Autor Tópico: Não consigo decidir pela minha 1a digicam ???  (Lida 3514 vezes)

maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Online: 11 de Dezembro de 2006, 18:49:46
Prezados(as),

  Como muitos já perceberam, há muito frequento comunidades sobre fotografia digital(tanto no ORKUTcomo em fóruns externos) e, por incrível que pareça, isto já faz mais de um ano, e até agora sequer adquiri minha primeira digicam.
  Desta vez, quero ver se consigo finalmente resolver este meu dilema.
  O melhor seria eu definir precisamente o que eu quero para com a fotografia e, neste sentido, eu posso dizer que pretendo ser um bom hobbysta, entusiasta ou fotógrafo amador, como queiram chamar, ou seja, controles manuais seriam interessantes para mim. Não sei, contudo, se um diria irei me
profissionalizar na área.
  O limite orçamentário seria em torno de R$ 1.000,00(mil reais), mas com estou muito propenso a trazer a digicam da Itália, eu teria que ver quanto poderia gastar em Euros.
  A princípio, mantando-se o limite acima convertido para Euros, acho que teríamos algo em entre 300 a 350 euros.
  Vou citar alguns modelos dentro de algumas categorias, e pediria encarecidamente, que os colegas mais experientes me ajudassem a eliminar alguns deles(considerando-se nesta eliminação a relação custo x benefício, da pior para a melhor), de modo a facilitar a decisão final, que caberá a mim.
 
  Compactas CANON       : A540,A700,A710 IS, A630, A640, G7

  Ultra-zooms CANON     : S2 IS, S3 IS

  Compactas FUJI        : F20, F30, F31fd

  Ultra-zooms FUJI      : S5200, S6500fd, S9000, S9100

  Compactas PANASONIC   : DMC-LX1,DMC-LX2

  Ultra-zooms PANASONIC : FZ-7, FZ-50

  Ultra-zooms SONY      : SONY DSC-H2, SONY DSC-H5

 
  Bem, tenho apenas umas duas semanas para me decidir.
  A pessoa que trará a cam para mim virá da Itália na primeira semana de janeiro.
  Necessito, nestes 15 dias, definir não só a digicam, como também os
acessórios da mesma(tamanho do cartão, tipo de carregador de pilha, conjunto
de pilhas de backup, filtro UV e pára-sol, dependendo do modelo).
  Espero desta vez conseguir comprar minha cam.
  Agradece a atenção,

  Max W. V. Carvalho
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #1 Online: 11 de Dezembro de 2006, 19:04:27
Ajudaria muito se vc ao menos delimitasse o que quer fazer com a cam e qual categoria te interessa.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #2 Online: 11 de Dezembro de 2006, 19:08:45
Para quem frequenta há tanto tempo os fóruns, você está muito sem parâmetros, pois elenca todos os tipos de câmera que há, exceto as DSLRs. Você não apontou nenhum critério a não ser vagamente o preço em torno de 1000 reais.

Assim fica difícil responder.

Você já fotografou alguma vez? Com que equipamento?

 


Galdino

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
    • http://
Resposta #3 Online: 11 de Dezembro de 2006, 19:22:08
Fala Amigo.
Eu passei por um dilema desses alguns meses atrás fiquei uns 6 meses pesquisando e enchendo o saco da moçada aqui, mas aprendi muita coisa com as dicas dos amigos do forum que na realidade parecem uma familia. pois bem.
1 primeiro passo e definir o que realmente quer fazer com uma maquina, que assunto, nãos sei se posso dizer ramo ou caminho que vai seguir. Eu definir para que fim queria a MAquina.
Visto isso eu passei por varios aprendizado aqui como verificar , A velocidade da maquina, a sensibilidade e outras coisas , para ver se encaixava no que realmente eu queria fazer com a maquina.
Depois de determinar as caracteristicas da camera (Caracteristicas tecnicas e na vida real) passei a pesquisar as marcas e modelos po faixa de preço vendo o custo beneficio. feito isso ainda não tinha escolhido minha camera, já estava desesperado, tinha tres modelos uma s5200, s9000, panazonic 50#..
Com isso lancei uma pesgunta a moçada e eles me disseram que a ultima decisão seria a minha que depois que eu escolhece a melhor camera para min seria a que eu tivesse comprado. segui estes conselhos e hoje eu estou esperando daqui a 13 chega a minha Primeira Camera que foi uma S9000 que saiu por 350,00 dolares.

Eu agradeço a todos os amigos especialmente o Ivan e o Alex que sempre tiravam minhas duvidas, dando sempre um toque de amigo; Sem a galera do forum eu ainda não teria resolvido que camera eu compraria.

