Autor Tópico: Dúvidas! Qual melhor modo de focagem para entrada da noiva e festas?  (Lida 2392 vezes)

amano

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Olá galera.

Uso uma Canon 5D e meio estilo é mais retratos, mas estão surgindo alguns eventos e gostaria de uma ajuda com o melhor modo de config dela para não perder muitas fotos
1. Casamento:

Vou fazer um casamento simples, e me preocupo com o momento da entrada da noiva principalmente.
Qual o melhor modo de focagem neste momento?

2. Aniversário infantil

Eu fiz um há algum tempo atrás e fiquei um pouco perdido, o aniversariante não parava um minuto rss... ficava fazendo pré foco e enquadrando mas perdia algumas fotos.
O que vcs sugerem?

Obrigado a todos desde já.
5DII | 5D | 35L | 85L | 135L | 24-70L | 80-200L


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Outubro de 2016, 14:44:56
Só uma dica, não é só uma questão de escolher o melhor método de focagem entre um assunto fixo e outro em movimento, mas talvez vc esteja perdendo fotos devido à velocidade que escolheu... se for uma velocidade muito baixa não vai conseguir congelar o movimento.
Conhecimento importa mais que equipamento.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #2 Online: 14 de Outubro de 2016, 14:47:45
Qual o modelo da sua 5D? Pois entre os modelos há uma variação nos pontos e modos de foco, sendo os mais recentes com mais opções, e assim fica mais fácil o pessoal te ajudar.

Antecipadamente posso te aconselhar a usar o AF-On para foco (caso não esteja já utilizando), assim você faz o foco no botão do af-on em vez de fazer no shutter.


amano

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #3 Online: 14 de Outubro de 2016, 14:58:49
É a 5D clássica, primeiro modelo.

Quanto a velocidade eu tento usar de 250 pra cima.
E o AF-on nunca usei assim. Boa sugestão.
5DII | 5D | 35L | 85L | 135L | 24-70L | 80-200L


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #4 Online: 14 de Outubro de 2016, 15:33:04
Bom, eu uso o modo normal e pra mim funciona muito bem. Também tenho a 5D clássica, não confio muito nos modos AI SERVO e tal, eu uso o ONE SHOT mesmo.
Foco e faço uns 2 clicks, foco de novo, mais 2 clicks, e vou fazendo assim...

Pra mim, o segredo é não usar aberturas muito grandes, pq a chance de errar o foco diminui com profundidades de campo maiores.
Entrada de casamento eu faço com 2 câmeras, a principal com uma lente GA (no meu caso a 30mm) em uma abertura lá pra f/4 ou até um pouco mais fechado, e com a segunda câmera, uma cropada com a 50mm eu faço com aberturas maiores, tipo f/2.2, por aí, mas aí é Foca e clica (bem rápido), aí foca de novo, clica de novo.

Mas o "grosso" das fotos é com a GA

Flash também ajuda a congelar o assunto, então eu uso bastante, aí não precisa usar velocidades tão altas assim (com velocidades muito altas vc mata a luz ambiente, aí fica o assunto bem iluminado e todo o resto PRETO  :doh:)
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


amano

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #5 Online: 14 de Outubro de 2016, 15:46:12
Olá guizaunzin,
obrigado pelas dicas. Valeu mesmo.

Mas minha dúvida é a seguinte, a noiva esta vindo, em movimento, até eu fazer o foco nela, recompor e clicar ela já se deslocou.
Pensei em usar AI SERVO já que ela esta vindo ao meu encontro.. será que não rola?

Ou vc vai se deslocando pra trás, fazendo o foco e clicando?

Eu uso a Canon 24-70mm, em 2.8 será que é ruim?

Grande abraço
5DII | 5D | 35L | 85L | 135L | 24-70L | 80-200L


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #6 Online: 14 de Outubro de 2016, 16:05:42
É que depende de quanto tempo vc leva pra FOCAR-RECOMPOR-CLICAR haha. Eu não ando, fico paradinho ali no final dos bancos, antes do altar.
Eu falei a respeito de aberturas mais fechadas, pq aí a profundidade do seu campo vai ser grande o suficiente pra te dar tempo de FOCAR-RECOMPOR-CLICAR antes que a noiva saia do foco.

Lembra que uma abertura grande te dá uma profundidade de campo pequena, e quanto maior a distancia focal mais curta ainda fica essa profundidade. Então se vc estiver usando em 70mm F/2.8 tua profundidade será bem pequena e a chance dela sair do foco no tempo que vc leva pra RECOMPOR-CLICAR é muito grande. O foco contínuo ajudaria nessas horas, mas eu nunca tive experiências boas usando ele  :aua:.

Minha recomendação é fazer fotos mais abertas (usando 24mm ou algo próximo disso) em aberturas mais fechadas pra te dar uma profundidade grande e não ter risco de errar o foco e, logo que garantiu elas, bota na tele, pode até abrir mais, perto de f/2.8 e aí faz uns retratos com uma profundidade bem legal, mas aí tem que ser rápido pra recompor e clicar ou clica sem recompor mesmo caso queira algo mais centralizado.

Tenho a impressão que em câmeras mais recentes, tipo a 70D, 80D o foco contínuo tá muito bom, mas não tenho experiência com elas pra comentar...

https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


amano

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #7 Online: 14 de Outubro de 2016, 23:16:19
Valeu mesmo Guizaunzin.
Acho que o lance com as aberturas mais fechadas resolve, eu fico com isso na cabeça de ter de usar em f2.8, mas acredito que seja isso que falta, usar mais fechada neste momento e mudar depois.

Eu teimo em usar a 5D clássica porque gosto muito dela, rss...

Vi seu trabalho, e curti muito, lindas fotos. São todas com a 5D clássica?
Posso te perguntar quais lentes vc mais utiliza em casamentos/ensaios?

Grande abraço mais uma vez e muito obrigado.
5DII | 5D | 35L | 85L | 135L | 24-70L | 80-200L


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 14 de Outubro de 2016, 23:39:13
Eu só uso one shot.

Noivas entram devagar. O problemas são as crianças quando resolvem correr, mas ai é clicar sem intervalo entre a focagem e a foto.

Outra coisa que faço é usar somente o ponto central da 5d na entrada, os laterais são muito ruins.
Ai não foco nos olhos, foco no buque ou alguma parte do corpo mais a frente, espero um pouco e clico.
Só não pode fazer isso quando dão aquelas paradinhas, ai precisar focar no lugar certo mesmo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


amano

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #9 Online: 15 de Outubro de 2016, 18:36:46
Obrigado vangelismm, excelentes suas dicas.
Vou fazer uns testes antes do evento e ver como me adapto melhor.

Vc costuma usar que objetiva em casamento?

Grande abraço.
5DII | 5D | 35L | 85L | 135L | 24-70L | 80-200L