Autor Tópico: Distúrbios psicológicos e surrealismo  (Lida 1541 vezes)

brrru

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Feminino
    • Behance
Online: 14 de Outubro de 2016, 16:56:31
Oi, galera! É meu primeiro post aqui.

Fiz esse ensaio para a disciplina de Fotojornalismo II na UNESP - Bauru. Gostei bastante o resultado do meu grupo e resolvi divulgar aqui. As fotos que estão a seguir foram tiradas e manipuladas por mim.


Depressão


Ansiedade


Depressão


Fobia social


Bipolaridade

Embora sejam cada vez mais comuns, distúbios psicológicos ainda são um tabu para a sociedade. Estereotipação, falta de empatia ou mesmo de informação são fatores cruciais para que as mortes relacionadas à depressão no Brasil tenham aumentado em 700% nos últimos 16 anos.
 Dessa forma, o seguinte ensaio buscou inspiração na arte surrealista para criar metáforas e, assim, expor sintomas e sentimentos envoltos nos mais variados tipos de distúrbios.

O ensaio completo com o meu grupo está nesse link: https://www.behance.net/gallery/43855423/DISTURBIOS-PSICOLOGICOS

Críticas são bem-vindas!  :)


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #1 Online: 14 de Outubro de 2016, 17:00:43
Bem vinda ao fórum!

A idéia e execução está bem feita.
As fotografias estão ok, mas a edição pecou.
Daria para fazer esses efeitos de forma mais realístico.
Desse jeito está muito artificial.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2016, 17:01:24 por Rodrigo Pereira »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 14 de Outubro de 2016, 18:30:52
Wow muito bom!!!

Vez ou outra aparece alguém aqui trazendo a fotografia pensada, fundamentada, discutindo algum assunto, com um conteúdo bacana. Gostei da narrativa e achei muito interessante a sua proposta.

Publicar em um local tão eclético como este fórum é da mesma forma louvável, porque aqui vc vai encontrar os sabores de pessoas que verão ou que fariam as coisas de maneira diferente, e assim, terá mais uma amostra do impacto que sua fotografia pode causar nas pessoas. E espero que vc absorva esses comentários mas aproveite apenas aquilo que vc considera importante, aquilo que vai bater no seu coração, e não se deixe levar pelo o que poderia ser "certo ou errado", mesmo porque não existe o certo e o errado, o que existe aqui é apenas o confronto daquilo que vc já fez e a opinião das pessoas. Continue sendo autentica, siga a sua linha de raciocínio e não se deixe influenciar de maneira fácil.

Eu até poderia comentar algumas questões técnicas da fotografia em si, como por exemplo a posição do foco na primeira foto, mas não sei se foi proposital ou não, de maneira que, o que importa mesmo é o ensaio que esta ai, colocado, e em minha opinião foi bem elaborado.

É isso ai Bruna, parabéns pela ideia, parabéns pela discussão, parabéns pelo ensaio!!!
« Última modificação: 14 de Outubro de 2016, 18:33:16 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.136
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 14 de Outubro de 2016, 19:24:58
Parabéns pelo ensaio, gostei muito!!! Não sou contra a manipulação de imagens, quando criativa e bem executada.  :clap: :clap: :clap:


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #4 Online: 14 de Outubro de 2016, 20:40:10
são bons trabalhos artísticos apesar de faltar aprimoramento (acabamento mesmo)

assunto discutido exaustivamente lá na "arte fotográfica" alguns já nem são mais fotografias mas não deixa de ser interessante

"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #5 Online: 14 de Outubro de 2016, 22:35:39
A arte é interessante mesmo, mas ai ja entra em outro tópico que ja não é a fotografia.


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 15 de Outubro de 2016, 09:18:17
Gostei da Primeira foto. Parabéns!
Ricardo Ghion


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #7 Online: 15 de Outubro de 2016, 10:59:28
interessante,
esse tipo de fotografia parte de pensamento mais complexo para se conseguir uma imagem……
pq tudo na foto é construído,
não é somente a pessoa, o objeto ou os efeitos….
mas o conceito tbm sofre um processo de construção….

e esse processo, pertence ao campo abstrato da nossa imaginação.

e quando digo esse tipo de foto não é somente os de teor surrealista,
mas os retratos posados, paisagens construídas, cenários, etc
tudo aquilo onde existe uma direção, e uma ação por parte do fotografo,
para aquilo que ele imaginou se transforme em imagem.