Acho que talvez não possa te ajudar mas fica com meu exemplo, o negocio e ter paciencia e saber ouvir.


Valeu boa sorte ai na caçada de sua Camera

Galera do forum valeu.
 
"Nem tudo que se ve a olho nu realmente esta ali, depois do click"

Fuji FinePix  S9000
XD 1Giga
Vivitar 285HV


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #4 Online: 11 de Dezembro de 2006, 19:25:02
Realmente...
Essa indecisão já esta indo longe demais...
hoje, compraria uma Fuji S6500fd, mas sei-la, se esse eo tipo de camera para você.
Orçamento curto, e nunca fotografou na vida?
A compacta mais barata da canon, A540.

Mas o seu orçamento e tão curto, que não da para pensar em trocar de camera tão cedo?
Melhor ir de uma Ultrazoom, a mais barata.

Mas sei-la, a decisão e sua.  :denken:

Mas, anda logo que ja ja (fevereiro) vai ter mais modelos para escolher, cameras que vão aparecer no mercado algum meses depois, ai já e epoca (julho/agosto/outubro/novembro) de mais lançamentos, novos modelos a escolher, e você vai acabar ficando nesse 'loop' sem fim de novos modelos e continuar sem camera. :)



 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 12 de Dezembro de 2006, 14:40:39
Citar
Ajudaria muito se vc ao menos delimitasse o que quer fazer com a cam e qual categoria te interessa.
Alex,

   Desejo fotografar como hobbysta mesmo, tanto em ambientes internos como em externos(com uma tendência ligeiramente maior para externos), nada profissional. Agora, por outro lado, pretendo aprender um pouco de fotografia, não sei a ponto de um dia chegar a ser profissional.
   Então, controles manuais seriam uma boa para mim.
   É possível que, no futuro, eu me dedique mais a fotos de externas de paisagens, adoro praias, talvez eu queira fotografar animais também, isto não seria profissional. Digamos que eu pretenda ser, a princípio, como hobbysta, um bom fotógrafo amador, mas esse lance das fotos externas não é uma necessidade urgente para o momento, acho que seria algo em médio ou longo prazo.
  Agradece,

  Max
   
       
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 12 de Dezembro de 2006, 14:45:07
Citar
Para quem frequenta há tanto tempo os fóruns, você está muito sem parâmetros, pois elenca todos os tipos de câmera que há, exceto as DSLRs. Você não apontou nenhum critério a não ser vagamente o preço em torno de 1000 reais.

Assim fica difícil responder.

Você já fotografou alguma vez? Com que equipamento?
Ivan,

  Me permita usar essa expressão, mas vc vai "literalmente rir da minha cara.
  A minha analógica é tão simples que tenho até vergonha de dizer, mas vai lá :
é uma 35mm, foco fixo, uma Canon PRIMA BF 800.
  É uma câmera analógica extremamente simples, eu sequer tenho reflex analógica.
  Apesar da simplicidade desta câmera, eu adoro a lente de 28mm dela. Dá para enquadrar em pouco espaço, e em externas ela se sai super bem.
  Bem, acho que o que escrevi acima, citando o post do Alex, responde, pelo menos em parte à sua pergunta.
  Aproveito este post para agradecer a todos pela paciência para comigo.
  Um grande abraço,
 
  []'s
  Max
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 12 de Dezembro de 2006, 14:47:17
Citar
Realmente...
Essa indecisão já esta indo longe demais...
hoje, compraria uma Fuji S6500fd, mas sei-la, se esse eo tipo de camera para você.
Orçamento curto, e nunca fotografou na vida?
A compacta mais barata da canon, A540.

Mas o seu orçamento e tão curto, que não da para pensar em trocar de camera tão cedo?
Melhor ir de uma Ultrazoom, a mais barata.

Mas sei-la, a decisão e sua.  :denken:

Mas, anda logo que ja ja (fevereiro) vai ter mais modelos para escolher, cameras que vão aparecer no mercado algum meses depois, ai já e epoca (julho/agosto/outubro/novembro) de mais lançamentos, novos modelos a escolher, e você vai acabar ficando nesse 'loop' sem fim de novos modelos e continuar sem camera. :)
Pksato,

  Ao responder o post do Alex, falei um pouco mais sobre o quero da câmera.
  Agradece,

  Max
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #8 Online: 12 de Dezembro de 2006, 14:51:40
Para começar a fotografar com digital e com 1000,00 para gastar na Europa, eu pensaria em pegar uma LX1/LX2, pela sua ótima grande-angular e formato widescreen (vide o tópico do Ivan com fotos... o nome é andando para trás). Se você acha que vai preferir zoom, pegaria a S5200. Acho que a LX1/2 é mais versátil, pois é mais compacta e tem um zoom razoável para uso geral.

