAL "MERCADO LIVRE". VENDEDOR CADASTRADO QUE RECEBE O PAGAMENTO E NÃO ENVIA O PRODUTO AO COMPRADOR. ATO ILÍCITO CONFIGURADO. DEFEITO DO SERVIÇO. DANOS MATERIAIS COMPROVADOS. DANOS MORAIS INOCORRENTES. - APLICAÇÃO DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - Aplicável ao caso o Código de Defesa do Consumidor , embora a relação estabelecida entre a autora e o réu não ocorra mediante remuneração direta, ou seja, o pagamento por aquela pelo serviço. (TJ-RS - Apelação Cível AC 70042195354 RS)

PROCESSO CIVIL. DIREITO CIVIL. CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. ALEGADA VIOLAÇÃO DO ART. 557 DO CPC. JULGAMENTO MONOCRÁTICO. POSSIBILIDADE. MATÉRIA LEVADA AO COLEGIADO. SUPERAÇÃO DE EVENTUAIS NULIDADES. NA ORIGEM AÇÃO DE INDENIZAÇÃO. COMPRA E VENDA PELA INTERNET-RESPONSABILIDADE DA EMPRESA INTERMEDIADORA DANO MATERIAL CONFIGURADO. DEVER DE INDENIZAR. 1. O STJ entende de forma iterativa que eventual incorreta aplicação do art. 557 do CPC, resta sanada pelo julgamento colegiado. 2. A presente hipótese trata-se de responsabilidade civil objetiva, vez que a responsabilidade pela segurança das operações negociais (compra e venda em meio eletrônico), ainda que a prestação do serviço seja a disponibilização de espaço virtual em site para tais transações. 3. Mercado Livre uma empresa que aufere lucros com as vendas realizadas em seu sítio, está ela submetida ao risco do empreendimento, possuindo, pois, o dever de responder pelos vícios e defeitos decorrentes da prestação do serviço. 4. O agravante tem o dever de restitui a importância de R$ 7.500,00 (sete mil e quinhentos reais), valor atribuído ao bem transacionado por meio eletrônico através da plataforma do agravante, bem assim, o valor do frete desembolsado pelo agravado, cuja quantia orçada é de R$ 182,71 (cento e oitenta e dois reais e setenta e um centavos). 5. Na presente hipótese, MercadoLivre tem responsabilidade civil por fraude ocorrida em transação feita por meio do serviço Mercado-Pago. In casu, caberia a apelante zelar pela integridade das operações realizadas por quaisquer dos usuários. 6. À unanimidade de votos, negou provimento ao recurso de agravo. (TJ-PE - Agravo AGV 3632397 PE)

 :clap: :clap:
Pois é. Apesar de não ser formado em direito, a maioria dos familiares são, ai conheço o suficiente para saber sobre a responsabilidade desses sites.

E sobre o (infeliz) exemplo de comprar no ML e retirar em mãos e ser assaltado, o CDC e o próprio ML garantem a responsabilidade dos 7 dias (para devolução e/ou reclamação) para compras online e que a entrega seja pelos correios ou transportadora.  Se a pessoa optou em retirar em mãos, ai a responsabilidade no CDC cessa e o ML deve fornecer as informações do golpista para investigação.

Caso alguém não conheça o CDC:

" Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio."



Danielvb

  • Trade Count: (16)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #31 Online: 21 de Setembro de 2016, 13:27:55
Na verdade, mesmo pedindo para retirar em mãos existe responsabilidade do ML. A responsabilidade é objetiva e solidária. Por objetiva, significa que a responsabilidade independe de dolo. Por solidária, que o ML é tão responsável quanto o vendedor e pode ser acionado sozinho na justiça.
É bem diferente da relação entre um jornal e o anunciante, onde o jornal não tem qualquer participação na relação dos particulares. Não é no jornal que eu faço compra, mas ligando diretamente para o particular. Já o ML condiciona a exibição do contato à compra no site, inclusive para controle de percentuais de venda e coisa e tal. Em linguagem mais técnica, o ML é o que se considera um agregador de e-commerce, não um site de anúncio.
Repito que a gratuidade do serviço é irrelevante. A questão é o estabelecimento da relação de consumo, que é totalmente caracterizado.


:clap: :clap:
Pois é. Apesar de não ser formado em direito, a maioria dos familiares são, ai conheço o suficiente para saber sobre a responsabilidade desses sites.