Arnalsan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 191
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 15 de Outubro de 2016, 16:25:41
O processo criativo, a temática e o discursos são coesos e realmente seu trabalho se sobressai por que o objeto da sua arte é invisível e você o torna visível. Tem melhorias a serem feitas no tratamento, porém, aqui muitos poderão dar dicas para isto.

Assisti uma peça onde o ator fica imerso/emerso 100% da peça num aquário e suas fotos me lembraram da peça teatral. Segue link http://vejasp.abril.com.br/atracao/osmo

Parte da resenha: Num tanque de água, um homem está submerso em posição fetal por segundos que parecem eternos, até que ele suba para respirar. O clima sombrio da montagem torna-se menos pesado com as primeiras frases de Osmo, personagem-título vivido pelo ator e bailarino Donizeti Mazonas

Muito a ver com teu trabalho
« Última modificação: 15 de Outubro de 2016, 16:26:27 por Arnalsan »


brrru

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Feminino
    • Behance
Resposta #9 Online: 15 de Outubro de 2016, 17:50:23
Bem vinda ao fórum!

A idéia e execução está bem feita.
As fotografias estão ok, mas a edição pecou.
Daria para fazer esses efeitos de forma mais realístico.
Desse jeito está muito artificial.

Muito obrigada, Rodrigo! Sim, a edição não ficou tão boa mesmo, mas pretendo aprender mais e acho que aqui no fórum vou conseguir bastante disso. :)


brrru

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Feminino
    • Behance
Resposta #10 Online: 15 de Outubro de 2016, 17:52:25
Wow muito bom!!!

Vez ou outra aparece alguém aqui trazendo a fotografia pensada, fundamentada, discutindo algum assunto, com um conteúdo bacana. Gostei da narrativa e achei muito interessante a sua proposta.

Publicar em um local tão eclético como este fórum é da mesma forma louvável, porque aqui vc vai encontrar os sabores de pessoas que verão ou que fariam as coisas de maneira diferente, e assim, terá mais uma amostra do impacto que sua fotografia pode causar nas pessoas. E espero que vc absorva esses comentários mas aproveite apenas aquilo que vc considera importante, aquilo que vai bater no seu coração, e não se deixe levar pelo o que poderia ser "certo ou errado", mesmo porque não existe o certo e o errado, o que existe aqui é apenas o confronto daquilo que vc já fez e a opinião das pessoas. Continue sendo autentica, siga a sua linha de raciocínio e não se deixe influenciar de maneira fácil.

Eu até poderia comentar algumas questões técnicas da fotografia em si, como por exemplo a posição do foco na primeira foto, mas não sei se foi proposital ou não, de maneira que, o que importa mesmo é o ensaio que esta ai, colocado, e em minha opinião foi bem elaborado.

É isso ai Bruna, parabéns pela ideia, parabéns pela discussão, parabéns pelo ensaio!!!

Muito obrigada pelas dicas e os elogios, de verdade! E sim, entrei no fórum para me informar mais sobre fotografia, aprender (inclusive manipulação de imagem) e ouvir as opiniões das pessoas, sempre absorvendo algo bom para que eu possa evoluir. :D


brrru

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Feminino
    • Behance
Resposta #11 Online: 15 de Outubro de 2016, 17:53:19
Parabéns pelo ensaio, gostei muito!!! Não sou contra a manipulação de imagens, quando criativa e bem executada.  :clap: :clap: :clap:

Muito obrigada, Bretas! Eu gosto de usar bastante essa parte de manipulação de imagem, usar a criatividade mesmo, mas ainda preciso aprender bastante. Vamo que vamo! Hahaha.


brrru

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Feminino
    • Behance
Resposta #12 Online: 15 de Outubro de 2016, 17:54:11
são bons trabalhos artísticos apesar de faltar aprimoramento (acabamento mesmo)

assunto discutido exaustivamente lá na "arte fotográfica" alguns já nem são mais fotografias mas não deixa de ser interessante

Obrigada pelo seu comentário, Lee! Vou dar uma olhadinha lá na "arte fotográfica! :)


brrru

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Feminino
    • Behance
Resposta #13 Online: 15 de Outubro de 2016, 17:55:15
A arte é interessante mesmo, mas ai ja entra em outro tópico que ja não é a fotografia.

Obrigada! :)) Vou prestar atenção nos tópicos hahaha.


brrru

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Feminino
    • Behance
Resposta #14 Online: 15 de Outubro de 2016, 17:56:28
Gostei da Primeira foto. Parabéns!

Obrigada, Ricardo!  ;)