A não ser que você seja um aficcionado por surf, aves ou animais selvagens, eu pegaria uma LX. Na cidade, fotos voltadas para a arquitetura (ou seja, com uma boa grande-angular) são bem mais úteis.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2006, 14:52:26 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #9 Online: 12 de Dezembro de 2006, 14:59:30
Max, você realmente já freqüenta o fórum há algum tempo, sempre postando questionamentos sobre essa ou aquela câmera. Me perdoe a sinceridade, mas acho que já está na hora de você mesmo tomar uma decisão. Continuar abrindo tópicos sobre câmeras só vai dificultar as coisas, procure objetivar suas preferências, escolha a câmera e vá fotografar. ;)  


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 12 de Dezembro de 2006, 15:16:47
Citar
Para começar a fotografar com digital e com 1000,00 para gastar na Europa, eu pensaria em pegar uma LX1/LX2, pela sua ótima grande-angular e formato widescreen (vide o tópico do Ivan com fotos... o nome é andando para trás). Se você acha que vai preferir zoom, pegaria a S5200. Acho que a LX1/2 é mais versátil, pois é mais compacta e tem um zoom razoável para uso geral.

A não ser que você seja um aficcionado por surf, aves ou animais selvagens, eu pegaria uma LX. Na cidade, fotos voltadas para a arquitetura (ou seja, com uma boa grande-angular) são bem mais úteis.
Francisco,

 Costuma-se dizer que as compactas Panasonic não usam lentes LEICA de verdade.
  Além disto, dizem que elas costumam ser ruidosas, pelos menos as UZ deste fabricante. Já as compactas, eu não sei.
  Em suma, o que se comenta é que as Canons oferecem uma melhor relação "custoxbenefício", pelo menos no segmento das compactas.
  Vou dar uma olhada nesse tópico do Ivan.
  Agradece,

  Max
 
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo




Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #12 Online: 12 de Dezembro de 2006, 15:56:25
Citar
Citar
Para começar a fotografar com digital e com 1000,00 para gastar na Europa, eu pensaria em pegar uma LX1/LX2, pela sua ótima grande-angular e formato widescreen (vide o tópico do Ivan com fotos... o nome é andando para trás). Se você acha que vai preferir zoom, pegaria a S5200. Acho que a LX1/2 é mais versátil, pois é mais compacta e tem um zoom razoável para uso geral.

A não ser que você seja um aficcionado por surf, aves ou animais selvagens, eu pegaria uma LX. Na cidade, fotos voltadas para a arquitetura (ou seja, com uma boa grande-angular) são bem mais úteis.
Francisco,

 Costuma-se dizer que as compactas Panasonic não usam lentes LEICA de verdade.
  Além disto, dizem que elas costumam ser ruidosas, pelos menos as UZ deste fabricante. Já as compactas, eu não sei.
  Em suma, o que se comenta é que as Canons oferecem uma melhor relação "custoxbenefício", pelo menos no segmento das compactas.
  Vou dar uma olhada nesse tópico do Ivan.
  Agradece,

  Max
Aí é que está o problema...

O eterno indeciso pergunta, pergunta, pergunta, e debate cada mensagem como se fosse do maior interesse de quem responde a ele ficar debatendo decisões que não afetam a quem responde.

Vou resumir a ópera o mais possível:

1) compre uma superzoom se você gosta de tele. Por exemplo, a s5200. Serve para fotografar animais.

2) ou.. compre câmera de uso geral como uma Canon A700 ou equivalente (observando uma que tenha controles manuais).

Não aconselho a Lumix. Tem cara de câmera simples mas não é. É para quem fotografa em RAW e tem uma idéia definida de composição.

Bem, está respondido, mas por favor, não me pergunte sobre coisas que ouviu falar sobre cada câmera. Siga ou não a sugestão, mas siga por sua própria conta e julgamento.

Obviamente as lentes da Panaonic, embora Leica, não são equivalentes a uma Leica para série R ou para uma Leica rangefinder. Só se fosse milagre uma câmera de 400 dólares ter lentes que sozinhas custam mais de dois mil. Mas isso não quer dizer que não sejam, na medida exata da posição do mercado, caprichadas. A questão é até ingênua.

É claro que pode ser qualquer outra câmera, e é claro que há outras opções equivalentes e até podem ser melhores, mas é claro também que essa discussão não tem fim, e ninguém vai ficar desenvolvendo hipóteses sem parar. Quem pede sugestão não é para discuti-la.
 


alexandreolisilva

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #13 Online: 10 de Janeiro de 2007, 23:32:39
:offtopic:
caraca, rs


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 10 de Janeiro de 2007, 23:47:39
Concordo com o Pictus!