E sobre o (infeliz) exemplo de comprar no ML e retirar em mãos e ser assaltado, o CDC e o próprio ML garantem a responsabilidade dos 7 dias (para devolução e/ou reclamação) para compras online e que a entrega seja pelos correios ou transportadora.  Se a pessoa optou em retirar em mãos, ai a responsabilidade no CDC cessa e o ML deve fornecer as informações do golpista para investigação.

Caso alguém não conheça o CDC:

" Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio."
Daniel Vilanova Batalha
www.flickr.com/danielvb


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #32 Online: 21 de Setembro de 2016, 14:20:25
Na verdade, mesmo pedindo para retirar em mãos existe responsabilidade do ML. A responsabilidade é objetiva e solidária. Por objetiva, significa que a responsabilidade independe de dolo. Por solidária, que o ML é tão responsável quanto o vendedor e pode ser acionado sozinho na justiça.
É bem diferente da relação entre um jornal e o anunciante, onde o jornal não tem qualquer participação na relação dos particulares. Não é no jornal que eu faço compra, mas ligando diretamente para o particular. Já o ML condiciona a exibição do contato à compra no site, inclusive para controle de percentuais de venda e coisa e tal. Em linguagem mais técnica, o ML é o que se considera um agregador de e-commerce, não um site de anúncio.
Repito que a gratuidade do serviço é irrelevante. A questão é o estabelecimento da relação de consumo, que é totalmente caracterizado.

 :ok:
Obrigado pela informação!
Essa parte eu desconhecia, mas fico satisfeito ao saber disso. Isso pode ajudar quem é vítima de golpistas e que nem sabe que existe este recurso.


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #33 Online: 22 de Setembro de 2016, 01:50:34
Por solidária, que o ML é tão responsável quanto o vendedor e pode ser acionado sozinho na justiça.
É bem diferente da relação entre um jornal e o anunciante, onde o jornal não tem qualquer participação na relação dos particulares. Não é no jornal que eu faço compra, mas ligando diretamente para o particular.
É exatamente como um classificados de jornal que funciona a olx, e eles não tem culpa se de boa fé aceitam um anúncio de quem pode se revelar depois um golpista.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #34 Online: 22 de Setembro de 2016, 11:13:13
É exatamente como um classificados de jornal que funciona a olx, e eles não tem culpa se de boa fé aceitam um anúncio de quem pode se revelar depois um golpista.

Parece que o judiciário ainda é muito ignorante para entender isso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Danielvb

  • Trade Count: (16)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #35 Online: 22 de Setembro de 2016, 11:24:31
O exemplo que você deu foi do ML, inclusive com o exemplo da retirada em mãos.
No caso do OLX, eu concordo. Não há nenhum pagamento vinculado ao percentual de venda e o trato é direto com o anunciante. Funciona como os anúncios aqui do forum ou anúncios em jornal.

É exatamente como um classificados de jornal que funciona a olx, e eles não tem culpa se de boa fé aceitam um anúncio de quem pode se revelar depois um golpista.
Daniel Vilanova Batalha
www.flickr.com/danielvb


Leo P

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #36 Online: 22 de Setembro de 2016, 12:16:45
O exemplo que você deu foi do ML, inclusive com o exemplo da retirada em mãos.
No caso do OLX, eu concordo. Não há nenhum pagamento vinculado ao percentual de venda e o trato é direto com o anunciante. Funciona como os anúncios aqui do forum ou anúncios em jornal.

Mas os "golpes" que vi são de equipamentos usados e com pagamento direto com o vendedor, ou seja, o ML não lida com nenhum centavo da negociação.


Danielvb

  • Trade Count: (16)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #37 Online: 22 de Setembro de 2016, 13:41:08
O mercado livre não informa os dados do vendedor antes da compra. A compra é feito no ML. Não é um mero anúncio. Tanto é que o ML apaga qualquer comentário que contenha informações de contato. Ele controla todo o fluxo de negociação. O ML se assemelha mais à amazon, que tem diversos vendedores cadastrados e controla contatos e pagamentos.
Aqui não é minha opinião, é o entendimento de todo o judiciário nacional, inclusive do Superior Tribunal de Justiça-STJ. Quanto ao site da OLX, eu expressei minha opinião para a desconstrução do argumento. Não pesquisei julgados.

