Autor Tópico: Problemas no conjunto Yongnuo 560III + RF-603  (Lida 1581 vezes)

kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Online: 11 de Outubro de 2016, 09:45:14
Ontem enfrentei a seguinte situação.

Estava preparando uma sessão fotográfica no meu micro estúdio (sala do apartamento) em que planejei usar dois flahs Yongnuo 560iii (que têm rádio embutido). Um dentro de um octobox, como luz principal, outro como luz de fundo, sem modificador. A câmera seria a Canon 5Dc (sem flash pop-up) e para os disparos iria utilizar o transmissor yongnuo rf-603. Tudo em menos de 2m de raio da câmara.

Sempre utilizei esse conjunto e pontualmente tinha problema de vez ou outra os flash não dispararem. Até imaginei que seria pelo tempo de reciclagem, mas ontem foi o martírio completo. Os flashs simplesmente não estavam disparando. Quando disparava, era apenas o da luz de fundo e ainda assim muito esporadicamente. Desliguei os flashs, religuei, fiz o mesmo com transmissor, várias vezes, e nada do problema contornar.

A única solução que achei foi acoplar um terceiro flash na câmera pra usá-lo em potência mínima e deixar os dois do esquema de luz em slave. Zero de problema nesse formato e a sessão continuou normalmente.

Se eu tivesse planejado uma sessão em que usasse os três flashs para iluminar a modelo ia ficar a ver navios, já que não teria sequer um flash na câmera para acionar os demais.

O que me deixou encucado é que quando tocava no disparador da câmera para focar, os flashs acendiam a luz típica de sincronismo, mas na hora do disparo, nada de luz. Além disso, vez ou outra disparavam. O espaço era muito pequeno para um rádio que promete até 100m de alcance não funcionar. Sem falar que no modo slave tudo funcionou normalmente.

Queria saber dos colegas se alguém já enfrentou um problema parecido. Ou sugestões de algum teste que não fiz para solucionar o problema.

Abraço!
« Última modificação: 11 de Outubro de 2016, 10:01:53 por kleberpicui »
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 11 de Outubro de 2016, 12:30:38
Limpou a sapata do transmissor?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #2 Online: 11 de Outubro de 2016, 12:53:31
Limpou a sapata do transmissor?

Não. Mas tentei com os dois do par e o mesmo problema. Como costumas fazer essa limpeza?
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 11 de Outubro de 2016, 13:04:14
Não. Mas tentei com os dois do par e o mesmo problema. Como costumas fazer essa limpeza?

Em emergências esfrego até a camisa rsrsrs.
Em casa uso limpa contato, mas portanto que seque rápido qualquer desengordurante serve.

O chato desse radio é que não tem o botão de teste.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #4 Online: 11 de Outubro de 2016, 13:06:52
Em emergências esfrego até a camisa rsrsrs.
Em casa uso limpa contato, mas portanto que seque rápido qualquer desengordurante serve.

O chato desse radio é que não tem o botão de teste.

Legal, vou tentar um limpeza mais tarde e volto a testar. Será que borracha serve também, comparando com limpeza de contatos de pente de memória de pc?
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 11 de Outubro de 2016, 14:59:08
Legal, vou tentar um limpeza mais tarde e volto a testar. Será que borracha serve também, comparando com limpeza de contatos de pente de memória de pc?

Sim.

A chance de incompatibilidade é minina, ne? esse flash foi feito para usar com esse transmissor.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #6 Online: 11 de Outubro de 2016, 19:44:15
Sim.

A chance de incompatibilidade é minina, ne? esse flash foi feito para usar com esse transmissor.

Dei uma limpada com a borracha e já tinha comprado até limpa contato para aplicar. Fui fazer mais um teste antes de poder ferrar o plástico dele com o produto então as pilhas descarregaram. No fim, imagino que sejam as pilhas que estavam fracas. Estou dando carga e volto a testar. Se for mesmo isso, perdoem o ridículo. ahahah
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 12 de Outubro de 2016, 14:27:45
Apesar de ver que você já percebeu as pilhas, eu ia escrever que os Yongnuo são muito exigentes com carga de bateria. Eu tenho um kit do 622N II e o TX que uso para Hypersinc e se a bateria estiver um pouquinho mais fraca ele não sincroniza nem dispara corretamente. Para usá-los, juntamente com as pilhas recarregáveis tenho sempre um kit de Duracell para não ficar na mão durante uma sessão. 

Enviado de meu GT-P5110 usando Tapatalk

Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #8 Online: 12 de Outubro de 2016, 14:48:52
Apesar de ver que você já percebeu as pilhas, eu ia escrever que os Yongnuo são muito exigentes com carga de bateria. Eu tenho um kit do 622N II e o TX que uso para Hypersinc e se a bateria estiver um pouquinho mais fraca ele não sincroniza nem dispara corretamente. Para usá-los, juntamente com as pilhas recarregáveis tenho sempre um kit de Duracell para não ficar na mão durante uma sessão. 

Enviado de meu GT-P5110 usando Tapatalk

Pilhas devidamente carregadas e o problema sumiu. Acho que era isso mesmo. Esse ponto não passou pela minha cabeça na hora porque tudo acendia.

Valeu, galera!
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367