Mas os "golpes" que vi são de equipamentos usados e com pagamento direto com o vendedor, ou seja, o ML não lida com nenhum centavo da negociação.
« Última modificação: 22 de Setembro de 2016, 13:41:55 por Danielvb »
Daniel Vilanova Batalha
www.flickr.com/danielvb


LFelipe

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 310
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #38 Online: 30 de Setembro de 2016, 13:08:21


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #39 Online: 30 de Setembro de 2016, 13:50:21
Mais um duvidoso...

Canon 5D MkIV + 24-70mmf/4 R$8.500,00  :o

http://pr.olx.com.br/regiao-de-curitiba-e-paranagua/audio-tv-video-e-fotografia/canon-eos-5d-mark-4-251350359

Acho que esse é a Crise mesmo. Verificar quantidade de fotos e etc, acho que a chance de ser um bom negócio é grande.

Se eu tivesse o Dinheiro  :eek:

Já estaria saindo na Nikon agora mesmo com uma oportunidade dessa   :hysterical: :hysterical:


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.195
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #40 Online: 06 de Outubro de 2016, 15:38:22
Recentemente comprei essa câmera Samsung NX100 baratinho no ML, não estão mas fazendo a linha NX, mas para lazer seria tranquilo, porém a câmera estava demorando para ser postada, e mandei mensagem para o vendedor e nada de respostas, então ao pesquisar no ML por câmeras semelhantes, vejam o que encontrei: (1ª foto o anúncio finalizado no dia 29/09,  2ª foto ontém)





Seria muita coincidência o vendedor ter trazido duas dessas da Europa, vender pelo mesmo preço, colocar a mesma foto e não responder as minhas mensagens... :eek: Abri uma reclamação no ML para reaver meu dindin.


LFelipe

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 310
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #41 Online: 06 de Outubro de 2016, 16:13:10
Recentemente comprei essa câmera Samsung NX100 baratinho no ML, não estão mas fazendo a linha NX, mas para lazer seria tranquilo, porém a câmera estava demorando para ser postada, e mandei mensagem para o vendedor e nada de respostas, então ao pesquisar no ML por câmeras semelhantes, vejam o que encontrei: (1ª foto o anúncio finalizado no dia 29/09,  2ª foto ontém)





Seria muita coincidência o vendedor ter trazido duas dessas da Europa, vender pelo mesmo preço, colocar a mesma foto e não responder as minhas mensagens... :eek: Abri uma reclamação no ML para reaver meu dindin.

Puxa, que pena Erick! :o

Mesmo com todas as garantias que Mercado Livre diz oferecer, eu particularmente só compro de vendedor sem reputação se já o conhecer de outros meios (fórum por exemplo).
Boa sorte em reaver seu pagamento.

Edit: ontem mesmo estava olhando um anúncio de uma 7D Mark II com menos de 1000 cliques por R$3000 e me interessei, entrei em contato com a pessoa do anúncio mas não senti firmeza nem pra marcar de olhar a câmera. Perguntei a procedência da câmera e a pessoa disse ter comprado na BestBuy mas não tinha nota. Sei lá, bateu um mega receio de ser malfeitor querendo armar, então nem dei prosseguimento...
« Última modificação: 06 de Outubro de 2016, 16:16:29 por LFelipe »


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.195
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #42 Online: 06 de Outubro de 2016, 16:45:10
Citação de: LFelipe
Puxa, que pena Erick! :o

Mesmo com todas as garantias que Mercado Livre diz oferecer, eu particularmente só compro de vendedor sem reputação se já o conhecer de outros meios (fórum por exemplo).
Boa sorte em reaver seu pagamento.

Edit: ontem mesmo estava olhando um anúncio de uma 7D Mark II com menos de 1000 cliques por R$3000 e me interessei, entrei em contato com a pessoa do anúncio mas não senti firmeza nem pra marcar de olhar a câmera. Perguntei a procedência da câmera e a pessoa disse ter comprado na BestBuy mas não tinha nota. Sei lá, bateu um mega receio de ser malfeitor querendo armar, então nem dei prosseguimento...
Olá LFelipe, como comprei pelo Mercado Pago não tem problemas, ele não enviou a câmera e eu não recebi, eles devolvem o dinheiro. Geralmente eu só compro de vendedores Lideres, mas as vezes aparece uma pechincha (realista) e eu compro. :ok:


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.195
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #43 Online: 11 de Outubro de 2016, 10:49:01
Hoje, depois de ter aberto reclamação contra o vendedor no ML alguns dias atrás, o dinheiro foi devolvido... :ok: